quinta-feira, 4 de abril de 2019

OLHÃO: DEPUTADO AZIADO!

Pelos vistos temos um novo inimigo, um deputado municipal eleito pelo Bloco de Esquerda. Pelo menos está carregado de azia contra o Olhão Livre. Lá terá as suas razões, mas não retiramos nem uma letra ao que já dissemos e vamos até acrescentar.
Biólogo de formação, perante a nossa afirmação de que seria possível dobrar a produção de bivalves se a qualidade ecológica das aguas fosse capaz, entendeu que devíamos apresentar documentação que o suportasse. E para que tão ilustre iluminária perceba o problema, dispensando a documentação exigida, lembramos que os bivalves crescem em comprimento, largura e altura, de forma uniforme, bastando por isso que cresça 25% num daqueles parâmetros para que o volume aumente para quase o dobro, e seis meses seriam o tempo suficiente para obter aquele tamanho.
Sendo biólogo, competia-lhe a ele ir para o terreno e verificar se tal era possível, mas deve perceber tanto de biologia como eu de chinês.
Num evento promovido pelo BE, no qual participei como convidado na defesa do ambiente da Ria Formosa, o dito cujo apresentou como solução para o futuro dos produtores de bivalves, dobrarem-se sobre a lama, fingindo estar a apanhar ameijoa, para que os turistas pudessem tirar fotografias. Assim obteriam o seu rendimento.
Para este deputado, não lhe choca a destruição das actividades económicas tradicionais da Ria Formosa, substituindo-as pelo turismo, a grande defesa dele. Se a cretinice pagasse impostos, este deputado, provavelmente, estaria preso por fuga ao fisco sem meios para os pagar.
Em que cabeça cabe defender que devemos transformar os produtores de bivalves em "macacos" para a fotografia? Só na de um mentecapto!
Bastariam essas razões para estarmos no lado oposto do deputado, mas não se ficam por aqui as bacoradas do homem.
Há bem pouco tempo, deslocou-se à Câmara Municipal de Olhão para pedir o acesso à lista das viaturas da autarquia e de um processo de obras.
Os bens moveis e imóveis devem estar devidamente inventariados. Não se tratando de documentos nominais, de saúde, de defesa ou de segurança, são do foro publico pelo que a autarquia estava obrigado a cedê-los, bastando para isso invocar a Lei de Acesso Aos Documentos Públicos Administrativos, e caso a autarquia não os cedesse, podia e devia apresentar queixa na respectiva Comissão. Tinha ainda como alternativa o recurso ao provedor de Justiça ou ao Tribunal Administrativo. 
Em todo o caso, recomendamos ao dito cujo que consulte a coleção de Pareceres da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativo ou aos Pareceres do Conselho Consultivo da PGR. Claro que isso dá trabalho, mas o deputado quer a papa feita e pronta a deglutir. 
Ao invés disso, o deputado sentiu-se na necessidade de pedir desculpa ao presidente da câmara, mesmo depois de ter sido comido por parvo! No fundo tomou a mesma atitude que todos os outros lambe cus cá do burgo!
Quanto ao processo de obras, talvez mal identificado, foi-lhe dito que não existia, razão pela qual voltou a pedir desculpa. Mas existe!


Esta construção está fora de zona urbana ou urbanizável, em terrenos agrícolas e careciam do parecer prévio da Comissão da Reserva Agrícola.
Claro que aprovado por despacho para que ninguém saiba do que se passa, e pertencendo a obra a um administrador do Hospital de Faro, mais um camarada. bastaria ao deputado  deslocar-se ao local par posteriormente pedir uma planta de localização na câmara e identificar a obra.
Preferiu pedir desculpa ao presidente e fez bem, pois assim ficámos a saber a sua maneira de trabalhar e de fazer política. Nestas condições, o deputado municipal parece um pearcing para pendurar na bolsa de escroto do Pina.
E porque pediu desculpa, o alvo da sua ira passou a ser o Olhão Livre. E nós gostamos da promoção!
É que o deputado, na sua ânsia exibicionista não dá uma para a caixa mas quer ser cabeça de lista à Assembleia Municipal, à Câmara ou mesmo integrar a lista ao parlamento nacional, mal percebendo que a nossa política já doentes mentais suficientes para eleger mais um.
Quem deu alta a este gajo? 

3 comentários:

Unknown disse...

Existe um nome na nossa língua que define bem as pessoas que escrevem/dizem falsidades com objectivos específicos, mas deixemos a semântica para outra oportunidade.
É completamente falso que eu tenha sugerido aos mariscadores da Ria Formosa se pendurarem onde quer que fosse. O que eu disse, e repito sem nenhum problema, foi que o turismo de massa leva à descaracterização de muitas atividades tradicionais, e que no Srilanka, antigos pescadores ganham a vida agora fingindo que pescam da sua forma tradicional - pendurados em estacas - para ganharem algum dinheiro sendo fotografados pelos turistas; e que tínhamos que evitar que isso acontecesse na Ria Formosa. Ou seja, eu disse exactamente o contrário do que aqui foi escrito.
Afirmações como a desse blog só podem se dever à duas possibilidades: uma é a ignorância ou a dificuldade em compreender as coisas que ouve, se calhar por não ter a mesma formação científica que e tenho. a outra possibilidade é mesmo por má fé, por achar que é lícito escrever o que apetece, mesmo sabendo que é falso, apenas para atacar quem consigo não concorda.
Justamente por eu ter uma formação científica que o Sr. que escreve o blog não tem é que aprendi a, antes de afirmar alguma coisa, me informar, confrontar o que penso e só depois disso afirmar as minhas convicções.
Certamente eu percebo muito mais de biologia que esse Sr. percebe de chinês... muito provavelmente eu percebo muito mais de biologia do que as coisas que esse Sr. escreve... muito provavelmente, ainda que eu não saiba uma única palavra nessa língua, provavelmente ainda percebo eu mais de chinês que esse Sr. percebe de biologia!
E já agora... não existe o "seu" conceito de eutrofização!!! O conceito de eutrofização é definido cientificamente e tecnicamente, não havendo espaço para o meu conceito, o seu ou o do vizinho!!!
E sim, há coisas que me dão azia... a mentira, o aproveitamento político, a estupidez, a miséria, a desigualdade de oportunidades, etc.
O Deputado com aziado.

Deputado Aziado disse...

Também é totalmente mentira que eu tenha pedido desculpa ao Presidente do Município. Como não fiz nada de errado, ao contrário do Sr que escreve esse blog ao dizer descaradamente as mentiras que diz. O que fiz, e voltaria a fazer sem nenhum problema, foi agradecer o fato de terem dado resposta rapidamente ao meu pedido e à forma como fui atendido pelos funcionários da Câmara Municipal, que prestaram todas as informações que solicitei.
Se o Sr. que escreve esse blog acredita mesmo nas mentiras que diz, tenho um amigo psiquiatra que talvez lhe possa ajudar. Se é mesmo um caso de falta de carater, então já não há nada a fazer!
O Deputado Aziado!

a.terra disse...

Ao palhaço que escreve anonimamente:
Em primeiro lugar, mandaria o comentador ver os acórdãos do tribunal europeu sobre eutrofização; não se trata do meu conceito ou de quem quer que seja, mas de um tribunal.
Quanto ao pedido de desculpas, logo um elemento chegado ao Poder local fez eco disse e até se pronunciou pelo elogio.
Mas o comentador confessa ter posto a hipotese, de forma irónica ou não, de os mariscadores poderem simular estar a apanhar bivalves para a fotografia. Disse-o e eu estava presente.
Quanto aos seus conhecimentos cientificos ficam-lhe muito bem, é pena é que não seja capaz de os colocar ao serviço de quem deles precisa, já que não se lhe conhece nenhuma intervenção publica, apesar de viver nesta cidade há uns anos.
Quanto ás informações que recolheu na câmara, sabe bem que não deram em nada, ou seja veio de mãos vazias e isso não pode negar. Mas como acha que assim está bem, ficamos conversados.
Quanto ao resto do paleio, fique a saber que não vai perder pela oportunidade de uma boa resposta, porque vou estar atento à sua participação politica na vida de Olhão e farei todas as criticas que entender fazer. Afinal o seu procedimento não foge muito do do presidente da câmara, apenas com a diferença que não tem o poder dele.