quinta-feira, 2 de outubro de 2008

CONTRIBUTO PARA A FEIRA SOCIAL

Na Rua Capitão Nobre,102, habita um casal de idosos, cuja senhora por razões de saúde, foi relegada para uma cadeira de rodas. Os passeios são estreitos e estacionam os carros de tal forma que não é possível a senhora sair de casa. Assim pediram à médica de família um atestado para poderem solicitar a reserva do espaço em frente da porta, dirigindo-se depois à Junta de Freguesia de Olhão que os mandou para a DGV; esta reencaminhou-os para a CMO, tendo chegado à fala com um vereador que nada resolveu. O vereador competente só os pode receber às quintas-feiras, mas hoje não estava disponível. Muito que fazer; só para a semana.
Consultada a brochura sobre a Feira Social constatámos não haver uma só referência à terceira idade.
Muita treta para tão pouco sumo.
Tal é a forma como lidam com os idosos, que já foram tão novos quanto nós. Perante a falta de sensibilidade social, para quê mais esta feira, mesmo que alguns expositores estejam ligados a esta problemática, mas longe das discussões seminárias que propõem.
O vereador do pelouro das obras sempre que instado a resolver este tipo de problemas tem sido bastante lesto a resolvê-los, reconheça-se isso, queremos acreditar, para bem da qualidade de vida daquele casal, que muito brevemente mandará pintar a reserva do espaço que ainda não conseguiram solicitar por falta de agenda do poder autárquico.

40 comentários:

Compadre Alentejano disse...

É resolvendo estes problemas, que são tão pequenos, que os autarcas angariam uma maior aceitabilidade por parte da população. Mas, vendo bem, e atendendo ao passado, só muito perto das eleições estes autarcas chegam junto ao povo e cumprem algumas promessas. O resto do tempo, desaparecem entre as mesas dos banquetes, ou simples almoços e jantares, pagos pelos patos bravos da construção.
É assim a vida autárquica...
Um abraço
Compadre Alentejano

Anónimo disse...

pois, mas isso nao acontece com a nossa autarquia porque o srº presidente cumpre tudo o que promete..

Anónimo disse...

pois ele promoteu uma escola do ensino básico a funcionar este ano ao lado do pavilhão do ginásio ,mas o que fez foi cortar a luz ao ginásio.da escola só lá está o terreno.
ele promoteu que fazia obras na escola do ensino básico N5 que fica no bairro 28 de setembro,pois ao visitar essa escola em vespera de eleições disse que não podia admitir que no concelho dele houvesse uma escola do 3º mundo ,mas as obras não apareceram.
ele promoteu que iria acabar com os esgotos sem tratamento para a ria mas esses continuam a poluir a ria e a matar todos os anos as ameijôas.ele promoteu que iria resolver os problemas dos alvarás dos mercados de Olhão mas os estabelecimentos do mesmo continuam sem alvarás e a chover lá dentro.ele promoteu que levaria o caique ao brasil mas quem foi ao brasil foi o Elos Club mas foi de avião celebrar o segundo centenário da explusão dos franceses. assim como souberam correr com os franceses também os olhanenses saberão correr,com um ex.vendedor de ovos.da cooperativa de Stª catarina.da fonte do bispo.

Anónimo disse...

feira social ou feira de vaidades,colóquios para discutir o sexo dos anjos.o verdadeiro problema da violência infantil,começa por dar condições dignas de vida ás pessoas.
as condições de vida dos idosos começa na mentalidade das familias,em ser solidário pelos nossos familiaes mais idosos,e perdermos comeles o tempo que eles perderam comnosco enquanto jovens.
claro que também aqui é preciso que os familiares tenham condições económicas para isso,e na actualidade ,a maior parte das pessoas não têm,por culpa do sistema quenos tem governado,ou desgovernado.
mas voltando ao post como era fácil da parte da CMO ser solidário com esse casal de velhotes,que se aparam um ao outro sem precisar de ir para um lar de idosos,pois pretendem viver p resto do tempo que lhes resta fazendo companhia um ao outro e a unica contribuição que querem do poder ,é uma simples proibição de estacionarem carros á sua porta para conseguirem entra em casa.se as eleições estivessem á porta a tinta na CMO para destribuir era á frtazana ,assim ninguém liga ao pedido deste casal.bonito gesto de solariedade da CMO.a prática diz tudo .
já ao contrário e sem precisar de votos,o autor deste post,teve um bonito gesto de apoio ,pode ser que assim a autarquia se veja forçada a conceder a proibiçao de setaciomar á sua porta ,como faz para os carros de tudo o que são altas individualidades da CMO em frente ás instalações da mesma.

Anónimo disse...

boa.

Anónimo disse...

o apoio aos idosos de determinadas pessoas é fazer acordos com determinadas farmácias,para mais uma vez favorecerem alguém do sis~tema.quem será?

Anónimo disse...

cale-se todos, ridiculos!!

Anónimo disse...

e voce ve alguma mal em o srº presidente ter sido ex vendedor de ovos??ao menos teve um trabalho considerado digno!!e hoje é uma pessoa bem formada, ao contrario de voces,que moral é que voces têm para criticar algém???
com essa mentalidade nunca chegaram a presidentes da camara!
mas nunca mesmo..é por isso que vêm escrever pra qui, porque sao uns frustados por nunca terem chegado lá!!

Anónimo disse...

Adivinha:

É a maior IPSS do concelho.
Há alguns meses atrás sofreu um ataque do PS ao poder.

Atribuiu a uma farmácia do concelho o fornecimento de todos os medicamentos, sem concurso nem consulta a todas as farmácias do concelho como era feito pelas direcções anteriores.
Quem será que ficou com mais este negócio?

Anónimo disse...

e no lar da fuzeta quem fornece os medicamentos?quem é quem é????
quem adivinhar tem direito a ter um bom lugar na A.M.,nas próxima lista do ps ás eleições.

Anónimo disse...

a maior IPSS do concelho, devia de fazer como a cruz vermelha de tavira fez quando abriu a unidade de cuidados continuados, todas as farmacias de tavira fornecem a medicação, cada mes é uma farmácia a fornecer os medicamentos a unidade e assim á ganhos para todos.
atento:

Anónimo disse...

Um gesto bonito por parte da CVT.

Anónimo disse...

isso em olhão? e onde pois como se ganha o carcanhol?
em olhão é assim: olha miga tens uma farmácia?então não te custa nada e forneces as IPSS do concelho.
depois logo se vê nas próximas eleições,já sabes tens de entrar com algum para aqueles cartazes,que custam para cima de 1500 irós cada,e para os quais eu já comecei a ensaiarpara ver se a minha fisionomia cabe dentro do cartaz.claro que tudo isso são suposições pois isso não e possivel acontecer.e os fornecimentosde medicamentos ás
IPSS do concelho,foram todos a concurso publico para as farmácias do concelho.
e quem ganhou quem foi?
não sei mas tenho cá um palpite,que um dia vou saber se me enganei ou não.

Anónimo disse...

A ignorancia continua...do concurso que falam apresentarm varias propostas,sendo seleccinadas aquelas que melhores condições apresentaram. Só para relembrar que a associação que fizeram ao dr. mendes segundo, este fazia parte da lista que perdeu as eleições!!!! Mas o caro anónimo em vez de tentar saber um poco sobre o corcurso que visou obter as melhores condições prefere tirar conclusões absurdas porque na verdade a única coisa que o motiva é a malidecência...quando quiser saber a verdade diga-me. Bjs

Anónimo disse...

Mas que tristeza a que esse concelho chegou. É PREECISO NÃO TER MESMO VERGONHA, e outros predicados que nem merece serem atribuidos.

Anónimo disse...

O homem teve de fugir da cooperativa de Santa Catarina pois arruinou-a.

Anónimo disse...

sr pina como é que as suas ostrinhas morreram ,foi devido a água poluida da ria, ou também está de acordo com o presidente que continua a mandar os esgotos sem tratamento para a ria,caso do esgoto da doca do T da horta da Camara da marina ,e muitos outros,
ou pensa que as ostras e as ameijôas morrem por causa da água limpa?

Anónimo disse...

Entao quer dizer que o Dr. Mendes Segundo tambem se candidatou em Olhao . E obra pois parece-me que ja li em qualquer parte que a mesma pessoa fazia parte da Direcçao do Lar da Fuseta e segundo parece eleito duma maneira um tanto ou quanto esquisita.
Finalmente aparece alguem a dar a cara . E pena que ja seja um bocado tarde mas mesmo assim e sempre saudavel ; apesar destes blogs serem so "maldicencia". Mas estamos em Democracia e nao faz mal nenhum se poder haver debate

Anónimo disse...

Ao Sr. Pina
Ha uns anos no tempo da actual ditadura , perdao maioria absoluta fez-se um concurso publico para admissao de 5 cinco secretarias-dactilografas. Participaram cento e tal pessoas com os mais variados tipos de habilitaçoes literarias ; nem sequer se fez um rastreio para ver quem e que realmente tinha as habilitaçoes literarias requeridas e durante a fase do concurso penso prova de dactolografia viu-se o Sr. Calvinho que por acaso nessa altura nem vereador era passear pela sala . O que se passou a seguir nao me pergumtem que nao sei responder so sei que as pessoas que foram admitidas ja estavam todas na camara como tarefeiros.Fui perguntar ao assessor camarario da altura salvo erro o Sr. Correia em que lugar e que tinha ficado um familiar meu nao obtive resposta mas no fundo confirmou o que acabei de dizer.Ainda lhe perguntei como e que se podia ir para tarefeiro ; resposta , so atraves de um vereador!!!!!
Gozaram com toda a gente ; teriam feito melhor se nao tivessem feito nada e metido quem queriam . Teem duvidas ? Entao perguntem ao meu amigo Sabino Vidal (que espero ja esteja restabelecido ) ex presidente da junta de freguesia de Quelfes ele talvez vos possa esclarecer sobre este e outros factos que infelizmente alguns ainda teimam a negar e a chamar-lhes calunias , mentiras etc.
A ignorancia continua..........

Anónimo disse...

bom parece que as verdades, são como o azeite vem sempre ao de cima.

Anónimo disse...

Caro amigo sobre esse assunto das secretárias, não sei responder como me desculpará, mas tento não opinar sobre o que não sei! Já agora quanto às ostrinhas como o outro amigo falava, é só para informar que este ano em França registou-se uma mortalidade de cerca de 80% dos juvenis, tal como eu tive, e o que está identificado e o surgimento de um vírus que se desenvolveu, julga-se pela aumento da teperatura da água. Já agora em França myuitas das zonas são "A". Se quer ganhar um adpto de necessidade de abertura das barras e reforço do cordão dunar, vamos para a luta. Já agora , sabia que Olhão é o concelho com maior taxa de cobertura de esgostos, dos concelhos da Ria Formosa. Meu amigo, o problema da Ria está na boa circulação de água( quanto a mim.
Ma so amigo do "negócio" das farmácias calou-se!!!!Bjs

Anónimo disse...

ao antonio pina ,não sabia que era adepto,da ria ser considerada zona A.fico contente em saber.então informo-lhe que para se obter a classificasão de zona A não podem haver esgotos ligados ás redes de águas fluviais,pois essas não precissam de tratamento mas os esgotos que são ligados a ela precisam.sei que tem alguma influência no engenheiro Leal,então explique-lhe lá,que o futuro de Olhão está na ria,e que os esgotos da doca do T da horta da camara da marina e tantos outros não tem tratamento primário e sem tratamento primário, e sem as ETARS estarem a funcionar bem,a ria numca será zona A e tem o seu futuro em risco no que toca á produção de bivalves pois como productor de ostras sabe bem que as ameijôas há anos que levam a morrer, e até aqui ninguém faz nada ,nem individualmente nem atarvés das cooperativas, de funcionamento no minimo pouco transparente.,pois a pareceria que tem com aCMO( recolha do lixo), deixa ver que algo se passa.
a outra em tempos teve problemas de ordem juridica com a distribuição de fundos mas tudo se esquece.
lembre também o engenheiro que é preciso fazer análises á agua periódicamente,na boca dos esgotos e nas saidas das ETARS e que tais análises devem ser publicads em locais publicos para as pessoas verem a qualidade da água na ria.
só para sua informação as águas do algarve, que é quem tem agora a batata quente nas mãos em relação ás ETARS essa empressa no coestá a fazer uma ETAR, que vai servir o concelho de silves e de albufeira, e que a água que vai ser tratada depois,de completado o ciclo de tratamento vai servir para a rega .
porque não a autarquia obrigar a essa empressa a fazer o mesmo no concelho de Olhão,e porque não em tododo os concelhos da ria?se trouxeram os esgotos da fuzeta para olhão,se vão trazer os esgotos do farol hangares culatra e harmona para olhão ,qual o problema de fazer que se acabe de uma vez por todas com a poluição na ria ?
não é o afundar as barras que vai resolver o problema da mortandade dos bivalves.tal operação já foi efectuada há cerca de 8 anos quando
afundaram o canal de olhão para á fuzeta,da fuzeta até tavira e dai até cacela,abriram uma nova barra em faro afundaram as barras da harmona fuseta e cacela,e o resultado? os bivalves continuaram e continuam cada vez mais a morrer,e toda a gente sabe disto.
um ex elemento do Movimento Avisar a Toda a Gente.

Anónimo disse...

A maior IPSS do conselho é a ACASO.
Teve eleições livres e democraticas co duas listas concorentes A e B, ambas com alguns elementos do PS, ganhou a lista A.
O fornecimento de medicamentos foi atribuido as três farmacias que apresentaram proposta, Olhanense, Pacheco, Rocha.Foram todas convidadas sem excepção.
Gostaria de informar que todos os grandes fornecimentos aquela Instituição passou agora a ser feito atraves de pedidos de varias propostas a varios fornecedores e não como estava, entregas directas.
Gostaria de convivar o Tem Avonde para ser sócio da ACASO.
Se já é penso que agora esta mais contento.
Mesmo não sendo sócio estarei sempre pessoalmente disponivel para qualquer esclarecimento, para evitar tantas inverdades.
Também gostaria que as pessoas não se escondessem por detras de pseudónimos ou anónimos, eu não o faço sou democrático.
Um abraço, Carlos Martins

Anónimo disse...

Agradece-se ao Carlos Martins o esclarecimento quanto ao fornecimento dos medicamentos. Quanto às eleições livres e democráticas já colocamos as nossas reservas...

Anónimo disse...

Claro que colocas! Colocas dúvidas em tudo, és um verdadeiro profecta da desgraça. Nunca te dedicas-te a construir só a criticar.

Anónimo disse...

Caro amigo do avisar toda a gente,
E Quanto à Zona A referia-me quem em França, emm zonas A, morreram 80% dos juvenis!!!! O meu problema é que vc preferm insistir a meter os olhos na lama das etar e dos esgotos, pois por aí atacam a câmara, em vez de quererem olhar para o problema de uma forma global e científica, como se faz em França! Como explicas que na Ria de Aveiro que este ano esteve interdita, e tem 3 vezes mais esgotos do que a Ria Formosa, fazem ameijoas de 20/30 por quilo que valem 25 a 30 €. è disto que te falo! Certo que há esgotos que estão ilegalmente ligados ao pluviais, certo que há etar´s que nem sempre funcionam bem. Certo que o que fazia sentido era fazer um emissário em enviar toda a "porcaria" para fora da ria, e não traze-la das ilhas para olhão mas sim aproveitar o investimento já feito até às ilhas e a partir daí construir o emissário! Mas caro amigo, "marrar" contra a câmara ( perdoa-me a expressão) não tem sentido, esta autarquia é a que tem feito o maior investimento em saneamento, pergunta como esta Tavira, ou Faro. Esta autarquia, e aí temos que tirar o chapeu ao Leal, conseguiu trazer o IC PEsca ( c a mãozinha do Apolinário)para Olhão que bastante ajudou toda a malta a renovar viveiros e barcos. Memória curta e vist grossa ao que de positivo se tem feito!

Anónimo disse...

Caro amigo do avisar toda a gente,
E Quanto à Zona A referia-me quem em França, emm zonas A, morreram 80% dos juvenis!!!! O meu problema é que vc preferm insistir a meter os olhos na lama das etar e dos esgotos, pois por aí atacam a câmara, em vez de quererem olhar para o problema de uma forma global e científica, como se faz em França! Como explicas que na Ria de Aveiro que este ano esteve interdita, e tem 3 vezes mais esgotos do que a Ria Formosa, fazem ameijoas de 20/30 por quilo que valem 25 a 30 €. è disto que te falo! Certo que há esgotos que estão ilegalmente ligados ao pluviais, certo que há etar´s que nem sempre funcionam bem. Certo que o que fazia sentido era fazer um emissário em enviar toda a "porcaria" para fora da ria, e não traze-la das ilhas para olhão mas sim aproveitar o investimento já feito até às ilhas e a partir daí construir o emissário! Mas caro amigo, "marrar" contra a câmara ( perdoa-me a expressão) não tem sentido, esta autarquia é a que tem feito o maior investimento em saneamento, pergunta como esta Tavira, ou Faro. Esta autarquia, e aí temos que tirar o chapeu ao Leal, conseguiu trazer o IC PEsca ( c a mãozinha do Apolinário)para Olhão que bastante ajudou toda a malta a renovar viveiros e barcos. Memória curta e vist grossa ao que de positivo se tem feito!

Anónimo disse...

Caro amigo do avisar toda a gente,
E Quanto à Zona A referia-me quem em França, emm zonas A, morreram 80% dos juvenis!!!! O meu problema é que vc preferm insistir a meter os olhos na lama das etar e dos esgotos, pois por aí atacam a câmara, em vez de quererem olhar para o problema de uma forma global e científica, como se faz em França! Como explicas que na Ria de Aveiro que este ano esteve interdita, e tem 3 vezes mais esgotos do que a Ria Formosa, fazem ameijoas de 20/30 por quilo que valem 25 a 30 €. è disto que te falo! Certo que há esgotos que estão ilegalmente ligados ao pluviais, certo que há etar´s que nem sempre funcionam bem. Certo que o que fazia sentido era fazer um emissário em enviar toda a "porcaria" para fora da ria, e não traze-la das ilhas para olhão mas sim aproveitar o investimento já feito até às ilhas e a partir daí construir o emissário! Mas caro amigo, "marrar" contra a câmara ( perdoa-me a expressão) não tem sentido, esta autarquia é a que tem feito o maior investimento em saneamento, pergunta como esta Tavira, ou Faro. Esta autarquia, e aí temos que tirar o chapeu ao Leal, conseguiu trazer o IC PEsca ( c a mãozinha do Apolinário)para Olhão que bastante ajudou toda a malta a renovar viveiros e barcos. Memória curta e vist grossa ao que de positivo se tem feito!

Anónimo disse...

ó sr pina não é minha opinião essa do emissário embora fosse de alguém do movimento,mas não o defendendo informo quee a ria de aveiro temum emissário.não me responde á questão da ETARS em que a água é aproveitad para rega,como vai acontacer brevemente no algarve.nem me respondeu,á questão de já se ter feito há 8 anos esse dessasoreamento ,em toda aria e as amijôas e agora ,até já as suas ostras morrem, e se não tratarem da ria a sério vão continuar a morrer.claro que para quem temoutro modo de vida isto tanto lhe dá como lhe deu,pois os subsidios da U.E.cobrem tudo.pio estão os que vivem só da ria ,e já apanham mais ameijôas indo á maré que dentro do desu próprio viveiro.
continuem com a avestruz enterando a cabeça na areia,para não verem o verdadeiro probolema.o resto que você diz é pura campanha politica e eu disso não percebo nada,pois não sou um ser superior.mas um simples viveirista com viveiro em machiles.e se morrem lá as ameijôas.

Anónimo disse...

ao problema da cadeira do velhote não respondem eles,e é só pintar um lancil ,se tivesse cartão rosa já tinham resolvido esse e muitos mais problemas.

Anónimo disse...

Meus caros,

O problema deste casal idoso é facilmente solúvel. Basta contactarem o director do lar da Santa Casa de Olhão (ali a seguir ás 4 estadas como quem vai para Pechão) que ele terá todo o prazer em recebê-los na sua instituição, bastando para tal que na venda do imóvel que habitam (funciona apenas no caso deste lhes pertencer) e do qual já não necessitarão, evitando assim pagar impostos sobre o mesmo, os cheques sejam endossados ao referido Sr.
Este terá concerteza todo o prazer em receber o dinheiro na sua conta pessoal, no banco do filho em Moncarapacho, onde ficará bem depositado e seguro.
Desnecessário será dizer que o dinheiro estará à inteira disposição dos idosos, sempre que dele precisarem, isto com a devida aprovação do titular da conta bancária, claro.

Aproveito para parabenizar a Santa Casa pelo trabalho que tem desempenhado neste concelho tanto com os idosos possuidores de imóveis como com os bebés filhos de Exmos. Srs. de Olhão (muitos ligados ao PS e à edilidade) que conseguem ficar nos primeiros lugares da lista de aceites para a creche e infantário, apesar da sua inscrição ser posterior à de alguns que ficam excluídos.

Atenciosamente,
Pedro Santos

Anónimo disse...

Gostava de deixar uma pergunta no ar...

Eu desta vez não quero votar no PS.

Até aqui tudo bem.

Agora que opções tenho?

Que pessoas?

...

Anónimo disse...

Ao comentador das 20H24.

O problema de Olhão está perfeitamente diagnosticado e resulta de uma teoria económica que o Dr. Cavaco Silva, utilizou há uns anos atrás: "A moeda má expulsa a moeda boa". De facto a classe política que tem estado à frente dos dois principais partidos de Olhão (PS e PSD), cada ano que passa é mais medíocre que a anterior. A principal motivação que move esta gente é o poder para benefício próprio.
Os cidadãos com interesse em participar na "coisa pública" e de qualidade são afastados por estes digirentes. Alguns dirigentes se não fosse através da política nunca teriam acesso a certas coisas só pelo seu trabalho.
Mas só há um culpado por isto acontecer: `NÓS". Nós cidadãos que nos temos demitido das nossas responsabilidades de cidadãos porque estamos mais preocupados em ganhar a nossa vida, chegar ao fim do mês e pagar a nossas contas.
Mas tudo tem um fim.Contudo esse fim só será possível se foremos um pouco menos egoístas e nos preocuparmos com a actuação dos nossos políticos. Esta classe medíocre que nos governa agradece, nas eleições, que fiquemos em casa. Enquanto ficarmos em casa a dizer que a política não nos interessa, que os políticos são todos iguais, que nada muda, estes medíocres têm os seus lugares garantidos.
Nós cidadãos temos o dever de exigir aos nossos políticos a prestação de contas. Mas não venham dizer que a prestação de contas se prestam no final dos 4 anos, através das eleições. Não, a prestação de contas é prestada diariamente através de cada acto desses políticos. É inadmissível que numa Assembleia Municipal os responsáveis não respondam às questões. É inadmissível que um cidadão que queira colocar uma questão numa Assembleia Municipal tenha que esperar até à 1H00 ou 2H00 da manhã.
A solução é fácil, mas dá algum trabalho a cada um de nós. Mas o que está em jogo é o futuro dos nossos filhos.

Vítor Matias

Anónimo disse...

está muito bem mas enquanto estas opiniões não passarem deste cantinho da internet, dos blogs, nada vai mudar, quanto muito provoca algum mal estar no seio dos corruptos, mas não mais do que isso.
"O rei vai nú!", foi ainda só dito muito baixinho, só alguns, poucos constatam que há podridão na Câmara.
"O rei vai nú! tem de ser gritado mais alto.
Mais abrirão os olhos.

Anónimo disse...

Caro RC:
Água mole em pedra dura, tanto dá que até fura.

O mundo faz-se caminhando.

Em breve será necessário dar um passo para levar toda esta informação a mais olhanenses.
Vítor Matias

Anónimo disse...

Caro RC:
Água mole em pedra dura, tanto dá que até fura.

O mundo faz-se caminhando.

Em breve será necessário dar um passo para levar toda esta informação a mais olhanenses.
Vítor Matias

Anónimo disse...

até houve um menbro da" oposição " psd que passou de professor a constuctor, e que aberrações ele conseguiu que lhe aprovassem,tal personagem até pagava as cotas do seu bolso para os militantes da JSD irem votar nele.quem será?

Anónimo disse...

Mó, nã isso nã é verdade. Nã é o Prof. Alberto? Pois nã. Atã o moço faria uma coisa dessas! O moço toda a vida tem lutado para levar o PSD ao poder e defender os interesses de Olhão.

Mó, só estava a brincar.
Atã como nã conseguiu o poder (se tivesse conseguido, nã sei se nã seria pior que o PS), juntou-se ao poder para resolver os problemas da família.
Tem avonde

Anónimo disse...

ouvi alguém aqui comentar (senão me engano este comentador foi alguém que já foi da cor do sr.vitor matias)que tinham havido eleições livres na acaso.pergunto eu, não foram essas eleições impugnadas?

Anónimo disse...

ouve eleições para a acaso e essas foram impugnadas.veremos o desfecho.