domingo, 28 de novembro de 2010

É Fartar Vilanagem!



É fartar, vilanagem!

00h36m

Uma estimável instituição vocacionada para a defesa dos consumidores mostrava há dias que na factura da electricidade, cada vez mais gorda, mais de 40 por cento não se referem ao que consumimos. Se bem entendi, estaremos aí a falar de "extras" variados, entre os quais (estou certo disso) não deixarão de ter o seu peso os salários e prémios milionários pagos aos gestores e, também, aos assessores (originários exactamente daqueles sítios em que o leitor está a pensar), bem como cátedras de luxo em universidades americanas...

Mas esses expedientes, hoje mais vulgares do que o "doce da Teixeira" nas romarias, não se ficam pela electricidade. Essas habilidades, que visam entrar nos bolsos dos cidadãos com aparências de seriedade, estão presentes noutros bens de primeira necessidade e prestados em regimes de monopólio ou parecidos.

É o caso da água: mais de metade da factura nada tem a ver com o consumo, antes se dispersa por rubricas como a recolha de lixo (que grande negócio vai por aí!), o saneamento e outras criatividades semânticas, entre as quais se destaca a "disponibilidade".

Mas há muito mais, a começar pelas gasolinas e a terminar... nunca. E coisas novas vêm a caminho sem o menor pudor: em breve estaremos a pagar uma "taxa de protecção civil", como se entre as obrigações públicas não estivesse precisamente a protecção das populações.

Cabe perguntar, aqui chegados, para que servem, afinal, os impostos que nos cobram!

Esta noticia foi retirada do J.N online.

Em Olhão, temos um caso que nós cidadãos, podemos questionar a CMO, se pagamos o tratamento dos esgotos, porque razão ainda existem esgotos TÓXICOS que correm para a Ria Formosa, sem qualquer tratamento?

Se pagamos o tratamento dos esgotos,qual a razão que as ETARs das Aguas do Algarve não tratam os esgotos como mandam as leis comunitárias?

Caso a C.M.Olhão insista em cobrar a taxa de tratamento dos esgotos, e esse tratamento não seja efectuado como mandam as leis, é caso para fazermos uma queixa ao tribunal pelo roubo que a CMO no faz mensalmente na factura da agua.

Em Maringá no Brasil aconteceu só isso

8 comentários:

Anónimo disse...

Em Portugal os consumidores queixam-se a tudo o que é sitio e o resultado e´sempre a desfavor do Zé Povinho palavras para quê,são artistas portugueses e usam e abusam destes roubos,já os bancos é a mesma coisa é taxas e mais comissões,Como é possivel um reformado de baixo rendimento 300/400/500/600 euros aconselhado pela segurança social a abrir conta num banco para mais rápido e seguro receber a fortuna a que tem direito e refiro-me á magra reforma e depois o banco cobrar-lhe uma comissão por não ter um saldo médio de 1.000 euros,? para estas coisas não fazem leis de excepção,pior é que esses suplementos nas facturas da «agua e luz» são cobranças cegas nem têm em conta a condição social do consumidor,tanto paga quem recebe muito de reforma como o que nem para comprar sopa a miséria da reforma lhe dá.Então C.M.O. numa de sensibilidade social poderia isentar dessas taxas os que recebem pouco de pensão ou reforma
talvez o custo desta medida não fosse mais que meia duzia de foguetes na passagem de ano.Este governo Nacional e local não tem sensibilidade social,excepcional e benevolente com os ricos,castigador e insensivel com os pobres,mas enfim foi o que os Portugueses escolheram,é a democracia.


DX

Anónimo disse...

Petição por causa das taxas cobradas na factura da electricidade e que nada têm a ver com a produção e distribuição de energia. Lê e assina.
http://www.deco.proteste.pt/servicos-basicos/contra-extras-na-electricidade-junte-se-a-nos-s626501.htm

Anónimo disse...

Este anonimo acha que os que recebem pouco de reforma,não fazem lixo,e depois fala dos bancos porque não diz o reformado para a Seg.Soc.lhe mandar o cheque da reforma para casa e como deve ter pouco que fazer pode ir oas CTT levantar.
Os serviços municipais tanto leva o lixo dos ricos como os dos pobres ó senhor anonimo.Na sociedade em que vivemos todos utilizam os serviços publicos não é?como tal todos devem pagar a isto chama-se igualdade de direitos e deveres ou será que não percebe isto?
Boa Noite e passe bem.

Neves

Anónimo disse...

ó neves igualdade de direitos é nós pagarmos para se fazer o tratamento dos esgotos e a CMO deitar os esgotos ou para a Ria ,ou para uma ETAR que os trata mal quando nós pagamos para os tratarem bem.
pois na ria criam-se bivlves e peixes,além de toda um riquissima biodiversidade,que a poluição está a colocar em perigo como é agora o caso dos cavalos marinhos em 2 anos desapreceram 80% dessa população que era uma das mais numerosas da europa.

Anónimo disse...

"Rumo ao socialismo, camaradas; só mais um bocadinho de esforço e luta porque o paraíso já se vê na linha do horizonte."Quem diria!!!?
Ladrões na réplica de ditadura; ladrões na réplica de democracia. A diferença está na sofisticação do processo. Ladrão doutorado, democrata/socialista é muito mais "in", tem outro charme.Roubados por gente fina tem aquela sensação especial de pedir mais.
Mas as sangessugas são um mal necessário?

Anónimo disse...

voltou o neves com a suas teorias,será o mesmo neves militante 1023 do ps? que em tempos andou a dizer baboseiras no o.l.

Anónimo disse...

O Neves é engraçado quando vem falar na igualdade de direitos, coisa que duvido que ele saiba o que é. A igualdade de direitos não se resume a alguns casos especificos, mas em todas as situações. Hó Neves não sabes que por exemplo, as novas elites de Olhão têm recolha de lixo personalizada como acontece na Urbanização Pinheiros de Marim? E não sabes que todo o sector publico de indole social tem vindo a ser sistematicamente degradado para obrigar as pessoas a recorrerem aos privados, onde só quem tem dinheiro tem acesso? Olha ao estado do SNS e vê com florescem os serviços privados de saúde; vê como se altera a formula de calculo para as reformas que na pratica resultam em 53% do ultimo vencimento, enquanto aumentam o numero de PPR.
Já me esquecia que tu não precisas do SNS nem de reforma. Quem tem a barriga cheia entretem-se a rebaixar os outros, na é?

Fare é Fare disse...

olha lá ó neves por falar em direitos sabes que os cidadãos temmdireito a um médico de familia e em olhão faltam 4 medicos de familia e que cada um deles é resposavél por 1500 doentes? ou seja 6000 cidadãosemmOlhão, não tem médicos de familia.
os doentes do saudos Drº Alvaro Pereira ainda hoje não temmmédico de familia e os do Drº Ellias que foi este ano pra reforma nem tão cedo vão ter médico de familia.
falar em direito é muito bonito, mas é o estado o 1º a não cumprir os seus.
assim como é Francisco Leal pois é presidente da CMO há 17 anos cobra o tratamento de esgotos a todos os cidadãos que tenham contador de agua (há alguns preveligiados que não tem contador, mas isso éoutra história),o tratamento dos esgotos no entanto vamos ao T na maré vazia e vemos os excremntos humanos a boiar junto com os preservativos,a sair directos para a ria. Não é o dever do presidente acabar com esse crime ambiental,que é ao mesmo tempo uma vergonha para os cidadãos de Olhão que constantemente ouvem dos turistas, jocosidades sobre aquela vergonha.
ó neves vá outra vez de férias que faz um favor aos leitores do o.l.