terça-feira, 2 de abril de 2019

RIA FORMOSA: PROIBIDA A APANHA DE CONQUILHA!

Segundo o comunicado do PIMA de ontem, dia 1/4, na zona litoral 8, Faro/Olhão, está proibida a apanha de conquilha, ameijoa branca e pé de burrinho por amostra indisponível.
Esta história de amostras indisponíveis tem muito que se lhe diga, com culpas repartidas pelo IPMA mas também pelas associações representativas do sector.
Quem deveria proceder à apanha dos bivalves para analise era o IPMA e é para isso que tem dois navios estacionados em Olhão, o Diplodus e o Tellina como se pode  ver em https://www.ipma.pt/pt/navios/diplodus/index.jsp e https://www.ipma.pt/pt/navios/tellina/index.jsp. Ambos têm capacidade para cinco tripulantes, mas infelizmente estão atados ao cais à espera de melhores dias.
A inactividade destas embarcações e a falta de manutenção podem levar a danos nos navios, mas como não se trata do dinheiro deles, até pode ir ao fundo. Estão cá os otários para pagar!
Quando nos lembramos que o IPMA tem um navio para apoiar um conhecido grupo empresarial que pretende instalar uma aquacultura a norte, mas não tem um navio para fazer o que lhe compete por força de Lei, algo vai mal neste reino.
Mas as associações também têm culpas no cartório ao aceitar serem os pescadores a fornecerem as amostras para analise, um pouco à semelhança do que se passa no interior da Ria. Isto porque cada vez que faltam amostras, o IPMA logo assinala a falta delas, decretando uma interdição. Sendo assim, são as próprias associações, indirectamente, a decretar aquelas interdições ao não fazerem chegar as respectivas amostras. Todo o processo está inquinado!
As amostras devem ser recolhidas de forma alienatória, geo-referenciadas e transportadas em conformidade com a lei. Quem tem meios para tal é o IPMA. Não faltaria que os pescadores andassem de GPS para referenciar o local da colheita. Isto é só mais uma cativação encapotada. Há dinheiro para navios mas não há dinheiro para os pôr a trabalhar! Lindo serviço.
Acontece que a presente proibição, tem origem na falta de colheita de amostras, porque o estado do mar não o permitiu as pequenas embarcações. Os pescadores foram penalizados pelo mau tempo e agora são penalizados por terem sido penalizados, ou seja uma dupla penalização.
Quem acode a quem quer trabalhar?
E se fossem todos os manda chuvas disto à bardamerda não seria melhor?

1 comentário:

Anónimo disse...

Bardamerda o lugar onde a MAFIA melhor dorme.