segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Olhão ganhou

Do resultado das eleições um facto é que foram eleitos dois vereadores, Abúndio Martins, do PSD, e João Pereira, do BE, que durante a campanha eleitoral e nos seus programas prometeram bater-se pela transparência na gestão autárquica, abertura e participação dos munícipes.
Do PS saíram para o lixo como monos, João Peres e Mário Gonçalves e entrou gente nova, Carlos Martins, mantém-se Margarida Leal que não deve querer ir para mona e António Pina que não pode, por sobrevivência política, acompanhar caninamente Francisco Leal.
Sem contar com o desaparecimento dos pisa-papéis do PSD, Sebastião Coelho e I. da Luz.
Aos cidadãos olhanenses compete exigir o que prometeram.

63 comentários:

Raul Coelho disse...

Chamo a atenção que com 20 horas passadas sobre o conhecimento dos resultados eleitorais em Olhão, só o BE se abalançou a balanceá-los(link) e a saudar partidos concorrentes, eleitos e eleitores.
Qualquer coisa me diz que são diferentes, posso estar enganado.

DONAX disse...

A Banalização do Inaceitável
----------------------------
Pouco a pouco o inaceitável tornou-se aceitável.É uma hecatombe !É a perversão dos nossos valores fundamentais.Quando os nossos políticos nos mentem e nós achamos que é normal,estamos a aceitar o inaceitável.Quando os detentores de cargos públicos lesam gravemente
o herário que é de todos, já seja desviando recursos para fins privados ou efectuando negócios absolutamente ruinosos e irresponsáveis e vemos nisso normalidade, aceitamos o inaceitável.Quando a imbecilidade,toma o poder e se eterniza como aconteçe na ilha da Madeira e achamos que é normal,estamos a aceitar o inaceitável.
Quando há presidentes de Câmara com problemas graves com a justiça e nada aconteçe,estamos a aceitar o inaceitável.
Quando exprimir a opinião se tornou um acto de heroísmo na ilha da Madeira é uma ousadia no continente, estamos a aceitar o inaceitável.
Temos,nós os cidadaõs, forma de varrer com estes homens e mulheres que prestam um péssimo serviço á democracia? O voto devia ser a nossa arma,a nossa vassoura,mas quando o nosso voto é comprado por um bilhete para um espectáculo ou por um electrodeméstico ou por um favor qualquer, estamos a aceitar o inaceitável.
Afinal estamos num país condenado aceitar o inaceitável !

(Autor)

P.MORAIS

Anónimo disse...

Passei os olhos pelo site da cm-olhao.pt. Fiquei admiradissimo com o artigo referente a um caso arquivado!
Refere o artigo que o Tribunal de Loulé mandou arquivar...
Não encontrei a noticia que o Tribunal condenou a CMO por algo.
Então? A CMO apresenta uma desculpa, mas não apresenta a culpa! Raios...que transparência.
Refere ainda o artigo: "...elementos do grupo intitulado..." e " pseudo-movimento ‘Somos Olhão’." Afinal...que forma é esta da CMO de Olhão se dirigir a um grupo de cidadãoes????
Eu não faço parte, mas acho que demonstra no mínimo muita falta de respeito.
E depois vêm-se que é uma notícia escrita á pressa. Se pretendem desculpar-se e explicar às pessoas, mostrem os artigos da lei onde se possa compreender como não foi, "demonstrasse a legitimidade para a consulta, que se vem entendendo como legalmente necessária..."
Então agora não pode o cidadão comum requerer o que lhe diz respeito?
Acho que que com a nova vereação isto mude!

Raul Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

porque serà que o cacique do xico lela mente?
o xico leal mente porque quer esconder o que se passa em olhão.
ele não diz no site da CMO que foi condenado em loulé? e que recorreu dessa sentença para o trinbunal de 2ª instância em sintra porquê?
quem o está a defender é o drº Rogério Silva,pergentem a esse advogado se é mentira.
mentiros é o xico lela.

Raul Coelho disse...

Para o anónimo das 20:18 e para ajudar a esclarecer o texto no site da CMO, deixo adiante uma nota à Imprensa do SO!sobre o assunto.
Posso ainda dizer que o SO! vai fazer participação do sr.Procurador Menuel Azenha para o CSMP por ter ingerido na campanha eleitoral.

Francisco Leal compromete Câmara de Olhão com as suas mentiras
O actual presidente da Câmara nos seus devaneios em atacar a transparência não hesita em recorrer à mentira para alcançar a sua continuação à frente da edilidade.
Em comunicado à Imprensa e no site da Câmara link tem vindo a divulgar um arquivamento pelo Tribunal Administrativo de Loulé de um processo movido pelo Somos Olhão! trocando  deliberadamente coisas diferentes.
Francisco Leal aproveita a decisão de arquivamento pelo MP do Processo Administrativo nº 4/2009 (ver despacho do MP) instaurado por própria iniciativa do MP que não chegou a sair da sua gaveta, com o Processo nº 436/09 1BELLE  instaurado pelo SO! com o patrocínio profissional do escritório de advogados do Dr. Eduardo Abúndio e que já foi objecto decisão judicial com a  sentença condenatória (ver sentençalink )de Francisco Leal em todos os pedidos do SO! mais um, por iniciativa do próprio Tribunal : a condenação e repreensão por litigância de má fé.
O contentamento mostrado por F. Leal de nada lhe serve, a não ser utilizar a mentira para supostos benefícios eleitorais, tendo encontrado no Procurador do MP do Trib. A. de Loulé um aliado ocasional ou não, mas com oportunidade de decisão, censurável e contrariando as orientações da PGR de evitar decisões com possíveis efeitos colaterais em eleições.
Este sr. Procurador, não decidiu no entanto, ainda, do processo que tem á sua responsabilidade desde Novembro de  2008, por distribuição da própria PGR, relativo ao Aparthotel Colina Verde por motivos que ele saberá mas que vai ter que explicar a demora.
SO! regista que F. Leal dá muita atenção e gasta tempo com uma associação que não existe.

Anónimo disse...

mó de um procurador com o nome de Manuel Azelha o que é que estavas à espera?

Anónimo disse...

Outra vez a conversa do Tribunal, se e do Tribunal deixem o mesmo resolver,isto ja chateia, nao tem algumas ideias para tratar so falam mal, estamos num novo mandato, toda a gente omite, tambem o candidato sr, R C do PP, tem o carrinho na garagem ilegal na zona industrial, e outros mais

Anónimo disse...

Atenção que isto ainda pode dar uma grande volta... Não é liquído que o o PS tenha obtido uma grande vitória, pois segundo as más linguas os partidos da oposição estão a pensar coligarem-se para colocarem na rua a Gracinda e o da Fuseta. E com essa alteração, ficam com a marioria na Assembelia municipal, ui, ui, ui como isto pode aquecer e a AM passar a ser uma grande "tourada" .

Também se sabe que dois partidos já aceitarem, só falta um...

A SEGUIR COM ATENÇÃO, PORQUE AQUI DE CERTEZA QUE SERÃO DESMACARADOS ALGUNS CUMPLICES COM O PS, SE ISTO NÃO FOR PARA FRENTE!!!!

Anónimo disse...

Boas,
Passado 24 horas sobre as eleições autárquicas, e tendo acompanhado de perto a eleição em Moncarapacho, apetece-me dizer o seguinte:
Em primeiro lugar dizer que à 4 anos tinha dito pessoalmente ao Eng. Leal para ele arranjar outro candidato que o não o Joaquim Botinas pois o homem não prestava, mas penso que o Pina (pois o Eng. Leal não pode com o JB), deslumbrou-se com o cinismo ou com o sorriso PEPSODENT do Joaquim e vai de apostar, e que aposta no Joaquim.
Assim toda a máquina do PS – concelhia e da CMO foi colocada a trabalhar em MONCARAPACHO, gastaram-se rios de dinheiro, utilizou-se pasme-se para uma freguesia técnicos de imagem e técnicos de marketing.
Mas esqueceram-se de uma coisa, o HOMEM não prestava…
Assim o APINA pois era assim que ele assinava as dezenas de SMS enviados para os eleitores de MONCARAPACHO, (achava interessante saber-se de que base de dados saiu os números de telemóvel), enganou-se ou foi enganado!
O Joaquim Botinas tem um dom que é o de arranjar conflitos com todos, (tem ideias, algumas poderão ser aproveitadas) mas o dom ninguém lhe tira…
Quando tiver tempo ainda hei-de dizer aqui o que foi feito em MONCARAPACHO pelo PS para eleger o Joaquim Botinas, meus amigos uma loucura…

Anónimo disse...

o que é certo é que os procuradores não deviam de intervir em campanha eleitoral,e este interviu.
nem cavaco silva quis falar sobre as escutas em belem e vem agora essa azelha a fazer uma coisa destas.
ai lela lela,

Anónimo disse...

Preciso é calma estamos a trabalhar para que nada seja igual aos ultimos 4 anos na camarae A.M.
SO falta um partido aceitar a estratégia.

Atento. disse...

tanto silêncio?
será que algum rato comeu a lingua ao nevezinhe( militante 1023 do ps) e ao mane rui.
o informático está de folga?ou está a estudar o perfil do futuro queijo limiano dólhão?

Anónimo disse...

ordens superiores do xico lela, nimgém do ps, comenta no Olhão livre.recebida por SMS.que é pra a caça não ser espantada.
o que significam essas ordens? asordens são deixem pousa-los.

Anónimo disse...

Atento são todas as pessoas de olhão que sempre acreditaram no presidente e no partido socialista meu caro.Se por acaso ,por mero acaso melhor dizendo o j valerio entrou não se pode dizer que foi por culpa do ps mas sim da oposição que não soube anular esses votos que deram hipoteses de esse senhor viga entrar para vereador,estou a referir-me aos partidos cdu e psd alberto almeida recebe um abraço do mane rui

Anónimo disse...

O raul coelho esta a fazer queixa do procurador,mas será que ele não se olha ao espelho e não reconhece aquela figura triste de homen sapiencis,ó mano raul vête bem

Marreco disse...

Agora que já passaram 2 dias depois das eleições, é tempo de analizar friamente os resultados que abixxo transcrevo:

Câmara Municipal
Inscritos - 35.617
Não Votaram - 18.727
Brancos - 476
Nulos - 206
PS - 7.744 - 4 Mandatos
PSD/CDS/MPT/PPM - 4.918 - 2 Mandatos
B.E. - 1.666 - 1 Mandato
PCP-PEV - 1.572
PCTP/MRPP - 308

Assembleia Municipal
Inscritos - 35.617
Não Votaram - 18.727
Brancos - 474
Nulos - 198
PS - 7.136 - 10 Mandatos
PSD/CDS/MPT/PPM - 5.003 - 7 Mandatos
B.E. - 2.106 - 2 Mandatos
PCP-PEV - 1.976 - 2 Mandatos

Assembleia de Freguesia da Fuseta
Inscritos - 2.468
Não Votaram - 1.064
Brancos - 34
Nulos - 6
PS - 612 - 4 Mandatos
PSD/CDS/MPT/PPM - 454 - 3 Mandatos
PCP-PEV - 298 - 2 Mandatos

Assembleia de Freguesia de Moncarapacho
Inscritos - 5.717
Não Votaram - 2.270
Brancos - 65
Nulos - 49
PSD/CDS/MPT/PPM - 1.588 - 7 Mandatos
PS - 1.506 - 6 Mandatos
PCP-PEV - 126
B.E. - 113

Assembleia de Freguesia de Olhão
Inscritos - 13.242
Não Votaram - 7.581
Brancos - 144
Nulos - 63
PS - 2.504 - 6 Mandatos
PSD/CDS/MPT/PPM - 1.513 - 4 Mandatos
B.E. - 763 - 2 Mandatos
PCP-PEV - 674 - 1 Mandato

Assembleia de Freguesia de Pechão
Inscritos - 2.321
Não Votaram - 1.033
Brancos - 25
Nulos - 16
PS - 613 - 5 Mandatos
B.E. - 232 - 2 Mandatos
PCP-PEV - 214 - 1 Mandato
PSD/CDS/MPT/PPM - 188 - 1 Mandato

Assembleia de Freguesia de Quelfes
Inscritos - 11.869
Não Votaram - 6.778
Brancos - 154
Nulos - 52
PS - 2.220 - 7 Mandatos
PSD/CDS/MPT/PPM - 1.247 - 3 Mandatos
B.E. - 890 - 2 Mandatos
PCP-PEV - 528 - 1 Mandato

Marreco disse...

O cocelho de Olhão tem 35.617 eleitores inscritos desses 18.727 não votaram.
O PS ganhou as eleições com apenas 7.744 ou seja cerca de 21,8% dos eleitores inscritos.

Anónimo disse...

OPS ganhou, com os votos do povo, ainda continuam a falar,ou voce esta a querer dizer que o povo e burro, voce e o unico esperto,arre que ja enjoa, ja ganhou,ja ganhou, e viva ao povo Olhananse

Maldonado disse...

Em cada 5 eleitores Olhanenses 1 votou PS, só espéro é que quando o executivo camarario tomar decisõesque nos afectam a todos não se esqueça dos outro 4 eleitores que não votaram PS.

sei que nada sei. disse...

ó maldonade sabeporque ganha o ps as eleições em olhão?
a CMO é o maior empregador do concelho,a maior parte dos empregados são admitidos de forma um pouco clara como aconteceu na biblioteca municipal.
as ipps são dominadas pelo polvo socialista,ond para entrar lá tem de se pedir um favor a um socialista e na altura do voto esse favor é pago.
o concelho de olhão é o concelho com maior nº de rendimentos minimos.
o mesmo cocelho é o de maior nº de rendimentos de reenserçao social,no algarve.
o presidente da stº casa que era do psd,
assinou a comissão de honra do leal,algo se vai passar no centro de dia ali pra pechão.
esse senhor da santa casa não lhe basta mamar uns peixes à borla da santa casa.pelos vistos quer peixe,mais graudo.
as mesas de voto são colocadas de modo a que seja preciso recorrer ás carrinhas das juntas de freguesia,onde quem conduz são candidatos do ps como aconteceu no domingo em olhão.
mesmo assim só 48% dos eleitores é que foram votar.
já não falo dos "faustosos cabazes alimentares" que o ps em campanha eleitoral dizia que distribuia,quando na realidade o que acontece é que o leal nos ultimos meses lembrou-se que havia fome em Olhão e vai de todos os meses distibuir,pessoalmente, uns miseros sacos de plástico de comida vinda do banco alimentar contra a fome.
veremos se no fim deste mês o cacique leal vai distribuir esses 850 sacos de mata fome.
com tudo isso e perderam um vereador,e tivera a escassos votos de perder o 4º,perderam a maioria na assembleia municipal.pois a oposição toda junta tem mais vereadores que o ps.
já sei que os presidentes de junta também contam .mas isso são contas de outro rosário.
no futuro veremos se finalmente a oposição em olhão vai fazer mesmo oposição.
é que não pode haver progresso para o concelho se não houver uma oposição a sério.
pelo menos está à vista e os numeros falam por si.

Anónimo disse...

então e quando é que tiram a fronha do leal das rotundas,ou estão á espera de por outro cartaz a anuciar a "vitória".aquilo é poluição visual. o unico consolo é para as jovens mães, que dizem aos filhos ou comes a sopa, ou vamos passear à rotunda para veres a fotografia do homem feio.é remédio santo, a sopa desaparece em instantes.

L.Rocha disse...

como diz o leal OPURTUNAMENTE

Anónimo disse...

quanto gastou o ps nestas eleições?
em moncarapacho um jantar oferecido para 600 pessoas tudo do bom e do melhor, cartazes, carros. ainda se fala das rendas pagas pelas pessoa do ps e de tintas e outro materiais oferecidos.
de onde vem tanto dinheiro?
quem confirma estes valores?
e descaradamente, todas as obras param na segunda feira...

Anónimo disse...

eu se fosse o João perreira exigia um gabinete do provedor do cidadão para ele.
pois só assim pode lidar de perto com os anseios dos cidadãos.
pode ser que o joã pereira faça algo de novo na CMO.
pode ser a diferença.
também não deve de esquecer em pedir uma sindicância ou auditoria à CMO.para não ser responsabilizado por erros anteriores ,exigir saber quais os terrenos e casas que a CMO tem na sua posse para que não aconrecça como no marina village e no hotel onde os terrenos foram vendidos ao preço da uva mijona e sem concurso publico.
força joão, atira-te a eles antes que eles de engulam.

Atento disse...

joão pereira o melhor que fazes é seguir este provébio chinês
"não vale a pena exaltares-te; basta que te sentes na margem do rio, que o cadáver do teu inimigo há-de passar por ti a flutuar!"...
com a podridão que há na CMO basta seguires este provérbio chinês,e de vez em quando denunciares aos eleitores que te elegeram as patranhas que esse senhores cozinham.

Floripes disse...

o conselho que eu daria ao j.valério era o seguinte: visto que Olhão não tem rio,mas sim a Ria Formosa, que faz parte do PNRF ,e que dentro dessa area há uma serie de condicionantes á construção civil.
nas reuniões de CMO onde ele terá acesso por os cidadãos de olhão terem votado nele pela TRANSPARÊNCIA, como diz nos seus cartazes de apelo ao voto colados em Olhão..
assim que souber que os interreses dos patos bravos querem atingir a Ria formosa É denunciar isso a quem o elegeu,pois foi para isso que as pessoas votaram nele.
basta segir as obras num espaço de 500 metros das margens da ria para denunciar esses ataque á Ria que eles dizem defender.
assim como nos terrenos de RAN e REN. onde os donos dos terrenos nada podem vender e depois de mudarem de nome podm fazer tudo e mais alguma coisa.
estar atento e denunciar as manobras de bastidores é o que basta. a não ser que seja o sá fernandes de Olhão.

Anónimo disse...

Mó má ele fou elete pa verador ou pa prevedor?ei nâ se^, má me pareçe qele é bom ma é pra enganar o zé polvinho

Anónimo disse...

olha lá ó rc o que é que olhão ganhou?
quem ganhou foram as mentiras a publicicade,injuriosaa a quem passa fome.
os eleitos tem todos a barriga cheia.
embora hajam dois vereadores do ps, que tem uma sociedade com negócios negócios de ostras na ria formosa.
pode ser que esses dois novos vereadores questionem o presidente sobre a poluição no concelho que afecta a ria formosa,vitima de descargas popuentes de esgotos domésticos,e do péssimo funcionamento da TAR de poente.
pode ser,pois eu sou como s.tomé ver para querer.

Raul Coelho disse...

Pois é, mas o S. Tomé sempre fazia alguma coisa, pelo menos pensava, o que parece que o anónmo 15,45 não consegue fazer quanto mais "chatear" os vereadores que prometeram a cumprirem ou a desmascararem-se, para sabermos os que efectivamente são honestos.

Anónimo disse...

Ò grande OL que tudo sabes e tudo podes porque é que não deixas ser publicitados os meus comentários e publicas os teus ? eu tambem sou filho de deus ou não? para que este blog seja considerado democrático é necessário que todos tenhamos as mesmas oportunidades ou não? que saiba não ofenddi fosse quem fosse apenas imito as minhas opinoês que não tem que ser do agrado de ti nem de quem quer que seja .um abraço do mano rui

costa disse...

Ao comentador mane rui,este blog,é dos blogs mais lidos em olhão,é um blog de denuncia,e alguma coisa tem servido as nossas chamadas de atençao.
os comentadores são bem vindos,desde que venham para discutir assuntos sérios a maior parte dos comentadores são pessoas interresadas em discutir os assuntos do concelho onde vivem.
mas parece que discutir isso de forma séria não agrada ao poder local,e por isso manda emisários que tomam os mais variados nomes.posso acresentar que em época de eleições o ps destacou um militante seu, para ficar de olho no nosso blog.fez o papel dele, rebateu algumas questões,com ordens superiores agora que a campanha acabou esse militante foi de férias e não é preciso dizer o nome dele,pois até o nª de militante ele quis deixar (embora nós, saibamos que tal nº de militante não existe,em olhão). o mane rui queixa-se que nós não passamos os seus comentários ,olhe eu desde que não ofenda nimguém pessoalmente,coloco os comentários todos,pois penso que as ideias devem ser discutidas.
também lhe posso dizer que por vezes os comentários não chegam ao Olhão Livre,e é normal pois eu já tenho comentado noutros blogs e acontece a mesma coisa.
por isso se algum comentário seu não passou, ou foi por ofensas pessoais ou porque cá não chegou.
Costa.

Anónimo disse...

Gostaria que o MRPP, fizesse uma analise ao candidato do BE, eu estou pasma como gente do MRPP,atura a politica do BE, que saudades do MRPP de outros tempos

costa disse...

pode fazer essa pergunta ao João Galamba,pois ele é membro do comité central do MRPP.
Nós, no OlhãoLivre limita-mos a divulgar o programa de TODOS os Partidos concorentes à CMO para que as suas promessas não fiquem esquecidas.

Anónimo disse...

meus caros ainda está para nascer quem tenha algo qcontra o candidato a moncarapacho pelo PS

força j.fernandes daqui a 4 anos seras presidente

Anónimo disse...

Mas voces so dao pancada no PS,deviam tambem dar noutros partidos,assim e que e democracia, nos temos que ver para todos os lados, assim e que podemos acreditar nas pessoas que fizeram este blog

Anónimo disse...

Hoeje saiu em diario da republic sobre uma discussão publico sobre o futuro de marim alguem me sabe dizer o que é, pois não percebo chinês,

Anónimo disse...

hoje qual portaria?

Anónimo disse...

Para o comentário das 19:01, pergunta aos ex-funciónarios do Botinas talvez tenham algo a dizer.
Se tiver vergonha na cara o melhor que ele faz é ficar a fazer os chás dançante de domingo á tarde na Casa do Povo. O sorriso cinico e as palmadinhas nas costas não enganam ninguém....

Anónimo disse...

discusão publica ?ou é o arranjinho,para o bimbo da costa

sabe sabe disse...

ao comentador das 20h do dia 14h que diz que este blog só ataca o ps.para sua informaçao fala-se,nos corredores da politica olhanense,que o olhão livre foi um dos responsaveis de outro partido não ter eleito 1 vereador.
por aqui se vê que este blog nãoé exclusivo em ataques ao ps.
mas já agora e como você deve ser do ps ,explique-me lá,porque eu não consigo compreender,onde arranjou o ps em olhão tanto dinheiro para fazer uma campanha eleitoral ,que nós imajinamos bem quanto deve ter custado.
a niveis de outords gigantes numca se viu tal em olhão chegaram a mudar 3 vezes os mesmos houve jantares de 600 pessoas à borla,houve ofertas de rosas e segundo vozes de partidos da oposição até dinheiro passado houve.
como é que vão apresentar as contas da campanha?serão sérias? ou vão juntar às europeias e às legislativas onde praticamente não fizeram campanha?
também se fala que as contas serão ajustadas em futuros eventos,que a autarquia vai promover,pois é fácil fazer isso.
a verdade é que os nª reais ninguém vai saber.
ainda quanto ao ps,sempre lhe pergunto existe ps em olhão ou é f.leal que toma as decisões em nome do ps.
só no ultimo dia da campanha surgiu ummcartaz do elenco da CMO completo,de resto foi uma campanha de leal leal e mais leal.mas não nos surpreende pois os ditadores são assim,mas todos eles tem pontos fracos e um dia vão abaixo.e ao que se diz ,não vamos esperar pelo fim deste mandato.
para ver isso.

ai nanas disse...

Há blogs com um grau de sectarismo enorme, Não vale a pena escrever no blog do SENHOR Castanheira "VAI A OLHÃO VAI " porque censura todos os comemtários desfavoráveis.
é só sectarismo.

Atento disse...

bom lá isso é verdade mas o olhão livre não é eesse o caso pois até o leal comenta e nimgém lhe tira a palavra

Anónimo disse...

Depois acusam os outros de tudo e mais alguma coisa.
Então Drº Paula Brito, agora não comenta ? Não o tenho por sectário
por enquanto !

Anónimo disse...

Moss o OLHÃO-Livre é o blog mais democrático que há, todos podem comentar não há censura do KGB.

Anónimo disse...

Mó o Dr. paula Brito está a lamber as feridas da coça que apanhou na campanha eleitoral do BE e a CDU não tem melhor remédio na farmácia.

Anónimo disse...

E o que tem com isso, se o PS arranjou ou nao arranjou dinheiro, e os outros partidos nao e a mesma coisa, tenham do e nao sejam facciosos

Anónimo disse...

e será que pagaram ou quem fez a propaganda é a mesma tipografia que faz a propaganda para a cmo e sabe depois, logo se ajusta contas.

Anónimo disse...

mAS A TERRA ENTÃO ESSA SENHORA NÃO PODIA FAZER ESFORÇOS?mas ela fez a campanha toda e não acusou qualquer esforço.A terra vê bem do que falas pois parece que essa senhora mesmo dentro das horas de trabalho ainda faz um part-time que não exige grande esforço mas sempre dá algum por fora,e esta hem

António Paula Brito disse...

Contados todos os votos das últimas eleições autárquicas, a minha análise como mandatário da CDU é a seguinte: perdemos as eleições claramente porque, para quem acredita como eu, que o actual Presidente da Câmara é um cacique desonesto, inimigo de Olhão e dos seus cidadãos, tem de assumir a derrota quando o vê ser reeleito com maioria absoluta!
No dia das eleições ouvi Miguel Sousa Tavares dizer que a alternância democrática era quase inexistente ao nível autárquico. Em Olhão são várias as explicações para a ausência de alternância democrática:
a) A primeira e mais preocupante é que uma boa parte das pessoas não dá relevância a temáticas como a transparência, a mentira ou desonestidade num presidente da Câmara!
b) Outra razão é que muitos têm algum conhecimento com alguém ligado ao poder autárquico, que alguma vez lhe deu um “jeito”…
c) Outros sofrem da síndroma de Estocolmo: porque são sistematicamente desprezados pelo Poder político, no momento em que recebem um presentinho ou um abraço do sr. Presidente, tornam-se psicologicamente reféns do Poder que os despreza.
d) O colaboracionismo é uma pulsão de sobrevivência muito frequente numa sociedade onde impera o medo, e muitos têm prazer de pertencer à tribo mais poderosa, independentemente da dignidade com que esta exerce o seu poder.
e) A campanha publicitária esmagadora do PS, com a distribuição de milhares de presentes, desde livros de banda desenhada, lápis de cor, caixinhas para pôr os medicamentos, flores às senhoras, latas de tinta, reparação de buracos de rua de última hora, etc., sensibilizou uma parte da população.
Por outro lado, a CDU acreditava que seria possível eleger pelo menos um vereador e, infelizmente não o conseguiu, o que eu explicaria da seguinte forma:
a) José Castanheira apesar das suas grandes qualidades (acredito que seria o melhor presidente da Câmara de Olhão, se lhe dessem esta oportunidade), não é suficientemente conhecido pelos olhanenses. Curiosamente, foi na Fuseta que a CDU teve melhor votação, seguramente porque José Castanheira e os restantes candidatos serem melhor conhecidos neste local (e talvez a mesma explicação possa ser dada para o facto de aqui Francisco Leal ter tido um pior resultado…).
b) O tribalismo, ou seja, o facto de muitas pessoas não conseguirem ver José Castanheira e os candidatos da CDU como pessoas mas apenas, redutoramente, como comunistas, afasta fatalmente muitos eleitores. É frequente ouvir-se que os seus candidatos têm qualidades mas… são comunistas! Se a CDU já tivesse lavado a cara, como fez o Bloco de Esquerda, e tivesse renegado a sua ideologia, seria seguramente mais fácil conquistar eleitores que não conseguem perceber que esta ideologia, por muito anacrónica que seja, não é relevante para as eleições autárquicas.
Posto isto, restam-me algumas consolações:
a) A mais importante é a de não ser responsável pela vitória da desonestidade, tendo dado o meu contributo por pessoas capazes, embora sem sucesso.
b) A CDU em Olhão teve o melhor resultado de todo o Algarve e inclusive aumentou o número de votantes. Não sei até que ponto isto está associado à qualidade dos nossos candidatos e ao facto de alguns eleitores terem sido sensíveis ao apelo de votarem nas pessoas e não nos clubes partidários…
c) Os olhanenses receberam milhares de presentinhos do PS durante a campanha, resultado do medo que Francisco Leal teve de perder a sua maioria…

Raul Coelho disse...

O mandatário da CDU, António Paula Brito, deixou aqui, em comentário, a sua análise aos resultados eleitorais e tirou algumas conclusões com as quais na sua maior parte não concordo, nem sei com quais concordo.
Afirma que “tem de assumir a derrota quando o vê ser reeleito com maioria absoluta!” , ora se bem sei fazer as contas F. Leal não foi eleito com a maioria absoluta, teve 7.744 votos, para a CM, e a oposição toda somada teve 8.464 sem contar com os 476 brancos são um claro e inequívoco NÃO ao Leal e a todos os outros candidatos.
Que a tradução do número de votos/eleitores em número mandatos/vereadores na Câmara não corresponda à vontade expressa é outra coisa, é defeito do método de apuramento.
Pelo que não faz qualquer sentido quando acrescenta “A primeira e mais preocupante é que uma boa parte das pessoas não dá relevância a temáticas como a transparência, a mentira ou desonestidade num presidente da Câmara! “ a maioria dos eleitores votou em candidatos , do PSD+Comp., BE, CDU e MRPP que inscreveram a transparência nos seus programas.
E atribuir a 7.744 eleitores que votaram em F. Leal de somatório de beneficiários do “jeito”, de sindromizados “de Estocolmo”, e colaboracionistas tribais, é pôr muita gente a necessitar tratamento psicológico, moral e ético no redil do caciqueiro.
Não faltarão umas largas centenas de eleitores a que não chegou suficiente esclarecimento, por culpa de actividade insuficiente da oposição, inclusa a da CDU, é que não sendo assim temos é situação de saúde e moral pública não tratado em Olhão.
Com esta leitura e estas conclusões a CDU não conseguirá mesmo sair daquilo que é: uma tribo, onde os males estão lá fora, não dentro.
Vá lá que A. Paula Brito também tem opiniões que não são as da CDU quando receita: “Se a CDU já tivesse lavado a cara, como fez o Bloco de Esquerda , e tivesse renegado a sua ideologia, seria seguramente mais fácil conquistar eleitores que não conseguem perceber que esta ideologia, por muito anacrónica que seja, não é relevante para as eleições autárquicas.

PS:
A. Paula Brito também consegue ver uma melhor votação no candidato Castanheira , para Câmara, na Fuzeta quando teve menos 111 votos que o candidato para a Assembleia de Freguesia.

Anónimo disse...

Ora bem com esses 111 votos de diferença, teria o Castanheira sido eleito.

O resto são conjecturas pessoais.

Só espero que daqui 4 anos vá o candidato da junta,concorrer á camara, será eleito de certeza.

Já agora porquê tanta preocupação com o BLOCO ESQUERDA ?coisa que não se dá no inverso ?

Renovem-se, deixem de apostar em reciclados.

BLOQUISTA disse...

O BLOCO ESQUERDA é um partido recente e orgulhoso da sua postura
em todas as situações, mesmo quando perde assume com limpidez os resultados que o povo lhe impôe.
Nunca transforma derrotas em vitórias,nem sequer tenta arranjar alibís de desculpa para os maus resultados.
Portanto estamos e sempre estivemos de cara lavada e perfumada, e prontos para acolher aqueles que por experiência própia
passaram pela falta de democracia interna que alguns partidos exercem sobre com eles convivem.
Estamos orgulhos nos nossos resultados, era bom que tivessem sido outros para melhor, mas não culpamos ninguem, culpamo-nos a nós própios, isto obriga-nos a trabalhar melhor e aprender com os erros cometidos.
Temos muito a aprender, com a sociedade que é a dos cidadãos livres,transparentes,honestos.
Seremos oposição feroz,ao caciquismo,há falta de transparência, ao amiguismo.
Estes resultados,exigem de nós mais e melhor e vamos trabalhar afincadamente nestes quatro anos para que isso aconteça.
O B.E. tudo fará no apoio aos movimentos de cidadaõs apartidários, que com a sua luta contribuem para que se instale na nossa terra a democracia, e respeitaremos o seu apartidarismo, porque só assim é que nós seremos respeitados.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Há gestos que ficam bem, a não ser que o sectarismo impere.

O B.E. teve a educação de saudar todos os eleitos, e não eleitos.

Anónimo disse...

Afinal a CDU não elegeu um vereador
por causa da votação na fuseta.

111 votos de diferença entre candidato para a junta e camara.

Anónimo disse...

no universo total dos votos,em olhão. o ps teve menos votos que os restantes partidos concorrentes.
mas mesmo assim a maioria dos cidadãos de olhão rejeitam o voto nesses politicos. infelizmente esses codadãos deixam que outros decidam por eles.
o ps em olhão criou todas as condições para ganhar as eleições autárquicas ao longo de muitos anos.
olhão é o concelho do algarve com a maior percentagem de desempregados,e o unico candidato que prometeu emprego foi o leal.
algum candidato teve resposta à solução apresentada por f.leal? não embora sendo mentira as medidas anunciadas pelo leal,pois embora as fábricas que ele prometeu sejam iniciativa de privados,nada é como ele diz,e os postos de trabalho a criar não igualam nem 1/3 dos desempregados da Bela Olhão que toda a oposição se esqueceu nessa campanha.
o leal e a CMO são os maiores empregadores do concelho,as ameaças e represálias na CMO são muitas o leal tem uma rede de bufos organizada, e sabe quem é a favor dele e quem não é,pois qualquer voz que se levante contra ele logo é informado que fulano ou sicrano está a falar mal do leal os de alguém da confiança do leal.
aliás a transferência da funcionária que estava nos urinois camarários,para a limpeza da rua do comércio, por ter sido candidata de um partido da oposição e a prova da retaliação e perseguisão que leal exerce na CMO.
nas avaliações a maior parte dos empregados da CMO que sobem de escalão são da confiança do leal,da uma certa senhora, e do polvo socialista instalado na na CMO.

ou seja existe na CMO uma rede organizada de bufos, pior que no tempo da pide.
pior ainda é que no tempo da pide a maioria eram conhecidos, e embora não se podendo falar,quando esses bufos se aproximavam as pessoas disfarçavam,agora muitos deles,são desconhecidos e muitos mais do que eram antes do 25 de abril.

António Paula Brito disse...

Relativamente ao que rc me respondeu tenho a dar um esclarecimento. É claro que não houve uma maioria absoluta de votos no PS como ele diz, houve sim uma maioria relativa que, atendendo ao método de Hondt, converteu-se numa maioria absoluta de vereadores na CMO.
No entanto, até essa maioria relativa pelo que representou em termos de nº de vereadores, é para mim uma derrota pelas razões já referidas, ou seja, porque parece-me extraordinário que o Eng. Leal tivesse a votação que teve apesar do seu comportamento nos últimos anos!
E explicar este fenómeno apenas acusando os outros, ou seja, a oposição, a CDU, etc., é o primeiro passo para não reflectir e não compreender em que é que cada um errou.
Chamo ainda a atenção que eu actualmente já sou o ex-mandatário da CDU e vou voltar a fazer a minha intervenção cívica de forma independente de qualquer partido. Nos próximos 4 anos voltarei a escolher o mesmo que escolhi nestas últimas eleições: os melhores candidatos, independentemente dos partidos em que se incluem.
E sei que certamente quase todos vão fazer o contrário do que eu fiz: vão escolher de acordo com a tribo em que se revêm e contra as tribos em que não se revêm.
Quanto ao resto nada tenho a dizer para além do que já está dito.

Anónimo disse...

paula brito,vejo que pouco aprendeu.
você que militou tantos anos no ps,não se atreve a denuciar os interrese do polvo socialista.nõ saberá por exemplo que o ps há muito que deixou de ser um partido democrático.para ser um partido de interreses pessoais, sejam eles locais,ou nacionais.
em olhão por exemplo tivemos um presidente da CMO que fez precisamente o que as televisões estão hoje a denunciar que fez o oliveira e costa,ou seja esse presidente da CMO forjou um divórcio ficticio,para não se saber o que ele possuia quando saisse da CMO.ou seja os politicos andaram todos na mesma escola.será que o paula brito não era militante socialista do ps em olhão quando isso acontceu?
por acaso concordou ,com isso? não denunciou isso à população?
outra situação caricata é o ultimo vereador do pelouro das obras depois de ter aprovado o marina vilagge ,ser um dos técnicos dessa obra.
ou seja aprova-se no mandato dele,esse empreendimento, de seguida sai-se da vereação e começa-se logo a trabalhar nessa obra não é esquesito?
muita coisa esquisita há em olhão e no ps, alguma vez o drº paula brito teve a coragem publica de fazer essa denuncia?
o drº paula brito fez um bom trabalho na APPOS,mas a continuar assim vai fazer com que essa associasão desapareça do mapa cultural de olhão.aliás como tudo,o que é organizaçãos , por onde o srº castanheira passa

a.terra disse...

RC tem toda a razão. E não é preciso apresentar grandes filosofias sobre o assunto. O PS tem apenas cerca de 20% do eleitorado e toda a legitimidade para governar, outra coisa é falar em nome do Povo de Olhâo dado que apenas representa uma minoria. E mesmo todos os partidos juntos o poderiam fazer.
A habilidade dos politicos consiste precisamente em transformar as derrotas em vitorias, mas a questão não é essa; por acaso a CDU alcançou os objectivos? Não e só tem de assumir a derrota. Todas as desculpas agora apresentadas são formas de fantasiar; porque não se perguntam onde falharam? A mensagem passou? Não! Apresentaram alternativas concretas às do Leal? Não! Deram algum contributo concreto para sairmos da letargia em que se encontra o concelho? Não!
Desenvolvimento economico, social e ambiente apresentaram algo de concreto? Não!
Antes de apontar culpas a terceiros porque não fazem a vossa autocritica? Acham que fizeram tudo? Pois eu acho que ficou muito mais por fazer do que o apresentado; a apreciação feita é sintomatico de um certo acomodar à situação vigente.
RC tem razão!

Raul Coelho disse...

Bem A. Paula Brito, no último comentário (admitindo que é o próprio e não um brincalhão a fazer-se passar por ele), às 13:29, embaralha e fico na dúvida se ele responde ao que escrevi (a 16, às 23:10).

Diz que o Leal já não teve uma maioria absoluta, conforme tinha afirmado no seu comentário anterior, mas sim uma maioria relativa, não consegue ver que só teve 7.744 votos contra 8.464 de toda a oposição e isto é ganhou com uma minoria de votos expressos. E o resto é da responsabilidade do sr. Hondt resultante da dispersão dos 8. 464 votos por vários partidos.

Mas quanto a aprender com os erros e saber os que cometeram é com os que concorreram e que tirem proveito se lhes aprouver para as próximas eleições.

Mas certamente que a esmagadora maioria dos eleitores não são beneficiários do “jeito , sindromizados “de Estocolmo e colaboracionistas tribais.

Não ver que na campanha eleitoral houve um confronto de meios desproporcionados, de um lado o Leal mais a máquina partidária com meios económicos e técnicos incomensuráveis, com obra feita, pouca e empolada e ainda estando no poder com os meios camarários à disposição frente a uma oposição pelintra, pobre até em imaginação para promessas não seria de esperar outros resultados.

E esquecer que F. Leal esteve durante 4 anos a trabalhar para a reeleição enquanto na oposição, o PSD compartilhava e a CDU tolerava e dormentemente opositava,

É TEMPO DE REGRESSO disse...

Contados os vivos e mortos, isto em termos de votos, e finda a campanha eleitoral, a definição está feita, e nada á a acrescentar os lugares estão tomados.Para os não eleitos é tempo de ocuparem os lugares de cidadão,sim aqueles que lutam pela cidadania, transparência
e contra ainda o caciquismo.
Só com uma sociedade organizada tendo como base os cidadaõs livres e sem o espartilho das ídiologias
se conseguirá confrontar o poder.
Como é possível que depois de mais de trinta anos de governos socialistas e social democratas,tenham aumentado as desigualdades?A corrupcção ?O compadrio ? a explicação está no modelo desenvolvimento seguido,que preveligiou a quantidade em vez da qualidade.
Os programas dos partidos de ano para quatro, ficam esgotados,pouco já dizem de diferente uns dos outros,pouco afrontam o poder.
É tempo do regresso aos movimentos de cidadaõs, que são transversais,abertos, pluralistas,sem estruturas nem hierárquias rigídas, cujo o unico objectivo é a intervenção cívica,baseado nas causas que afligem a população de Olhão.
Temos a nível local o SOMOS-OLHÃO,
é pioneiro neste tipo de intervenção, não se rendeu há partidirite,não se rendeu aos interesses instalados,não procura subsídios,procura sim a verdade, a transparência dos actos administrativos da gestão da coisa pública, isso é que nos move.

Anónimo disse...

A miséria paira na rua, com a abundância publicitária eleitoral.

Anónimo disse...

É interessante ver que nas duas freguesias em que o PS perdeu a maioria absoluta (Olhão e Fuseta) a oposição poderia unir-se para pelo menos impor alguns nomes para o executivo ou para a mesa da Assembleia de Freguesia.
No entanto, o PSD do professor Alberto parece que prefere coligar-se ao PS que à restante oposição.
Ou seja, mais uma vez se vê que votar PSD é quase a mesma coisa que votar PS em Olhão!
Tudo indica que o negócio vai ser feito apenas entre os PSD e o PS!
Vamos esperar para ver...