sábado, 10 de outubro de 2009

ONDE PÁRA O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL?

A construção civil é o sector mais afectado na região algarvia, fruto não só do cataclismo que varreu as instituições financeiras, mas também da falta de sustentabilidade. Neste contexto de crise cabia e cabe às autarquias dar uma mão na ajuda à recuperação económica e social. Como?
A autarquia desenvolve um plano de construções a custos controlados, e chama a si os construtores do concelho dando-lhes a oportunidade da execução dos projectos sem olhar a credos políticos, até para que cada um deles apresenta um projecto de arquitectura diferenciado, combatendo a imagem de bairros sociais. Este tipo de construção tem assegurado financiamento quer para a construção quer para a compra tal a diferença de preços que os separa da tradicional especulação imobiliária. O construtor ganharia menos mas ainda assim o quanto baste para se manter em actividade e esperar melhores dias.
A habitação é um direito social, até aqui elevado a produto de consumo, pelo que o cidadão anónimo não deixaria escapar a oportunidade de arranjar uma casinha com menos peso na carteira, deixando-lhe mais dinheiro disponível para o consumo.
Uma tal politica combateria eficazmente o desemprego num concelho com a mais alta taxa. Sem trabalho não à riqueza, e os trabalhadores da construção civil, ora desempregados, passariam também eles, mais dinheiro disponível para o consumo.
O aumento da capacidade de consumo das famílias olhanenses poderia originar a regeneração do sector do comercio e serviços, abalado também ele pela bola de neve em que se transformou a crise. ´
É neste sentido que uma autarquia preocupada com os seus residentes tem de desenvolver uma dinâmica de combate à crise. Falar-se em desenvolvimento económico e social sem se apostar na criação de riqueza e trabalho, reduzindo às IPSS a dimensão social do concelho, é pura tacanhez politica.
Devem pois os agentes económicos e os trabalhadores subir o grau de exigência a uma autarquia até aqui expectante e sem norte. Olhão e os olhanenses merecem mais e melhor.

17 comentários:

Atento. disse...

é isso que faz o coelhone de olhão habitação a custos controlados, para os mecinhes com cartão rosa.
porque nõ dá a CMO a opurtunidade do mesmo a outors construtores ? ou tem de fazer parte da comissão de honra do leal ,para poderm fazer isso?
o coelhone dólhão além de fazer parte da lista à A.Municipal teve de põr o nome na lista de "honra " do leal.eu chamava a essa lista a lista dos vira casacas e das opurtunistas .
pois veremos nos próximos tempos se o ps ganhar com maioria absoluta quem vai ser favorecido pela CMO em negócios de imobiliário de clubes e outros.

Anónimo disse...

Ouve a terra então eu pensava que podias ter sido engenheiro tal as tuas opiniôes sobre a politica do betão mas agora sou surpreendido com este comentário que vou dizer a todos os olhanense que estava enganado e que afinal terias sido um bom economista.Deixa te de andares a armar-te em esperto saloio e não fales por outros que se servem de ti fazendo de ti um bimbas.Tu nunca jamais em tempo algum da tua vida soubeste orientar fosse o que fosse e agora vens para aqui falar como se desenvolve uma cidade tem vergonha e a partir de segunda feira vamos falar sobre tudo o que tens feito de mal ao leal um abraço do mano rui

Anónimo disse...

A proposta do a terra que ‘combateria eficazmente o desemprego’, teria muito interesse se o desemprego em Olhão fosse pelo menos maioritariamente na construção civil e conexas e não é
Mesmo Assim só combateria a maior parte do desemprego.
Sr. a terra então o sr. é daqueles que acha que a solução para a crise económica e solução para os problemas sociais é estar sempre – eternamente – a construir casinhas para os trabalhadores construtores, a que quer reduzir a população de Olhão, para serem bons consumidores de quê?
Produtos chineses- tá visto

Anónimo disse...

ameaças do mane rui?
deves estar a pensar que com aquela caravna de ontem à noite,quando rsolveram boicotar o comicio baile do b.e(partiram os carros com a carrinha do ps).
deviam era de ter vergonha de ir provocar o b.e.
arruaceiros foi o que foi a caravana do ps ontem à noite.
pensam que ganham a maioria,por isso já estão a ameaçar.
coitados.

a.terra disse...

Ao mano Rui posso dizer que as suas ameaças não me metem medo algum pelo contrario são até um estimulo para continuar a luta até às ultimas consequencias. Os crimes cometidos em todos estes anos de atropelos não ficarão impunes tenha disso a certeza. Mas porque o sr. já aqui comentou com outros pseudonimos acrecentar-lhe-ia o seguinte; dou-lhe toda a razão no que concerne ao pagamento de todos os espaços publicos, mas todos e poderiam ser ao preço que refere num post anterior. O que é publico é de todos nós e devemos pagar por igual até mesmo nos ancoradoures (espaço publico maritimo) onde guarda o seu iate que necessita de uma area aproximada e de acordo com os seus numeros de 2000m2. Não pode desejar para os outros aquilo que não quer para si. Este tipo de comentarios têm o cariz de classe e tipo de gente a que você pertence. Mas venha sempre que saberemos brindá-lo.

a.terra disse...

É pá, este blog dá-me mais canudos que os que são passados por uma certa universidade ao domingo. Por este andar serei o mais titulado não do concelho mas do país. Vê lá se sobram alguns para o RC.

Anónimo disse...

querem mesmo debater o problema do desemprego em olhão?
olhem para a ria e para as pescas de outra maneira.
despoluam a ria façam com que essa esteja limpa de esgotos como os do T ,façam ETARS onde a água em vez de ir para a ria seja aproveitada para a agricultura,e desde que a ria esteja despoluida passa a água de classe A onde deixa de ser preciso o marisco ir às depuradoras,e os viveirista e mariscadores podem a partir desse momento comercializar o producto do seu trabalho,e possibilitando uma imagem de marca.ou seja marisco certificado ,produzido em zona sem poluição.quer um exemplo:amêijoas e mariscos da ria formosa ,como fazem os galegos,e andaluzes que certificam os todos os seus productos
do mar.
mas isso é coisa que o ps não está interresado pois basta olhar para a lista de honra do ps,para ver quem não quer tal coisa.é bom para certos senhores que apoiam leal que a ria continue popluida.
Prata da casa ainda manda muito.

L. Guia disse...

o cacique do leal foi incompetente para acabar com a merda do esgoto do T ,e com o ar infestado com metano da ETAR de poente,como é que vai ser capaz de acabar com a fome ,e o desemprego no concelho de olhão.

J. valério disse...

cdu sem vergonha apela ao voto em dia de reflexão em olhão.basta ir consultar o blog da cdu.para ver quem vota neles mas são tão poucos como é que querem eleger o castanheira?

DONAX disse...

Eu mesmo que tivesse um lugar reservado para o carro,no parque est.Pingo Doce sem pagar um tostão, ou pagasse 1 euro de água, nunca abordaria o problema do desemprego em Olhão desta forma.
Quais as medidas tomadas pela Autarquia,para evitar o encerramento de tudo o que foi fabricas em Olhão?
Quais os apoios dados ao pescadores e mariscadores ?
Quais os apoios dinamizadores do comercio local que autarquia teve ?
Quais os apoios dados pelos mesmos ao encerramento da Bela - Olhão ?
O Francisco Leal que lidera os destinos da CMO. pensa que com a vinda de 30 cientistas, mata a fome que há em Olhão ?Ou que favorecendo meia duzia de patos bravos da construção que acaba com o desemprego na cidade ?ou estará a fazer confusão com o comercio dos chineses, Olhão é o concelho com mais lojas destas criaturas, coisa que eu não vejo com tanta quantidade noutros locais.
Este Governador que temos na cidade não gosta dos comerciantes Olhanenses, estrangula-os com o aumento das taxas municipais,os comerciante de peixe bem se queixam das condicões que têm na higiene,na conservação do pescado que não é vendido no dia, é da responsabilidade dele.
Ou pensa, que os Olhanenses que não têm emprego mas têm fome, que o auditório é comestível, ou como fazer para aqueles que têm vergonha de ir buscar o saquinho de plastico que ele" benevolamente"
distribui, não sou da côr politica do Presidente V.R.S.ANTÓNIO,mas a este de Olhão fazia-lhe bem ir lá aprender alguma coisa,como é de facto uma autarquia governar para o povo, chamem-lhe o que quiserem, mas as necessidades tanto em saúde como basicas estão grande parte satisfeitas em V.R.S.ANTÓNIO, repararem:Pagamento de operações oftalmologicas,dentistas,senhas tiket, para levantar bens alimentares no supermercado,reformados e desempregados com menos 500 euros,a camara comparticipa medicamentos e oculos,livros escolares gratuítos etc etc, honra lhe seja feita, isto é governar para o povo.
Este de OLhão governa para uns quantos, para aqueles que a gente sabe quem são, e deseja correr de Olhão com os naturais segue o caminho de Albufeira, turismo e mais turismo de 5 estrelas, para quem para os Olhanenses não deve ser certeza,para quê postos de trabalho, se fôr igual ao ria shoping vão os Olhanenses ficarem novamente desempregados, a não ser que tenham cartão de sócio.
Por mim já não vou em cantos de sereia com vestido rosa.

F. Leal disse...

é por isso que leal é cacique e foi condenado por isso.

Anónimo disse...

querem ver o futuro desenvolvimento de olhão se o ps ganhar ? basta ver a lista de honra e imajinar onde vão ser feitos as próximas tramoias.

a.terra disse...

Donax o texto não pretende ser a resolução para o desemprego no seu todo mas sim num sector fortemente afectado pela crise. Qualquer abordagem no momento é por sectores porque alguns permitem uma atenuação mais rapida. Claro que o cluster do mar, turismo inclido, têm um papel importante no desenvolvimento do concelho, mas aí joga o factor tempo. Por muito que se defenda a Ria, e também estou nessa, o estado em que a puseram levará algum tempo e até as pessoas têm de viver. As medidas podem ser encaradas no curto, medio e longo prazo. Quanto à componente social estou plenamente de acordo; esta autarquia não está virada para a satisfação das necessidades basicas da população, por falta de sensibilidade.
Não concordo porem consigo na questão dos chineses por uma razão simples, é que os comerciantes portugueses podiam, e alguns fazem-no, fazer as suas compras nos armazens chineses e vender a preços inferiores até aos das lojas chinesas. Tem alguns casos desses e se der uma voltinha no Ria Shoping encontrará muito produto chinês em lojas de nacionais. Não estou com isto a defender o produto chinês mas é o efeito da globalização que os dirigentes mundiais tanto defendem, mas com o qual não concordo e penso mesmo que deveriam ser ponderadas cotas que restabelecessem o equilibrio na balança de transações.

Anónimo disse...

mais de metade dos funcionários da CMO andaram a fazer campanha do ps e foram obrigados a iremmpara a caravana.há um membro do ps local,que é funcionario da CMO, que queria escapar mas foi apanhado a laço.e lá teve que ir para a caravana.
na quinta da margarida andaram a co,ocar o alcatrão à ultima hora para verem se arrecadam alguns votos daqueles moradores.
mas a rotura de água qyue existe há mais de 2 meses na zona das 4 estradas essa não arranjam eles a ebgenheira clarisse não tem competência para resolver o probleam ou está á espera que o batatinha se ponha bom do braço.então e o torres o que faz lá?uma rotura de agua há dois meses dá para ir para o livro de recordes.
a incompetência na CMO é demais desde fiscais de obras que não viram os5 prédios onde faleceu um construtor,que nem um tinha licença nos terrenos do josé arcanjo(negóciosimobiliários, do sco e a CMO muito duvidosos).passando pela casa do barra brita que podia construir 300 metros quadrads e construi 3000.metros.o fiscal devia ser mesmo cego, ou tinha ordens do leal,para ser cego?

Anónimo disse...

o polvo xuxa vai continuar?
vitor lopes vai continuar nos negócios do monta desmonta?
marinhe dos trapes vai continuar a ir ás compras de borla?o guita dos velhos vai continuar a ir á praça buscar comida para casa, e a santa casa a pagar?
o gajo da junta de moncarapacho vai continuar a fazer festinhas?
se o leal se ofende todo, de as plantas das casa serem publicas, será que as imobiliárias vão ser processadas pela cmo, por mostrarem as plantas das casas que tem há venda?
será que o leal vai assumir as facadas que tem dado?

DONAX disse...

Estou completamente de acordo com o tópico "ONDE PÁRA O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL " É UM BOM TRABALHO.

Para A.T.

A minha intervenção dirigia-se essencialmente ao Srº Anónimo das 13.26, que pelo que escreveu ou é NEVES ou anda lá proximo.
Será possível em Olhão tanta gente sofrer de cataratas, como esse anónimo? mas levam anos nisto e não aprendem nada, nem conseguem ver mais longe.
Esse Anónimo ainda duvida que F.LEAL não governa Olhão a pensar nos pobres, desempregados e com carências a todo o nivel.
Não conseguem ver,que alguma intervenção que faz nessa área é sempre com o sentido de tirar dividendos, nisso ele é mestre, e depois aparecem Neves e Anónimos a defenderem estas filosofias " des LEAIS, que se tornam irresistiveis ao comentário.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Quem aprovou as licenças já não la esta mas os outros sim , os que recebi os env branc como as lenhias e outros dá para todos há G e há farta.