segunda-feira, 12 de outubro de 2009

QUEM GANHOU? QUEM PERDEU?

Nestas coisas de eleições, já é lugar comum não haver derrotados. De uma forma ou de outra, há sempre uma explicação para uma vitória que o cidadão comum não vislumbra.

Não restam dúvidas que o P"S" ganhou. Ponto final, parágrafo. Mas ganhou, como? Perdeu um vereador em relação ao mandato anterior. Ganhou com as habituais trafulhices. Já depois de ter terminado a campanha eleitoral, ainda andaram a bater às portas e distribuiram latas de tinta, foram a um lar de idosos. etc. A "oposição" não soube ser oposição. Vejamos alguns exemplos de como poderiam ter feito, efectivamente, oposição: quando se soube que os P"S" foram às escolas distribuir os "kit's" com propaganda do partido no Poder, imediatamente era chamar as televisões e desmascarar a nível nacional o oportunismo desta gente. Quando foram publicadas as listas, no tribunal, os partidos deveriam ter-se preocupado em verificar se havia inelegibilidades ou não e, de imediato, reclamar para a CNE. Não o fizeram. Deixaram que as coisas andassem ao sabor da corrente. Nada de pessoal contra o Botinas mas se durante a campanha tivesse sido divulgado persistentemente que ele não poderia ser eleito ou que havia o risco de ele não poder tomar posse do lugar, caso ganhasse a Junta de Freguesia de Moncarapacho, certamente o P"S" perderia um bom par de votos, fosse para a Junta, fosse para a Assembleia Municipal, fosse para a Câmara.

De qualquer forma ganhou, sem margem para dúvidas, ganhou com trafulhice, mas ganhou. O grande perdedor foi o PSD, embora o BE também tenha perdido. No PSD há que procurar as causas que determinam os sucessivos fracassos nas eleições autárquicas. No BE. não há dúvidas que aquele folheto, que os "socialistas" puseram a circular, teve efeito. Para as Juntas, para a Assembleia Municipal o BE teve mais votos que para a  câmara e o candidato do BE à câmara deve questionar-se sobre como fazer oposição. Deixou que lhe caíssem em cima com tudo e mais alguma coisa, sendo incapaz de ripostar.

Na política, não podemos querer estar bem com Deus e com o Diabo. Há que criticar, há que denunciar tudo o que seja irregular ou ilegal. Não vimos isso durante a campanha eleitoral. Do PSD já era de esperar.  De certa forma da CDU também não contávamos com grandes denúncias. Do BE esperava-se mais.

O cidadão comum já não quer saber do que dizem os programas de cada um dos partidos. Estão mais interessados em saber se é sério ou não, se é coerente ou não, se é capaz ou não. Mas há também outra faceta da política que é a utilização dos dinheiros públicos na propaganda dos partidos que estão no Poder. E ninguém acredita que o investimento que o P"S" fez nesta camapanha tivesse só fundos do partido. Diz-se à boca pequena que parte da propaganda será paga como se fosse propaganda para o festival do marisco. Se é verdade ou não, não sabemos. O que sabemos é que foram utilizados meios desproporcionados por parte do P"S".

A comissão de honra da Francisco Leal é bem a explicação da derrota do PSD...Vamos ver que oposição vamso ter na câmara...

26 comentários:

São disse...

Pois... A minha esperança está nas novas gerações... Espero que daqui por uns anos os eleitores vão tomando mais consciência e pensando mais em quem é, o que pretende, aquilo de que é capaz... Infelizmente, por agora... Pode se ro Verissimo ou o Cruzetas, desde que seja PS, está bom...

ara disse...

São é uma descrente
Manda na tua geração e deixa as novas gerações para elas decidirem por si.
Mas podes preparar melhores e mais meios para as novas.
Fazendo que isto melhore na tua, agora, hoje.
Com os teus 40 anos pensas com os pés e joelhos na cova.

São disse...

Só mesmo em Olhão é que alguém vai analisar o perfil de uma pessoa para comentar a sua opinião. Caricato. Típico. A velha crítica destrutiva tão comum por estas bandas. Ataca-se a pessoa em vez de se criticar a acçção em si. Criticam-se as pessoas pela sua idade, cor, sexo, enfim... O comentário é avaliado segundo a opoinião (mal) formada que se tem da pessoa que o fez... Típico! mas se eu dissesse que era do PS... aí nem que tivesse 90 anos...

A sério, isto é de morrer a rir... :))) Não vejo as pessoas serem atacadas assim em outros foruns que não de Olhão... A sério... Pode haver às vezes uma ou outra boca, mas ao ponto de atacarem assim a pessoa é mesmo a lá Carta da Francisca...

Olhão Leal disse...

Vitória contundente do Partido Socialista em Olhão

Após longos meses afastados da blogosfera, desiludidos com o baixo nível manifestado por grande parte dos visitantes deste blog, a vitória indiscutível do Senhor Presidente Francisco Leal nas eleições que ontem tiveram lugar, tornou imperioso um regresso, se bem que noutros termos.

Afastámo-nos da blogosfera devido aos muitos comentários injuriosos, por parte de difamadores e caluniadores, que mais não pretendiam do que, através destas atitudes de baixo nível, sujar o trabalho e o bom nome que todo o executivo camarário olhanense tem desenvolvido em prol do Concelho de Olhão.

Vários aspectos positivos têm alterado a vida da nossa cidade ao longo deste período, para melhor: desde a emocionante subida de divisão do nosso histórico Sporting Clube Olhanense, até à inauguração do Ria Shopping, passando pela atração de novos pólos de investigação e desenvolvimento, bem como de grandes investimentos no sector económico, turístico e industrial.

A tudo isto assistimos, impávidos e serenos, ao mesmo tempo que uma reles canalha sem cara, mascarados por detrás de um véu cibernético, tentava, a todo o custo, achincalhar a árdua tarefa que o executivo da Câmara Municipal de Olhão teve de desenvolver de modo a poder colocar o Concelho de Olhão nas primeiras carruagens do progresso e do desenvolvimento.
Sim, porque esses outros preferia andar nesse mesmo comboio clandestinamente, sem bilhete.

Diz-se que os olhanense recebem por bem quem vem por bem, mas que recebem por mal quem vem por mal. Ficou ontem demonstrada a exactidão deste adágio popular.

Por isso, apenas nos apraz agradecer e felicitar o Presidente Francisco Leal, bem como todos os Olhanenses que, mais uma vez, demonstraram nas urnas que sabem, também eles, agradecer a quem lhes faz bem.

A todos os outros, são tão pouco e tão pouco representativos do que é Olhão, ainda há muito Rennie nas farmácias do concelho. Aconselhamos um ida à Farmácia Pacheco, ali perto da Câmara Municipal, de modo que aproveitam para dar os parabéns ao Presidente Francisco Leal.
Olhão Leal

ara disse...

Hó São, porque é que você põe visível o seu perfil?
Não é para ser conhecido?
Você não quer que se saiba que tem um filho de 4 anos e que se chama Pedro?
Que tem 40 anos?
Não quer partilhar?
Não coloque lá à vista e para consulta.
Está bem?
O que eu critiquei foi a sua atitude derrotista em que só consegue ver a dupla Veríssimo/Cabides como futuro imediato e deixar para as gerações vindouras a resolução dos problemas de hoje, desde os gerais do homem aos locais, desta nossa comunidade olhanense.
Intervenha, mexa-se, grite ... dê asas`ao sau descontentamento e acredite há soluções, para agora.
De qualquer modo 40 anos é uma idade de pensar jovem.

Anónimo disse...

Há grande OL sempre foste e serás um bom filho da mãe,então agora o leal fez batota? não sei o que queres ,tu que nada fazes a naõ ser falar mal dos outros vens dizer a teu gosto que o ps fez batota .Pensas tu e os teus amigos que as pessoas de olhão são idiotas mas estás muito enganado porque se te submetesses a uma votação de certeza que perdias por mais votos do que o cdu que foi teu aliado enquanto tu quizeste e quando acharam que o castanheira já não vos servia puseram-no a andar .Fica sabendo que não vales nada a fazer comentários políticos e que só sabes falar mal das pessoas que lutam por olhão durante o mandato e que abrigam sob anonimato gente sem guarida para falarem mal de quem querem quando lhes apetece vai morrer longe para não cheirares mal do amigo mano rui

ol disse...

Oh Mano Rui:
Já nos habituámos à sua verborreia. Pela parte que nos toca, vamos continuar a denunciar aquilo que entendemos necessário denunciar. Não gostou? Problema seu! A minha opinião está manifestada e não retiro nada do que disse. Porque será que está tão agastado?

ol disse...

Ao Olhão Leal: Se pensam que vão ter guarida aqui, desiludam-se.

Anónimo disse...

Agastado eu? estou é feliz por saber que vocês foram esmigalhados pelas pessoas de olhão que votaram macivamente no leal.Não tens vergonha de teres sido pos-te de parte? eu enterrava-me se fosse comigo do mano rui

Anónimo disse...

O mano rui tem razão conseguiram colocar na câmara o maior viga de Olhão mas no fundo apanharam uma derrota maior que a de waterloo

Marreco disse...

Moss e ó Mane Rui exzplica lá essa de votar massivamente quando a abstenção se cifra acima de 50%

São disse...

Só ponho o meu perfil visível para me apresentar. Não para ele ser usado para servir como base à opinião. só a opinião deve ser criticada, se não concordamos com ela, e não a pessoa em si...

Quando me refiro ao Verissimo e ao Cabides (ou Cruzetas, ou o diabo a sete) é num sentido pardigmático e hiperbólico... quero apenas dizer que pode ser um homem ou mulher sem qualquer perfil nem pulso para o Cargo de Presidente da Câmara e, desde que seja pelo PS, a votória está ganha.. O Engº Leal até pode ter boas ideias, mas a imagem dele está desgastada e já ganhou vícios

DONAX disse...

Ganhou F.Leal e o PS.
Vamos continuar com desemprego a fome, o taxismo,a corrupção em Olhão.
Descansem alguns apaníguados Lealistas, que o vosso pecúlio está garantido e até aumentado, pelos leais serviços prestados.
Não se pense que esta votação é um cheque em branco de livre transito
para passar sentidos proíbidos e stops, esta votação ainda dará mais força a quem não é alinhado ou socio rosa, de exercer maior fiscalização aos atropelos de que a transparência em Olhão nos ultimos anos ficou aquem do desejado.
Não se pense que em Olhão ganhou a TRANSPARÊNCIA, A CORRECÇÃO,A LISURA.
O que ganhou em Olhão foi o EMBUSTO,o AMIGUISMO,o COMPADRIO !
Olhão caiu na história do capuchinho vermelho mais uma vez, lamento, mas tambêm quem numa terra de cegos quem tem um olho é rei.

DONAX

Anónimo disse...

moss ó DONAX fiquei com esta se és da família dos purgativos do Broclax ou se és taxista na praça de Olhão, se fores deixa aqui o nº do teu carro que é para te tirar a fotografia da tua pinta

DONAX disse...

Não sou TACHISTA, nem me chamo VALENTINA CALIXTO.


Donax.

Anónimo disse...

Este comentador DONAX,está mesmo doente, pensava que o B.E metia dois vereadores e só foi um.
Paciência tome BROCLAX, que isso passa .

Anónimo disse...

Moss desculpem lá o homem um erro de sintaX qualquer dá.

a.terra disse...

Eu penso que Francisco Leal, por mais que discorde dele ganhou e ganhou bem. Utilizou mais e melhores meios mas foi no passar da mensagem que ganhou estas eleições. Apresentou obra feita enquanto a oposição nada tinha a apresentar; apresentou apoio social e a oposição nada; no combate ao desemprego apresentou a criação de postos de trabalho, de privados é certo,como sendo obra sua e a oposição nem alternativas; no plano politico aproveitou todas as deixas como a situação da interferencia do MP e a oposição nã foi capaz de ripostar; distribuiu campanha nas escolas e a oposição a ver navios; na Comissão de Honra a presentou camaleões politicos de todos os quadrantes dando-se ao luxo de apresentar um candidato do BE e muito mais. Leal jogou bem e ganhou bem enquanto a oposição jogou mal e perdeu bem. Não vale a pena carpir magoas, a hora é de arregaçar mangas e recomeçar o trabalho de oposição começando no interior dos partidos; querem exigir transparencia comecem em casa. Leal ganhou e bem.

Anónimo disse...

Há dois piratas, arruaceiros, que comentam aqui e se mordem a lingua morrem com o veneno:

OL / DONAX


Móss ó OL e DONAX vão dar banho ao cão.

DONAX disse...

Ontem foi o dia dos batoteiros,não sei se senti alegria pela vitória da democracia? Ou sentirei vergonha pela vitória dos trapaçeiros,dos sem caractér,dos aldrabões,dos populistas manípuladores, ainda hoje não sei.

Anónimo disse...

Parece-me que as novas geraçoes tambem ja lhe vao tomando o gosto e tambem ja participam nos pseudo concursos ( biblioteca ,lota,etc.)
ja teem o caminho bem aberto; pudera com os maestros que tiveram....
Vitoria "contundente" isto com quase 53% de abstençao e cerca de 700 votos nulos ou brancos e isso que alguns srs. que estao no poder querem---que as pessoas nao votem para se......Façam so uma pergunta ----Porque sera este numero tao elevado de abtençao?
Sera de apoio ao PS? Ao sr.Leal?
Ate conseguiram por o maior viga de Olhao na CMO, a quem se referem? Ao Leal? ao j. Valerio? se o ultimo tivesse usado o mesmo sistema de voçes talvez o resultado fosse outro!!!!!!!Talvez o "camarada" Rogerio Silva que estava na comissao de "honra" tivesse aberto o bico e disse-se quem e que foi eleito nas listas do PS que ele despediu da Caixa de Credito!

Anónimo disse...

A vitoria contundente do PS foi ganhar a maioria absoluta por menos de 50 votos. Onde andava a oposição? A dormir!

Anónimo disse...

No domingo fiquei muito desiludida com os Olhanenses. Tem aquilo que merecem. Viver na parvalheira encostados á miseria desta terra.
Já agora que alguém falou no Olhanense, que subiu á 1º na esperança de trazer mais pessoas á cidade... para dormirem onde? Em Estoi? em Faro? Onde está o lucro á terra?Nos dias de jogo até os restaurantes estão ás moscas...Os adeptos vem e saem a fugir da cidade. Não estou a perceber.

Anónimo disse...

Moss então a CDU queria ganhar o quê ? mudaram o quê ? não mudaram nada, os lugares chave foram como sempre ocupados pelos mesmos.
Tantos independentes e credíveis, foral logo apostar nos reciclados Castanheira e Isabel Marques.
O resultado está há vista.
Continuem assim que ainda o MRPP os ultrapassa.

L.Rocha disse...

sim a oposição andou a dormir e deixou que o xico lela fizesse o que quizesse e como quizesse.
o lela usou as armas todas a oposiçao esteve a dormir e nõa reagiu,~.
os blogs fizeram a papa toda à oposição mas esta não soube aproveitar.
ou seja os blogs deram à oposição, a caixa de fosforo, e os fosforos ,para estes atearem o fogo e o que fizeram ??? nada deixaram molhar o fosforo e o fogo não foi ateado.
se as televisões estiveram em olhão por causa da falta de papel higiénico,onde andou essa oposição quando o ps mandou kits de ofertas,a apelar ao voto no ps, para as escolas do ensino básico,com o intuito de pôr os professores a fazerem a distribuição,como fizeram em algumas escolas da fuzeta,mas que em olhão muitos professores se recusarama o papel de bobos da festa. porque será, que não houve UM só candidato que chamasse as televisões às escolas?
falta de iniciativa? ou estavam anestesiados?e quando o magistrado faz aquela intervenção na campanha,e que a CMO divulga,imediatamente no site da CMO,também estavam a dormir,em pé?
só denunciando largamente essas duas ilegalidades era o sufeciente para o ps deixar cair a mascara e perder a maioria pois ganhou por 50 votos.

Anónimo disse...

Para L.ROCHA

Com tanta clarividência, porque não se inscreve no SOMOS-OLHÃO ?