terça-feira, 23 de agosto de 2011

OLHÃO: DISCRIMINAÇÃO NA ESCOLA CARLOS DA MAIA?

São pelo menos sessenta os pais indignados porque não conseguiram matricular os seus filhos no ensino básico da Escola Carlos da Maia, sem que lhes tenha sido dado uma explicação razoável para o sucedido, uma vez que habitam na área geográfica daquela escola.
Na verdade o Despacho nº 6258/2011 do Ministério da Educação, publicado no Diário da Republica, II Serie,Nº 71 de 11 de Abril de 2011, determina no seu nº 1 «2.4 - Na educação pré-escolar e no ensino básico, o pedido de matricula é apresentado preferencialmente via Internet, entre o dia 15 de Abril e o dia 15 de Junho do ano lectivo anterior àquele a que a matricula respeita,no agrupamento de escolas ou no estabelecimento de educação pré-escolar ou escola não agrupados do ensino publico da área da residência da criança ou do aluno ou da actividade profissional dos pais ou encarregado de educação...»
Sendo assim, o primeiro critério é o da área de residência da criança, seguido da área onde os pais ou o encarregado exerça a actividade profissional.
Das reclamações ouvidas, na generalidade, diz-se que há pessoas a usarem de estratagemas e a direcção da escola acolhe-os para excluírem alunos cuja área de residência fica na área da escola, enquanto outros cuja área de residência, nada tem a ver com a área geográfica da escola, são admitidos. Um dos expedientes será o de usar um familiar ou amigo residente na área da escola como encarregado de educação. Neste caso a escola deveria estar obrigada a confirmar da veracidade das declarações destes encarregados de educação, tanto mais que se sabe que a actividade profissional na área geográfica da escola é quase nula.
Porque acontece isto? Alegam os excluídos, que com o realojamento do pessoal dos pré-fabricados, os filhos destes passaram a frequentar a Escola João da Rosa, e os habitantes da área geográfica desta escola não querem misturar os filhos com o pessoal dos bairros sociais, e isto é discriminação, daí usarem de expedientes para colocar os meninos na escola que mais lhes convenha, em prejuízo daqueles que pelo primeiro critério tinham lugar certo na Escola Carlos da Maia.
Com esta pratica a Escola Carlos da Maia habilita a discriminação numa faixa etária que merce um tratamento mais adequado, não promovendo a igualdade de oportunidades no acesso à escola publica, e ainda prejudica crianças que tinham na sua residência, um direito.
Os pais prejudicados podem e devem reclamar junto da Escola Carlos da Maia, bem como junto da Direcção Regional de Educação, antes que seja extinta. Por nós, voltaremos ao assunto se se mantiver esta situação.

25 comentários:

Anónimo disse...

Isto é pior que o fascismo!é o sistema da cunhas a funcionar em pleno.
rua com esses dirigentes balofos e corruptos pois isso é corrupção!

Anónimo disse...

Há algumas inverdades relatadas,
o aluno a inscrever tem de fazer prova da sua residência neste caso os pais através dos recibos da agua luz e cartão de eleitor,não é promordial a residência do suposto encarregado de educação,isto é se um encarregado de educação residir na área da escola pretendida pelo aluno,terão prioridade os pais dos alunos que residem na área da escola e só depois so encarregados de educação se houver vagas ainda para a inscrição.Neves

Anónimo disse...

Se bem percebi o que li, não vejo contradição nenhuma como diz o Neves. A inverdade só existiria se não houvesse alunos da area da escola que não têm colocação, e outros que não são dessa area e estão lá colocados. Quer um exemplo? O Pininha mora num condominio fecahdo ali para as bandas da Quinta das Cotovias e por isso a area dele é a da Escola João da Rosa, mas a filha vai para a Carlos da Maia. Como é?

Lilis disse...

???? Que coisa...

Anónimo disse...

eh ehe eh , isto é um espetaculo ,ranhosecos de merda , esta pandilhazinha que governa olhão , o pininha ... eh eh eh , com quase quarenta anos e não larga as calças do pai ... enfim ...

Anónimo disse...

Inverdades ?? Só quem faz parte desta pandilha como este Neves e outros borda mer...é que vêm assim como se não houvesse exemplos mais que claros de favorecimento nas mmais variadas áreas,ao cumulo de anunciarem concursos para admissão de pessoal nos jornais já com os lugares ocupados.Senhor Nevesinho não vale a pena desecer tão baixo para defender o seu peculio tachista.
DX

Anónimo disse...

não larga as calças do pai para ver se o montanheiro de pechão, não vem para a cmolhão.

Anónimo disse...

Não pertenço a nenhuma força politica,mas quero ser candidato à C.M.O.Algum dos comentaristas me sabe dizer o que devo fazer?

Anónimo disse...

22:17

É que a Quinta das Cotovias fica na linha limitrofe da area da escola Carlos Maia.

Como vê a linha de seperação é contígua e conjunta â escola em causa.

É um direito que lhe assiste!?

As ilações são para aqueles nque, não necessitando de usar óculos sabem diferenciar as distâncias.

Não é bom observador senhor das 22:17.

Para ver as diferenças é necessário estar atento.

As moscas é que mudam...!

A ganãncia, a presunção e a prepotência são os limites das influências exercidas numa sociedade podre.

JMateus

Anónimo disse...

Na minha opinião acho que a escolha das escolas devia se livre.Tenho dois filhos,eu e minha mulher saímos de manha e voltamos á noite;um filho fica com a minha mãe o outro fica com a minha sogra que vivem em zonas diferentes da minha.Porque carga de água eu não posso registar os miúdos onde me convém?

Anónimo disse...

16:20

O senhor ainda acredita na classe politiqueira?

Quando deixar de acreditar, esquecerá o adjectivo corrupção!

JMateus

Anónimo disse...

18:42

O meu tetra avó, também viveu sempre na ilha!

Moscas, moscas,moscas..!

JMateus

Anónimo disse...

16:32

Ter muito dinheiro e estar a coberto dos galifôes concelhios.

Embora me pareça que as próximas eleições o dito cujo "pininha" andará perdido na areia.

JMateus

Anónimo disse...

A história da descriminação,só existe porque os senhores professores não são capazes de impôr ordem e respeito,não só dentro das salas como nos recreios,è mais fácil não ligar importância e deixa andar.A avaliação deles devia começar precisamente pela capacidade que cada um tem para sensibilizar os alunos para um bom comportamento.Quando os vencimentos forem aplicados pelo mérito e não pelos anos de trabalho,acredito que o ensino melhore substancialmente,tenho dito.E ponto final.

Anónimo disse...

Assim mesmo é que é pobres com pobres e ricos com ricos.
ricos, ou meninos que tem a mania de ricos,mas andam sempre na cola das borlas,se são assim tão ricos meteammos seus meninos no colégio da Bernardett,para saberem o que é ser rico.

Anónimo disse...

esta poltíca esta certa.so faltava era os pretos e ciganos junto dos meus filhos.Um pai parecido com o pininha

L.Rocha disse...

vocês querem é confusão então agora o drº Antonio Pina jrºé lá pessoa para fazer discriminação racial racial,ele aprendeu com o pai Pina o Velho que a democracia é sempre mais para uns que para outros mas não é por isso, caso para meter cunhas para um filho seu ,que andou na escola do ensino básico Nº5 ir agora para a Carlos da Maia.em democracia e num estado de direito as leis deviam ser aplicadas mas parece que as leis, só servem para ser aplicadas a quem não tem cunhas.

Anónimo disse...

Será que a Escola Carlos da Maia é assim tão importante que haja disputa nas admissões?

Que tem de especial para tão apetecivel procura?

Será especial em educação?

Será especial no tipo de ensino?

Terá professores mais qualificados?

A sua localização é estratégica?

Não conheco,nem sei onde está localizado tal edificio pelo que a minha ignorância vai ao limite das
questões acima apresentadas.

Será mais completa que o colégio Bernardete Romeira?

JMateus

Anónimo disse...

Se não houvesse mau gosto, como se venderia o amarelo?

JMateus

Anónimo disse...

Alarvidades são mais que muitas,
com franqueza, não se aproveita nada deste blog.JoãodeOlhão

Z.A. disse...

como é que esse pininha queria ser presidente se só faz merda.

Anónimo disse...

A SER VERDADE ESSE CASO NÃO DEIXA DE SER UMA GRANDE AFRONTA, À DEMOCRACIA NO ENSINO.

Anónimo disse...

Ho João de Olhão quem quer falar de alarvidades contigo é a Idalia Vicente. Sabes que alarvidades são?

Anónimo disse...

O que é isso democracia???

JMateus

Anónimo disse...

O que é isso democracia???
Até hoje è o melhor sistema politico que foi inventado, só não funciona porque está cheia de trafulhas como você,chega-lhe?