terça-feira, 16 de março de 2010

Porto de pesca em Olhão é uma Vergonha!

Miguel Freitas líder da distrital do P.S. no Algarve há vários anos, e deputado eleito pelo Algarve à Assembleia da Republica, visitou ontem O porto de Olhão e disse isso:
""O porto de Olhão é o principal porto pesqueiro do Algarve e tem que sofrer uma intervenção o mais urgente possível porque o que nós vimos não corresponde à qualidade que é necessária nos nossos portos, que devem ser uma das nossas sala de visita a nível regional"
Palavras bonitas, mas e a responsabilidade do estado lastimável do porto de Olhão,( já denunciadas por mim neste blog) não pertence ao P.S.? E Miguel Freitas não é o lider dos Socialistas Algarvios?
O presidente da C.M.Olhão não informou Miguel Freitas o que os" más linguas" do Olhão Livre denunciaram esta situação várias vezes?
Os actuais vereadores Antonio Pina e Carlos Martins, ambos socios de uma sociedade de producção de ostras, usuários desse espaço, com armazéns cedidos pelo IPTM, dentro do Porto de Olhão, já há varios anos, nunca lhe informaram as condições deploráveis desse Porto?
Mas será que mostraram tudo o que se passa nesse porto a Miguel Freitas?
Nesse porto de pesca há dois esgotos que correm para dentro do mesmo sem qualquer tipo de tratamento, um desses esgotos corre para dentro da Docapesca, por uma linha de agua,que passa antes pela estação elevatória de esgotos da responsabilidade da C.M.O. do Bairro 11 de Março e de vez enquanto é despejado(como fizeram ontem de manhã) para a Docapesca. O actual vereador das aguas e saneamento da C.M.Olhão,Carlos Martins sabe bem dessa situação, mas até hoje nada fez para acabar com ela, embora sendo usuário do Porto e das aguas da Ria Formosa, pois é na Ria Formosa que Carlos Martins e António Pina tem a sua produção de ostras financiada pela União Europeia.
Mas o Porto de Olhão tem outros problemas, além dos buracos no asfalto e dos esgotos, os recipientes para recolha e tratamento de óleos usados, estão cheios transbordando por fora e indo esses óleos parar dentro do porto, e consequentemente à Ria formosa.
Outro grave problema para quem opera nesse porto são as altas taxas que o IPTM cobra aos armadores que operam nesse porto.
Dizem os armadores que é incompatível o preço das taxas de ocupação pelas artes de pesca, que aumentam cada vez mais, enquanto que o preço do pescado é cada vez menor.
Quem coloca termo à vergonha do sistema da vendagem na Docapesca em Olhão?
Os armadores e pescadores, dizem que há concertação de preços por parte de alguns compradores, e quando aparecem compradores espanhóis a darem valor ao pescado , depressa são enxovalhados e corridos.
Sobre estes graves problemas Miguel Freitas nada disse ou não os conhece, ou não os quer resolver, mas os armadores e pescadores sentem esse problema cada vez mais.
Não é só prometer obras e dizer que o Porto de Olhão é o mais importante do Algarve, pois a importância do Porto depende dos armadores continuarem a persistir na sua actividade, e em sobreviver, pois é que actualmente fazem..
Têm de fazer as obras, mas também acabar com os esgotos para dentro da Docapesca, ao mesmo tempo que têm de se monitorizar a qualidade da Agua do Porto, porque assim obrigam as normas comunitárias, mas que no Porto de Olhão nunca foram cumpridas.
E acima de tudo dar valor aos produtos do Mar, de modo que a riqueza não vá só para quem comercializa esse producto, mas que seja também distribuída pelos armadores e pescadores, pois são esses que arriscam o capital e a vida
A sala de visitas(porto de pesca de Olhão) deve ser limpa, mas o lixo não pode ser escondido debaixo do tapete, que é o que se faz em Olhão.

21 comentários:

L.Guia disse...

bem visto ó costa o porto de pesca de olhão é realmente uma vergonha há vários anos. os buracos são mais que muitosa ,às vezes quando os dirigentes do IPTM sabem da visita de um ministro ao porto de pesca dce olhão lá dão uma lavagem ao porto de pesca tapando os buracos apresadamente para os ministros não os verem.
mas o mesmo se passa quando o ministro da saude visita o hospital central de faro, nesse dia não há bichas e as urgências funcionam 110 %.
já na educação é amesma coisa quando as ministras chegam as escolas estão um brinco o pior é o resto do ano com a chuva e a lama a inudar as escolas.
essa denuncia dos esgotos é verdadeira pois esse esgoto corre debaixo da bela olhão e é uma linha de agua que a CMO aproveita para despejar os esgotos em vez de os conduzir para a ETAR.
Mas essas prásticas só escadanlizam quem não conhece o presidente da CMO francisco leal que há anos que é confrontado com esse esgoto, e diz que é tudo mentira.
houvesse uma monotirização das aguas da docapesca de olhão e logo se veria a poluiçõa existente nessa doca basta vermos as fotos do gogle para vermos a agua verde nesse zona do esgoto,sintoma de poluição que existe nessa doca.

Atento disse...

esses socialistas realmente dão vontade de rir então não sabiam o estado de abandono do Porto de Olhão?
toda a gente que frequenta a doca de Olhão, sabe a vergonha que é esse porto e como os os Espanhois, gozam com os portugueses dizendo que Portugal é pior que Marrocos ,no que toca aos portos de pesca.
Também sei que o drº Antonio Pina e o engº Carlos Martins tem não um mas dois espaços do IPTM que exploram , um no espaço da antiga Lota no lado Oeste do Porto de pesca,e outro espaço numa zona que em tempos funcionou como depuradora, ao pé das Bombas de combustiveis.
não sei se os mesmos foram ganhos por concurso Publico, ou se por cunha do Pai do drº Antonio Pina.ex.governador civil do Algarve.
sei sim que pagam uma renda muito baixa.
mas o polvo socialista é assim mesmo.
O IPTM é outra vergonha pois a docapesca está sempre suja e só quando vem ministro é que a limpam.
antigamente os trabalhadores da Junta autonoma andavam a limpar i lixo dentro de agua aos cantos da doca conforme o quandrante do vento hoje o lixo passa de um lado para o outro da docapesca e ninguém o limpa.
até o peixe que sobra da descarga é jogado para dentro de agua pelos funcionários do IPTM será que os chefes não sabem disso?pois essa acção é mais uma fonte de poluição da doca e da Ria Formosa.

Anónimo disse...

realmente o caso é grave mas e a oposição o que faz? ou será que não há oposição?
também esses moços da oposição não devem saber onde fica a doca um dos vereadorews do psd é adovogado e gosta é de andar á vela.
outro é prfº mas segundo dizem gosta é de costruir e vota sempre a fvor do Ps.
o vereador do b.e. parece que é de fora de olhão e dizem que percebe é de construção.
é pena pois olhão devia estar virado para a pesca e tem um porto de pesca que é uma lástima palavras do socialista Miguel Freitas.
Mas Olhão sempre foi governado pelo PS depois do 25 de Abril, então de quem é a culpa?,não pode ser da oposição ,só se for por essa nada dizer sobre o que se passa nesse porto, a culpa só pode ser do PS local Do IPTM e das organizações de produtores que não exigem o que deviam ,talvez por estarem sempre agarrados aos subsidios do <poder.

Anónimo disse...

o futuro do porto de olhão é ser transformado em marina de recreio.
é isso que o leal presidente da CMO e os patos bravos do betão querem.

Anónimo disse...

Mosse ó costa não parece que és de olhao,atão só agora é que viste que o porto de pesca é uma vergonha?desde que o marido da dona fernanda saíu que a doca ficou no estado em que está.Volta para que a doca seja novamente uma doca limpa.Linguado azul

Anónimo disse...

Mas o que será feito do OL?será que foi a marrocos vêr o seu amigo J Mateus?cuidado OL vê lá não fiques sem uma mão porque quem acompanha o j mateus pode ficar sem mãos.Caleça

Anónimo disse...

Mas o que será feito do OL?será que foi a marrocos vêr o seu amigo J Mateus?cuidado OL vê lá não fiques sem uma mão porque quem acompanha o j mateus pode ficar sem mãos.Caleça

Anónimo disse...

Só quem nao conhece poderá referir
a comparacao.
Um exemplo; Este porto de Olhao, nao tem comparacao ao porto de pesca sito em Kénitra, sendo ofensiva tal comparacao.
Refiro que as instalacoes de comercializacao de pescado, sao novas (+-6 anos) e sao de luxo, em equivalencia com Olhao.
Depois de destruirem,vem a compaixao. Nao sabem o que fazer!
JMateus

Anónimo disse...

Oa tópicos,as chamadas de atenção
para casos prementes como estes,não são aproveitados pela oposição, ao descalabro governamental local.Ora aqui está um tema que bem agarrado dava muitas noites sem dormir ao responsáveis locais,bem eles já vão dormindo pouco.

Neves disse...

o que é que aquela doca faz ali só dá é mau aspecto a olhão o melhor mesmo é acabar com ela e mandar os barcos de pesca para faro.
olhão precisa é de turismo ou vocês cada vez são mais burrinhos?
acabem com a bela olhão e façam ali um hotel de 7 estrelas e querem ver olhão desenvolver.
Neves militante PS 1023

Anónimo disse...

Os partidos da oposição têm por dever exercer mais pressão sobre quem governa Olhão á decadas.Não devem aparecer só 4 EM 4 ANOS,porque temas como este mostra o desprezo com que os Socialistas de Olhão tratam os pescadores Olhanenses.Já sabemos que á associações que fazem o jogo do poder e dizem defender os pescadores,com estes não podemos contar,mas á outras instituições sérias e que poderiam ser mais activas nos interesses desta classe.Esta corja mafiosa instalada no poder em Olhão tem de ser desmascarada,até não sabiam do estado da doca pesca,vejam bem o desplante destes personagens.Há vereadores do poder que passam quase todos os dias pela doca,por que têm ali um PART-TIME de ostras e desconheciam o assunto.

Sem medos.

L.Rocha disse...

- Até um relógio parado tem razão duas vezes por dia.

já o mesmo não se pode dizer dessa visita de Miguel Freitas à doca de Olhão pois não diz duas palavras certas.

Anónimo disse...

a unica forma de vencer uma discussão é evitá-la.
por esse motivo a sessão da CMO de amanhã que devia ser publica não é,por medo do leal em discutir assuntos sérios e de interrese com os cidadãos.

Anónimo disse...

Fica marcada a apresentação do primeiro- ministro, precisamente, no momento em que José Sócrates se preparava para apresentar a Estratégia Nacional de Energia, no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa. José Sócrates dirigia-se para o palco, quando a voz off masculina, que apresentou o chefe do governo, anunciou que a palavra iria ser dada ao primeiro-ministro de Portugal, José "Trocas-te". Foi formal e forte, sem qualquer hesitação, que a voz off anunciou o primeiro ministro pelo nome que o programa Contra-Informação dá a Sócrates. A iniciativa terá apanhado de surpresa os elementos do gabinete de Sócrates, que foram indagar o ocorrido.

Anónimo disse...

se essa do zé trocaste é verdade, lá vai mais um para o desemprego.

J.Luis disse...

é uma vergonha esses dois novos vereadores antonio pina e carlos martins, saberem da poluição provocada por esse esgoto e outros e até hoje nada fazerem.
se o dinheiro das ostras fossem deles claro que se preocupavam mas como caçam os subsidios todos da U.E. não os preocupam que as ostras morram como morreram o ano passado.
o virus que está a matar as ostras,por cá e pela frança veio da frança para cá ou foi de olhão para a frança?
os francesses, já estã a estudar o virus que mata as ostras e os portugueses do IPIMAR o que é que fazem?
há anos que dizem que a mortandade que afecta as amêijoas é do virus perkinsus mas até hoje não arranjarram solução.
o que eu sei é que desde que fizeram as etars a morte das amêjoas cada vez é maior.
a vida dos viveiros está pela hora da morte o pai desse vereador(Carlos Martins) que se esqueceu as origens, também tem viveiros e queixa-se aos outros porque não diz ele ao filho para acabar com o esgoto da docapesca o do T o da Marina e tantos outros?
esse C.M. foi candidato pelo cds e queria era ser treinador de futebol, até que o pina junior lhe deu a mão, depois foi sempre a subir.é o exemplo do BOY perfeito que se agarra ao amigo certo para subir na vida e esquece-se das origens.

Anónimo disse...

A CMO a apoiar o Limpar Portugal?
Ao ser mais um Município a aderir ao projeto "Limpar Portugal", a Câmara Municipal de Olhão vai «prestar todo o apoio possível à iniciativa de um grupo de cidadãos conscientes dos atuais problemas relacionados com o lixo acumulado em certos espaços verdes e zonas protegidas do concelho, com todos os instrumentos necessários de limpeza e transporte para as zonas que necessitam de intervenção».
então a CMO não é sequer capaz de limpar as ruas de Olhão e agora está-se a armar em farol numa iniciativa de olhaneneses? tenham dó.
olhem já agora limpem bem a doca de pesca pois em redor dela o lixo e as sucatas fazem valado.e cuidado para não cairem dentro do buracos que existem na doca

Anónimo disse...

o que o ps quer é ndizer que está preocupado com as pescas para depois mqandar abater mais embarcações de pesca.e acabar com a pesca em olhão.é isso que tem feito desde a entrada de portugal na CEE e U.E.

Zé do Mar disse...

É um paradox que tenham ampliado a doca, e depois reduzido a frota pesqueira. para ancorar três barcos de pesca, não era necessário tamanho porto. O que acontece agora é as instalações se estarem p`ra ali a degradar, milhões de euros do herário publico que vão por agua abaixo, o que é passa com a cabeça desta gente? E porque será que a maioria dos barcos de pesca, atraca agora em quarteira, e é lá que os nossos comerciantes se vão abastecer?

Anónimo disse...

Este Neves é um bom brincalhão?
Isto a propósito das suas idéias para a nossa Terra?
Olhão. uma cidade turística? até era bom, à pouco era a capital da ria Formosa, depois passou a capital do tráfico, rendimento mínimo e desemprego, agora campeã nas Notíçias do Correio da Manhã, secção Algarve, no que toca a notiçias, sobre assaltos, violênçia nas Escolas, insegurança, as pessoas são assaltadas em pleno dia na rua, e
este senhor, quere que se acabe com a pesca, é verdade, já está no fundo.
Por isso o desejo, de fazer mais hotéis, a ver, quando aquele da Marina abrir, qual a taxa de ocupação?
Se, se mantiver, aquele cheiro a perfume, caraterisrico de Olhão. será uma deliçia, para os Turistas ricos que virão para Olhão, conforme a opinião do senhor.

PS. ontem pela tarde, sentado numa Esplanada na Fuzeta, ao lado do Cafá Abalo, ouvi uma conversa, que me fez imensa pena, sendo olhanense
ao meu lado, sentadas duas senhoras, nisto, chega uma senhora, que saiu dos apartamentos em cima, com sotaque alentejano, que pergunta às duas,
então, não querem ir a Olhão e ao mesmo tempo, tapa com os dedos o nariz, dizendo no gozo, aquela bela terra que cheira tanto a merda.
É esta a opinião das gentes de fora. Olhão cheira a merda, só as gentes da Camara, é que são indeferentes, ao cheiro, porque se quizessem, já este problema, teria sido resolvido o que transmite para quem nos visita ou passa na Estrada, uma imagem tão negativa da nossa terra.

visitaolhão disse...

Ao ler estes comentarios fico claramente a compreender o porquê de Olhão ser a miseria que é. barraquinhas, bairros de indios, bairros de lata, miseria, falta de educação, falta de civismo, linguagem ordinaria, lojas de chineses. É a cidade mais porca do pais é só merda de cão nas ruas e lixo a flutuar no porto de pesca, as pessoas estão habituadas a viver assim. Enfim é Olhão no seu melhor.