quinta-feira, 18 de agosto de 2011

RIA FORMOSA, AMBIENTE



A Ria Formosa é sem sombra de duvidas uma das sete Maravilhas naturais que temos para apresentar, mas que ao longo dos anos, mercê de interesses de autarcas rascas, se tem vindo a degradar.
A Ria Formosa, mesmo sem o estatuto de protecção de que goza, merecia da parte das nossas autoridades e também de algumas pessoas, uma outra atenção.
As imagens mostram um aterro ilegal, na parte de traz da desactivada Etar da Fuzeta, ao qual as autoridades têm fechado os olhos, sejam elas a Câmara Municipal de Olhão, Junta de Freguesia de Fuzeta, ARH, ICNB ou Policia Marítima.
Durante anos o domínio publico marítimo foi representado pelo ICNB que contava com a Policia Marítima para a sua fiscalização, mas esta entidade prefere multar os pescadores a intervir nestas situações, bem mais degradantes que certas artes de pesca. O INCB finge não ver o que se passa e a ARH de Valentina Calixto, apenas teve olhos para fechar a barra que o mar abriu.
E se num lado estão as cagadeiras que bem podiam ladear o monumento Patrão Joaquim Lopes, ali colocadas por particulares, no outro o monte de pernadas de árvores, foi mandado colocar pela Junta de Freguesia da Fuzeta.
Para alem da falta de consciência de algumas pessoas, as autoridades sabem que os aterros obedecem a regras e que é expressamente proibido vazar entulho e outros resíduos em domínio publico marítimo, sendo inconcebível que sejam a própria Junta de freguesia a cometer este atentado ao ambiente e à Ria Formosa.
Com gente desta a dirigir os destinos de um Povo que podemos esperar?

8 comentários:

Anónimo disse...

A missão e os negócios da senhora D. Valentina são outros - os de ordem Estratégica para Portugal; a senhora não se perde em questões de ciganos que qualquer simples vereador resolve.

Anónimo disse...

O Domínio Publico Martimimo faz parte do colectivo e a CMOlhão autorizou que espanhol na Zoan Riberirinha da Fuzeta se apropriasse de terrenos Portugueses para fazer o que era ilegal.
Houve envelopes passados????? pois só cabe à Policia Juduciária investigar.como é que a CMOlhão, autoriza um grupo espanhol a construir em DPM português?

Anónimo disse...

Os incorruptiveis estão amarrados pela teia "legal" montada pela máfia;
Os incorruptiveis cumprem a sua missão mas nada mais podem fazer, "cada macaco no seu galho".Investigar o que é da investigação, politicar o que é da política. Só não vê quem não quer ver o que parece que domina a política; Como sair deste pântano???

Anónimo disse...

Mas será, que ninguem leu o comentário do leal ontem no correio da manhâ?fala em sucesso no festival do marisco,sucesso ou fracasso?o leal nao deve ter ido vêr o mesmo festival que nós fomos.Fracasso com todas as letras e o mais grave é que não vi ainda uma opalavra vossa a este respeito o que me leva a pensar que estao de alguma forma de acordo com o leal.Cmartins

Anónimo disse...

Não acredito que se deixe fazer esse lixo na Zona Ribeirinha da Fuzeta .então o Presidente Leal anda sempre a falar nas belezas de Ria Formosa, e agora deixava isso acontecer?

Anónimo disse...

Não são melhores Olhanenses com este tipo de comentários,pelo inverso Olhão não precisa destes idiotas disfarçados de ambientalistas e outras coisas que pelo bom senso não vou comentar.Neves

To Rico disse...

Para quem não acredita que existe esse lixo na zona ribeirnha da Fuzeta só tem de se deslocar lá em vez de duvidar.

Anónimo disse...

Oh,Neves!Oh, Neves! Faça uso do bom senso - tire os óculos escuros,homem! Só distorcem a realidade.