quinta-feira, 1 de outubro de 2009

BARREQUINHAS SUL- QUE FUTURO?

As Barrequinhas Sul estão em rota de colisão com os grandes interesses económicos do projecto Marina-Village e com a leitura que Francisco Leal faz do desenvolvimento do concelho, não lhe incomodando servir interesses alheios em detrimento do cidadão olhanense. Embora não haja plano de pormenor para a zona é certo e sabido que o estudo encomendado acabava com a sua existência, comprometendo-se a autarquia ao realojamento das famílias ali residentes.
Na mensagem ao eleitorado, Francisco Leal, promete a construção de 56 fogos de habitação social, só não dizendo onde e a quem se destinam. No entanto pela pratica dos últimos anos é fácil supor que os destinatarios sejam os habitantes das Barrequinhas, até pela vergonha que tem demonstrado em relação ao seu povo. Assim os "feios, porcos e maus" não se misturarão com os forasteiros, esses sim, gente bonita.
Neste contexto, cabe aos residentes das Barrequinhas questionar a edilidade quanto ao seu futuro, porque está em causa a sua relação com a Ria, principal meio de subsistencia da maioria dos moradores e que a materializarem-se as nossas suspeitas serão dessinseridos do seu próprio habitat. Mais, ainda devem questionar a confirmar-se o que aqui dizemos em que condição serão realojados: se como proprietarios tal como o são, ou se como inquilinos e neste caso quanto teriam de pagar de renda. A posse daquelas casas foi feita de geração em geração e os moradores têm toda a legitimidade para se oporem aos ditames do ditador Francisco Leal. Basta-lhes pôr os olhos ao que fizeram com os moradores dos pré-fabricados e a enormidade das rendas que agora pagam.
Se Francisco Leal não der uma resposta convincente, os moradores das Barrequinhas ainda têm a opção de não votar em quem deles tem vergonha e pretende escondê-los para norte longe dos olhares mas também da Ria.
VAMOS À LUTA!

12 comentários:

Anónimo disse...

Pinto da Costa presidente do FCP é recebido dia 4 na CMO por Francisco Leal. Não sei quem agradece a quem mas é um facto que a agora Urbanização Elite ex Cerro Azul, fez a entrega provisoria da urbanização sem que estivessem reunidas as condições para que tal pudesse ser feito. Cabe ao erario publico, todos nós, pagarmos todas esta vassalagem.

Anónimo disse...

com que vejo com quem te comparo.
se o xico, vai ter uma entrevista com bimbo da costa é sinal que o homem da fruta, prepara outro golpe em Olhão.
no tempo do bonança foi o cerro azul em troca de um jogo treino do sco e o fcp.
ficou bem o antigo presidente,e ficou bem bimbo da costa.
agora com tanta cedência de jogadores ,não é de admirar que o xico que entregue as chaves da cidade,pois os negócios do futebol em olhão estão em franco progresso.
o pior é se nõ ganham as eleições.
ai é que a CMO vai pelos ares no dia a seguir a não ser que os cndidatos façam uma auditoria externa ás contas e negócios da CMO nos ultimos meses e anos.
caso contrário vai haver ou um incêndio nas instalações da CMO ou um grande roubo.
pois há documentos que tem de ser destruidos.

Marreco disse...

O Cardoso, morava nas casa pré fabricadas. foi realojado juntamente com dois filhos.
Actualmente paga uma renda quase simbolica de 17€ mas em contrapartido paga 30€ de agua e saneamento basico. Eu quando vi o recibo que ele tinha para pagar constatei que lhe estavm a cobrar 26m cubicos de agua ou seja 26 000 Litros por um mês o que da´quase 1000 litros por dia, disso ao Cardoso par não pagar e reclamar ele na segunda feira foi á CMO e ainda tentou reclamar mas disserram-le que éra aquilo que o contador marcava éra aquilo que ele tinha que pagar e o Cardoso pagou.
Algo está mal

Luis Pedra disse...

a prosmicidade do futebol profissional em olhão é digno de figurar junto ao que é impensavel,senão vejamos.
o estádio jose arcanjo foi doado ao sco,para a prática sã do desporto pela juventude de Olhão,por J.Arcanjo um apaixonado do SCO.
o que aconteceu,para acontecer o contrário?
a especulação imobiliária, aliada à ganância dos homens que tem dirigido o SCO, nos ultimos tempos assim levou que tal fosse possivel.
Mas para isso tudo a CMO teve o seu grande quinhão de culpa ao permitir lotear um espaço desportivo,para isso tem servido o presidente da A.G. do SCO que é ao mesmo tempo presidente da A.Municipal de Olhão.
Filipe Ramirez de seu nome.
Por outro lado o Estádio Padinha desapareceu,dando lugar a uma grande superficie comercial,ou seja mais uma vez o património do SCO vai desaparecendo,não se sabe que sai benefeciado com isso,mas que não são os socios do sco lá isso não são.
estamos numa altura de impasse,entre quem vai ocupar a presidência da CMO,para ver os negócios que irão aparece no conselho ligadosa mafia do futebol.
uma coisa é certa quem subiu de divisão foi o SCO ,quem levou amedalha de ouro foi o presidente do SCO que tem feito esses negócios todos.com a complacência.e a ajuda financeira, da CMO nas recentes obras do J.Arcanjo.
Ainda está por esclarecer o porquê que os prédios na zona norte do padinha, aquando da morte do construtor não tinham licenças de construção.

Anónimo disse...

Quando aparecem aqui os comentários ao SCO, referem-se á equipa B do Futebol Clube do Porto, não é?????

Anónimo disse...

O problema não tem que ver com o SCO mas e tão só com a possibilidade de negocios como os do passado como o Cerro Azul. Pinto da Costa era socio no empreendimento e a paginas tantas deixou-o não se sabe como nas mãos de Oscar Cruz. Certo é que passados muitos anos e depois de terem permitido as construções a autarquia fez a Recepção Provisoria da Urbanização e agora na impossibilidade de contactar a empresa é a autarquia quem tem de suportar os custos de acabar aquilo em que outros ganharam o dinheiro. A pergunta neste caso será a de se saber se vamos ter mais algum negocio deste tipo pois a frente de mar é muito apelativa.

Anónimo disse...

Bem, só faltava o ridículo de virem aqui defender o património arquitectónico das barrequinhas sul.

Tanto criticam as casa ilegais e agora defendem as barrequinhas. É mais uma genialidade dos autores deste blog.

Casas ilegais, sem condições de salubridade, desrespeitando todas e quaisquer regras e leis da construção... um gueto de tráfico, prostituição e pedófilia ... já ha muito que deviam ter levado com um buldozer em cima...

Sò é criticável se ainda forem dar casa aquela gente que vive na ilegalidade ... quem trabalha não tem direito a nada.

ol disse...

Este imbecil deturpa tudo. Não se trata de defender aquilo que lá está. Trata-se, sim, de se saber em que condições os vão mudar. São pessoas habituadas a ter o seu espaço próprio, que construiram as casas com os seus próprios braços, que vivem ali há gerações. Não é pegar nelas e atirá-las para um sitio que não gostem e sem lhes dizer quanto é que vão pagar. Não é fazer como fizeram com o pessoal dos pré-fabricados. Há que ver quantas pessoas compõem os agregados familiares, que tipo de casa precisam, em que condições vão morar e quanto vão pagar.
Como vê, seu imbecil, ninguém está a querer defender qualquer ilegalidade, nem ninguém está a defender que as pessoas não tenham uma casa condigna. Você, seu estafermo, sabe que é mentira aquilo que está a dizer ou então tem que ir para a escola aprender a ler e interpretar um texto

Anónimo disse...

Vê-se mesmo que conheces as Barrequinhas-Sul. As casas ilegais aqui denunciadas são de interesses de patos bravos, não são de gente pobre e trabalhadora ao contrario do que afirmas. E estas têm passado de geração em geração. Aquilo a que te referes não é aqui na zona. Lixo nesta cidade é feita por gente como vocês, que criam guetos para lá colocar pessoas.

Anónimo disse...

O anónimo das 23.50 deve ter no lugar da cabeça, uma abóbora.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 23:50m..não sei se sabe mas a maioria das casas das barrequinhas sul estão legais e continuam a ser dados pareceres positivos aos processos de legalização pedidos pelos moradores..não sei o que a camara quer fazer..não pode fazer nada.Secalhar a pressa foi tanta em aprovar a estrumeira Village que se esqueceu da zona atrás..o que inicialmente começou como uma pequena favela, com ruas em q por x só passam 1 pessoa, em que nunca ninguém das camaras Ps se preocupou com condições de higiene, marginalidade e exclusão..só agora se tornou motivo de vergonha..pena é que os pobres,desprovidos,marginalizados não se revoltem..em todo o país esses são mais numerosos que os patos bravos..só com 1 revolta é q isto dava uma volta..

Anónimo disse...

MUITO BEM DITO!