quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Profissionais proibidos de apanhar conquilhas no Sotavento do Algarve ! Mas os Turistas apanham à vontade!

"A captura de conquilha no litoral do Sotavento algarvio, entre Faro e Vila Real de Santo António, está interdita há já algumas semanas (excluindo na Ria Formosa) devido à presença de uma toxina. Os pescadores afirmam estar a sofrer grandes prejuízos.

"Os profissionais estão revoltados com o arrastar da situação, não podem apanhar conquilhas mas turistas e ilegais andam a apanhá-las", acusa António da Branca, presidente da Olhãopesca - Organização de Produtores de Pesca do Algarve. O dirigente associativo destaca que "a conquilha é a espécie mais valiosa" capturada pelos pescadores à ganchorra e a interdição "está a criar grande dificuldade de sobrevivência".

António da Branca explica que como é permitida a apanha de outras espécies, "os pescadores não têm direito a qualquer apoio do Estado" isto quando a interdição já se mantém "há mais de um mês", frisa.

A decisão de proibir a captura da espécie surgiu após análises feitas pelo IPIMAR terem detectado na água a presença da biotoxina DSP, que pode provocar diarreias, vómitos, dores abdominais, fraqueza muscular e cefaleias. A captura de mexilhão no litoral Olhão-Faro também está interdita por causa da mesma toxina."

Noticia do Correio da Manhã


As conquilhas na realidade há mais de um mês que estão proibidas de serem capturadas no Sotavento do Algarve, como se pode ver aqui.
Mas só agora depois do Festival do Marisco de Olhão ter acabado é que António da Branca vem refilar.Porque não refilou esse líder associativo durante o Festival do Marisco onde as conquilhas se consumiam, apanhadas ilegalmente por gente sem escrúpulos?
Ainda a semana passada pescadores da conquilha com arco, foram multados por estarem a exercer a sua actividade na parte que é permitido apanhar conquilhas(de Quarteira para Oeste),levaram uma coima de 400 euros, pois os pescadores só tem licença para o Sotavento. Mas como sustentam esses pescadores os seus filhos? Vão fazer o que os turistas fazem todos os dias na ilha da Fuzeta onde apanham conquilhas todos os dias e as autoridades não fazem nada?Vão roubar para pagar outra licença? Mas que raio de país é esse, que para os algarvios governarem a a vida no Algarve a apanhar conquilhas com arco, tem de tirar várias licenças?
Os lideres associativos não sabem defender a Classe,e estão compremetidos com os orgão do poder, pois caso contrário já tinham forçado o governo a intervir, pois se é proibido para os profissionais é proibido para os turistas também, se é que está em causa a saúde publica?Ou srerá que não é assim?
A ministra Assunção Cristas saberá o que se está a passar em Olhão e no Sotavento do Algarve?

9 comentários:

Anónimo disse...

Queriam que proibissem a apanha litoral todo não e depois como é que o Leal vendia o xarém com conquilhas?
podem escrever aí num papelhino que o Xarém vai ganhar,com a ajuda do polis e dos funcionários bufos do pencudo e companhia.

Anónimo disse...

uma grande verdade todos os dias na ilha da Fuzeta dezenas de turistas apanham conquilhas sem que as autoridades façam nada.ora se estão com toxinas porque deixam as autoridades os turistas apanharem conquilhas?????????

Anónimo disse...

A Ministra ??? O sectretário de Estado onde anda e em que matérias informa a senhora????

Anónimo disse...

meus caros o proibido é a captura profissional como é logico...
pois se eu apanhar conquilhas e comer amim é que me doi a barriga... mas se vender ai ponho a saude de terceiros em causa . será assim tao dificil perceber o porque de proibir os proficionais

Anónimo disse...

E as ostras não estão abrangidas?

Alexandre disse...

O sr. António da Branca fala muito mas não faz nada, enquanto teve barco de arrasto da conquilha sabia se mexer, porque tinha interesse agora esta se lixando para quem governa a vida como ele já vez, como presidente da Olhão pesca já devia ter mandado efectuar uma contra análise, logo na semana seguinte a paragem, sim é o que fazem os espanhóis que trabalham no mesmo ramo, mas como essa associação (Olhão pesca não passa de mais um taxo para 2 ou 3 indivíduos, logo não vai a lado nenhum. Eu como pescador desse ramo, estou parado desde o dia 6 de Julho, assim não a quem aguente. Quando não existia depuradoras não havia toxinas, qualquer coisinha é logo toxinas,a Ria Formosa que esta cheia de viveiros de ameijoas e ostras é muito raro existir toxinas, no entanto a água que por lá circula tem dias que até mete nojo, derivado as descargas ilegais que nela fazem. É o país em que vivemos, a que ajudar os filhos e enteados da terra.

L.Rocha disse...

o comentador das 14.58 do dia 19 deve ser uma pessoa muito esperta,então e se você ficar paralisado que é um dos perigos da Toxina DSP a quem se vai queixar?ficará orgulhosamente contente ,parta a vida inteira por ter sido herói e contrariar a lei?
não temos nada a ver com isso e quem lhe vai pagar as consultas nos hospitais e os tratamentos não somos todos?
se você apanha conquilhas pensado que o mais que lhe pode acontecer é apanhar uma valente caganeira ,por mim até pode morrer afogado em merda, mas desengane-se pois pode ficar paralisado. para a vida inteira.

Anónimo disse...

Esta história das tóxinas é uma grande jogada que inventaram, com isto não estou a dizer que a biotóxina DSP não exista e seja perigosa para a saude. O que acho estranho e ainda não ouvi ninguém explicar é como é que a ameijoa branca e o pé de burro que vivem mesmo ao lado da conquilha e filtram a água da mesma maneira não são afectados pela mesma tóxina...devem ter sido vacinados só pode ser. Durante a interdição da apanha têm sido apanhados largas centenas de kg de conquilha e ainda não li noticia nenhuma que alguém tivesse sido contaminado pelas conquilhas nem mesmo no festival do marisco, os intermediários carregam a conta bancária sem correrem nenhum risco enquanto o desgraçado que anda na apanha para sobreviver leva multa fica sem licença e ainda lhe levam o arrasto...enfim fica despenado. Isto é a merda de país que temos...venha mais uma revolução e daquelas de virar esta merda de patas para o ar para ver se corremos com estes filhos da puta todos desde governantes até estes cabrões de intermediários como labosão e companhia

Anónimo disse...

18:28

E que tipo de toxina nos está a paralizar???

Não passamos de uns paraliticos!
Assistir a politicos paralizados e dementes mentais!

Quem lhes está a pagar? E quanto nos tem custado essa doença?

Os pescadores que vivem no concelho não sabem como paralisar aqueles que os lhes têm criado dificuldades. "Os Miséria"

Sociedade de podridão paralitica!

Tudo se confina ao prazer e ao bem estar, usando meios para se terem os fins!

Os broncos politiqueiros já nem se incomódam com a critica ou mal dizer, estão-se nas tintas para o "povo paralitico".

Essa toxina só atingue as conquilhas?

JMateus