segunda-feira, 8 de março de 2010

Viva o Dia Internacional da Mulher!

A minha singela homenagem a todas as mulheres trabalhadoras do mundo.
Ao contrário do que a sociedade quer fazer este dia não é um dia de festa, mas sim um dia para lembrar as 130 operárias que morreram a lutar pelos seus direitos.
Foi em 1910 que teve lugar a 1ª Conferência Internacional de Mulheres, em Copenhaga, onde foi aprovada uma proposta da socialista alemã Clara Zetkin de instituição de um Dia Internacional.
O dia internacional da mulher foi estabelecido em 1910 , mas com o passar dos anos acabou por ser celebrado a 8 de Março. O dia em que se recordava uma marcha organizada em 1857 pelas operárias da indústria têxtil, em Nova Iorque, reivindicando melhores condições de trabalho e melhores salários. Sendo que as mulheres acabaram por ser trancadas pelos patrões dentro da fábrica, que depois atearam fogo local, matando cerca de 130 operárias.

14 comentários:

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=9WXfCLXCGIY

Aos meninos do MRPP que são os autores deste blogue vão ver nesse link o que diz o Garcia Pereira e aprendam alguma coisa com ele.
Já agora se querem ser isentos ponham o video disponivel aqui.
Em vez de andarem para ai armados aos cucos.

Anónimo disse...

para quem dizia que o Olhão livre era um blog boateiro,leial as declarações do ministro do ps,será também ele boateiro?
A idade de reforma dos funcionários públicos vai aumentar para os 65 anos já em 2012 ou em 2013 e não em 2015 como estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito hoje pelo ministro das Finanças no final da reunião com os parceiros sociais, para lhes apresentar as linhas gerais do Programa de Estabilidade e Crescimento.
toma lá que é democrático.

Anónimo disse...

É por isso que em 2010 e 2011 vamos ver uma corrida dos politicos às "aposentações/reformas". Já se andam a mexer, quer a ministrada quer os camarários que hoje possuem 30 anos de serviço e 55 anos de idade. Claro, como já possuem 8 ou 12 anos de exclusividade á coisa publica ( loll ), descontam poucos anos para terem umas reformas douradas. Estes nunca irão trabalhar até aos 65 anos, olha eles. Poderiam estar até essa idade como Deputados e afins, em gabinetes fechados, mas a trabalharem em muitas áreas. Mas eles não vão querer e a partir de 2013, quando já não haverá crise, serão aumentados os grandes funcionários publicos que nada fizeram , nem sequer descontaram capazmente. Pasme.se apenas 30 anos. Hoje há pessoas que estão no activo com 42 anos para cima de Descontos, repito Contribuições efectivas, enquanto outros se reformaram/aposentaram com apenas 30 anos de descontos ( deve haver grandes confusões no nosso sistema social. Ainda têm medo dos PSD´s que querem privatizar a Segurança Social. Olhem que a França ainda tem 62 anos de idade para a aposentação.

Anónimo disse...

Senhor Anonimo das 11.43
O video não trás nada de novo,que a maior parte dos Portugueses e que compram jornais não saibam.
O Drº Garcia Pereira tem direito ás opiniões que são as dele como cidadão e politico,embora eu discordo num ou outro apontamento.
Agora para fazer publicidade a um video,que já não é novidade,escusava o Senhor Anonimo de ser provocador resabiado.
Já viu o cartão de militante de algum dos autores do blog?
Quem anda a armar ao cucos é voçê quem vem para aqui com conversas da treta,como se fossem uma grande novidade,tenha mais "merdaração "no seu teclado
e deixe-se de provocações que não lhe ficam bem.

dx

Lima disse...

Acho bem que os funcionários publicos só se reformem aos 65 anos tal como os outros funcionários, de outra forma seria descreminação, E porquê que haveriam de se reformar mais cedo? que eu saiba, o seu esforço no trabalho, não justifica essa reforma antecipada! Tendo o publico por patrâo, só lhes trás vantagens, alguns até se dão ao luxo de tratarem mal o patrão!

Um Professor disse...

Senhor Lima boms e maus funcionários há em todo o lado,não é só apanágio da função publica se é que os há.
Agora de uma coisa tenho a certeza,esta classe nunca foi tão maltratada e prejudicada senão pelo Socrates e seu governo,mais grave é a iniciativa privada regular-se pelas desgraças da função publica.Mas é curioso,quando precisamos dos serviços destes funcionários,não nos lembramos que alguma parte deles já foram despedidos indirectamente e funcionam já em algumas situações com deficit de pessoal,mas nós utentos queremos ser despachados com rapidez.Bem quando não existerem nenhum aí concerteza que será mais rápido o atendimento.
Por quê das Camaras tambêm não reduzirem pessoal?,sabemos nós que aí de facto á mais que excedentes,mas está tudo caladinho
Não há duvida que só parte da população incluindo os F.P.é que têm de pagar o deficit do estado e quanto mais esbanjarem e roubarem mais nós temos de pagar,os mesmos,os Funcinários do Estado e Reformados.
O governo devia ir era aos Bancos fazer-lhes pagar mais impostos,deviam era taxar os ganhos em bolsa,deviam eles própios os do governo dar exemplos do apertar o cinto.Deixem lá os tristes dos F.P.que bastante assaltados têm sido com estes piratas do Governo ditos Socialistas.

Um professor

Anónimo disse...

Li no Observatório do Algarve que
Camara Municipal de Olhao , não entregou plano anti-corrupção e já agora tambem nas empresas municipais não vi lá a Fesnima !

Vão mas é apertando mais o cinto para pagar a esta gente.Há granda Socrates Há grande Socialistas fortes com os reformados e funcionarios publicos e fracos com estes mamões dos nossos impostos.

Anónimo disse...

o governo castiga os funcionários publicos e dá carros topo de gama aos membros da assembleia da républica.só o carro deop presidente da Assembleia da Républica custou 150 000.€BMW topo de gama.
não podia ser um fiat? ou por ser da A.R. tem de andar bem montado à custa dos parvalhões que descontam.sim porque os funcinários publicos não podem fugir ao fisco.
não se preocupem os que são contra a função publica, os privados em breve verãO a idade da sua reforma ser aumentada para os 67 anos de idade.
é a eterna manobra de dividir para reinar.

Anónimo disse...

olha a merda que existe em olhão podem lçer no Blog de pechão a ARLAPA onde se denuncia um muro dentro da estrada que está farto de provocar acidentes e que a CMO e a Junta de pechão autorizaram e não querem jogar abaixo.
deve ser de algum amigo do leal.
já não é só o olhãom livre a pouca vergonha é tanta,que as denuncias vão-se alargando aos blogs das freguesias.

Lima disse...

Óh Snr. Professor!

Mas onde é que o snr. não concorda comigo? Acha que os fp.deveriam ter um estatuto especial, onde lhes fosse possivel reformarem-se antes dos outros funcionários? e porquê?
Acha que não há ai muitos membros do publico a ser maltratados por funcionários a quem eles pagam os ordenados? pois posso-lhe garantir que os há, eu proprio "já o tenho sentido na pele"!
Acha que os utentos não têm o direito de ser despachados com rapidez e cortesia? quando pagam aos seus funcionários mais e melhor do que eles próprios ganham?
Snr. Professor por favor seja um pouco mais explícito porque eu não compriendi a lição!

UM Professor disse...

Senhor Lima,não leu em alguma parte
escrito por mim , que discordava que as outras pessoas que não F.P se reformassem antes do 65 anos.
O que está mal Senhor Lima não são os F.P.se reformarem aos 62 anos,mas a bitola ir subindo para todos.
Porque com estas medidas algum dia estamos todos a nos reformar aos 80 anos.
Quanto á sua intervenção,.não foi intenção minha dar-lhe qualquer lição,se interpretou assim,não tenho culpa.
Mas tem de admitir e volto a dizer-lhe que pessoas incorrectas e mal educadas,há em todos os sítios e não precisam de ser F.P.,eu próprio já tenho sido bastante mal tratado e não foi por F.P...

Cumprimentos

Um professor

Lima disse...

Óh Snr. Professor!

O mal é a divisão, quando as pessoas começam a revindicar direitos e regalias para a sua classe, deixando os outros de foram, estão criando "gettos", que o governo por sua vez controla e domina fàcilmente, porque se esses direitos e regalias,fossem revindicados a nìvel de todos os trabalhadores, se se falasse a uma só voz, a "ressonância" seria outra!
Quanto a pessoas mal educadas,
desculpe Sr. Professor... Mas isso é uma responsabilidade do seu departamento! Eu já há muito venho alertando para a ineficácia dos serviços de educação, os Srs. Professores, terão de usar de nôvo mão firme, a regua e o ponteiro, se quizerem corrigir e moldar essas pequeninas mentes, caso contrário, terá de ser no futuro a sociedade que vai ter de usar os tribunais e as cadeias para as manter restritas.
Cumprimentos
Lima

Anónimo disse...

sobre o suicidio de um professor.
Qualquer professor pode chegar a uma situação destas acredito piamente. Só não vê quem não quer. No momento em que os pais forem responsabilizados por não educarem os filhos e não lhes ensinarem valores os professores poderão ensinar que foi por isso que escolheram a profissão. Sou normal, não tenho problemas psicológicos e já tive momentos de desespero com alunos incorrectos, mal criados e que na realidade exercem bullying sobre os professores, sendo que muitas direcções se colocam na situação de defesa do aluno. Há professores que ficam isolados neste sofrimento e sobrevivência quotidiana. Sou mãe e prof há 35 anos. Vergonha nacional para o Ministério da Educação e para os pais que não percebem os monstros que andam a criar. Os professores deviam fazer um luto nacional por esta situação degradante!

Um Professor disse...

Exma.Senhora
Gostei muito da sua intervenção
é exactamente como diz,há excepções
mas numa forma geral os pais entregam a educação cívica dos filhos aos prfºs,a nós compete-nos dar-lhes a formação escolar,agora a educação como futuros Homens e Mulheres deste país competem aos pais destas crianças.
É de facto um assunto com um vastissímo leque de problemas,e ao que pareçe a sociedade dá pouca importância.

Boa Noite.

Um Professor