segunda-feira, 8 de agosto de 2011

OLHÃO A ARH E AS RIBEIRAS



A Administração da Região Hidrográfica (ARH) presidida (até quando?) por Valentina Calixto, enviou para as diversas entidades, nomeadamente as câmaras, o edital reproduzido nas imagens.
Manda a D. Valentina ou Valentona que os proprietarios ou possuidores de parcelas de leitos e margens que não integrem o Domínio Publico, que procedam à limpeza e desobstrução das linhas de agua.
Como sempre é o lado mais fraco o visado. A maior parte das linhas de agua, ribeiras, não são de privados, cabendo a estes as margens, que estão sob servidão administrativa.
Não passa pela cabeça de alguém que os privados procedam à limpeza das ribeiras, função que cabe ou deveria caber às autarquias, até pela utilização que algumas delas dão às linha de agua, transformando-as em esgotos.
Em Olhão, junto ao Mcdonalds, junto ao Estádio Municipal, no ribeiro que vem da 125 até às traseiras da Quinta das Ancoras, na Horta da Câmara ou o ribeiro de Marim, muitas dessas linhas servem para a drenagem de efluentes que deviam ser canalizados para sítios mais apropriados.
O estado geral das ribeiras do concelho é péssimo, encontrando-se desde entulho a plásticos, para alem de vegetação excessiva e que urge arrancar.
Achamos muito oportuna a intervenção de D. Valentina, mas se ela obrigasse as Câmaras a limpar as ribeiras, para alem de fazer melhor figura, podia ainda beneficiar economicamente, como quando a Câmara Municipal de Olhão adjudicou à empresa do seu marido, a Algarser, a limpeza de algumas ribeiras.

15 comentários:

Anónimo disse...

Como saber se uma determinada ribeira é domínio público? Alguém pode informar por favor. Obrigado

Anónimo disse...

Como saber se uma determinada ribeira é do domínio publico ou não? Agradeço esta informação. Obrigado.

Anónimo disse...

A ARH recebe uma fortuna para limpar os ribeiros e ribeirs há 3 anos que não os limpa e agora diz que são os proprietários dos terrenos que tem de limpar as ribeiras mas isso não é gozar com as pessoas?ou antes isso não é mais um roubo?

Anónimo disse...

A câmara e as Juntas de Freguesia do concelho de Olhão depois do 25/4
nunca limparam as bermas das estradas, cuja terras estão por cima do alcatrão, colocando em perigo quem nela circula.
Agora vem essa dita cuja, atirar poeira para os olhos das pessoas.

O abandono a que as terras se encontram,os proprietários sem dinheiro, vem essa moralistra desfazada no tempo a ter um acto que se conta pelos dedos, alertar da limpeza das Ribeiras ou linhas de água???????????????
Já não lhe chega a limpesa do dinheiro público mal gasto?

JMateus

Anónimo disse...

Li ontem no Correio da Manhã, que a Camara de Faro, estava a recuperar na via pública as muitas viaturas abondonadas.
Porque é que a nossa Camara, não faz o mesmo, embora já tenha sido notificada para fazê-lo, mas como é pedido por outros, nada faz?
Porque, não seguir os bons exemplos que se fazem ao nosso lado, ?
Que politica é esta, de só fazer de conta e não tentar fazer pelo melhor, para ver se por uma vez, a nossa terra deixa de só ser falada pelo lado negativo de tudo o que pior existe na Regiâo Algarvia, será que eles autarcas, não têm olhos e narises, para ver o que se passa a sua volta? é que há pequenos pormenores que muito irão benefeçiar a qualidade de vida dos residentes e visitantes, sobretudo nesta ocasiâo do ano, que são aos milhares-

Anónimo disse...

Onde ela mora será que limpa o pasto em redor da casa?

Anónimo disse...

A D.Valentina é um exemplo de competência e rigor moral logo a começar pela casa onde reside, construída em pleno parque da Ria Formosa - não é sua, não está em seu nome; se estiver em nome do marido porque a "chateiam"?
Como pode qualquer governo, já passaram tantos, desperdiçar o rigor de gestão,a competência e o talento de alguém, demonstrado em abrir e fechar barras, proteger o petróleo do algarve(campos de golfe)e outros emprendimentos vitais para a economia amiga?
Roubo na limpeza das ribeiras? contensão de gastos, isso sim e só para garantir o baldeamento da Praia de Faro daquela malta aciganada que se quer passar por pescador.
Toda a gente sabe que pescadores são só os da Culatra.

Anónimo disse...

Moó vá ela limpar o ribero bela-mandil.

Anónimo disse...

VIVA A PODRIDÃO!

JMateus

Anónimo disse...

E não param de implicar com a senhora D.engenheira Valentina Calisto!arreee porrraa, é demais!!!!!
A lei é para cumprir,ou não???Exigir que se cumpra com as leis é gozar com as pessoas???Recebe uma fortuna para limpar os ribeiros? E depois?
Sim e depois? também não é obrigada a gastar uma fortuna em obras imprevistas, impostas pela mãe natureza, como a salvaguarda da actividade dos pescadores e mariscadores da Fuzeta e de Lacem bem assim as vidas e os bens das famílias dos pescadores da ilha de Faro em perigo eminente? Quem tanto se preocupa em preservar essas relíquias únicas no mundo, a biodiversividade e as pradarias da nossa querida Ria Formosa?Quem tem encomendado estudos e projectos para garantir que a Praia de Faro tenha a garantia de uma protecção credível e eficaz à prova de maremoto? Quem se preocupou ao longo de anos em manter desassoreados os principais canais da Ria Formosa sem gastar um tostão ao Estado?Quem se preocupou em proteger as arribas garantindo que o golfe não tivesse problemas?
Há no país um director ou uma directora tão querida dos diferentes governos como a senhora D. engenheira Valentina?Não.
Não há porque mudam todos e a senhora fica. Fiquem sabendo que quando sair vai para ministra do ambiente de Portugal ou será convidada para ir para um cargo a nível mundial. Há muito que a sua competência está a ser seguida com atenção;Portugal ou a Humanidade não se podem dar ao luxo de desprediçar inteligência e voluntarismo tão evidente.
Sempre pobretanas de má língua e mal agradecidos.
Limpem as ribeiras, pançudos! Façam qualquer coisa para aliviar o governo de tanta despesa.
Se já temos que levar pensos e luvas para o hospital e querem ribeiras limpas de borla???
Ajuda-me meu Deus a suportar esta gente.

Anónimo disse...

Esta saídas antecipadas dos mandatos sem serem responsáveis criminalmente pelas atrocidades cometidas só é possivel em Africa.

É verdade, estamos numa selva que ainda está em progressão para a Africa.Verdade é que alguns setores já se integram.

Continua-se com uma vergonha descarada sem limites para o aceitável.

Grande país de brandos costumes e elevadas dignidades de purezas sem
limites.
Que podridão de pó de arroz que rodeia e camafula vicios de insuportáveis valores.

Há que aguentar esta maralha que se diverte à conta do zé.

Então o presidenti do Palácio Branco vai de malas para a AMBIOLHÂO?

Bom,mais uma administração do tipo revolucionária da Cooperativa Agricola de Santa Catarina.
E quem paga a agua permite uma pré-
falência destas que atempadamente se anuncia???

Estes politiqueiros dâo-se ao luxo de gozar com as pessoas que os elegeram, mesmo que, para isso tenham que usar de estratagemas mais obscuros.
Antecipar a saída de um lugar público para se auto-colocar num outro para não perder o TACHO, quando deu e tem dado mostras de mau gestor/administrador???

É preciso não ter vergonha nenhuma

Lá diz o velho ditado:

"Quem não rouba nem herda, não tem
senão merda"

E a sociedade assiste impávida e serena a estes cambalachos orquestrados por estas individualidades.

Será que vai chegar a aquecer o lugar????

JMateus

a.terra disse...

Ao comentador das 12:58
A Titularidade dos recursos Hidricos é regulada pela Lei 54/2005; o Regime de Utilização dos Recursos Hidricos ´e regulado pelo Decreto-lei 226-A/2007.
Na pratica, tudo em que corra agua, é do dominio publico hidrico, podendo a propriedade ser de uso privativo, mas sujeito às servidões administrativas.
Pode dizer-se que os leitos e margens de aguas navegaveis e flutuaveis sob juridição das autoridades maritimo-portuarias têm uma faixa de protecção de 50 metros; os restamtes leitos e margens, ainda que de aguas navegaveis ou flutuaveis (lagoas, albufeiras e outras), os leitos e margens têm uma faixe de protecção de 30 metros; no caso das ribeiras, os leitos e margens têm uma faixa de protecção de 10 metros. Qualquer intervenção nestas zonas, está sujeita a parecer previo, autorização ou licença da entidade competente a ARH.
Se continuar com duvidas, estamos cá para esclarecê-lo.

Anónimo disse...

Está a ver como é um presidente a sério 18:31.Em Faro temos um presidente com sentido ambiental.Preocupa-se com as sucatas em acabar com a ilegalidade chocante da Praia de Faro,Farol e Hangares.
Veja lá se acontece o mesmo em Olhão e na Armona???

Anónimo disse...

ó parvalhao,existe alguma merda na armona.

Anónimo disse...

É exactamente por não existir merda na Armona, ò inteligente da treta.