sábado, 20 de agosto de 2011

Ria Formosa, embarcação de recreio trucida turista, ao largo da Culatra.

Hoje, uma embarcação de recreio trucidou um turista na Ria Formosa no canal de S.Lourenço em frente à Ilha da Culatra.
O turista proprietário de um yate, ancorado ao largo da Ilha da Culatra, nadava nas mediações da sua embarcação quando foi colhido por uma embarcação a motor, provocando ferimentos graves, numa perna e nos orgãos genitais.
O dono da embarcação que provocou o acidente socorreu prontamente o turista espanhol conduzindo-o a Olhão, onde foi transportado de emergência para o Hospital distrital de Faro.
Esse acidente vem por a nu a anarquia que é navegar na Ria Formosa mais propriamente no Canal de S.Lourenço onde só podem navegar embarcações até 9 metros, mas as autoridades marítimas fecham os olhos.A mesma anarquia se passa com a ancoragem dessas mesmas embarcações que fecham literalmente o canal, obrigando a uma navegação tipo ZIG ZAG. Porque não é cumprida a lei do POOC no canal de S. Lourenço? Será por causa de não incomodar, os magnatas de Vilamoura, e de outros sitios ,que vem com os seus yates, assentar arrais e passar o verão na Ria Formosa à borla?
É tempo de acabar com a anarquia na Ria Formosa e deixar o Canal de S.Lourenço livre para a a navegação?Será que as autoridade vão fazer isso, ou será preciso haver mais acidentes desse tipo, para terminar a anarquia na Ria Formosa?

25 comentários:

Tó da ilha do Farol disse...

A Ria Formosa está a saque, os turistas dos yates,são com as caravanas , comunicam uns aos outros onde é de borla ficar fundeado, e depois acontecem acidentes desse tipo.
além disso destroem as florestas marinhas da ria Formosa,florestas essas que dão abrigo aos peixes e em especial aos cavalos marinhos.
Mas a Policia Marítima fecha pos olhos ,não exige o cumprimento da lei, depois de ano para ano vai sendo pior.
se for um zé ninguém leva logo uma coima de 300euritos e nada de refilar,como são turistas podem fazer o que querem. tá mal.

Anónimo disse...

Mó até tou admirado de não culparem o leal por este acidente,suas abeclas com lingua grande.

Anónimo disse...

se fores apanhado num canal secundário comum bote a motor ninguém te salva da coima avultada como são turistas e magnatas podem fazer tudo na Ria Formosa.o autor do artigo tem toda a razão no canal da culatra é mesmo navegação tipo zig zag.mas ninguém leva coimas pois são ricos.

Anónimo disse...

O Leal só tem culpa daquilo que tem mas que tem dado cabo do canal da Fuzeta, com a penca lá isso é verdade.

Anónimo disse...

Quem tenta matar a fome com o que ainda a ria dá é escorraçado com ameaças e coimas,os senhores dos iates usam e abusam da ria e nada lhes aconteçe,sinais preocupantes de toda a sociedade cada vez mais.As casas de luxo quinta do lago e outras do genero venden-se nem ginjas,enquanto casas dos pobres por falta de pagamento são entregues aos bancos derivado do desemprego,tanta casa sem gente e tanta gente sem casa.Saude só para quem fôr rico,Paulo Macedo ministro da saude quer cortar 100 milhões em analises,radiografias hemodialise,está aqui voltamos há decadas atras vamos fazer hemodialize a Badajoz,chama-se a isto cortes á facada sem anestesia
Para aplicar o seu programa politico,que vai alem da troika,este governo já embalado pelo seu antecessor vai rever as leis laborais,que em nada tem a ver com as gorduras do estado e em nada representam para a divida,é apenas mais um ataque aos direitos de quem trabalha.É para rir a figura Sarkozy e Merkell a anunciarem uma taxa sobre as transações financeiras(a tal tobin)isto é um nado morto por natureza destas tentativas da controlar o capital,a acontecer sairá desvirtuada do original,afinal para onde vai a massa?querem matar gigantes com uma fisga.?
O mundo com lideres destes está condenado ao fracasso á fome e miseria,Portugal e outros não passam de protectorados destes senhores,e caluda senão acabam-se os emprestimos!

Anónimo disse...

23:11

Desenterrou a cabeça da areia!

Ana Santos disse...

Não reclamem muito com o problema dos 100 yates ancorados, pois no proximo ano podem não vir e muita gente vai morrer á fome! Antes de criticarem quem vem cá gastar as massas, critiquem sim é as condições enexistente. tanto bla bla bla e vê diarimente pescadores de olhão a fazer arrasto na ria. não sejam hipocritas.

Anónimo disse...

moss má o ké q o turista trucidado andava a fazer na canal de navegação nã sabia qué proibido abanhar aí

Anónimo disse...

o que é que os magnatas de vilamoura tem aver com um gajo que vai provocar acindentes para o meio de um canal de navegação

à Coca. disse...

Ana Santos antes dos yates virem para a ria ninguém morria de fome,pois toda a gente da ria sabe governar a Ria não temos é culpa de terem feito da Ria um Parque Natural e os esgotos tóxicos continuarem a ser despejados na Ria sem qualquer tratamento.duvida olhe vá ao T mesmo ao pé das bilheteiras onde se compram os bilhetes para as ilhas e verá o veneno que sai desses dois esgotos.se quiser avançe até á POMPOSA Marina e verá mais esgotos a desaguar para dentro da Marina,se não estiver contente vá à doca de pesca e verá um esgoto proveniente da dita ETAR do IPTM a descargas veneno na agua da doca, agua essa que serve para descargas o peixe das traineira e lavar os barcos de pesca. Limpem a Ria acabem com esses esgotos,e com a poluição das ETARs,façam ETAR como mandam as leis comunitárias, ou aproveitem as aguas das ETARs para a agricultura,e verá a riqueza aumentar com o fim da morte dos bivalves e dos peixes.
Quanto aos arrastos as autoridades que cumpram o seu dever,mas será os arrastos o pior para a ria?Então e os turistas do Barreiro que até amêijoas japónicas trazem para colocar na Ria Formosa o que diz e as centenas de klg de berbigão que apanham, desmiolam e mandam para o Barreiro,e os polvinhos pequenos que manda em arcas para os restaurantes do Barreiro e de outras localidades.E as aves que morrem às centenas nas lagoas das ETARs assasinas da Ria Formosa? não farão mais mal que os arrastos? as ancoras de centenas de Yates em cima de colónias de cavalos marinhos,imagina o mal que fazem pois a maré vira 2 vezes ao dias e as correntes desses yates destroem a flora toda nesse circulo.
Antes do yates chegarem à ria formosa a ria servia para matar a fome a 10000 pessoas hoje cada vez vivem menos pessoas da ria ,o que aumentou foram meia duzia de embarcações que transportam turistas ,e os donos dessas embarcações, deviam exigir às entidades responsáveis o fim da poluição senão qualquer dia só tem areia e yates para mostrar aos turistas.

Anónimo disse...

então e os iates podem estar fundeados no canal de navegação?

Anónimo disse...

não devem nem podem fundear nos canais pois dificultam a actividade de natação aos turistas

Anónimo disse...

Educação e disciplina

JMateus

Emplastro de Olhão disse...

esse bolg só sabe dizer mentiras. isso é uma mentira pegada ,não foi ninguém trucidado, na ria formosa pode nadar à vontade pelos menos longe dos canos de esgoto.

Anónimo disse...

moça aninhas.... então os arrastes é que fazem mal à ria?má mal faz o cane de esgote do T e as estações de tratamento que nã tratem nada que todos os arrastes juntes.

Anónimo disse...

Felicitações ao autor do blog,se a moderação for cumprida a credebilidade do "0LHÃO LIVRE" passa a ser outra e acredito que aumente a participação.Por outro lado também seria bom que os criticos avançassem com soluções,e não criticassem sempre pela negativa.J.C.S.

O.A. disse...

Não é bom chamar mentirosos a quem faz este bolg sem confirmar 1º.fiz uma busca na net e confirmei a noticia,no observatório do Algarve in line.
o curioso é ser um blog a dar a noticia 1º isso é que é interessante,a facilidade de estar em cima do acontecimento,e as novas tecnologias tem destas coisas.

Anónimo disse...

o gajo estava a nadar de costas,como é que o viam?até teve sorte de nao trazer a bandeira no ar,senao tinha ficado sem o dito cujo

Anónimo disse...

tem piada as criticas mas porque não criticar quem nada na ria sem sinalizacao..... pois já por varias vezes apanhei uns sustos ao ver a malta a nadar em pleno canal perto da ponte vermelha(ipimar) e quanto aos barcos fundeados podem estar pois esse canal nao é canal de navegacao é secundario.....

Anónimo disse...

A questão principal,no meu entender, está na falta de respeito de uns pelos outros. Ainda não vi qualquer referência a que tipo de barco se trata, comprimento e motorização, não vi nada ainda a respeito da velocidade e a distância à linha de praia. Por vezes, é dada uma visão distorcida da realidade. O que é normal, infelizmente, são os barcos lançados a grande velocidade, até mesmo quando fazem a aproximação ao cais "T", quando se proximam das praias, quando fazem a aproximação à "marina" e normalmente também não são barcos de grande porte. O que não faltam são os excessos cometidos por embarcações pequenas com potência demasiada potência instalada tal como por parte das motas de água. Àquilo que se assiste diáriamente, ainda são poucos os acidentes que se dão.
A escolha daquele fundeadouro tem muito a ver com aquilo que a ARH pretende e é, de facto, uma zona onde havia uma considerável colónia de cavalos marinhos que não foi respeitada. O que é incompreensível é o facto de as autoridades não forçarem a uma redução da velocidade em toda a ria, independentemente do tipo de actividade a que se dedicam...

Anónimo disse...

Mó quer lá ver que uma pessoa não pode abanhar na ria onde quer? Atira-te ao mar e diz que te emperrarem!

Anónimo disse...

atao e aqueles mocinhos xicos espertos da ria que andam por ai com barcos de motores de punho a fazer tangentes aos barcos da carreira, pontoes e tudo o que lhes aparece a frente , a meterm-se por regatos com meio metro de agua prego a fundo ( curiosamente tudo mocinhos que andam metidos no arrasto ) ??? quem é que representa mais perigo os barcos ancorados com pessoas a nadar á volta ou esta cambada de palhaços e mais os das motas de agua a fazerem da ria autenticas pistas de corrida ?? ta a tornar-se bonito e jeitoso este charco de agua onde toda merda ( literalmente ) vem chafurdar com o seu barquinho e motinha de água ...

Anónimo disse...

Moss io anonimo das 00.23 então só falas dos barcos e das motas agua? Então não falas do que mais prejudica a ria,que são os esgotos e etar que envenenam os bivaves e matam toneladas de ameijoas por ano? Os barcos e motas pagam fortunas de em impostos de toda a especie para poderem circulat na ria,agora quem me indeminiza quando vou ao viveiro e tenho metade das ameijoas mortas?e não foram os barcos os causadores.
Não vale a pena vires para aqui levantar falsas questões.

Anónimo disse...

ó boca de cava a terra das 5.17 ninuém ta a levantar falsas questões , tu é que tas um bocado confuso ! eu nao levantei a questão dos esgotos , não era o que se tava a comentar aqui ? certo ? mas ja que falas nisso ;
Indeminizações ?? querias uma indeminizaçaozinha por cada ameijoa morta , senta-te á espera ... pega antes num par de remos e indigna-te , vai falar com a tua associação de viveiristas juntem-se e façam alguma coisa , ou é cada um por seu lado ? não são parte interessada no assunto ? não vivem dos viveiros , mexam-se ! ou vens aqui po blog cuspir ( embora com razão ) mas depois não vejo nada !... atao já ouve alguma manifestação de viveiristas por causa das toxinas e do estado da ria ? , ja reivindicaram alguma coisa ? já fizeram barulho ? ou tão á espera que vos venham indeminizar? .... quanto aos barcos : pagam impostos pois pagam , fazem alguma despesa , nos restaurantes da culatra , veem aos mercados , ha mal nisso ? e agora mais um imposto para fundear ? pagavas tu para fundear ali em frente á deserta se te pedissem ? quanto muito a policia maritima que tente organizar a forma como fundeam , ponham um corredor maritimo turistico para quem quer chegar dos barcos á praia e vice versa e resolve-se a situação .

Anónimo disse...

A policia maritima!

São mais uns a andar de barco com uma farda paga pelos desgraçados!

JMateus