quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aldrabice na Revisão do Orçamento da CMOlhão

Na próxima Assembleia Municipal de acordo com a proposta da revisão do orçamento de 2010, que nos chegou às mãos, vão ser discutidos e quase de certeza aprovados, as seguintes alterações no Orçamento. Resta saber como vai votar a oposição em Olhão.

- Rubrica da protecção à família, à maternidade, à adolescência, à velhice e à carência, menos 750 000 euros (grandes socialistas me saíram quem faz propostas desta natureza!).

- Rubrica da acção social, menos 287 000 euros, dos 467 000 euros previstos, ou seja, mais de metade do previsto é retirado a quem mais precisa. No entanto o presidente da CMOlhão diz há boca cheia, que já gastou 300 000 euros, este ano na acção social no concelho. Ora se 467000-287000=180000, será que o presidente sabe o que diz, ou mente com quantos dentes tem na boca?

- Rubrica da Habitação Social menos 744 000 euros. Quem está à espera de casa de habitação social e vive mal e ao relento, bem pode esperar que apareça outro grande negócio como o dos 700 apartamentos do Marina Village e do Hotel de 5 estrelas, para que se faça habitação social e se corra com as pessoas do pé da ria onde sempre viveram.

- Rubrica do desporto e tempos livre e juventude o corte é de 884 000 euros no geral, mais 1.183.000 euros do parque radical que não se vai fazer (depois de servir de bandeira para a campanha eleitoral) e mais 104 000 euros para os jardins infantis.
Lembramos, no entanto que no ano passado a CMO contribui com a quantia de 1 milhão de euros para apoiar uma equipa de futebol profissional.

- As Juntas de Freguesias, levam um corte de mais 87 000 euros, ao seu já reduzidíssimo orçamento, pois a única J.F. que tem receitas significativas é a Junta de Freguesia da Fuzeta com as receitas do Parque de campismo, do qual, durante anos não apresentou contas.

- Na Rubrica de beneficiação das redes viárias, vai haver um corte de 555 000 euros. Ou seja se as nossas estradas já estão todas esburacadas, mais esburacadas vão ficar, colocando em risco a segurança das pessoas que circulam nas estradas do concelho.

Os cortes ficam-se por aqui, mas os reforços ao Orçamento são de pasmar!
- Reforço de orçamento no valor de 3.987.000 euros, para as despesas com os gastos da água, o que juntando ao valor de 2.231.488, que estava previsto vai dar um valor exorbitante de 6.218.488 euros. Que negócio da água é esse? Pelo que sei o que sai pelas torneiras é água e não champanhe.
Já várias vezes alertámos neste blog que as condutas estão velhas, podres e obsoletas e a perder água a todo o momento. Era bom questionar a CMO, sobre o valor que é pago de água, pelos cidadãos, sobre a quantidade de água entra na rede pública vinda das Águas do Algarve e para onde vai a água que se perde. Exemplos do gasto desmesurado por negligência da autarquia abundam em Olhão.

Era bom que a os partidos da oposição questionassem o presidente da CMOlhão sobre a questão da água, pois houve este ano uma conferência do Movimento de Cidadania Somos Olhão no Auditório Municipal da praceta de Agadir sobre este importante assunto, onde compareceu um represente da CCDR, mas da CMO nem um vereador se designou ir ver o que se discutia em Olhão sobre os recursos e desperdício da água.
Também sobre este assunto o presidente da CMO tem sido questionado em sessões públicas da CMO, por vários cidadãos, mas o Francisco Leal só responde “OPURTUNAMENTE vou tratar do assunto”. Pelos visto tem tratado mal da água, pois gastar mais de 6 milhões de euros nesta rubrica é meter muita água.

- Reforço da despesa Administrativa para aquisição de serviços para a CMO, no valor de 334 447 euros.

- Reforço do orçamento para consumo de gasóleo, no valor de 27 000 euros. Estará contemplado neste aumento de gasóleo, a utilização dos automóveis da CMO para fins particulares? Porque é que alguns funcionários levam os carros da autarquia para casa? Para quando o controlo por GPS das viaturas da CMO, para se saber onde param as viaturas e que percursos fazem durante o dia?

Perante todas estas medidas a CMO, manda para a comunicação social estas notícias de contenção, como a que saiu no Região Sul:

“A Câmara Municipal de Olhão anunciou esta terça-feira que, devido às difíceis condições que o país atravessa, decidiu reduzir os custos ligados às celebrações de Natal e da Passagem de Ano. “Olhão continua a celebrar estas datas festivas, embora este ano de forma mais modesta”, refere-se, em comunicado.
A edilidade olhanense decidiu reduzir os custos com a iluminação de Natal – que ainda assim estará presente nas principais artérias da cidade – em 50%, ficando os trabalhos totais em 42 mil euros.

Quanto à Passagem de Ano, a autarquia olhanense decidiu não promover qualquer evento, seja espectáculo musical ou fogo-de-artifício na zona ribeirinha da cidade, o que representa uma poupança de dezenas de milhares de euros.”

Estas são frases de carpideira do executivo da CMO, pois diz poupar dezenas de milhares de euros na iluminação de Natal e do “foguetório” da Passagem de Ano, esquecendo-se de referir, que só em foguetes o ano passado foram 150 000 euros.

Mas, porque motivo a CMO aluga o salão do Hotel Real Marina SPA Hotel para as conferências sobre a Ria Formosa, se a CMO tem 2 auditórios municipais? Será que há gato escondido, com o rabo de fora?

Nesta Assembleia Municipal qual vai ser o papel dos deputados da coligação "Em Olhão Nós Acreditamos" do Bloco de Esquerda e da CDU? Irão assinar de cruz esta revisão do orçamento, quando a CMO este ano se fartou de esbanjar dinheiro público com a sua má gestão?

60 comentários:

Anónimo disse...

mais de 6 milhões para pagar agua???
e depois jogam a agua fora nos tanque dos patinhos no jardim patrão joaquim lopes???
dantes jogavam a agua fora para a ria ,agora estão a gastar dinheiro em fazer obras, para jogar a agua fora, só que em vez de ir para a ria, vai para a rede de saneamento. mas continua a ser deserdiçada e paga. grande engenhere, me saiu este carlinhes martins.

Anónimo disse...

a cdu foi a unica força politica a votar contra o apoio ao futebol profissional do SCO,até o B.E. abanou a cabeça, e o PSD deu o amém. agora falta dinheiro para apoiar as actividades de formação dos outros clubes amadores.
é assim que se esbanja os dinheiros públicos.para o SCO poder pagar 4500 euros de ordenado ao seu presidente.
é para isso que é bom ter um presidente da A.G. do sco como presidente da A.M de Olhão.
mas atenção ele até saiu da sala da A.M quando foi a votação da doação do milhão de euros ao SCO.

Anónimo disse...

então e as adjudicações há algarcer de 80 milhões para andar a fazer que limpa,a cidade com uma varredoura mecânica que pouco limpa,como é que são pagas????
sabem os leitores que a cmo tem uma varredoura que comprou por 80 000 euros parada, por falta de operador dessa varredoura?? negocios á leal a favorecer o marido da amiga valentina,favor com favor se paga não é???
corrupção ??? não! isso é coisa que não existe,na CMOlhão!

Anónimo disse...

é fartar vilanagem roubem enquanto podem, pois quando acabar não há mais.

Maria disse...

vou estar atento como vão votar os deputados do PSD,pois é tempo do meu partido ser oposição.

Anónimo disse...

é por essas e por outra mentiras iguais a estas,que a despesa publica não para de crescer?
até quando?

Anónimo disse...

Aquele hotel é na prática a sala de reuniões nobres da C.M.O.assim como alguns dos apartamentos.Até para a constituição da lista apoiada pelo ps para a ACASO a reunião teve lugar num dos apartamentos,por outras palavras aquilo é mais um quartel general do ps em olhao.O que levou a este entendimento tão franco,já nós sabemos ninguem dá nada sem receber algo em troca nesta matéria.Se houvesse em Olhão uma oposição que não tivesse lanços de encosto ao poder,talvez as coisas fossem diferentes.Não é todos os dias que um pato bravo apanha terrenos em saldo,e isto tem de ser pago,e o futuro será festas,banquetes,cuja a entrada só é permitida naquele hotel a quem tiver o tal cartãozinho cor de rosa,e preços especiais na aquisição dos apartamentos.

Anónimo disse...

Será que a Camara paga o aluguer do espaço no hotel quando há reuniões?Talvez nos ajustes directos alguem dia...HAJA SURPRISE!

Anónimo disse...

será que é esta verba é para tapar os buracos financeiros da cmo?

Anónimo disse...

falem falem mas o leal é o maior.algum presidente já deu tantos sacos de plástico com comida?
a fome em Olhão tá má junta que a areia,até uma certa funcionária da cmo, leva saquinhos desses pra casa.e no natal vão-lhe levar ofertas a casa.

Anónimo disse...

mom, nos patinhes estão à pressa a tapar o esgoto das aguas desperdiçadas, que vão agora ter á rede de saneamento. o vereador c.martins estava no outro dia a acompanhar as obras será ele o autor do projecto, daquela pouca vergonha?

Mata cães disse...

Será que o mata cães de Olhão foi para evora

Anónimo disse...

Á costa ,costa sabes em monte,mas o que tu não sabes é que o leal está-se cagando para vocês.

Anónimo disse...

Vocês são mesmo más linguas. Ainda agora estive a ver um video da Sociedade Polis, de uma das conversas de um ciclo de conferencias sobre a biodiversidade da Ria Formosa. Estavam presentes um galo com um nariz comprido a quem chamam de Leal, uma cabeluda que diz ser Valentona, e o careca Berto.
Mas fiquei sem perceber se aquilo era alguma acção de promoção do hotel. Quanto custa aquilo? Chegará para pagar o fogo de artificio? Bom, se uma não chega e se pensar que as palestras, dizem eles, são para manter até meados do ano que vem, aí a pensão vai recuperar o dinheiro. Com cinco auditorios publicos não será esbanjamento a mais?

Anónimo disse...

Festas, festinhas, festanças. Nessas tretas todas gastaram-se 351.350 euros dos quais 156.850 foram na passagem do Ano. Não foi contabilizada uma festinha de quase 70.000 euros do Centro de Cultura e Desporto da CMO.
Tudo muito moralizador. Tenham vergonha, cambada de vendidos.

Anónimo disse...

dizem que vão fazer contenção na CMO, mas vão gastar uma fortuna na festa de natal com os dinheiros públicos. será que vão voltar a oferecer relógios Kalvin Kline a certas funcionárias muito estimadas. estejam à coca.pois o leal é mesmo pai natal.

Anónimo disse...

hoje de manhã dezenas de ciganso queria fazer a folha ao leal esse teve de fugir pelas traseiras da CMO, onde era a antiga cadeia.
por esse andar o leal ainda vai mais depressa para as aguas do algarve,pois já lá tem 6 milhões de euros

Anónimo disse...

O PSD TEM QUE PENSAR BEM NO ENG-LUIS VIEGAS esta NA HORA,professor alberto ja e altura de fazer alguma coisa pelo n partido para bem de todos

Anónimo disse...

Carlos Martins

Anónimo disse...

Carlinhes Martns poe te a pau, o Engº Luis Viegas vai -te cilindrar es um figuinho para ele ja viste aquela inteligencia

Anónimo disse...

O eng. Luis Viegas é outro do sistema, ou vocês não sabem dos negocios da OCM com a camara, com a sociedade Polis e por aí fora. Tenham juizo e procuram alguém que não esteja comprometido com as barracadas da camara.

Zé do Mar disse...

De toda a prosápia aqui exposta, houve uma frase muito importante, não fossem as pessoas tão distraidas... e já alguem estaria neste momento a aproveitá-la. Dizia o Sr. Costa, que: "A unica J.F. que tem receitas significativas, é a da Fuseta, porque tem as receitas do parque de campismo", A minha pergunta é: é assim tão dificil para Olhão construir um parque de campismo, e adquerir tambem essas receitas? até porque o parque de campismo já existe, junto à doca de Olhão estão lá estacionadas muitas caravanas, era só pôr lá um quarto de banho, umas tomadas electricas, e começar a cobrar. Mas a espertesa dos nossos autarcas, não está para ai virada, preferem empréstimos na caixa agricola, e cobranças de IMI.

Anónimo disse...

não foi ele que foi da lista de honra do leal?
andou muito psd a apoiar o leal

Anónimo disse...

Na faz mal ponham o Carlinhes a atender os ciganos, que ele e um moço simpatico da conta de todos e nao tem medo de ninguem

Anónimo disse...

Mas voces nao tenham duvidas que oCarlos Martins ao pe do Eng.Luis Viegas e um moço de recados, tenham mas e juizo moços do meu partido e ponham o partido ja a mexer Santana e Eng.Luis V

Anónimo disse...

Se o Pina nao tomar cuidado o Carlos vai comelo vivo so para subir, aquelo nao olha aquem

Anónimo disse...

ultima hora fuga de gás ao pé das finanças.qualquer dia acontece uma desgraça e metade de olhão vai pelo ar. a policia e os bombeiros andavam em alvorço.
de quem é a culpa???
planos para combate a essas fugas??? um fosforo ali e era um aí se te havias.

Anónimo disse...

Entao nao sabem que os tecnicos da Camara dao pareceres contra nos projectos, e passado uns meses vieram dar nos mesmos projectos pareceres favoraveis, mas isto e so para uns os outros sao de 2ª como foi isso a Camara tera que responder o sr.Carlos Martrins e o responsavel dos tecnicos,ate a barraca abana com o que nos vamos vendo dentro desta Camara

D.S. disse...

então e quem disse que o orçamento vai ser aprovado??
o psd vai votar contra.

haja saude disse...

quem vai votar contra de certeza é a CDU.

Anónimo disse...

Mosse ó D,S. então o orçamento vai ser chumbado porque o PSD vai votar contra?vai mas é aprender politica para p+oderes dar opini~es.Então nao sabes ainda que o ps pode aprovar o orçamento sozinho porque os olhanenses deram-lhe a maioria?Vai tomar café e detate.KáKá

Anónimo disse...

Fuga de gás junto ás finanças?porra foi fugir sem pagar impostos?vou já

Anónimo disse...

o leal deu 1 milhão de euros aos chulos do futebol profissional e agora tira quase 900 000 euros aos clubes que fazem formação o socialismo do ps em olhão até dá vontade de rir.
quem tramou bem o sco foi o ria shoping pois o sco nem meTADE DO QUE DEVIA RECEBER RECEBE.
E O DONPO DA MARTINEZ PARARECE QUE PAGOU OS PATROCINIO DAS CAMISOLAS COM CHEQUES A PERDER DE VISTA.
ESSE PARDAL RETORNOU A OLHÃO CHEIO DE CAGANÇA MAS JÁ FECHOU.
. A LOJA. O FEIJÃOO BRANCO DÁ MUITA FORÇA

Anónimo disse...

SE A OPOSIÇAO VOTAR TODA CONTRA O ORÇAMENTO NÃO É APROVADO!
ANDEM NA PELITICA, MÃ NÃ PERCEBEM NADA

Anónimo disse...

Moss cadê do Vereador do B.E.
desde que levou o tal aviso,desapareceu do mapa.

Anónimo disse...

pois é o orçamento tem de ser aprovado por maioria relativa +1

Polvo do Algarve disse...

Prenda de Natal no Polvo do Algarve

Anónimo disse...

boa polvo o Alberto das moças precisa de alguém que o meta em respeito.

Anónimo disse...

O psd vota como o alberto manda,e ele já mandou votar sim,ou julgam que o leal está a dormir.sergio c

Atento disse...

parece que o leal já está a tentar justificar os 6 milhões gastos com gasto e o desperdicio da agua no concelho de olhão
já começou a mandar noticias dessas para o região sul.

Olhão: Jardim dos Patinhos pronto em Dezembro
O chamado Lago do Patinhos, situado em Olhão, junto à Ria Formosa, na Avenida 5 de Outubro, está a ser alvo de intervenção e prevê-se que esteja concluído na primeira quinzena de Dezembro, anunciou a autarquia local em comunicado.

Inicialmente, foram identificados diversos problemas existentes no local e foi então definida pelo pelouro das Obras, em função dos mesmos, a intervenção a realizar, “que consiste na alteração no sistema hidráulico, alteração do sistema de drenagem de águas residuais e a criação de um sistema que permita de forma regular e fácil a limpeza dos dejectos dos animais”.

Com a finalização da primeira parte dos trabalhos, no início de Dezembro, a Câmara procederá ao enchimento da cuba do lago e aos respectivos testes. “Os patos, gansos, cágados e peixes poderão voltar a casa, se tudo correr bem, até 15 de Dezembro”, revelou a edilidade.
Redacção/RS
07:28 sexta-feira, 19 novembro 2010

Comentar esta notícia [2 comentários]
Enviar a um amigo
Imprimir esta notícia
Criar alerta Flash-Mail
[http://empresa.sulempresas.com/empresa.php?id=2049]
Comentários sobre esta notícia
- A CMOlhão gastou este ano 6 milhões em agua.

A Cidade de Olhão tem as condutas de agua todas velhas podres e obsoletas.
Por esse motivo a CMO gastou este ano 6 milhões em agua. é muito milhão para um concelho com pouco mais de 35 000 habitantes e poucas industrias.
O presidente da CMO é presidente da mesma há 17 anos consequitivos mais 2 mandatos como vereador,mas durante esses anos nem uma conduta velha foi mudadas para condutas modernas.Resultado é o desperdício de agua constante nas condutas que vão rebentado e descarregando agua no solo.
O Raul coelho disse muito bem, que a denuncia partiu do somos olhão que é um movimento de cidadania, que o leal dizia não conhecer,mas que tem levantado questões muito pertinentes como a lixeira ilega que a CMO tem em Quelfes e já foi multada em 20 000 euros por esse motivo,também o somos Olhão fez queixa do aterro que o presidente da CMO fez na ZPE da Ria Formosa.
O somos Olhão é a única oposição ao ps, pois até o psd tem um vereador Alberto Almeida que vota sempre a favpor dom ps.

[ 19 novembro 2010 ] Antonio Silva
- Francisco Leal teve um arremesso de vergonha

e digam que não valeu a pena denunciar o desperdício de água que existia com este pataquário.
confira aqui:
http://somosolhao.blogs.sapo.pt/24071.html

Sendo que a solução que estão a implementar poderá agora esconder o desperdício de água, despejando-a nos esgotos longe dos olhos das pessoas.

[ 19 novembro 2010 ] Raul Coelho

L.V. disse...

se o psd aprovar este orçamento é o enterro politico do psd em olhão.

Anónimo disse...

olha olha os autores do olhão livre não dizem nada que o presidente da CMO quer aumentar o IMI em mais 3o% para as pessoas que tenham prédios degradados,e não façam obras.
entretanto a sociedade de reabitação urbana dizia que tinha 6 milhões para reabilitar a cidade mas até agora só comprou mobilias.
isso é que vai uma crise a CMO não gasta o dinheiro da reabilitação e os proprietários é que vão ser sacrificados.
será que o b.e,que aprovou o aumento geral do imi no concelho,ATRAVÉS DO SEU EX VEREADOR. também vai aprovar este aumento???

Anónimo disse...

O PSD uma vez na vida deve ter juizo, o Leal esta quase a ir embora e quem fica o Carlinhes, vao ver depois o que sao elas, entao nao votem no orçamento.

Anónimo disse...

Na votação do presente orçamento, iremos ver como se comportará a suposta oposição do PSD... Já chega de falsas oposições e de yes man's no poleiro! sejam dignos e votem no bem do interesse dos municipes desta cidade!!!! E deixem de servir cegamente o vosso monarquico presidente da CMO!!!

Anónimo disse...

Ó l.v.,então naõ sabes que o psd em olhão já está enterrado á muito tempo?esse alberto foi o coveiro do psd em olhao com a ajuda do mendes bota,dois bons pulhas da política são eeses dois.sergio c.

Anónimo disse...

Para o PSD poder lavar a cara, poderia propor cortes orçamentais noutras rubricas... Bom mas se calhar não convém aos actuais deputados e vereadores da "suposta oposição" PSD! tenham vergonha!!! sei de quem deve estar ás voltas no túmulo com a vossa SOCIAL-DEMOCRACIA!!!

Volta Sá disse...

o PSD em olhão se quiser ser oposição,ao ps, tem de correr com os traidores que se dizem militantes do PSD mas,que apoiaram a candidatura de Francisco Leal e com triador mor do vereador Alberto Almeida que vota sempre a favor do ps

Chico do A disse...

O Alberto Almeida só ainda é do PSD porque o BOta lhe deu a mão.
como paga ao bota o Alberto Almeida, vota sempre no leal.

Anónimo disse...

O ALBERTO ALMEIDA ANDOU A FESTEJAR QUANDO O LEAL GANHOU AS ANTERIOR ELEIÇÕES EM OLHÃO, ANTES DAS ULTIMAS.

Anónimo disse...

Mas vocês estão a sonhar o ps e o psd estão-se a coligar nas eleições da acaso e como é que querem que o psd faça oposição.
o f.graça vai ser vice presidente da acaso e o pina pai o presidente foi decidido por moeda ao ar.
ah.ah.ah.ah.
o srº pina aceitar uma moeda ao ar.e ser 2º atrás do homem das drogas

Anónimo disse...

Grande aldrabice do narigudo, 6 milhões em agua prevê a C-M-O- gastar no proximo ano ? mesmo em vinho era uma exorbitância,a não ser que a camara pague tambêm o consumo de agua ao real marina hotel.Só espero que a oposição seja digna desse nome e vota contra mais uma mentira.6 milhões em agua dava para afogar a população de Olhão,já chega de meterem tanta água.Ele que vá para as aguas do algarve pelo menos está no sitio certo é só agua.

Anónimo disse...

Seis milhões de euros em agua ? será aguas das pedras ?Mó será preciso tanta água pra lavar tanta mentira do narigudo ?Sim no blog do toino o homem tem aspecto de estar desidratado.

Filhe d´Olhão

L.V. disse...

há gente muito bem informada.coligação psd ps na acaso até dá vontade de rir, depois do que fizeram à mulher do f.graça,é preciso engolir um grande sapo.

l.o disse...

só o psd não tira a confiança politica ao sabujo do traidor vereador da cmo alberot alameda

Anónimo disse...

a cmo quer é aumentar para o dobro as casa devolutas há mais de 1 ano.
será que os aprtamentos do marina villlage,da quinta joão dorem e todos os apartamentos dos patos bravos por vender, há mais de 1 ano, também vão pagar esse aumento do imi?????
a cmo quer continuar a gastar á fartazaqna à conta de quem??? do filho de olhão ou de todos os patos bravos que não conseguem vender os apartamenos

Anónimo disse...

será que a CMO também vai cobrar o dobro às licenças dos estaleirtos abandonados dos patos bravos da CASAIS das obras do ria shoping e dos prédio duvidosos do Ondas ao pé do parque fantasma do levante, que só serve o pingo doce e os carros da cmo e das Gruas abandonadas na cidade também vão cobrar o dobro.e sae uma grua dessas cai de podre e de um vendaval que é o responsável???

Anónimo disse...

O pai Pina anda a fazer acordos com toda a gente da palmadinhas nas costas de gente que ate esta altura deitava-os abaixo chamava os nomes em monte,quais sao os favores que lhe andam a fazer? ja vale tudo, mas o mundo nao esta a acabar, eu julgava o uma pessoa sensata, mas estoua ve lo como os outros politicos.

Anónimo disse...

Atençao gente do meu partido PSD, e altura de fazerem alguma coisa pelo nosso partido, e comecem ja pela votaçao no Orçamento na n camara, o n Presidente vai-se embora nao precisa ja de voces, portanto e altura do PSD mostrar o que vale e a hora certa para agirmos chamem a razao o prof.Alberto, que a Camara quando o Leal Sair no proximo ano nao vai ser o mesmo, nao VOTEM O ORÇAMENTO,chamem o Eng.LUIS VIEGAS e quem pode salvar esta Camara e desenvolver esta terra

Anónimo disse...

Ao 2º comentário respondo que o BE nessa altura do subsidio ao Olhanense não existia na Assembleia Municipal...

E que na votação do orçamento em Dezembro votou categoricamente contra como é obvio.

Atento disse...

realmente o b.e. não estava representado na a.m. mas fez declarações publicas, a dizer que a cmo devia apoiar o sco nas obras do estádio para a equipa de futebol profissinonal do sco poder jogar no zé aracanjo.