quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Aumento do IMI em Olhão


A próxima Assembleia Municipal vai aprovar o aumento do I.M.I. no concelho de Olhão para as taxas máximas que se pagam em Portugal. Um cidadão do concelho de Olhão (que é um dos mais pobres do país), que se endividou para conseguir adquirir a sua 1ª habitação, vai pagar a mesma taxa de I.M.I. que aqueles que constroem mansões de luxo para especulação imobiliária, em Vilamoura, Quinta do Lago ou Vale do Lobo.

Ou seja, quem tem uma casa de 1ª habitação não vai ser diferenciado no pagamento do IMI, daqueles que têm casas fechadas que alugam e especulam preços no verão, sem pagar qualquer imposto a mais por isso.

Outra medida que a Assembleia Municipal vai aprovar é o aumento do I.M.I. em 100% para as casas devolutas há mais de 1 ano. Resta saber o que considera a CMOlhão casas devolutas, se são aquelas casas que os donos têm dificuldades económicas e não as conseguem recuperar ou se devoluto são também os apartamentos, construídos para especulação imobiliária e que estão fechados, como a maior parte dos apartamentos do Marina Village e outros empreendimentos do género.

A C.M.Olhão vai aumentar o IMI em 100% para as casas devolutas há mais de 1 ano! Mas é a própria CMO que dá o mau exemplo. Veja-se a Vivenda Vitória, mais conhecida por Chalé do Saias. Essa família ofereceu esse edifício à CMO na condição desta o restaurar. O que acontece é que a CMO, passados mais de 15 anos, deixou degradar e destruir a vivenda Vitória.

Será que a CMO se vai taxar a si própria em 100% no caso da Vivenda Victória?

Sei que a A.P.O.S. pediu à C.M.Olhão esse edifício para a sua sede quando ainda estava em condições razoáveis, mas a C.M.Olhão inventou uma série de desculpas e não satisfez esse pedido. Hoje a Vivenda Vitória quase não tem hipótese de restauro, embora a sua recuperação seja sempre bandeira nas promessas do PS em campanha eleitoral para as autarquias. Promessas leva-as o vento o que resta da vivenda lá está para quem passa pelo local ver o desmazelo da CMO na conservação do seu património. É essa mesma CMO que leva para aprovação em A. Municipal os aumentos de I.M I em 100%. E serão legais ou a taxa máxima para o aumento do I.M.I. é de 30%?

Vamos ver como a oposição vai votar esta proposta de PS. Será que vai haver oposição a estas propostas impopulares que irão afectar um sector da população já sobrecarregado de aumentos de impostos e redução de salários?

Essa propostas de aumentos do IMI já foram aprovadas em sessão da CMOlhão pelo PSD e pelo B.E.! Vamos ver agora na Assembleia Municipal, dia 25 de Novembro o voto dos partidos que dizem ser oposição. O PSD vai continuar a votar a favor do PS ?? O B.E, vai fazer o mesmo que o vereador a quem o B.E. retirou a confiança politica? O que vão fazer CDU e CDS???

A solução das casas degradadas deve passar pelas Câmaras, que devem fazer as obras ao abrigo de programas existentes para a recuperação das casas antigas e depois colocar essas casa no mercado de arrendamento e cobrar as rendas até satisfazer o preço das obras efectuadas, entregando-as depois aos proprietários na condição de manter as casas ocupadas. Recuperava-se assim o nosso património, criava-se um mercado de arrendamento e dava-se vida à Cidade de Olhão, evitando assim a desertificação do casco histórico da cidade.

Sobre uma taxa ou agravamento de licença pelas gruas abandonadas na cidade pelos patos bravos nem uma palavra! Será que essas gruas vão cair de podres à espera que passe a crise para os patos bravos? Se cair uma e houver mortos de quem é a responsabilidade?

Também os estaleiros ao abandono da empresa CASAIS deviam ser taxados. Como o estaleiro que essa empresa ergueu nas obras do Ria Shoping, que passados quase 2 anos estão ao abandono em risco das placas voarem e ferirem os cidadãos que por lá passam. O mesmo se passa como os estaleiros da CASAIS para a construção do edifício ONDAS que está parado devido a dívidas ao fisco e à segurança social. Será que essas gruas, e estaleiros vão continuar ao abandono eternamente?

Uma cidade deve ser organizada e não se deve permitir a anarquia que existe pois não são só as casas devolutas e em ruínas que dão mau aspecto à cidade.

28 comentários:

Curioso disse...

se isso for verdade é muito caricato pois o PS em Albufeira coligou.se ao PSDF e chumbaram essa medida proposta pelo presidente da CMAlbufeira .conforme podemos ler nesse extrato de noticia do OdA:

"A AM de Albufeira chumbou por unanimidade aumento do IMI e "devolveu ao executivo" a subida do IRC e IRS. Verba era para "compensar" Imortal e reverter direito de superfície de terreno. Desidério Silva desvaloriza.



Os 18 deputados do PSD na Assembleia Municipal de Albufeira, liderada pelo social democrata Carlos Silva e Sousa, juntaram-se aos cinco parlamentares autárquicos do PS e ao eleito pelo Bloco Esquerda e votaram quinta feira, por unanimidade, contra o agravamento do IMI, proposto pelo executivo chefiado por Desidério Silva, onde o PSD é igualmente maioritário.
Assim, o Imposto Municipal sobre Imóveis naquele concelho algarvio não vai agravar-se para a taxa o,7, como pretendia a Câmara, mantendo-se no valor atual de 0,6.
Já no que toca à derrama sobre o IRC não foi aprovada e o IRS a fixar pelo município continuará em 0% e não nos 3% pretendidos, depois de ambas as propostas terem sido “devolvidas ao executivo”."

Curioso disse...

Partido Socialista de Albufeira contra aumento de imposto na Câmara
Foto
d.r. Ver Fotos »
Câmara Municipal de Albufeira


Os membros do Partido Socialista na Câmara Municipal de Albufeira votaram contra os aumentos da taxa do IMI e o lançamento de uma derrama em 2011 propostas pela maioria PSD e vão assumir a mesma postura na Assembleia Municipal.

«No momento em que as empresas e as famílias vivem momentos de grandes dificuldade atendendo à situação do país, persistir numa política que visa única e exclusivamente arrecadar receita, seja como for e à custa de quem quer que seja, tudo para manter uma gestão despesista, irracional e que ainda não percebeu que não pode continuar a esbanjar e a malbaratar o dinheiro dos contribuintes, denota e evidencia uma manifesta insensibilidade social e uma falta de capacidade de perceber a realidade económica do concelho», denunciam em comunicado os socialistas de Albufeira.

Por proposta do executivo municipal PSD, os munícipes de Albufeira em 2011 terão de pagar um aumento das taxas de IMI, as quais se situarão nos valores máximos - 0,4 e 0,7 - para prédio urbanos avaliados e não avaliados, respetivamente.

«Mas não ficou por aqui este executivo: pela primeira vez em mais de trinta anos de poder autárquico democrático as empresas do concelho vão pagar uma derrama sobre o Imposto Rendimento Pessoas Colectivas (IRC), derrama que é fixada em 1,5 %, o valor máximo permitido», denuncia também o PS de Albufeira.

15 de Novembro de 2010 | 14:59
barlavento

Curioso disse...

VRSA: PS propõe baixa do IMI e IRS
26-09-2010 10:52:00

"O PS propôs ao executivo da câmara de Vila Real de Santo António (VRSA), na reunião do passado dia 21 de Setembro, a redução das taxas de IMI e IRS cobradas, no concelho, pela Câmara, tendo as propostas sido rejeitadas pela maioria social-democrata.


"O Partido Socialista de Vila Real de Santo António pretende que a taxa de IMI seja reduzida em 20 por cento, designadamente sobre o imposto aplicado aos prédios urbanos arrendados, de forma a incentivar o arrendamento.

O PS pretende ainda que a autarquia vilarealense prescinda de dois e meio por cento da taxa de IRS cobrada aos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho, à semelhança de outros concelhos.

"Tendo em conta que a edilidade cobra actualmente as taxas máximas permitidas por Lei, em sede de IMI e IRS, numa altura em que as famílias se debatem com sérios problemas financeiros, o PS considera que a redução parcial destes impostos no concelho vilarealense seria uma medida extremamente importante e justa, nomeadamente para as classes média e média baixa que ficam excluídas das políticas de apoio social, sentindo com particular intensidade os efeitos da actual crise económica", afirmam os socialistas, em comunicado."
noticia do barlavento.

mas que raio de bricandeira é esta meu senhores do PS?
onde são poder querem o aumento do imi, e onde são oposição, não querem o aumento do imi???

Anónimo disse...

esse chalé já era pois o dinheiro na sua recuperação deve ser uma fortuna.
pena a CMO deixar o nosso património desaprecer.

Anónimo disse...

o melhor que a CMO faz para as pessoas não verem a vergonha do chalé é tapar tudo com os paineis de publicidade.
olhos que não veêm coração que não sente.
e depois exigem aos cidadãos o dobro do imi.
mom tenhem dó.

Anónimo disse...

Se olharmos bem a esta questão, vemos nela o reconhecimento do presidente de que se construiu excessivamente em Olhão de tal forma que as casas não são ocupadas a tempo inteiro. Não havia necessidade das costumeiras violações dos planos de ordenamento. Tudo obedeceu a criterios de ganancia desmedida de meia duzia de patos bravos com a benção da autarquia. Foi total a ausencia de uma politica para a habitação. Não teria sido bem melhor se tivessem recuperado as casas antigas? Que politica de reabilitação urbana tem esta camara?

Anónimo disse...

Já agora gostava de saber se o Monte Caeiro tambem está considerado como devoluto, pois que não é habitado desde que se construiu, servindo apenas para as festas do Albertinho. Se aprovou esta proposta deve começar por dar o exemplo.

Anónimo disse...

Talvez não seja legal mais aumentos destes impostos em Olhão,dado que a Camara já cobra os maximos fixados por lei.
O governo mudou o ano passado 2009
as regras destes impostos,em 1º lugar mudou o intervalo das taxas.enquanto até aqui,as camaras podiam cobrar entre 0,4 e 0,8 de taxas aos imoveis antigos,agora só podem ir até 0,7 maximo,e é isso que Municipio de Olhão cobra.(0,7)
No caso dos imoveis "novos " isto é reavaliados desde 2004,as taxas podiam ir de 0,2 a 0,5,agora só poderão variar entre 0,2 e 0,4
maximo e é isto que a camara cobra.
Portanto 0,7 nos imoveis antigos e 0,4 nos avaliados desde 2004,sendo os maximos permitidos na lei.
Fico na expectativa para ver aonde rompem com o que está determinado na lei.
A estrategia de gestão do Municipio está errada,assenta sobretudo na prestação de serviços e empreitadas sem acompanhamento e controlo efectivos.Existe laxismo e incompetência na avaliação tecnica e acompanhamento dos trabalhos contratados,para não falar de coisas mais complicadas.Por falta de liderança não é feito o aproveitamento eficaz da mão de obra e tão pouco da maquinaria existente.A manutenção dos equipamentos é deploravel,sem programação ou planeamente eficazes.
Nos ultimos anos os autarcas e responsáveis politicos,assumiram compromissos insustentaveis,face ás receitas propprias geradas,foram feitas apostas a contar com receitas para as quais não havia garantia na sua obtenção.
Um quadro de pessoal exagerado e mal gerido,sem correpondência,na qualidade do serviço obtido.acrescentou despesa.
O somatorio da incompetência,ineficacia,má gestão,irresponsabilidade,endividamente excessivo colocaram o municipio na situação actual.
Os municipes pagam os erros acumulados nas tarifas,taxas e sobretaxas,IMI.IRS e tudo mais que esta gente se lembrar de inventar para nos sacar mais uns euros.

DX

L.Rocha disse...

como é que ele ia ceder a vivenda vitoria à APOS, se ele nem sequer quer ouvir falar da APOS???? ainda se fosse para fazer um sede pró sporting ou pró benfica arranjava logo o terreno e oferecia.
mas é disso que o meu povo gosta.

L.GUIA disse...

ò DX já viste que a CMO nem sequer um cilindro tem,e quando tapa os burracos da rua é à pá e depois passam com o rodado do camíão da CMO por cima para trá e pra frente???
chama-se a isso tecnologias novas.
e quando há uma fuga de agua em vez de utilizarem aparelhos próprios para dectetar roturas de agua esperam que apareça um burraco no pavimento para depois arranjar,aconteceu isso mesmo em frente àminha porta onde durante mais de 6 meses se perdeu agua e quando apareceu a cratera na estrada é que foram reparar.as velhas condutas que tem mais de 60 anos.
arranjaram num dia e passados dois dias rebntou outra vez a conduta 2 metros <<á frente,tal éo estado deplorável das condutas de agua na cidade de olhão. será esse um motivo que gastam 6 milhões em agua????

Anónimo disse...

Desculpa lá costa, mas voltas a mentir outra vez.Se não sabes não fales,a APOS ainda não existia, e o dr pina nem sabia onde ficava OLHÃO, quando a câmara recebeu a vivenda VITÒRIA.Tu gostas muito de falar pela boca dos outros e por isso não acertas uma.LUCIANO

Anónimo disse...

Ió Lucianito diz-me lá o que tem a ver com a tomada de posse do edificio por parte da CMO e a pretensão da APOS. Simplesmente a CMO tomou conta do edificio e com o passar do tempo e tambem ao estado de degradação que o edificio apresentava, com o surgimento da APOS, nada mais natural que esta assiciação, e muito bem, pretendesse instalar ali a sua sede. Qual o problema? Tambem não se sabe quantos meses ou anos tens de socio da APOS e provavelmente desconheces o assunto. Porque não pedes informação ao teu ex colega de direcção? Agora vires brincar com os outros, tentar denegri-los está-te na massa e devias deixar de fazer jogo duplo, para que estas coisas se tornassem mais serias. As tuas brincadeiras de mau gosto apenas servem para descredibilizar os que se opôem à gestão camararia. Se o queres fazer, fà-lo com o blog do toino, ou não te chega?
E falas tu de associativismo? Contigo nunca se sabe de que lado estás. És muito multifacetado, ió cromo.

Anónimo disse...

o srº Luciano é que não sabe o que fala pois a APOS fez na realidade o pedido à CMO não há 15 anos mas há para aí uns 5 anos.
O Drº Antonio Pina não era ainda vereador mas já tinha sido eleito apresentado-se na CMO para trabalhar mas o Engº Leal não lhe deu pelouro,e ele foi para a administração do Hospital de Faro para ficar calado,pois é assim que funciona o polvo do PS.tudo bem controlado para não fazerem ondas ainda por cima quando se tem um pai que é governador civil.
Uma coisa é certa o Srº Luciano é que parece que não sabe do que fala,se calhar é por não gostar da vivenda vitória.

Anónimo disse...

Não terão a fazer confusão com a promessa feita em A.M. em Abril 2009 aonde era dito que o referido chalet Vitória iria oportunamente ser restaurado e entregue ao ELOS CLUBE de OLHÃO.
"Estão é á espera que aquilo caia para mais uns prediozinhos"


DX

Anónimo disse...

Ó anónimo não te confundas com os pinas.O pina que eu me reifro deve ser teu colega no partido ciomunista não o socialista.LUCIANO

Anónimo disse...

não DX estão é à espera de alguma empresa dos amigos do regime, para darem a obra por pouco dinheiro, e depois o preço aumentar em monte ,como fizeram como o antigo hospital e o auditório. é assim que se enrica.

Atento disse...

O PS de VRSA quer também explicações do executivo social democrata liderado por Luís Gomes, sobre “o motivo de não ter sido liquidada uma dívida superior aos três milhões de euros à «Águas do Algarve», pelos consumos fornecidos, isto apesar da empresa já ter pago as verbas respeitantes à utilização das infra-estruturas utilizadas e da autarquia já ter cobrado os serviços aos munícipes”.

“É caso para perguntar para onde foi o dinheiro recebido se nem sequer a dívida foi paga”, concluem os socialistas.
este extrato de noticia foi retirado do OdA.
o curioso é que o PSD em Olhão não faz este tipo de oposiçao e não pergunta ao PS para onde foi o dinheiro da agua paga pelos cidadãos do concelho de Olhãompois a CMO deve uma fortuna às aguas do Algarve.
só pode ser por o PSD em Olhão estar conciliado com o ps e ao não fazer oposição esta a trair os ideiais sociais democratas.

Atento disse...

O executivo da câmara de Lagos (PS) deliberou aplicar em 2011 a taxa de 0,8% para prédios rústicos 0,7% para os prédios urbanos e 0,4% para os prédios urbanos avaliados comercializados a partir de 2004. PSD está contra

noticia retirada do OdA

Quanto às taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos prédios devolutos do Centro Histórico, foi igualmente aprovada uma majoração para o dobro.

Também em lagos o PSD está contra os aumentos aprovados pelo PS.
Só em Olhão o PSD está sempre a favor do PS porque será???

Anónimo disse...

Esses pds de olhão são sempre os mesmos,falam muito do leal e depois querem-se é deitadinhos na mesma cama.Os de hoje são como o de antigamente,é vêr o graça ao beijinhos com o pina nas eleiçoês para a acaso,eu aposto como os dois vâo para lá á borla,e vocês?Dany Silva

Anónimo disse...

se o pina for tão há borla como nos mercados de olhão é uma bela borla cada reuinão da administração e uma teka que ganha.
vai pra lá de borla vai?
olha que moço?

Anónimo disse...

Uma coisa podem ter a certeza este chalet é um ex libris de Olhão,no pior sentido dado que está junto á estrada nacional,
Muita gente pára para fotografar esta maravilha abandonada por quem gere o patromónio da cidade,de facto não percebe de arquitectura,mas para tanta gente fotografar o chalet algum interesse terá,é pena mas é a realidade uma estrutura daquelas abandonada,por vezes ao assistir aos turistas a fotografar dá-me vergonha,maais vergonha deveria ter quem governa esta cidade de gastar rios de dinheiro em coisas irisórias,e não proceder ao restauro desta beleza que no estado em que está só os envergonha.Outra coisa que é realidade neste momento aquela estrutura já representa um perigo para os transeuntes,são telhas a cair constantemente para a rua e até chapas que fazem de telhado da torre estão soltas.Se alguem ficar ferido por uma daqueles objectos,segundo sei,haverá alguem a ser responsabilizado pelos danos.
Ninguem vê que muitos alunos passam perto daquelas ruinas e que o pior pode acontecer e depois veremos no sítio proprio quem é o responsável pelos danos e o chalet estar á decadas naquele estado.Para disfarçar a miséria puseram um painel publicitário a tapar o ex libris da cidade.

ROSA


Uma residente proxima do chalet Vitória,

Obrigado Olhão livre pelo tema.

Anónimo disse...

o que quer dizer que a CMO em vez de fazer obras e recuperar o seu património, deixa deixa cair de podre o chalé dos SAIAS e ainda ganha dinheiro em publicidade.
ou será que não cobram aquele painel de publicidade e por falr em paineis de publicidade a ARH permite esses paineis em linhas de aguas como o que está em Marim na EN125,ao pé da antiga fabrica do Carépinha??

Anónimo disse...

Ai Lucianito a que Pinas e que te referes............
Ao Pina capitao de abril ex. ex. ex. ex.ex presidente da Assembleia municipal de Olhao ex vereador etc...........
Ao Pina ex. membro da Assembleia Municipal pelo PS e nas ultimas autarquicas mandatario da CDU

ou ao Pina junior ex.administrador do hospital de Faro e vereador actual do PS filho do Pina senior ex...............presidente da ERTA eleito "democraticamente" mas com dois ordenadoes!depois recusado por querer trabalhar beneficamente.........

Anónimo disse...

ainda havia outro pina que tinha uma cadeirinha mágica não era????

Anónimo disse...

Moss é só Pinas a darem pinotes.

Patos Bravos disse...

será que opresidente tambémvai considerar devolutos os aprtamentos do marina village há mais de um ano que estão desocupados? ou o aumento do imi em casas devolutas é só para os naturais de olhão os patos bravos estão isentos?

Anónimo disse...

Isto e so novidades, daqui a uns dias preparem-se que tenho uma novidade para lhes dar do novo negocio do Carlinhes Martins, aguardem.

Anónimo disse...

Queremos igualdade para todos e nao dividir portugal ou entao ALGARVE INDEPENDENTE FORA com ps batata corruptos e marginais acordai POVO NIMGUEM PAGUE IMI