sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O candidato burlesco

O sr. engenheiro técnico agrário, de seu nome Francisco Leal, com ocupação habitual o exercício de presidente da Câmara de Olhão nos últimos anos apresenta “a sua disponibilidade para continuar a trabalhar em prol de melhores condições”link  
para que Olhão seja cada vez mais madrasta dos olhanenses.


Na  sua mensagem-carta aos eleitores, em caça-votos num estilo de vendedor de banha-da-cobra, aparece a fazer promessas já azedas de velhice requentada, como a do Parque Urbano de Olhão com 15 anos.
Promete construir mais um hotel (para além do Real Hotel), aparthotel e campo de golf “que permitirão aumentar a criação de emprego e riqueza no concelho.”,  assim como os 1200 empregos no Rias Shopping.
Nem uma palavra para os cidadãos terem palavra.
Para a requalificação da frente para a Ria, a construção do Parque de Feiras e Exposições, os olhanenses ficam excluídos de consulta e debate prévio. É “ eu quero assim, gramam assim”.
À transparência na administração autárquica, responde: “eu sou o cacique”.
“Muita Determinação, Competência, Honestidade”, determinação que se confunde prepotência de ditadorzeco que não acata decisões judiciais, competência trocada por incúria e desleixo, honestidade por mancomunação com os interesses imobiliários.

62 comentários:

taxista da praça de olhão disse...

tem muita razão,no que dizem, o leal promete mas não cumpre vejam a questão do toldo dos taxistas,há anos que promete mas nada faz.

Anónimo disse...

mom ió gajes do olhão livre ,essa foto está desatualizada.
os patos bravos ,resolveram que um homem forte dos grandes negócios do futebol,ele e o dos pópós, tem de aparecer de gravata.
por isso o xico já mudou de fronha 2 vezes,e já repararam nos efeitos visuais da fotos e da realidade,nem parece a mesma fronha.
tá o papel em monte na campanha do xico,o pior é se não ganha as eleições,sempre quero ver,como será.

Pencas disse...

burlesco? só é pouco.tem destruido a vida dos mariscadores e viveiristas com a merda que manda para a ria,o esgoto do T é um autêntico nojo.olhão está em ruinas.e a ser descaracterizado,com o aldeamento da estrumeira,mais parece ~habitação social a preços descontrolados.
ao contrária da do amigo coelhone dólhão, que que é o unico autorizado a construir a preços controlados .mais uma vez o polvo socialista a funcionar em pleno.

Anónimo disse...

http://ultimahora.publico.pt/noticia.aspx?id=1403412.caiu mais uma falésia agora na praia do cavaco silva,ou seja na praia de stª eulália
será que a d,valentina calixto a amiga do leal,vai dizer que a culpa é do sismo? ou das marés vivas.
pena que a derrocada não tenha sido quando o cavaco passeava por lá.
assim já não o tinhamos de o ouvir na televisão a não dizer nada .

Anónimo disse...

Como é possivel que um tipo como o raul coelho se abalize a falar de uma pessoa como o presidente leal nos termos em que fala? deveria este raul coelho fazer um exame de pesicreatia para saber se está no seu juizo perfeito.Penso que o adminisrador deste blog não vai apagar este meu comentário porque tambem tem qualquer cidadao o direito de defender quem quizer assim como a democracia que temos (e que não foi obra nem do raul nem do partido do raul)permite que quem quizer fale o que quizer de quem quizer

Anónimo disse...

então e o esgoto do T o leal não fala de como e quando vai acabr com aquelea vergonha?
o raul tá doente ?doentes estamos todos, e o leal além de doente é MENTIROSO e bicho carpinteriro.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12 e 19: Deve estar muito enganado quanto à forma como apareceu a democracia em Portugal. Se vamos por aí, muito mais teria o P"C"P a reinvindicar do que o P"S".
Nós apagamos os comentários que entendermos que se apaguem e não são os senhores do P"S" que nos vão dizer o que publicamos ou deixamos de publicar.
Mas, indo directo ao assunto: você não contraria nada das questões levantadas. São mentira? É mentira que o Parque Urbano do Brejo já está previsto no PDM desde 1995 e que só surge agora porque Leal cedeu aos interesses do imobiliário na Quinta de Marim? É mentira que o Ria Shopping foi apresentado como criando 1200 postos de trabalho? Onde estão eles? E as outras contrapartidas como a cobertura da Rua do Comércio? Ou foi só conversa para que os cidadãos aceitassem "aquilo" como sendo uma coisa extraordinária para Olhão? Leal não se comporta como um ditador? É mentira? Responde quando é questionado? Não! Então que raio de democracia é a dele que, só quando precisa do voto é que sai da toca, todo sorrisos? É mentira que a democracia do Leal é a da servidão a alguns interesses, interesses instalados mormente do gente do P"S" e do PSD?
Tudo indica que a câmara vai mudar de cores. Não se sabe se para melhor ou para pior. O P"S" deve perder alguma Junta de Freguesia. Quer dizer, a situação está a ficar mais complicada do que se supunha e no estertor dos últimos dias vem aqui atirar-se a quem não concorre. Porque será que o P"S" não atira uma única pedra ao PSD? Não pode! Sempre estiveram conluiados através do Alberto Almeida. Não é o PSD que se prevê que ganhe as eleições? Então porque não se atiram a desancar? Boa sorte

Anónimo disse...

Há um discurso salazarento por parte dos membros do partido do poder autarquico, confundindo-se com a famigerada união nacional. É a atribuição de culpas da pessima gestão autarquica, com maiorias absolutas, aos partidos da oposição.Esse discurso está gasto.Tambem aqueles não queriam a participação das populações nas tomadas de decisão em temas que à comunidade diz respeito. É caso para se dizer que o saber veio à reboleta de S. Catarina, bateu no bate-estacas e em Olhão ficou. No futuro, sem Leal, como vão os olhanenses viver? Santa ignorancia a destes artistas da politica local

Anónimo disse...

Fui convidado para uma festa dos simpazitantes do PS, logo à noite. Na ausencia de motivos deve ser para afogar as magoas nalgum barril de cerveja.

NEVES disse...

Caros Olhanenses,na visita a este espaço, confronto-me com as mais virís asneiras que em política local já foram ditas.
Que credibilidade tem o autor e comentadores anti-democratas, de achincalharem quem tanto tem feito pela nossa terra.
Já não bastava esse grupo de maldizentes e anarcas do somos olhão,que congeminam com as forças ressabiadas da oposição olhanense, comunistas,e bloquistas, mrpp´s.
Que ganhem eleições, mas com melhores propostas, não com mentiras, calúnias,inverdades.
O Partido Socialista é um espaço democrático, todos têm direito as suas opiniões, nunca nenhum dos frequentadores deste espaço ouviu ou ouvirá, tentativas de lancar boatos infundados sobre as outras candidaturas, pela parte do PS.
Lanço-lhes este repto: Porquê com tantas suspeitas, nenhum partido opositor,e concorrente, pede auditorias C.M.O., SERÁ PORQUE?
Conforme acusam e insinuam,pelo menos nunca vimos ninguem ser investigado pela justiça, tanto a nivel de vereação como noutros cargos de responsabilidade autarquica, meditem nisto, e não lancem suspeitas infundadas, Olhão tem a agradecer.

NEVES ( MILITANTE SOCIALISTA Nº 1023)

Raul Coelho disse...

sr. Neves, não pedem auditorias, porque os resultados envolveriam e responsabilizariam e implicariam todos os partidos e pessoas de todos os partidos que tem estado nos diferentes órgãos autárquicos, Câmara, Ass. Municipal e Juntas.
A falta de transparência verificada na gestão da Câmara, que até mereceu numa decisão judicial condenatória,o apodo de caciqueira, é prenunciadora de corrupção, ou pelo menos de forma inegável do seu encobrimento.
E de processos, fique a saber que correm, desde no Tribunal de Contas, junto do Procurador da República no Circulo Judicial de Faro, no Tribunal Administrativo de Loulé, no Tribunal Administrativo Central, na Comissão Europeia, no Tribunal Judicial de Olhão, etc.. fora os inúmeros autos de notícia levantados pela Brigada do Ambiente da GNR.
É quase para se dizer que a Câmara na pessoa do seu presidente, Francisco Leal, só ainda não é um fora da lei porque a justiça é lenta.
E eu, autor deste artigo, que teve a liberdade de comentar, sou também um dos aurores de todos estas processos, que não vão parar enquanto não for feita a justiça.

Unknown disse...

Por favor, digam, publiquem o que o Partido Socialista,Bloco Esquerda Partido Comunista quais são as propostas desses senhores, deixem-se
dessa conversa que o Blogue só perde credibilidade, transformem o blogue num centro de debate de ideias.
Para bem dos munícipes de Olhão e da
democracia, deixem o sectarismo.

Anónimo disse...

Sr. Neves parece que não gostou da fruta. Se de facto não gosta do que lê; se não gosta do comportamento da oposição então porque carga d`agua vem aqui? E pergunto-lhe ainda se é tudo mentira como diz porque razão o ainda presidente não mete na jiutiça uma queixa contra os autores? As violações do PDM, a emissão de licenças de habitabilidade sem elevadores, os alvarás falsos, a anulação de concursos para admissão de pessoal, é tudo mentira? Está visto que mais mentiroso que você só mesmo o presidente

Anónimo disse...

O comentador das 12.19 deve ser do Pc pois foram eles quem recomendou os tratamentos de psiquiatria para o Chico na ultima assembleia municipal, e talvez tivessem razões para isso.

L. Guia disse...

ó srº neves de tão puro socialista (a acreditar em si)1023,esclareça-me só um facto: joão soares(filho de mario soares)não é militante do seu ps?
é que esse senhor é a voz visivél de um papelucho que os socialistas editaram sobre o candidatoà CMO do B.E. ,as palavras dele na sic e no blog dele são bem esclarecedoras do que o ps queria que aparecesse na net,mas que não tiveram a coragem de assumir.
se não acredita consulte o blog de joão soares,e verá.
pena que o candidato do b.e. não tivesse a coragem de denunciar esses ataques à sua pessoa,mas que foram reais lá isso foram.
também o autor da celebre carta a denunciar o que se passa na CMO ,foi benefeciado com a divulgação da carta pois subiu de categoria e hoje faz parte das listas do ps no concelho de olhão.
mas o que hoje é verdade amanhã deixa de ser quando convêm aos interrese pessoais.
já agora pergunte ao leal se o pavilhão e o estádio municipal estão construidos em terrenos que deviam ser da CMO, mas que a CMO não exerceu o direito de posse,e hoje estão nas mão de um poderoso grupo de especulção imobiliária.

Raul Coelho disse...

Para o Hugo e todos os outros.
Acabei de colocar um post no O Bate Estacas de onde pode ser direccionado para os programes dos concorrentes autárquicos.
Amahã aqui no Olhão livre também será possível o mesmo.

c.m. disse...

ó huguinho como é que vai a revista da CMO?
sempre vai à festa à noite à do rolha? é que no mail que memmandou não deu para perceber se a festa era para afogar mágoas,ou fazer contas.
é preciso levar calculadora? é que no outro dia não fiquei com a certeza se era eleito ou não.
no entanto eu vou à noite a festa no rolha.
espero que a policia não apareça a chatear como faz à cdu e ao b.e
pois dizem que não se pode fazer barulho depois das 22h.

Anónimo disse...

Ao Raul por quem eu tinha uma certa estima tenho que dizer que hoje cada artigo que lê dele fico mais triste,e porquê?tu mano raul homen que sempre me pareceu sério dizes a peito cheio tudo o que te vem á boca,deves ponderar as palavras porque nem tudo o que dizes é verdade e muitas das coisas que falas vão acontecer mas levam tempo e o leal não é dono das instituções por isso ele promete fazer mas tu sabes bem que há coisas que não dependem de quem promete.Tambem te digo que não sou comunista nem sequer tenho partido mas no sentido figurativo o que disse a teu respeito mantenho por que acho que não és aquele homen que pertencia a um partido que até por vezes eu gostava de vêr alguns comicios e nunca vou esquecer aquele em que o camarada ARNALDO MATOS encheu o cinema aí sim eras o verdadeiro raul coelho que falava democraticamente e em quem nós miudos acreditavamos e admiravamos-te.Por tudo isto peço-te como teu amigo de há mais de 30 anos que deixes de atacar o leal da forma como o atacas porque deves combatê-lo politicamente mas não o ofendes na sua pessoa um abraço do sempre amigo MANO RUI

Anónimo disse...

Há pouco escrevi sobre o raul coelho e pensei ficar por aqui mas ao ler o comentário do a.terra sobre as barraquinhas sul a encentivar as pessoas a revolta não resisti a escrever umas palavras :parece mentira que passados tantos anos ainda conseves a mesma veia revolucionária dfeixa -te disse e faste um homen com h grande não digas mentiras as pessoas porque elas tem que sair dali para habitaço~es condignas porque merecem já chega de viver na merda

ol disse...

Estes mocinhos do P"S" andam mesmo preocupados. É o huguinho e o nevesinho que não tendo como fazer passar uma mensagem vem aqui porque até não gostam disto. Dá vontade de rir. Mas estes mocinhos não são capazes de explicar o inexplicável. Nós sabemos porque é o socialista de longa data Queiroz não quiz fazer parte das listas, sabemos também porque é que o Hilário não quis. Sabemos porque é que outras pessoas que muito deram ao P"S" são agora esquecidos por jovens imberbes e oportunistas que só procuram tacho. Meus meninos, não embarcamos no vosso jogo. Há mais coisas para vir a lume. A Procuradoria e a Judiciária logo vão aparecer e depois vamos ver se é verdade ou mentira aquilo que temos dito.

NEVES disse...

Tinha decidido, que não voltaria a este espaço, pelo que atrás referi, mas já que alguns comentadores lancaram novamente atordoadas ao nosso Presidente e ao partido no qual sou militante, aqui estou para rebater.
Senhor RC,fiquei a saber neste momento que é o autor das atrocidades politicas que descreve.
CHUTOU a bola para fora quando lhe
coloquei a quetão da transparencia, então não há responsaveis na camara ? quais outros partidos,se o senhor tem tanta certeza do que escreve, responsabilize quem de direito,vejo que não consegue arranjar responsaveis, o que o senhor faz são perguntas há justiça.Acuse, concretize, formalize, pessoalise essas suas e demais suspeitas,ou vai levar a vida a suspeitar e não concretizar o que quer que seja, porque são infundadas as suas e demais suspeiçoeo senhor rc diz que apresentou varias queixas ainda não vimos ninguem condenado, reconheço um pequeno incidente com agua da piscina municipal, mais nada, para o rol de acusaçoes que faz é gota de agua na sua aberrativa argumentação.
Quero lancar-lhe um aviso,repare nisto, algum poderá arrepender-se do que escreve, o feitiço pode voltar contra o feiticeiro, espero que tenha compreendido.

NEVES

rc disse...

sr. Neves
clik aqui e depois diga que são perguntas.
Também compreendi perfeitamente o seu aviso, não é o primeiro.

Atento disse...

leal foi condenado por Litigância e Má Fé pelo tribunal administrativo de Loulé.
não sabia?então informe-se.
e foi por um juiz não foi por um tribunal popular.

Anónimo disse...

ó soice 1023 do FC Porto vai catar bimbos prá strumeira da câmera na vêz que tás aflite com o 11 dotóbre

Anónimo disse...

força
falar assim é que é para pôr esta corja asilada na Câmara em sentido

Zeca Diabo disse...

este neves deve ser chefe na secção de obras

Anónimo disse...

BAR aberto esta noite à do rolha,com a presença deste cacique.
e cacique porquê? porque amanhã há um debate com o resto dos candidatos e o cacique leal foi o unico que rejeitou o debate.
aliás é seu hábito fugir ao debate de ideias isso é se ele tem ideias.hoje o baile da bordaleira não é só na avenida,é também á do rolha,com a presença do cacique leal.
podem beber à vontade e afogar as mágoas em imperial pois o PS paga.
quem diz o ps diz os patos bravos que estão a subsidiar a campanha do cacique leal.já vai em duas mudanças de cartaz.a fronha é a mesma mas numa está com gravata.como os capos,devem estar

Anónimo disse...

moss mas nao era a do rolha que os ma-linguas ja tinham as cervejas pagas quando la iam molhar a goela?

Unknown disse...

É pena levam o tempo acusando quem não concorda ou melhor dizendo discorda das vossas opiniões, Por favor perguntem aos candidatos o que vão fazer se elegerem vereadores sobre o DESEMPREGO, sobre IMI sobre IRS quais as taxas que entendem aplicar.deixem-se de tricas.

C.A.SOUSA disse...

Este comentário é na essência dirigido ao comentador NEVES.

Intervenho neste momento neste espaço, porque senti o tom ameaçador deste Senhor. Não deixa de ser curioso, tanto no tipo como no conteúde, igual ao que seu chefe de fila me fez em Quelfes Srº Neves.
Azar, neste caso, foi o feiticeiro, que se voltou ao feitiço, percebeu?
O seu tom ameaçador,não me intimida
assim como ao seu chefe de fila.
Eu compreendo que ande nervoso,mas daí confundir a realidade, com invenções, vai uma longa distância.
Nao merece que perca muito tempo a enumerar as faltas de transparência
da instituição que o Senhor defende com tanto fervor, porque são publicas, publicitadas, e fundamentadas.
Posso garantir-lhe, mesmo que aqui venha todos os dias ameaçar, quem denuncia e luta pela transparência
não nos vai calar.
Já agora porque é recente e aproveite, diga ao seu( dono), que pessoas que têm e mantêm vinculos contratuais com a camara, não podem concorrer para lugares ilegiveis, a transparência continua, já viu? Srº Neves !

Donax TRUNCULUS disse...

Hó Huguinho, quando é que o P.S. muda o horário na ASSEMBLEIA MUNICIPAL, para o publico formular perguntas ao executivo.

É que o publico só pode intervir no fim da assembleia, e isto dá lá para 1 da manhã, é tarde para quem tem de trabalhar no outro dia, OU SERÁ DE PROPOSITO ?

DONAX TRUNCULUS disse...

Hó Huguinho, pede ao F.RAMIRES,que não seja tão rigoroso nos tempos que alguma oposição tem para falar 5 minutos em A.M. É POUCO TEMPO.
Tal é a vossa democracia !

a.terra disse...

Ho Hugo aquilo que andas à procura já n+os esquecemos. O que pretendes é desviar a critica ao teu patrão, mas tem sido ele quem nos governa e se governado há bué de anos.

Quanto aquilo que tu falas das taxas estás muito seguro de ti, ou sejas tens informação previlegiada do teu patrão ou não tivesse ele encomendado um estudo, que nos custou a todos nós cerca de 25000 euros, sobre a viabilidade das mesmas. Falou em baixas mas na realidade prepara-se para as subir e queres que venha a oposição dissertar sobre algo que vocês encomendaram.
Mas já que queres musica aqui vai disto: porque não explica o teu patrão e alguns lideres da oposição como aprovaram em assembleia municipal de 24 de abril de 2008 apenas com um voto contra, o regulamento de taxas de ocupação dos espaços publicos em que os comerciantes pagam 25 euros/mês/m2, ou seja uma só mesa de café pode custar entre os 300e os 600 euros por ano? É mesmo de quem promove o desenvolvimento economico do comercio tradicional de Olhão

Anónimo disse...

explique lá o huguinho e nevezinhe qual a razão que há comerciantes nos mercados de olhão que há anos que não pagam renda?
não sabiam então précurem ao marinhe dos trapes.

NEVES disse...

Srº C.A.SOUSA

Não vou entrar mais neste blog, nem se quer alimentar ou promover os vossos pontos de vista, não retiro uma virgula ao que disse,e já vi que me dirigi a um RC (autor)apareçe o Senhor a defender o que é indefensavel.
No que refere ao termos ameaçadores
tambêm lhe digo o mesmo, porque me pareçe que é da mesma tez do autor.

Este espaço está contaminado, só tem a perder com pessoas como o Senhor e o Autor.

BOA NOITE.

Anónimo disse...

tá o barulho em monte à do rolha.
podem chamar a policia?
ou esta tem ordens para hoje não actuar naquela zona?

a.terra disse...

Mano Rui não estou minimamente preocupado com a sua apreciação dos meus textos nem a si se dirigem mas a pessoas que não obtiveram o seu grau de realização na vida. Em ponto algum do texto se recusa o direito a uma habitação condigna e o senhor antes de falar deveria perguntr às pessoas se querem sair dali. A autarquia tem a obrigação de começar pelo recenseamento dos agregados familiares para perceber que tipo de fogos deve construir. Deveriam contactar os moradores e dialogar com eles procurando uma solução tão consensual quanto possivel. E já agora digo-lhe que era possivel construir no mesmo sitio, fazendo o respectivo enquadramento paisagistico. Qualquer outro tipo de solução é como digo querer correr com as pessoas da zona, é ter vergonha do seu proprio povo, é descer-se muito baixo na avaliação que fazem dos outros apenas por terem uma tez cortida pelo sol.
Se não tens sensibilidade para perceberes o que se passa com as pessoas, não vem mal algum ao mundo, e não me incomoda nada que me chames revolucionario que o não sou mas desejava ser. Passa bem.

Anónimo disse...

Moss ió 1023, ió Huguinho, ió mano rui atão vocemessês na vêem que isto é um blog de opnião e que acima de todos até pela responsabilidade que têm estão os autores, Qal credibilidae qal carapuça isso tem que ver é com o cada vez maior numero de leitores. Atão na queriam publicar a carta do mano chico aqui deste blog. Catem-se e tratem-se.

Anónimo disse...

DEVEM TER ORDENS PARA NÃO ACTUAR, SE FOSSE O BLOCO OU A CDU JÁ ESTAVAM EM CIMA DO ACONTECIMENTO.

Unknown disse...

Pois a respostas do Ramires e do Leal eu já as conheço bem agora a do Castanheira do Abundio e do Pereira é que é preciso saber e isso deve interessar às pessoas do Blogue, posso tar enganado mas deve ser assim
vá perguntem-lhe?????

ol disse...

Oh Huguinho: vê lá se percebes uma coisa, são vocês quem está no Poder, são vocês que aprovam e desaprovam as coisas. Não tem tido a maioria absoluta? A única coisa que exigimos dos outros é que tenham coragem de impor transparência na gestão da "coisa" pública.
Quem não deve, não teme. Se o P"S" e o PSD e talvez a CDU não devem, não devem temer uma sindicância a toda a câmara, doa a quem doer. Só assim se saberá se houve ou não trapaças longo dos anos. Até aqui só temos motivos para desconfiar e temos levantado questões que o vosso chefe se tem recusado sistemáticamente a responder.
Mas também lhe dizemos que se houver alteração nos destinos da câmara, nós vamos continuar a questionar, vamos continuar a denunciar, seja com o Abúndio, seja com o João Pereira ou com o Casatanheira.
Você deve ser muito miudinho ou, então, tem falta de vista. Será que ainda não viu aqui nenhuma critica ao PSD ou à CDU? Só não terá visto ainda em relação ao BE porque o BE ainda não chegou "lá", porque quando chegar e mostrar a mesma transparência que vocês, certamente que iremos morder-lhe nos calcanhares.

Unknown disse...

O meu avô ofereceu-me um sabonete mas disse-me sempre não uses com toda a gente sim netinho.''''

Anónimo disse...

Moss oh huguinho, tiveste a fazer serão? Foste pró banhito com esse sabonete? Para lavar o quê? A fachada que querem manter?

ol disse...

Para Mr. Hugo: Quando você fala das taxas, fala porque tem informação que os outros ainda não tem, o que é normal. A câmara encomendou um estudo sobre o mesmo. Terão, os outros partidos, conhecimento desse estudo? Não! É essa a vossa técnica. Guardam as coisas para tentar comprometer os outros. Esse estudo custou a módica quantia de 41.125.00€, dinheiro dos nossos impostos. Para quê? Para ver se nos podem sobrecarregar mais no futuro, não é?

http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/ajustedirecto/detail.aspx?idajustedirecto=80845

Anónimo disse...

A Câmara de Olhão bem precisava de um engenheiro tecnico agrario, não para a presidencia, mas para chefe dos jardineiros; este não sei se teria perfil para o lugar uma vez que seca tudo à sua volta como o eucalipto. Mas se pensar que para aparar relva como estava a fazer ontem por detraz do Novo Estadio e mais uns servicinhos, a empresa F.Sousa Neto já mamou este ano mais de 130.000 euros, valia a pena correr o risco. E ainda por cima a partir de dia 11 o homem pode ficar desempregado.

Anónimo disse...

Ao Hugo:
1-O timing dos textos do Olhão Livre são da responsabilidade exclusiva dos autores, que não cederão a nenhuma forma de pressão para alterarem o que pretendem fazer, ainda que nada esteja previamente combinado. Porque Olhão precisa de mudança a minha opção passa pelo detentor do poder; se amanhã surgir essa mudança e não fôr consentanea com o interesse dos olhanenses cá estaremos para o combate, prevendo-se mesmo a continuação dele muito para além das eleições.
2-Não estando filiado em nenhum partido nem pretendendo substituir-me a eles, quero dizer-lhe que o PS e Francisco Leal têm muitas culpas no cartorio. A construção a custos controlados está isenta de taxas e daí os seus preços serem significativamente mais baixos e com credito bancario assegurado e pestações mais acessiveis aos cidadãos. Porque não a promove Francisco Leal? Fomentaria o emprego e ajudava a manter as empresas de construção. A logica de Francisco Leal é apenas uma: sem teceitas das taxas da construção como viveria a autarquia? Pois é, o problema está no conceito de desenvolvimento sustentavel do sr. desleal. Mais, porque não se substitui aos proprietarios das casas degradas, e as não manda recuperar, dando assim trabalho a pequenos empresarios da construção civil.
E repare que foi o sector que mais sentiu os efeitos da crise, contribuindo drasticamente para o aumento da despesa em sede de segurança social,e reduzindo as receitas como o IVA e IRC. Desemprego é problema que Não está nas preocupações deste ainda presidente.

Anónimo disse...

Uma coisa é certa levantaram uma série de questões sobre o JP mas quando poderiam questionar-lhe de cara a cara fugiram todos,porque o homem esteve lá cambada de cobardes.Só por isso já não acredito em nada do que vi escrito e vou dar-lhe o meu voto.Afinal têm medo é do homem.Segundo eu sei ele na última Assembleia foi lá e enfrentou o Leal de frente e quem ficou nervoso foi o Leal.E agora quem também fugiu foram todos menos ele e o Castanheira.Andam falando em voz baixinha mal do homem mas enfrentá-lo de frente tá quieto ó Maria Amélia.Cobardia é o que eu chamo a isso.

Anónimo disse...

Falam Falam, mas quando é preciso agarrar o touro pelos cornos fogem.

Anónimo disse...

Boas tardes.
Penso que a existência de um blogue, ou um chat , ou coisa parecida, fosse útil para a nossa cidade de Olhão.
Sendo eu pessoa , de nenhuma côr politica,mas nunca deixar de ficar indiferente sobre os problemas do nosso país e nossa cidade, realmente há comentários desnecessários.
Afinal este blogue serve para se falar e arranjar soluções positivas no concelho ou para lavar roupa suja?
Certos comentários , até poderão ter a sua razão, mas desculpem , por mais razão que têm , acabam por perde-la...Porque em vez de ser um blogue com caracter construtivo acaba por ser um blogue anti presidente da Câmara de Olhão.
Mas será que a nossa câmara nunca fez nada bem?
É colocar , no blogue , os papeis das campanhas anteriores , para os habitantes vejam o que foi prometido e não foi feito ou outras folhas que esteja escrito que se tenha comprometido com alguma coisa, "as palavras leva o vento"
Inovem, mudem, dêm ideias concretas sobre determinados problemas , não sejam mesquinhos, aproveitem a liberadde e o tempo da melhor maneira.
Estou de acordo a que se chame atenção dos contribuintes olhanenses, das coisas ilegais que se passam na camara.

Anónimo disse...

POIS VOU VOTAR EM BRANCO NAS ELEIÇÕES, INFELIZMENTE NENHUM CANDIDATO MERECE CREDIBILIDADE

a.terra disse...

Ao comentador das 14.40:
Só em parte concordo consigo. A publicação dos programas dos partidos concorrentes está neste momento na faixa esquerda da pagina inicial. A pesquisa dos programas passdos é possivel noutros locais. Se devemos ter uma postura pela positiva ou negativa depende apenas da postura do interlocutor. Foi o ainda presidente da Câmara quem recusou o dialogo, mais o senhor informe-se e compreenderá a forma despota, ditadorial mesmo com gere os destinos da autarquia. Em tempos que já lá vão o municipio de Olhão aderiu à Agenda 21 Local para que a sociedade atraves das suas organizações representativas se pronunciasse sobre o desenvolvimento do concelho e veja o que sucedeu. Este presidente tem duas atitudes distintas conforme as conveniencias do momento. Daí e porque estamos em periodo eleitoral e vamos escolher quem vai dirigir os destinos da autarquia tenhamos uma atitude muito critica a quem cometeu tantos erros. Não temos qualquer ao fazê-lo como não abdicamos da critica aos demais partidos se fôr necessario. Quando a autarquia abrir as suas portas à participação no processo de consulta e decisão então contarão com a nossa participação.

António Paula Brito disse...

Já agora, relativamente à boa fé democrática do candidato Eng. Leal, julgo que é preciso dar a devida importância ao facto de não ter sequer respondido ao convite que a APOS lhe dirigiu para participar num debate, este último dia 3 de Outubro, com os outros candidatos.
Eu até admito que ele ache que é melhor estar a distribuir canetas e aventais e restante publicidade na rua em vez de ir a um debate mas, no mínimo, por uma questão de boa educação, deveria ter respondido com alguma desculpa, mesmo que fosse mentira...
É que não responder a um convite para debater e expor-se aos cidadãos é mais que má educação: é uma postura de desprezo pelos cidadãos e pela cidadania.

ol disse...

Ao anónimo das 14: Se for ver como se iniciou este blog, poderá constatar que até eram coisas coimezinhas. Mas, logo nessa altura, as provocações dos "socialistas" não se fizeram esperar e, claro, as coisas foram-se transfigurando. Entretanto apareceu o "Somos Olhão" que questionou o presidente da edilidade sobre vários assuntos aos quais se recusou a responder. Naturalmente e porque havia suspeitas de irregularidades, houve denúncias ao Procurador Geral da República e ao Tribunal Administrativo de Loulé, onde ele acabaria por ser condenado por litigância de má fé. Penso, ser este tipo de actuação, o suficiente para sermos anti-Leal. No aspecto das promessas, o que ele propõe são coisas do passado, são coisas com 14 anos, como o caso do Parque Urbano do Brejo ou mesmo a Variante Norte à 125.
Quanto à obra feita, o presidente enche a boca com a Biblioteca Municipal e o Auditório. Não sou contra a cultura. Pelo contrário. Entendo é que há outras prioridades. O edifício da Biblioteca foi construído com uma determinada função e à custa de homens que labutavam no mar. Hoje, se um pescador, de parcos recursos ou de reforma miserável, precisar de cuidados continuados terá de ser deslocado para Loulé, com todos os inconvenientes que tem os transportes para lá, ou para Vila Real de St. António. Será que a Biblioteca não poderia ter sido planeada para ser incorporada no Auditório? Por outro lado, pretende-se que os concertos de música sejam vistos como cultura. Ainda que assim seja. É fazer as contas ao quanto já ficaram as contratações daqueles artistas e depois vamos ver as receitas. Provavelmente vai achar que se está a tornar demasiado pesado para o erário público. Com 2.400 desempregados e montes de gente a viver do rendimento mínimo, não acha que é um ultrage gastar-se o dinheiro dessa forma? A propaganda do P"S" fala como se fosse a câmara a levar o Olhanense à 1ª Liga. Hipócritas. Se o Olhanense se mantivesse na Liga de HOnra, o Leal nem iria ao futebol. O POLIS é outra argolada. São os habitantes de Olhão quem mais tem a perder. De um modo geral temos a tendência para só nos preocuparmos quando batem à nossa porta, mas se vosê tivesse uma casa nas ilhas à beira de ir abaixo, provavelmente pensaria de forma diferente. Proporcionalmente são muito mais os benefícios que Faro vai receber e igualmente muito mais são os habitantes de Olhão que vão ficar sem a sua casinha de veraneio. Culatra, Hangares e Farol pertencem à freguesia da Sé de Faro mas a maioria das casas que vão abaixo são de pessoas de Olhão. Quer maior atentado ambiental que são aqueles prédios na Praia de Faro? Porque é que aqueles não vão abaixo e vão as casas dos olhanenses? Não era preferível que se tivesse referendadfo o POLIS e o POOC?

António Paula Brito disse...

Finalmente, não posso deixar de enviar um texto que publiquei no último jornal "Brisas do Sul" onde denuncio uma situação que me parece extremamente grave e expoe o perfil psicológico do actual Presidente da CMO. No entanto, poucos são os olhanenses que dela têm conhecimento:

A descredibilização de Olhão!

No Brisas do Sul de Julho, o Dr. Eduardo Abúndio, candidato do PSD à Câmara Municipal de Olhão, referiu em entrevista, para exemplificar o perfil do actual Presidente da Câmara, o que sucedeu com o projecto de levar o caíque Bom Sucesso ao Brasil nas comemorações de 2008.
Efectivamente, tendo eu também pertencido ao grupo que propôs o projecto à autarquia, tenho provas documentais que confirmam que a incompetência maligna, mas também a má-fé, o aproveitamento abusivo do esforço dos outros para fazer passar uma imagem publicitária falsa de si mesmo, foi constante da parte do eng. Francisco Leal.
No entanto, esta incompetência e má-fé continuaram relativamente a outros eventos das últimas comemorações dos 200 anos, e ainda hoje continuam.
Refiro-me em concreto à viagem comemorativa turística e cultural que o Elos e a APOS organizaram ao Rio de Janeiro, entre 19 e 26 de Setembro de 2008. Atendendo que se tinha tornado visível ainda em 2007 que a autarquia não estava interessada no sucesso da ida do caíque ao Brasil, a APOS propôs ao Elos uma viagem comemorativa, desta vez comodamente e por via aérea, aproveitando as relações privilegiadas deste clube nos dois lados do Atlântico.
Esta viagem, porque não dependia da nossa autarquia, teve sucesso: fomos recebidos pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro no dia 22 de Setembro (precisamente 200 anos depois da chegada do caíque), no dia 24 pelo Cônsul de Portugal, e no dia 25 pelo Elos Clube do Rio de Janeiro.
A viagem só não correu melhor porque a nossa Câmara Municipal de Olhão não enviou nenhum vereador ou um simples funcionário que a representasse, nem deu qualquer apoio significativo ao esforço encetado pelas duas associações que, da forma mais digna possível, representaram oficialmente Olhão no Rio de Janeiro. A ausência da Câmara Municipal de Olhão era tão fora de sentido que frequentemente me confundiram como um “assessor cultural” da Câmara, quando afinal era só o presidente da APOS…
Tudo isto, incluindo a nossa participação mediática na televisão e rádio, está documentado no site da APOS, em www.olhao.web.pt.
Mas o mais importante desta viagem, para além da enorme promoção para Olhão que constituiu o evento no Rio de Janeiro, foi o facto de termos trazido o interesse, expresso logo em decreto legislativo do município, de que o Rio de Janeiro queria a sua geminação com Olhão.
E é aqui que a vergonha da Câmara Municipal de Olhão atingiu o seu paroxismo! Então não é que o Rio de Janeiro, uma das maiores e mais importantes cidades do Mundo, quer geminar-se com Olhão, e o Eng. Francisco Leal não é capaz de fazer um telefonema ou encetar um esforço para agarrar esta geminação!!
O que explicará o facto de, perante esta “sorte grande” que lhe saiu de mão beijada, o Eng. Leal apenas sorrir candidamente (como é seu costume) e nada fazer para concluir a geminação? Será só incompetência? Será timidez?
Talvez seja apenas um problema de egocentrismo político exacerbado, ou seja, um bloqueio mental a tudo quanto lhe seja proposto por outros cidadãos olhanenses, aos quais ele veja não poder roubar o protagonismo…
Seja qual for a explicação, o grave é a vergonhosa descredibilização de Olhão que estes representantes autárquicos nos provocam pelo Mundo fora!
António Paula Brito (mandatário da CDU/Olhão)

CATATAU disse...

A CDU não desiste de andar a fazer campanha eleitoral a pretexto do que não tem texto.
Até serve a viagem náutica ao Brasil que andaram todos a tentar mamar algum subsídio, mas como não havia fundo comunitário para o efeito ficaram-se pelo bate estacas.
O Leal e o Castanheira à beira dágua enjoam de olhos fechados, o Paula Brito e o Abúndio almariam, e toca a arré é que é, à vista da canal do molhe da barra.
Quem teve reconpensa foi a da ELOS, a tal Cativo, que vai pela lista do PS.
Tem de aprender com o João Pereira que lhes deu uma aula prática de política local, no debate - comício que deixou CDU e plateia de boca aberta a concordar.

Compadre Alentejano disse...

Num país democrático, o regente agrícola, sr. Xico Leal, talvez podesse chefiar a capoeira...nada mais...
Compadre Alentejano

AI NANAS disse...

É com estima, que digo isto ao Drº Paula Brito:Concordo com tudo o que escreveu sobre as tropelias do Xico Desleal, só era desnecessário o final da intervenção (mandatário da CDU )

António Paula Brito disse...

Caro AI NANAS

Admito que é desnecessário fazer referência ao facto de ser o "mandatário" mas, como o artigo original saiu assim e estamos em época de eleições...
Prometo retirar este "carimbo" de mim próprio a partir da próxima semana! E é caso para dizer: vou cumprir!

António Paula Brito disse...

Gostaria de ainda deixar um comentário final sobre o PS do Eng. Leal.
Felizmente para o PS há mais que o Eng. Leal: há um património de valores democráticos e tolerância política invejável desde o 25 de abril e até antes.
Mas o PS do eng. Leal em Olhão é o contrário desse património. Transformou-se em Olhão, aos poucos e de forma flagrante nos últimos 4 anos, um partido de poder tentacular e fascistóide.
O actual PS/Olhão é a contradição total dos valores do PS nacional, pelo menos do seu passado.
E infelizmente os partidos qunado estão no Poder, tendem a ser cegos no sentido em que não conseguem com as suas forças internas autocorrigirem a sua prática. Quero com isto dizer que, enquanto houver votos que mantenham no Poder o actual PS/Olhão, esta postura prepotente e fascistóide continuará porque o Partido não tem capacidade de se autoregenerar por dentro. Tem de ser o povo a votar contra, punindo fortemente este PS/Olhão para que ele se regenere! Se o povo não o punir, os bons elementos que se encontram dentro do PS não conseguem fazer valer os seus pontos de vista. É o povo, ao votar contra, que os pode ajudar a mudar para melhor este PS.

Anónimo disse...

A um presidente, na esperança que se torne ex-presidente o mais breve possível!

Foi azar! É o discurso
Que há gente tem logo à mão
Quando faz figuras de urso…
…Tenha havido azar ou não!

Se quem faz a divisão
Em si pensa ao dividir
Fico com a senção
De que vai é subtrair

Se o muito que já roubaste
Dá pra ter´s bom advogado
Ele fará quanto baste
Pra ser´s um homem honrado

À custa do orçamento
Come e bebe muito f´lano
A quem eu, por alimento
Dava palha todo o ano

Há quem come boa lagosta
Inda explica, em altos gritos
Que aquilo de que mais gosta
É de “jaquinzinhos fritos”

Com mais, amigo meu,
´Xplica-me o que quer´s ´xplicar
Lá porque o burro sou eu
Não precisas tu zurrar


Quem não aprende á primeira
Se á segunda quer errar
Nem aprender á terceira…
…Tem que aprender a zurrar!|

Sei que gostas de correr
Também gosto, e só te digo
Que pra mim era um prazer
Um dia correr contigo

F. Leal disse...

olha leal diz lá ao papa que um dos bobys dele foi à mariqueira amador mais uns 7ou8 e fugiram sem,sem pagar depois de mamarem.
enganaram-se na porta e o amador apanhou um dos bobys pois fugiu para o T (aquele do cano da Merda)e ficou encurralado e anestesiado com o cheiro a merda.
ainda tentou jogar-se `agua mas a merda era tanta ao de cima de agua que reolveu entregar-se ao amador,e levar o justo correctivo,e claro teve de pagar o que comeu e não cagou.
é essa escória, que o pinto da costa trouxe a olhão

Anónimo disse...

O CULTO DA PERSONALIDADE OU
VERGONHA CONSENTIDA?

Não deverá ser por acaso que todos os partidos políticos concorrentes nestas eleições autárquicas aparecem nos enormes painéis publicitários que por aí se vêem, com os seus princpais candidatos e equipas. Porque será que o cartaz do PS aparece apenas com o candidato à câmara municipal? Será com vergonha de mostrar a lista? E que dizem os principais dirigentes do PS de Olhão que estão na lista com F Leal para a câmara e não aparecem nesses painéis publicitários? Consentem? Ou não têm opinião? Talvez seja melhor perguntar ao Hugo, ele deverá saber... provavelmente basta apenas mostrar a cara do candidato principal e toda a gente vai em procissão votar esmagadoramente no PS, cuidado meus senhores, olhem que o tempo em que o PS podia por um "burro" como candidato já lá vai, de facto é preciso apresentar propostas concretas que melhorem a qualidade de vida das pessoas e catapultem Olhão para um desenvolvimento harmonioso e sustentado, conciliando o moderno e o tradicional e não como tem vindo a ser feito até aqui. De facto, quando se pretende a todo o custo retirar as pessoas que há décadas vivem nas barraquinhas chutando-as para qualquer lado para não assombrarem os novos ricos que lá perto se pretendem instalar, sem sequer terem tentado recuperar toda aquela zona e enquadrá-la no espaço envolvente, melhorando a qualidade de vida daquelas pessoas, está tudo dito do pensamento socialista do actual presidente da câmara.
E já agora pergunto também: porque será que no tão propagandeado POLIS não foi dado qualquer prioridade à despoluição da Ria Formosa? Também será por acaso?

Gostaria que alguém do PS me respondesse e não qualquer pseudo militante fantasma 1023.