domingo, 23 de junho de 2019

OLHÃO: CAIS PARA TURISTA VER!

Algumas pessoas pediram-nos para denunciar a situação do cais do Caíque Bom Sucesso, ou melhor dizendo da porta que lhe dá acesso.
É verdade que se trata de um cais com um fim especifico, mas que, as pessoas das ilhas e especialmente as da Culatra utilizavam para fazer as compras nos Mercados de Olhão, porque não é nada agradável andar com a mercadoria às costas e ter que dar a volta à Doca para chegar ao barco. A alternativa é, e quando é, mal, o barco da carreira!
Também se sabe que a manutenção e navegação do Caíque Bom Sucesso foi entregue contratualmente à Verbos do Cais, que na sua função pode mandar encerrar a porta de aceso ao cais; da mesma forma que um funcionário, feito "general", imbuído de um certo poder, pode também ele tomar essa decisão.
Qual a finalidade de fechar a porta de acesso ao cais? Serão razões de segurança? Excesso de zelo? Será definitivo ou sazonal para respeitar a época turística? Que se esconde por detrás de tal decisão?
A palhaçada em torno destes cais, sejam os do porto de abrigo, do Caíque ou da chamada marina continua, havendo demasiados interesses ocultos que os nossos eleitos e comparsas não têm a coragem de assumir. 
Para quem não sabe ou não acompanha estas coisas, o alargamento do porto de recreio está ilegal, mas foi feito contando com a cumplicidade do Poder local, da ministra do mar e do seu secretário de estado, que no seu conjunto funcionam como uma família político-mafiosa.
Para a Verbos do Cais permite-se tudo mas para facilitar a vida às pessoas simples, criam-se barreiras, como se se tratassem de malfeitores. E depois vão à Culatra fazer o papel de bonzinhos. Tenham vergonha!
Uns usam colarinhos brancos, os outros têm a tez curtida pelo sol, o que faz deles, filhos de um deus menor.  A cada dia que passa, as desigualdades sociais vão-se acentuando, sem que a consciência colectiva desperte para esse fenómeno. Acordem! Porque toda a frente ribeirinha será para o turismo, até que todos os olhanenses sejam corridos para os guetos da periferia.

6 comentários:

josé Rodrigues disse...

Amigo Terramoto a sua pergunta "Qual a finalidade de manter a porta de acesso ao cais do "Bom Sucesso?" é uma pergunta de retórica, pois qualquer pessoa esclarecida sabe que a única razão para tal é a Vaidade que é um dos 7 pecados capitais da moral Cristã.

Joao Gomes disse...

Antônio já que estás numa de escrever sobre denúncias ,porque não escreves sobre as Ilhas Barreiras que têm Bandeiras Azuis e de Ouro mas que não cumprem as devidas regras da Organização? Cães à solta logo pela manhã são às mãos cheias.....

Anónimo disse...

Um regime mafioso só pode gerar elites e liderança mafiosa. Um povo que não reage, abastardou-se, só pode.

Anónimo disse...

A ilha dos porcos não pertence a Olhão, nem como olhanense admito essa mistura que você sugere com a bandidagem, traficantes, trapaceiros e gente sem escrúpulos, respeito pelos outros e sem honra! Cada um no seu galho! A porta foi fechada para que se evite que essa canalha venha a Olhão vender peixe à escapa e desemalhar redes jogando o lixo por cima dos pontoes, toda a gente de Olhão conhece a realidade, mas ninguém comenta ou acusa com medo de represálias dessa gentalha sem valores da ilha da cagada (culatra).

a.terra disse...

Ao comentador do dia 23 pelas 18:27
A Ilha da Culatra só não pertence administrativamente ao Concelho de Olhão porque em devido tempo a Câmara Municipal de Olhão o reivindicou, mas toda a relação daquela população é com Olhão.
Na Culatra como qualquer parte do País existe gente boa e gente menos boa; levar o todo pela parte não é correcto. E se o comentador não admite a mistura com eles então o melhor será mudar de ares, porque muitos deles já vivem em Olhão, e não terá outro remédio que os aceitar.
O problema da venda de peixe à socapa não é um exclusivo do pessoal da Culatra. É evidente que todos nós sabemos da existência de pessoas que fogem à primeira venda em lota, mas isso é um problema de fiscalização e se tem que dizer alguma coisa é contra a falta de fiscalização. Do mesmo modo, a utilização dos pontões para fins diversos daqueles a que se destinam só existe pelo estado de abandono a que submeteram os pontões e à falta de fiscalização.
Sendo assim, o comentador avinagrado com o pessoal da Culatra devrá manisfestar-se em local próprio e não nesta pagina. Esse tipo de problemas só existe porque os poderes publicos permitem, querem, e fecham os olhos. Os outros fazem aquilo que lhes é permitido fazer.

Anónimo disse...

Que resulta quando os educadores são péssimos, no caso os poderes públicos? Culpar o cidadão mas que pensar da fiscalização? Permitir, querer, fechar os olhos? Algo de sinistro escondido.