quarta-feira, 3 de março de 2010

Há 30 anos Mário Soares prometeu a abertura da Barra da Fuzeta.

Há 30 anos Mário Soares prometeu abrir uma Barra na Fuzeta em frente à vila e não cumpriu.
Por causa das promessas não cumpridas de Mário Soares, os pescadores da Fuzeta ainda hoje têm de se deslocar de automóvel ou de comboio para Olhão, para conseguirem continuar a pescar, pois a actual Barra da Fuzeta está a cerca de 3 milhas daquela vila e quase fechada, só permitido a entrada e saída de embarcações de pequeno calado com meia-maré e é preciso que não esteja vendaval para saírem a Barra em segurança.
Hoje a Natureza encarregou-se de o fazer, o mar rompeu as dunas e a Barra está aberta. Quem não gosta disso é o Francisco Leal pois tem medo que o mar afecte as construções dos patos bravos que ele autorizou, na zona ribeirinha da Fuzeta, em terrenos pertencentes ao Domínio Publico Marítimo, a menos de 50 metros do maior preia-mar conhecido. A ilegalidade destas construções vai fazer com que no futuro elas se encontrem em risco com o avanço do mar, mas se a lei fosse cumprida não se corria esse risco. F. Leal tenta agora deitar-nos areia para os olhos e inverter essa situação: mandou construir ilegalmente e agora diz que é preciso fechar a Barra para proteger o que não devia ter sido construído.









Os técnicos da ARH dizem que é ali que a Barra deve ser afundada, pois já ali existiu há 50 anos e nunca colocou em risco a população da Fuzeta; o programa Pólis Ria Formosa tem como objectivo renaturalizar a Ria Formosa. Então qual é a dúvida? F. Leal que pertence à sociedade Pólis Ria Formosa quer contrariar a Natureza e a essência do Programa Pólis? Que diz a isso a ministra do Ambiente Lurdes Pássaro?
Pessoalmente eu digo que F.Leal é um grande Passarão pois fala muito da defesa do Ambiente, mas permite que os Patos Bravos invistam na betonização das margens da Ria Formosa (pois a vista da ria, ainda é o que se vende por bom preço). Foi assim com o Marina Village, é assim na Fuzeta e será assim o futuro em Marim onde já tem projectado um Hotel com 900 camas e construções em Zona de Protecção Especial.
Conseguirá Francisco Leal os seus intentos de defesa do Patos Bravos e da betonização da Ria Formosa?
Para ver as fotografias dos prédios em causa em pormenor, clik em cima delas

58 comentários:

Anónimo disse...

o presidente da CMO quer repor a areia na ilha da fuzeta para ver se no futuro volta a construir a casa ilegal, que ele tinha na ilha da fuzeta.
os patos bravos que estão a constrir na fuzeta são de braga.
quem ali quis construir e desistiu foi o presidente do benfica pois achou que não havia condições de segurança,ou então queria fazer mais pisos 4 não chegava.
estragaram o barlavento, algarvio agora é francisco Leal a estragar a ria formosa.

Atento disse...

uma imagem vale mais que mil palavras,e essas 3imagens, então desmascaram completamente o presidente da CMO Francisco Leal.
como é possivél construir em cima da ria?
quem manda no Ambiente?
quem manda no Parque Natural da Ria Formosa?
quem manda na CCDR do Algarve?
quem manda na ARH?
quem manda no dominio publico maritimo?
ou será que já não há quem mande, e assim o presidente da CMO, como é da confiança do 1º ministro josé socrates, faz o que quer e lhe apetece?

Anónimo disse...

Que belas fotografias para mandar para a imprensa com o slogan:Vá á praia da Fuseta sem sair de casa.

Anónimo disse...

Moss estas fotografias não é na Madeira !Sempre quer ver como o Edil descalça esta bota.

Anónimo disse...

Os Fuzeteiros gostam do PS e das promessas do Mario Soares,e de todas as promessas que o partido Socialista lhes tem impingido, abram os olhos, e para a proxima votem em qualquer outro mas não nessa gentalha de oportunistas, onde o compadrio, reina.

Anónimo disse...

A quantos metros está a maré?Como poderam autorizar estas construções?Isto só visto,porque se formos contar a alguem não acreditam.

Anónimo disse...

Quem comprar um apartamento destes tem direito a um barco de oferta para se poder deslocar,até pode fazer um viveiro de ameijoas na cave.
Pelas fotografias parecia-me a Tailândia Phuket-City com as casas lacustres assentes em pilares dentro de água
Bem talvez não ficasse mal Fuseta-PHUNKET-CITY.

Anónimo disse...

Há 30 anos Mário Soares prometeu abrir uma Barra na Fuzeta em frente à vila e não cumpriu.
Dois anos mais tarde o fiz lembrar nos artigos publicados na época.

L.Guia disse...

ná acreditem ná acreditem,mas agora os patos bravos conjuntamente com o francisco leal, arranjaram maneiras de passarem férias com os pézinhes na agua.
realmente autorizar prédios de 4 pisos dentro de água só na cabeça do leal. mas como slogan dele na campanha o "leal sempre ao seu lado" é vcerdade mas é lado dos patos bravos.

L.Rocha disse...

"francisco leal sempre ao seu lado"foi esse o slogan do ps na campanha eleitoral.ele distribuía ,mensalemente,e pessoalmente, sacos de plástico com feijão massa arroz salsichas e conservas.e dizia que estav ao seu lado depois da campanha eleitoral acabou com essa distribuição embora a fome e o desemprego tenham aumentado drásticamente em Olhão.
houve estufas destruidas pescadores que estão meses sem ir ao mar burracos nas estradas e ruas,ou seja olhão parece uma cidade bombardeada tal é o Nº de crateras que existe nas estradas do concelho e nas ruas da cidade.
mas a tudo isso leal numca esteve ao lado dos olhanenses,e esteve calado e mudo.
agora que a natureza abriu uma barra onde esteve há 50 anos francisco leal preocupa-se não com a segurança dos fuzetenses mas com as aguas da ria a bater nos apartamentos que ele mandou construir pelos patos bravos,pois a barra fica mesmo em frente dos mamarachos que ele autorizou,que se construissem dentro de agua.
afinal as ilações que podemos tirar é que francisco leal está é ao lado dos patos bravos,e não dos pescadores que querem ali a barra,para não se deslocarem para olhão.

TÓ da ilha do farol. disse...

o chico preocupa-se muito com os construtores da fuzeta mas não paga aos funcinários do caique bom sucesso.há mais de 1 ano.
por isso o barco não sai do cais. até para vir do estaleiro para o bate estacas teve de vir a reboque de uma chata do estaleiro.
quem vai esgotar a agua do caique é o engenheiro agostinho pois todas as manhãs vai ao caique fazer essa tarefa.
qual o motivo que a CMO e chico leal não pagam a quem trabalha? já o mesmo aconteceu a um pintos da escola Nº5 que teve de ir a um sessão de câmara para o pina junior resolver o seu problema.
moss ió leal não sejas caloteiro e paga a quem trabalha.
pois sem dinheiro não há palhaços, é por isso o caique bom sucesso em vez de andar a passear as crianças das escolas ,está preso ao cais.
quero ver se quando vierem altas personagens quem vai governar o caique uma vez que a tripulação já entregou as chaves do Barco, como se diz pelos cafés.
pouca vergonha,este leal amigo dos Patos Bravos.
onde anda a quercus e a almargem ,não se manifestam com os aprtamentos dentro de agua?

Lima disse...

Contra á evidencia não há argumentos!
O que é que tem a dizer sobre isto senhor presidente F.Leal? concerteza não vai dizer nada! Mas há aqui um crime que foi praticado, e o lugar dos criminosos é na cadeia! ou o governo faz as leis só para alguns?
Seja coerente com o lugar que ocupa Sr. Engº!

Ze DÓlhão disse...

recado à tripulação do caíque,a vossa situação está para ser resolvida em breve.
pois no Xº congresso da agua realizado pelo grupo pestana no alvor está prevista uma viagem no caique,para mostrar a moliscicultura na ria formosa.

VISITA TÉCNICA 4
Moluscicultura, central de depuração, viveiros e recursos vivos da Ria Formosa no Caíque «Bom Sucesso».
por issoo jaquim vitor e o joão neto não se preocupem pois o engenheiro agostinho só sabe tirar água ao caique,mas não o sabe manobrar.
antigamente o pior era para ir à agua hoje a CMO não tem dinheiro para pagar à tripulação do caique,mas tem dinheiro para por um engenheiro a tirar agua ao caique.
a não ser que contratem um capitão para ir governar o caique.
também não se compreeende porque faz o caique agua se saiu á pouco tempo do estaleiro.
jaquim se fores levar esses moçes a ver os viveres diz lá a eles porque morrerem as amejoas da RIA FORMOSA.
E EXPLICA A ELE PORQUE CHEIRA A MERDA NA BOIA DA MURTINA.

Anónimo disse...

boa fotos para mostrar ao director do PNRF e do ICNB,e perguntar se são só as casas das ilhas que fazem mal?

Anónimo disse...

enquanto a CMOlhão recusa o apoio a uma mulher vitima da violência doméstica,e que teve de ausentar da sua terra natal por o marido pôr em causa a sua vida.
no extremo sotavento do algarve acontece isso proposto po r uma mulher socialista.
Vila Real de Sto. António: Vereadora do PS propõe criação de Gabinete Municipal para a Igualdade
A vereadora do PS na Câmara de Vila Real de Santo António quer criar um Gabinete Municipal para a Igualdade para lutar pela “participação e representação equilibrada dos dois sexos” na vida familiar, cívica, social, política e laboral.

Jovita Ladeira, a única vereadora na câmara algarvia além dos seis eleitos do executivo do PSD, considera que a criação do Gabinete, aliada à nomeação de um Conselheiro Autárquico para a Igualdade, "seria a melhor forma de assinalar o Dia Internacional da Mulher", marcado para domingo.

"A Igualdade é uma área que exige um tratamento prioritário, do qual depende, em boa medida, a modernidade e a qualidade da democracia portuguesa", afirmou Jovita Ladeira, para quem o gabinete permitiria "amparar as vítimas de violência doméstica, crime que tem vindo a aumentar no Algarve".

O lançamento de campanhas de informação e formação, o apoio e o acolhimento de vítimas de violência doméstica, de forma confidencial e gratuita, são algumas das funções que a vereadora prevê poderem ser atribuídas ao Gabinete.

"A criação do Gabinete para a Igualdade irá integrar o município vilarrealense na Rede Europeia para a promoção da igualdade de género e não discriminação, comprometendo-o a promover o desenvolvimento integrado da perspetiva de género e de igualdade de oportunidades nas políticas municipais", disse ainda a vereadora num comunicado. uma mulher socialista.

Neves disse...

más linguas as fotografias são montagens .
então o nosso presidente estava maluco para autorizar a construção dentro de agua?
vocês são é uma cambada de coça calças que só sabem falar mal do trabalho do nosso presidente Francisco leal para o engrandecimento de Olhão.

branca noiva do mar disse...

a fuzeta ainda hoje sofre por causa das promessasa não cumpridas de mario soares e do ps.
com o andar da barra sempre para leste e o seu assoreamento os barcos de maior calado foram para Olhão deixando nessa cidade a riqueza dos armadores e pescadores da Fuzeta.
no tempo da frota da caçada em marrocos o dinheiro abundava na fuzeta mas a maior parte dele era gasto em olhão com o aprovisionamento das compras para abastecer esses barcos para estarem ausentes 2 e 3 semanas.
os barcos que ficarammna fuzeta foram os barcos de pequeno calado e mesmo esses hoje em dia já sãopoucos os que são de armadores da fuzeta que fazem da fuzeta o seu porto.
quem resiste sãoos p+equenos barcos de boca aberta e mesmo assim tem dificuldade em chegar à barra pois essa já se encontra no livramento, concelho de tavira.em frente à timar.
a abertura de uma barra aberta perla natureza se for afundar só pode dar é outro alento aos pescadores da fuzeta e criar novamento riqueza pois nhoje a fuzeta vive à conta do turismo por isso só 2 meses(julho e agosto) é que tem vida o resto do ano são casa e casa abandonadas e á mão dos meliantes que cada vez são em maior numero.
aliás o mesmo acontece em quarteira albufeira e armação de pera .
o presidente da CMO devia lohar mais para os pescadores e menos para os donos dos prédios, que construiram onde não deviam.
se houver um tsunami ou marmoto ou onda gigante como lhe queiram chamar,o que acontece a esses prédios?se já estão dentro de agua então com mais agua vão ficar.
não lhe pesa isso na consciência?
já viu o simulador de tsunamis para o algarve? então veja e verá que não dorme tranquilo.

Marreco disse...

HÓ! Exmo 1023 o que é que diz a isto:
O Festival do Marisco de 2009 custou só em ajustes directos € 428 399,22 (quatrocentos e vinte oito mil trezentos e noventa e nove euros e vinte e dois cêntimos), e quanto um grupo de cidadãos pergunta pelas contas ninguém é capaz de as mostrar, O Snr acho que esta atitude é correcta?

Zé do Mar disse...

Estou estranhando não ver por aqui o J Mateus, será que se pirou com receio da Dª Carminha Pais? é que essa história de vender os melões à senhora, não os entregar, e depois ir vendê-los a outro, ainda vai dar mau resultdo;Deus queira que ela não se lembre de mandar um email contando tudo ao rei de Marrocos.

Anónimo disse...

A C.M.O. deve ser das mais ricas do país! Gastou no Festival do Marisco qualquer coisa como 428.399.22 Euros.Uma artista Daniela Mercuri limpou num dia 60.000 euros.Podem ver no Blog Muro das Lamentações.E depois a edilidade leva meses a discutir o apoio social a uma pobre vitima de violência domestica,então isto não revolta uma formiga que seja.
Grande corja de dirigentes temos em Olhão,Olhanenses pensem bem antes de votar nas proximas eleições se é isto que querem.

Anónimo disse...

No aluguer das cadeiras e mesas para o festival foram gastos 15.452,75 €
talvez tivesse sido mais barato comprar as ditas mesas e cadeira.

Anónimo disse...

Objecto do contrato:
Espectáculo musical de “DANIELA MERCURY” no âmbito do Festival do Marisco 2009


Data da celebração de contrato:


Preço contratual :
65.000,00 €

Prazo de execução:
1 dia(s)

Local de execução:
OLHÃO

Critério material de escolha do ajuste directo:
Alínea e) do nº 1 do artigo 24º do CCP
onde para o nosso dinheiro,e esta heim?

13 000 contos para actuar duas horas é obra,e tanta gente a passar fome em olhao.

Anónimo disse...

Espectáculo musical de “BRANDI CARLILE” no âmbito do Festival do Marisco 2009


Data da celebração de contrato:


Preço contratual :
68.520,00 €

Prazo de execução:
1 dia(s)

Local de execução:
OLHÃO

Critério material de escolha do ajuste directo:
Alínea e) do nº 1 do artigo 24º do CCP

mais dinheirinho,nosso. e depois dizem que os funcionário publicos é que tem de pagar a crise

Anónimo disse...

estes valem o dinheiro,mas mesmo assim porquê tanta diferença? de cachês?

Objecto do contrato:
Espectáculo musical de Xutos & Pontapés, no âmbito do Festival do Marisco 2009


Data da celebração de contrato:
23-04-2009


Preço contratual :
43.000,00 €

Prazo de execução:
1 dia(s)

Local de execução:

* Portugal - Faro - Olhão


Critério material de escolha do ajuste directo:
Artigo 24.º, n.º 1, alínea e) do Código dos Contratos Públicos

Anónimo disse...

a lurdes passaro ministra diz que a obra está legal.será que ela está a ver bem a obra?
ou a passarinha tem falta de vista? ou tambémjá está instruída como estava o antigo ministro do ambiente nunes correia?
quer dizer que se pode construir dentreo de agua?
os coletores de esgotos que estão dentro da ria são para quê?

Anónimo disse...

ali onde estão os prédios em construçao da fotografia da grua estavam plantadas 231 OLIVEIRAS. que foram arrancadas para plantar mamarachos de betão.
tá muito lindo não está?

NEVES disse...

Realmente só um MARRECO da cabeça
não entende que os eventos não são apanágio só de Olhão,há no país inteiro e até com gastos muito superiores.
Então o Senhor Marreco não gosta que os Olhanenses se divirtam?Com estes eventos a C.M.O. dá oportunidade a apreciarem artistas de renove que caso contrario não teriam os Olhanenses hipoteses de verem esta grande qualidade de espectaculos.O Festival do marisco já é considerado um dos maiores eventos do País,Olhão deverá ser falado na imprensa por estes bons motivos,não acha Senhor Marreco ?
E devemos ter orgulho nisto,e não só, tambêm no apoio social,temos um dos maiores auditórios do Algarve etc.etc.Temos um grande Homem á frente dos destinos da nossa cidade
que bastante tem feito por ela,pena é muitos dos intervinientes não apreciarem o trabalho dele F.LEAL.

Neves (1023)

Anónimo disse...

Vejam a diferença
Base - Ajuste Directo nº76529
Objecto do contrato:
Realização do espectáculo musical com o grupo Xutos e Pontapés


Data da celebração de contrato:
04-08-2009


Preço contratual :
38.500,00 €

Prazo de execução:
1 dia(s)

Local de execução:

* Portugal - Faro - Portimão


Base - Ajuste Directo nº66739
Objecto do contrato:
Espectáculo musical de Xutos & Pontapés, no âmbito do Festival do Marisco 2009


Data da celebração de contrato:
23-04-2009


Preço contratual :
43.000,00 €

Prazo de execução:
1 dia(s)

Local de execução:

* Portugal - Faro - Olhão


Critério material de escolha do ajuste directo:
Artigo 24.º, n.º 1, alínea e) do Código dos Contratos Públicos

€4500 de diferença entre o espectáculo de Portimão e o de Olhão.

Anónimo disse...

Deixa tar que o Joaquim vitor também é um belo moço para explicar porque é que os viveiros cheiram a merda... isso com a quantidade de perfume que o gajo põe dissipa a coisa.
Gostava de saber porque é que entregaram o governo do caique a tal personagem quando na verdade existem pessoas bem mais capazes na arte da vela e da marinharia e com mais necessidade que esse senhor para governarem o barco, talvez se prometessem pagar um pouco menos que a exorbitancia de dinheiro que esse senhor recebia , recebe , tem a receber , não me interessa conseguissem juntar a quantia mais depressa e lhe entregassem, depois andor ...ontem com o vendaval que soprava nem as vergas se encontravam em descanso nos suportes, em vez disso batiam por todo lado nos mastros ... enfim ...
O caique foi outro bom esquema de dinheiros publicos dentro da CMO e bastante proveitoso para quem o construi (os estaleiros declararam falência logo após a conclusão da obra, vá-se la saber porque.... para já não falar do custo e como não podia deixar de ser a respectiva derrapagem orçamental , ja da praxe em tudo o que são obras públicas)
Faz-se o barco , sem dúvida um simbolo da cidade incontornavél e que deve figurar , sem se fazer o que menos dinheiro custava ; um plano de rentabilização maritimo turistico que contemplasse todas as actividades possivéis a realizar, (os gajos das caravanas que jogam petanca aos fins de tarde no parque da doca e que andam as voltas pela cidade á procura de algo para fazer, conhecer visitar aposto que quase todos dariam uma voltinha pelo menos a visitar as ilhas no caique ) com a embarcação e ao mesmo tempo um veiculo de divulgação da história da cidade para crianças e jovens de todas as escolas algarvias.não! , em vez disso faz-se uma encenação anual da batalha com os franceses o barco dá duas voltas e três apitos e tá aí a razao de existir de uma obra que custou na ordem do meio milhão de euros,fora as alcavalas e senta-se o turista e o olhanense a beber um café no lázaro ou na gelvi e a contemplar o "barquinhe" a ver as gaivotas a fazer acrobacias entre os mastros e a poisarem nas vergas. sim lá um belo poleiro e bebedouro tem sido o barco , para as gaivotas e outros passarinhos da nossa praça... á deriva segue o barco, e o barco não é so o caique, é esta cidade de olhão que com uma duzia de mentecapos ao leme se afunda a agonizar entre hoteis de cinco estrelas e o cheiro nauseabundo das aguas da ria ....


Marau

Marreco disse...

Exmo 1023
Eu não ponho em causa a realização do Festival do marisco, eu só o questionei se pelas verbas envolvidas não seria mais correcto o povo ter acesso as contas do dito Festival do Marisco?
Ora o Snr não respondeu á minha pergunta e ainda questionou a minha inteligência.

Anónimo disse...

ò marau tens razão esse Joaquim Vitor é um (bom rapaz)socialista,pois só assim se compreende o porquê de o leal o colocar a ele e não a outro naquele lugar.Esta família de socialistas de olhão não é melhor que a de lisboa,parece até que anda a copiar o Berlusconi e a sua equipa. Acácio

Anónimo disse...

Zé do mar o j mateus deve andar a repôr o que já tirou,para não ter problemas com o rei de marrocos e não aparecer com uma manita a menos e Olhão.Chico pencudo

Zé do Mar disse...

Como é que se compreende que esta administração, gaste meio milhão de euros numa replica do bom sucesso, depois o ponha ali no cais para as gaivotas cagar em cima, e no processo arranje tacho para um engenheiro, e dois "falhados", que nada fazem, e se adesivaram ao PS. e o pôvo pague para isto tudo. Eu devo estar a sonhar, porque isto na realidade não seria possivel.

Floripes disse...

O Assalto

Estava eu a abrir a porta de casa quando vieram dois bandidos de faca de cozinha na mão e puseram-se um de cada lado.

Pensei eu:

“Atão. Querem lá ver que me vão arrobar mesmo ao pé de casa? Vão na vão!”

Enchi o peto, voltei-me e arregacei as mangas, cerrei os punhos e fiz a minha cara de mau.

Os malandros, cheios de cagufo, abalaram...

Não levaram nem uma ameixa.

Esta história macaca é dedicada ao Eng.º Francisco Leal porque na outra semana, na crónica que publica no “Correio da Manhã” agradecia à polícia por a criminalidade ter diminuído em Olhão, mas também à minha vizinha Delfina que mora na casa mesmo colada à minha que, faz uns dias foi assaltada eram dez e trinta da manhã.

"assalto" feito ao blog sopros do vento.
desculpa lá o assalto ó ateu,mas não resisti.
pois há cada vez mais assaltos e o passarão daqueles, vem dizer, que cada vez há menos criminalidade em olhão. até a junta de freguesia da grancinda já foi assaltada.

L.Rocha disse...

falam falam mas o negocio do caíque é passar da CMO para a fesnima,assim já podem pagar à tripulação.
e o golpe que já estão a fazer com algumas auxiliares nas escolas do ensino básico em vez de ser a CMO a pagar é a fesnima.
espertos esses moços da CMO e da fesnima,
por isso a fesnima não apresenta contas.
aliás a fesnima está a mudar os estatutos para camuflar esses golpes.
há coisa benitas não há?

Anónimo disse...

Continuem a construir onde não devem, qualquer dia o mar corta a direito vai ao aeroporto e depois á baixa de Faro,e aos prédios do cara dura na fuzeta. já em 89 tivemos esta situação.

Anónimo disse...

amigo zé do mar desculpe lá mas chamar falhados a dois cidadãos olhanenses ,só por estarem a trabalhar e não serem pagos não é de bom tom.
mas a calotice parece que está instalada na CMO pois nem aos vereadores do psd e do b.e eles pagam.nem aos membros da A.M.

insulte quem se abotou com as verbas do caíque pois meio milhão,é muito eurito.
mas francisco leal disse que tinha mandado construir o caíque para ir ao brasil e ficar na história de olhão. o certo é que o caíque passa mais tempo agarrado ao cais que a navegar. mas sempre lhe digo que próximo ele vai navegar.pois vao haver um congresso da agua e vem cá os emportantes ver as amêijoa da ria formosa,e vão no caíque .

Anónimo disse...

a corrupção tem um efeito benéfico na população em geral quando o meu primo, tio e avô...e eu próprio, conseguimos empregos à custa dos nossos amigos, sem quaisquer habilitações para tal. Como quando precisamos de alguma coisa, mesmo no exercício de um direito, temos de pedir "um favor" a um outro amigo, sendo que quem não tem "amigos" nunca consegue ver os seus direitos reconhecidos nem avançar, independentemente da sua qualidade. O problema é que há muita gente a beneficiar da corrupção no dia a dia, sem sequer reconhecer que essa forma de actuar não é a forma correcta de fazer as coisas.
pois custa a perceber como é que querem jogar as casas das ilhas abaixo e depois deixam fazer prédios como esses na fuzeta e no ancão ,mesmo dentro de agua.
qual a diferença entre as barracas dos descamisados,nas ilhas e os prédios dos patos bravos dentro de agua

Anónimo disse...

Só um povo que entra em esquemas normalmente para ultrapassar tudo , burocracia, multas, fisco, etc. é que aceita um Primeiro Ministro como o nosso e um partido que está no poder há 15 anos, nitidamente a usar o dinheiro do povo para fazer os seus negócios. O povo ainda não percebeu que ao ser tolerante com isto é o seu dinheiro que é roubado para esquemas, e que depois quando tudo está no fundo pedem-nos mais dinheiro. Como,? Com impostos novos. Sòcrates não lhe chama aumento de impostos. Sócrates para o povo burro chama-lhe retirar benefícios fiscais. Snr. PM , a isso chama-se aumento de impostos. Olhe que não somos todos burros!
cá em olhão em ano de eleições o f.leal disse que dava 2% do irs aos cidadãos ,acabadas as eleições não dá nada,sendo a crise muito maior.
se isso não é aumentar os impostos e gozar com o zé pagode, então vou ali e já venho.

Anónimo disse...

fui ao you tube e realmente está lá um técnico da ARH a dizer que é ali que a barra deve ser afundada pois já ali estava há 50 anos.
em 1944 deu-se na barra da Fuzeta n situada em frente à estação do salva vidas, um naufrágio do barco do Mestre José Faleiro( pai do Francisco Faleiro),onde morreram 7 pescadores da Fuzeta.e numca a fuzeta desapreceu está agora o leal e a ministra preocupada com a Barra naquele sitio,
os viveiristas não querem sair dali? só tem é de mudar de sitio,pois em primeiro lugar está a natureza e os pescadores da fuzeta. o turismo são dois meses e o resto do ano a fuzeta está deserta.é esse o progresso de uma terra de lobos do mar,os melhores pescadores de bacalhau e do anzol como no tempo das caçadas em marrocos.homens que quase trabalhavam 24 horas por dia e agora a morrerem quase à fome por causa da barra ser longe e não ter condições.
fuzeta sempre.
abaixo os oportunistas que querem é tacho.

Marreco disse...

Amigo anónimo de 5 de Março de 2010 16:08.
O Caíque nunca poderá ir ao Brasil á vela, pois se a nível estético ele está muito parecido com o original, a nível estrutural ele é muito diferente e os seus mastros com as velas desfraldadas partiriam-se facilmente assim que o vento aumentasse um pouco.
São muito poucas as pessoas de Olhão que já viram o Caíque andar á vela.

Zé do Mar disse...

Ao anónimo das 16:08

Amigo já agora diga-me qual é o trabalho que esses dois fazem, porque eu ainda não vi nada embora esteja atento! É pagar-lhes, e rua porque o dinheiro dos contribuintes de Olhão, é ganho com muito suor, não deve ser para sustentar malandragem.

Anónimo disse...

Até que enfim...! Nao estao muito longe da verdade.
Voltarei , até breve
JMateus

Olho Vivo disse...

O quê gastaram meio milhão de euros num barco que nem é capaz de andar à vela sem que os mastros se partam? É uma fraude? estes politicos nunca param de me surpreender!
Nunca se sabe se esse caíque não
vai servir um dia para meter lá politicos corruptos, e mandá-los para onde haja muitos tubarões!

Anónimo disse...

O eleitorado português pediu ao Céu que lhe enviasse um primeiro-ministro inteligente, trabalhador, dedicado, culto, humano e mais uma série de coisas que não posso dizer senão prendem-me mas que vocês todos, que são rapazes e raparigas vividos e inteligentes que lêem o "Sol", percebem perfeitamente quais são mesmo sem eu dizer.

E diz o Céu: "Inteligente, bem educado, culto, pondo sempre os interesses do País à frente dos seus próprios interesses... deixa cá ver... deixa cá ver...

Não temos!

"Ah! Não?---responde o país. "Então... pode ser mesmo um Sócrates!...

Anónimo disse...

Além do mais a casa do salva-vidas
foi construída em direccao da barra
para a saída directa ao mar.
Nao teria outra lógica. Para mais rápido chegar ao local do sinistro.

Anónimo disse...

Quando o JMateus dizia:
VIVA A MISÉRIA !
Quantos caracóis de insurgiram?
O que aqui se tem dito e escrito e pelos crimes cometidos pela CMO?
VIVA A POBREZA EM OLHAO!
Agora vao pedir à FUNDACAO MARIO SOARES dinheiro para arranjar a barra.
JMateus

Tórico disse...

contra a vontade do leal a barra continua aberta, mesmo em marés mortas e eu já saí a barra para ir fazer a minha vidinha.
.querem solução.afundem essa barrra e mandem a areia para formar um cabeço de areia na ria em frente à barra.
e está resolvido o problema dos pescadores da fuzeta.

Anónimo disse...

Enquanto os nossos responsáveis económicos e os nossos empresários continuarem a pensar que as políticas de ordenamento do território e ambientais são escolhos que devem ser removidos do glorioso caminho do desenvolvimento económico estaremos em muito maus lençóis: tiveram anos para se adaptar à lógica da convenção das alterações climáticas e do protocolo de QUIOTO, não fizeram nada e boicotaram todas as iniciativas no sentido de posicionar Portugal favoravelmente, e agora ficam espantados porque afinal a coisa era a sério e existem custos reais na lógica do desperdício a que chamam necessidades económicas incontornáveis.
retirado do blog "Ambio" da autoria de
henrique pereira dos santos

Anónimo disse...

certas figuras legais, o Governo e algumas empresas públicas ganharam o poder de contornar os PDM, os POOC, os POA, os POAP, &c. Com isso ganharam o poder de distribuir mais-valias urbanísticas por quem entenderem, à revelia das intenções dos autarcas. na Ria Formosa no Alqueva, no litoral e nas orlas de grandes cidades a facturação já começou. Mais rendimentos sem causa produtiva, mais desigualdade social, mais desordenamento, tudo sob o pretexto do interesse nacional. É o "doublespeak" no seu melhor.

Anónimo disse...

As leis urbanísticas não só conferem arbitrariedade aos agentes que a aplicam, como ainda permitem que o seu exercício distribua rendimentos públicos (as mais-valias urbanísticas) a entidades privadas. Isto é muito, muito grave.éo que está a acontecer no concelho de olhão onde os patos bravos que se instalaram no concelho enriquecem à custa dos favores da autarquia.
se construir em cima das aguas da ria formosa e em cima de uma estrumeira não é crime?então vou ali e já volto.

Anónimo disse...

Acho que falta pensar sobre um pormenor delicioso: só porque, e apesar de tudo, houve PDM e áreas protegidas - o que tanto parece incomodar os tais "investidores de interesse nacional" - é que estes projectos ainda podem ter à sua disposição localizações interessantes e preservadas! Triste será concluir que todo o esforço que se conseguiu fazer para haver um mínimo de ordenamento territorial e de preservação do património natural mais não foi que a criação de áreas reservadas para quem as haveria de comer...
em olhão isso está à vista onde os naturais domparque nada podem fazere chega um pato bravo e constroi onde quer e lhe apetece.
já consta na fuzeta que o próximo ataque dos patos bravos vai ser a zona do parque de campismo.
é só a crise da habitação passar e verão nascer prédios onde está a unica mancha verde da fuzeta.

Zé do Mar disse...

Ao anónimo das 9:04

Em minha opinião esse parque de campismo é uma aberração, no lugar em que se encontra, Se querem ali um parque, façam um parque que seja para todos, e não só para campistas, o parque de campismo, deveria ser deslocado para o campo,
Usar terreno de primeira localização para um parque de campistas, revela uma pobreza de visão que brada aos Céus.
A propósito, Quem teria sido o cerebro, que autorizou que se tivesse construido as instalações do clube naval de Olhão naquele lugar, Privaram as pessoas de estacionar ali, e gozarem a visão da ria, para pôr ali aquele "mamarracho", que mais parece as instalações de um sucateiro.

Anónimo disse...

ó zé do mar as instalações do GNO não eram ali mas sim no moinho dos sarreas,(que foi doado para ali fazerem as instalações) que existia naquela zona,com a construção da doca pesca e da capitania deslocaram para ali GNO.
sabe a vista do mar agrada a todos que o digamos pescadores do bairro dos pescadores da fuzeta pois é em frente ao bairro dos pescadores da fuzeta que estão a construir esses prédios dentro de agua, tapando assim a vista do mar a esses pescadores.que agora temnma barra mesmo em frente das casas como tinham quando o bairro dos pescadores da fuzeta foi construido.
a tal barra que f.leal quer fechar.

Zé do Mar disse...

Ao anónimo das 17:40

Sabe amigo ontem fui à Fuseta para ver essas construções, e realmente é um espanto que alguem as tenha autorizado. em parte alguma do mundo civilizado, seria autorizado tamanho contra senso, seria o mesmo que ir ao teatro, e a plateia estar virada ao contrario com as cadeiras mais altas á frente e as mais baixas a trás. Que raio de mentes são estas que nos governam?
Quanto ás instalações do GNO, não consigo compreender como o povo permitiu tamanho ataque aos seus direitos para proveito de alguns!

Marreco disse...

Mais uma anedota

Anónimo disse...

mom ió zé do mar então os moçes iam fazer vela para o cerro da cabeça?
tem juízinhe mom ,ou então atira-te ó mar se saberes abanhar,se nã souberes e quiseres que eu te aprenda a abanhar,mom.

Zé do Mar disse...

Móço o anónimo das 22:16

Então achas bem aquele mamarracho frente à ria? aquilo parece a sucata do Zézé, cheio de barcos velhos e avariados, Há ali barcos que já deviam estar no lixo,
Vocês fartam-se de falar mal até de coisas que não estão assim tão mal, mas quando toca perto de casa,já não vêem o que está errado, é por isso que este país não sai da cepa torta!