sábado, 2 de março de 2019

OLHÃO: DOCAPESCA PÕE EM RISCO SAÚDE PUBLICA!

No topo norte do porto de pesca de Olhão desagua uma suposta linha de agua à qual foram ligados alguns esgotos que estão na origem da contaminação das aguas do dito porto.
Para a descarga do peixe, a Docapesca arranjou um sistema que fornece agua, melhor dizendo fornecia, agua aos barcos para que pudessem proceder àquela descarga, mas o sistema avariou e a alternativa é utilizar a agua do porto, isto é agua contaminada e que pode pôr em causa a saúde publica.
Se nos lembrarmos que, não há muito tempo, a Docapesca teve oitenta e cinco mil euros para demolir a torre de vigia, e agora não tem dinheiro para resolver este problema, é caso para perguntar para que serve esta entidade?
Ainda recentemente, o governo recorreu à ASAE para fiscalizar o fundo de apoio à greve dos enfermeiros, mas não recorre à mesma policia para fiscalizar o que se passa no porto de Olhão com a descarga do peixe. Não venham apontar o dedo aos pescadores, que esses fazem o que podem e também gostariam de trabalhar com outras condições. Quem tem a obrigação de resolver o problema é a Docapesca!
Este é apenas mais um pequeno exemplo da forma como as entidades publicas estão acima de qualquer procedimento. O aparelho repressivo do qual faz parte a ASAE sabe ser forte com os fracos mas é fraca com os fortes, neste caso com o aparelho de estado.
Mas também se deve colocar a questão das entidades com responsabilidades no ambiente, particularmente no meio aquático, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, a ARH- Serviços desconcentrados da Agência Portuguesa do Ambiente, que têm conhecimento das descargas de aguas residuais que poluem o porto e a Ria Formosa e nada fazem.
A obediência cega ao dono, omitindo os crimes das entidades publicas e reprimindo aqueles que não têm meios para se defender.
A ministra do mar, o secretario de estado das pescas que tanto "gostam" de Olhão não sabem ou não querem saber? Que política de pesca e ambiental há neste País? Enquanto não acabarem com tudo não descansam!
É isto um governo de esquerda, ou antes um governo de direita travestido? 

Sem comentários: