quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A Indústria da Alfarroba e a poluição da Ria Formosa

Fábrica de alfarroba vai triplicar produção em 2013 com nova unidade em Faro- Negócios 03/11/10 - Lusa

“A única fábrica portuguesa que transforma sementes de alfarroba e exporta matéria-prima para o Japão, EUA, Inglaterra, Holanda e Bélgica vai triplicar a produção a partir de 2013 com uma nova unidade fabril a construir em Faro, Algarve.

No centro da capital algarvia existe, desde 1944, a fábrica "Victus Industrial Farense" que transforma 1500 toneladas por ano de sementes de alfarroba, um fruto seco utilizado na indústria farmacêutica, para dar forma a alguns comprimidos, indústria cosmética para os cremes ou na alimentar, através de aditivos para pudins ou papas de bebé.

A autarquia de Faro tem, todavia, outros planos para aquela zona da cidade onde está implantada actualmente a unidade fabril e, até ao final deste ano, é iniciado o processo de deslocalização da fábrica, que emprega 14 pessoas.

"Vão ser necessários dois anos para a construção da nova fábrica, instalação e auditorias. A primeira pedra foi lançada em Fevereiro passado pelo ministro da Agricultura e o grosso da obra arranca este ano, com a construção da unidade de tratamento das sementes e tratamento de resíduos", avançou à agência Lusa o proprietário da futura fábrica.

Manuel Caetano acredita que ao longo do ano de 2013, a nova fábrica, que vai ficar edificada no Areal Gordo, perto da saída de Faro para Olhão, aumente a produção anual de 1500 toneladas/ano, para quatro mil toneladas/ano de sementes de alfarroba.

As quatro mil toneladas de sementes de alfarroba dão cerca de 40% de hidrocoloides (um espessante vulgarmente conhecido como E 410), e 20% de gérmen, uma farinha alimentar altamente proteica.

"Os hidrocoloides vão para os países mais desenvolvidos na área alimentar do fast food (comida rápida), como os EUA, Japão ou países do norte da Europa, como Inglaterra ou Dinamarca", referiu Manuel Caetano.

O gérmen, por seu turno, segue viagem para outras paragens, como por exemplo, Espanha, Holanda ou Bélgica, acrescentou Manuel Caetano, também conhecido por "mister Carob" ou "mister Alfarroba", por estar desde os 18 anos ligado ao sector alfarrobeiro.

O investimento para a nova unidade fabril de Faro, que manterá os mesmos 14 funcionários, é de 5,5 milhões de euros, sendo 35% do total do valor investido oriundo de fundos comunitários através do Quadro de Referência Estratégica Regional (QREN).

No Algarve existiam duas fábricas de transformação de alfarrobas, a Danisco e a Victus Industrial Farense, mas recentemente a dinamarquesa Danisco, que tinha sede em Faro, encerrou portas e deslocalizou-se para Valência (Espanha), levando toda a estrutura produtiva e desempregando 38 funcionários, entre os quais técnicos desempregados.

O volume de negócios no sector da alfarroba em Portugal ronda os "32 milhões de euros", referiu Manuel Caetano adiantando que apesar de Marrocos ser o país com maior capacidade de produção de alfarroba, é em Portugal que nasce a melhor do mundo".

Nota do Olhão Livre.

A maior parte da produção de alfarroba produzida na Europa provém da Região do Algarve e Portugal é o 3º maior produtor mundial desse fruto. Muitas das alfarrobeiras provêm do esforço dos nossos antepassados, pois a maior parte delas foram cultivadas pelas gerações anteriores às nossas. Como curiosidade a maior árvore desse fruto, em Portugal, encontra-se no Concelho de Olhão mais propriamente na Quinta da Parra em Moncarapacho.

Como em todos os sectores da agricultura em Portugal, também aqui se cometeram erros tremendos destruindo milhares de alfarrobeiras centenárias, para se plantarem pomares de laranjeiras para a caça aos subsídios da CEE e U.E.. Hoje jogam-se abaixo esses pomares e outros, para se voltar a plantar alfarrobeiras.

O negócio da transformação da alfarroba devia ter prioridade, pela parte do Estado. No entanto esse mesmo Estado deve também controlar a poluição provocada por essa indústria, pois não nos podemos esquecer que durante anos poluiu e continua a fazê-lo em Faro nas zonas sensíveis da Ria Formosa, com o fechar de olhos de todas as entidades responsáveis.

A multinacional Danisco, que encerrou agora as portas, despedindo 36 funcionários, mudando-se para Valência, durante anos polui a zona da Ria, atrás da estação de caminhos-de-ferro em Faro e não lhes foram pedidas responsabilidades nem lhes aconteceu nada. Argumentavam as autoridades que era para que a Danisco não despedisse os funcionários. Hoje a Danisco encerrou as portas, o mal ficou feito e quem vai agora gastar o dinheiro a repor o equilíbrio?

Também a Vitcus Industrial Farense tem todo o historial de produção referido, mas também ela é responsável pela poluição da zona da Ria Formosa onde os seus esgotos ainda hoje são despejados, ao lado do Moinho de Maré da Horta da Areia em Faro conforme mostra esta foto. Toda a zona está degradada, quem a vai limpar? Irá essa nova Fábrica da Victus Industrial Farense continuar a poluir a Ria Formosa sem lhe serem exigidas responsabilidades? Irá ser feita uma ETAR para tratar convenientemente os seus resíduos, altamente poluentes ou continuará o mesmo regabofe como até aqui?

Nós no Olhão Livre vamos estar atentos!

29 comentários:

Anónimo disse...

Costa, escreve que se perceba,vale de parra fica em albufeira quinta da parra em moncarapacho.Quanto há alfarroba todos sabemos que é um fruto poluente,mas mal de nós algarvios se os investidores se fossem embora.Bebe café e vai vêr televisâo.C.Martins

P.A. Lerma disse...

os seus resíduos não são altamente poluentes

são nutritivos para os organismos costeiros

podem provocar impacto visual e cheiro devido ao desenvolvimento bacteriano

e a maior alfarrobeira 12,7 metros de perímetro (P.A.P)22 metros de diâmetro na copa estava em Cacela

o ano passado

havia uma maior na corte de antónio Martins
mas foi arrancada para fazer o campo de golfe há uns anitos

Anónimo disse...

pois é não é só transformar a alfarroba tem de se evitar a poluição.
gostei de saber através do Olhão livre, que no concelho de Olhão temos a mais velha alfarrobeira de Portugal.
também é bom ver alguém denunciar a triste realidade da caça aos subsidios.

costa disse...

Que me desculpem os leitores do Olhão Livre,pelo engano ,pois na realidade é na Quinta da Parra e não Vale da Parra,que se encontra a maior alfarrobeira de Portugal.
Feizmente o Olhão livre tem como revisor oficial o comentador que se dá pelo nomeC. Martins e que está atento.
pena que não saiba fazer a diferença,entre um fruto que ele diz ser poluente(como se houvessem frutos poluentes),e uma industria de transformação que só é poluente porque não se recusam a fazer as ETARs dos seus eresiduos,e os descarregam para a Ria Formosa sem tratamento.
Não é o fruto que é poluente,pois até para o tratamento do cancro ele serve,que é o poluidor são os industriais que não querem investir, para não poluir, e ainda tem a benção das entidades que devia ser competentes e não o são!
Quanto a beber café e ver televisão obrigado,pelo conselho, mas café á noite não bebo, e televisão tão pouco a vejo, pois gosto de dormir.

Anónimo disse...

é pá com uma alfarrobeira dessas no concelho e os filhes dólhão não sabiam??

Anónimo disse...

porque será que os campos de golfe tem de jogar essas arvores centenária abaixo?
não há quem impeça esses crimes???

Lima disse...

Aqui na freguesia de Pechão, quinta de João de Ourem, houve até à pouco tempo a maior plantação de alfarrobeiras que eu conheci, Todas elas milenárias com portes que excediam os aqui relatados, todos os anos enchiam de alfarrobas os armazens do tio João foca.Eu quando miudo, costumava ir brincar nas alfarrobeiras, que tinham tocas que faziam lembrar abrigos fantasmogóricos, onde por vezes habitavam ciganos, tendeiros,e outras pessoas que por opcção ou necessidade,recorriam aqueles abrigos naturais, estou-me a lembrar de um canastreiro, que todos os dias fazia uma canastra com os rapuzes das proprias alfarrobeiras, quando a canastra estava pronta, ia vende-la e com o dinheiro comprava alguma comida, e uma garrafa de vinho, e no dia seguinte seguia o mesmo ritual;
Mas um dia chegaram as bulldozers e derrubaram todas as alfarrobeiras, sem que até hoje se saiba porquê, pois o terreno lá continua tal e qual as bulldozers o deixaram estéril e abondonado!

Atento disse...

pois é Lima a destruição da nossa agricultura já vem dos tempos do botas.
também no alentejo destruiram os sobreiros para plantar trigo.
hoje nem sobreiros nem trigo.

Anónimo disse...

Ó lima, não me digas que foi o leal que mandou deitar abaixo as alfarrobeiras, deixando no desemprego o canestreiro.Vocês não inventem mais,bom fim de semana.C.Martins

Lima disse...

Ao C.Martins

Foi voçê que por alguma razão que eu desconheço,que associou a destruição das alfarrobeiras do Foca ao Engº Leal, eu pessoalmente não vejo onde possa estar a ligação, que eu saiba o Leal não é muito de destruir coisas, porque isso daria trabalho, e os xuchas, não gostam muito de trabalhar, o Engº Leal até é muito conservador, é por isso que Olhão, ainda se parece tal qual se parecia à trinta anos (salvo o Real Marina Village)

Anónimo disse...

mom ió carlinhes, és meme come o choque, larga o ferrade e foje pá seba.

Anónimo disse...

o leal quer é jogar abaixo um pomar de LARANJAS E DESTRUIR UMA DEZENAS DE HECTARES DE HORTA A PRODUZIR, NA ZONA DA VARIANTE NORTE, PARA DEIXAR UMA EMPRESA DO REGIME, E ONDE TRABALHA UM EX.VEREADOR, CONSTRUIR UMA URBANIZAÇÃO.

Anónimo disse...

Então é o Presidente que quer deitar abaixo as laranjeiras, quem faz afirmações destas não percebe nada de construção de estradas e muito menos conhece os terrenos do traçado da Variante Norte de Olhão, se não passa por uma passas por outras, foi o que o dito prejudicado disse em alto e bom som, se não passar numa das suas hortas, passa na outra assim tanto faz.
Agora não acusem o Eng. Leal porque ele pode ter alguns defeitos, mas o novo traçado não é da sua competência, mas sim função do melhor aproveitamento dos recursos financeiros incluindo o impacto ambiental.
Quem assim fala conhece bem os perfis do traçado.
Se este espaço e O OLHÃO LIVRE, é LIVRE? Publiquem os comentários que são redigidos com respeito, educação e princípios. Por aqui me fico.

OL disse...

Ao "lambe-botas" das 00:58: o Olhão Livre publica o que quiser publicar sem se sentir obrigado a satisfazer a vontade de qualquer comentador. A questão das laranjeiras é outra ou você desconhece que o ano passado foi apanhado um camião da câmara a derrubar e transportar laranjeiras para a lixeira ilegal da C. M. Olhão? É que consta que para o terreno de onde foram tiradas as laranjeiras já está aprovada uma urbanização e dá muito jeito ter a variante logo ali "à mão". A câmara de Olhão já nos habituou a tudo quanto é cambalacho e isto seria apenas uma forma de encapotadamente beneficiar alguém do "partido". Não tem nada a ver com questões ambientais e por muitos conhecimentos que você tenha na área ambiental, um cambalacho é e será sempre um cambalacho. Por outro lado, o ambiente tem servido para as maiores fontes de corrupção ou ignora isso também?

Atento disse...

ao anónimo das 0.58
Sabe o srº que o novo traçado vai cortar destruir um pomar com centenas de árvores novas e a produzir legalmente num terreno da Reserva Agricola Nacional e de Classe A?
Sabe o srº que os terrenos onde estava previsto a variante no PDM já tiravam a esse proprietário um grande parcela de terreno,mas que esse aceitou ser expropriado, visto o terreno não estar em terrenos tão produtivos e,por não pertencerem há RAN.
Sabe o srº que esse novo traçado está cheio de ilegalidades e de enredos com gente do poder que está na CMO, e que passou pela vereação da CMO?
A variante se cortar essa propriedade ,vai dar cabo de dezenas de postos de trabalho pois está em plena laboração é assim que querem tirar Portugal da crise destruindo postos de trabalho????

Anónimo disse...

Para quem anda por este OLHÃO LIVRE a ofender e com muita falta de Educação, Princípios e Respeito que é o que se observa em grande maioria destes comentários, e por acaso um destes caso no comentário do passado dia 6, pelas 12:35 em que infelizmente fala-se de " Lambe Botas ", mas que frase infeliz, posso informá-lo que conhece muitos dos problemas que levantam ao Eng. Leal, a todos os seus colaborares e ex, como o do Eng. Medeiros, mas não tenho grandes provas estou esperando pelas várias instituições judicias que se pronunciem, tenho ouvido falar em tantas queixas, eu não estou aqui para os defender, nem só PS, mas sim pelo respeito, dignidade e educação e contra qualquer tipo de corrupção.
Mas nas secções da Assembleia Municipal ninguém das bancadas da oposição ou dos municípios levantam esses problemas, eu vou a várias Assembleias e pode-se considerar tudo calmo, diga-me o que eu devo pensar, mais ainda daqui a três anos vamos ter eleições e iremos ver o que o povo de Olhão irá reagir a todo isto, será que não estão informados? Quem ataca e conhece os problemas deve dar a cara, ser directo e frontal. Também quero informa-lo que quando falei das laranjeiras não são ás que se refere, pois eu entendo a suspeição, são outras na variante norte nessa zona existente vários pomares

Anónimo disse...

Para o Sr. do comentário do passado dia 6 pelas 18:45, do pomar de centenas de laranjeiras com um dito terreno da Classe A?
Se me permite eu penso que estamos falar sobre o mesmo terreno que tem uns 80 a 90 Hectares e que por sinal onde está projectada a nova variante norte, é um terreno com bastante inclinação que tem poucos citrinos e de péssima qualidade, é um terreno argila calicenta nada produtivo, em que até os citrinos que estão plantados há uns dez a vinte anos não se têm desenvolvido é só ir ao lugar e verificar e ultimamente o dito terreno tem servido para pastagem das vacas, não esquecendo que é uma situação ilegal, porque parte não está há distância regulamentar das várias habitações: Quanto ao número de trabalhadores em causa como é referido no dito comentário pois na Segurança Social muito poucos constam, além do donos filhos, nora e genro, sem duvida são num todo para ai uma dezena.
Tantos problemas por causa se uns dois hectares, oxalá que a captação da água continuo neste anos secos para cultivar os restantes hectares e que não fique igual há existente juntos dos quatros caminhos com água imprópria para o cultivo “ salobra “. Já agora os outros vossos terrenos onde anteriormente a variante estava projectada são de muito melhor qualidade para o cultivo! Tem dúvidas??.

Anónimo disse...

Por favor, gostaria de perceber porque não foi aprovada para publicação o meu artigo sobre Quinta do João do Ourém do dia 5-11-2010.
Os meus artigos ou comentários nunca são ofensivos, não faltam ao respeito e dignidade de ninguém mas sim responsabilizam quem do direito pelos factos cometidos ou por vezes põem em causa certas medidas que foram tomadas com pouca reflexão.
Por considerar importante e oportuno a minha observação sobre a Quinta de João do Ourém, porque alguém anteriormente também comentou, eu só quis dar o meu contributo sem por em causa o comentário anterior, que o considero que foi feito por pessoa digna, correcta e conhecedora, portanto solicito a aprovação o meu comentário que em breve o enviarei novamente

Anónimo disse...

parece que se está a falar de 2 hortas diferentes não???
quem diz que os pomares de laranjeiras não podem ser plantados com sucesso em terrenos inclinados??
a zona em causa é terreno da clase A e em terrenos da RAN.
sobre o Nº de pessoas a trabalhar na agricultura a maior parte das pessoas trabalham e ganham quando é necessário, pois a agricultura não é um emprego de escritório.
Quantas pessoas tem a acaso a recibo verde e é uma instituição do regime.
quantas pessoas tem a fesnima a recibo verde e é uma empresa municipal??? a fesnima até contrata pessoas que as mete a recibo verde nas escolas do concelho, pois a CMO não pode ter gente a recibo verde.
O que se passa na variante é que ouve infracções ao PDM que dá perda de mandato,ao presidente da CMOlhão e este quer ver se esse caso não é despoletado para os tribunais.
mas está com azar pois vai ter de bater com os costados lá.
a prova do infracção ao PDM são as vivendas que autorizou em cima do traçado,e essas provas ele não as pode destruir.

Anónimo disse...

Moos o Ze da terra , ainda ca andas?
Ainda queres que te publiquem os comentarios depois de so falares mal do blog e deles mesmo assim ainda te publicarem alguns comentarios!
Para jogar ao POKER e preciso saber e nem sempre os bluffs dao bom resultado

Anónimo disse...

Só para clarificar sobre o anónimo do “ Zé da Terra”, os meus comentários nunca são ofensivos e muito menos com falta de Educação e Respeito, não é essa a minha educação e formação, esse anónimo está muito enganado sobre quem fala mal do blog.
Estão muito enganados não faço bluffs, a minha maneira de estar na vida, tem ÉTICA, o que faz falta a muita gente anónima que escreve neste blog.
Se não quiserem publicar os meus comentários no OLHÃO QUE SE DIZ LIVRE, eu irei publicar noutros blog e acusarei que o OLHÃO LIVRE, os rejeitou, e dai os leitores tiraram as conclusões que quiserem a vosso respeito.

a.terra disse...

Ao Zé da Terra:
Começando pelo final do seu comentario, sou obrigado a chamar-lhe chantagista,ao ameaçar que vai dizer noutros blogs que o Olhão Livre não publica os seus comentarios. Isso não aquece nem arrefece e pode muito bem dizer o que lhe aprouver. Enquanto autor do Olhão Livre, não tive conhecimento de qualquer comentario seu ter sido eliminado, e depois os comentadores não podem ou não devem ser confundidos com os autores.
A questão da Variante Norte à 125 só se levanta, independentemente das laranjeiras, porque a aprovação se obras em cima do traçado e faixa de protecção, violaram o Plano Director Municipal, e a Camara presidida por um impertinente Francisco Leal tenta sacudir a agua do capote. Afinal para que queremos planos de ordenamento se não forem cumpridos, mas sim violados pelos camaradas e amigos do regime?
Quanto ao propalado impacto ambiental, como pode ele ser defendido se não houve qualquer estudo e muito menos a respectiva discussão publica?
Não sei se sabe, mas alguns processos, estão a ser investigados pela PJ e a seu tempo se saberá o resultado final. Quanto a provas temo-las; outra coisa é conseguir uma condenação em tribunal ou ainda acredita no Pai Natal e que a Justiça funciona?
A participação dos partidos nas Assembleias Municipais é de facto muito fraca e regra geral deixa muito a desejar, mas tambem a teia montada pelo PS não dá grande margem e afugenta mesmo a população da sua participação. Aliás os cidadãos participantes com uma postura de confrontar o Poder instalado, logo são apelidados de terroristas, o que levou inclusivé a uma participação criminal contra o energumeno em presidente.
Quanto à Quinta João de Ourem coloco lá a sua questão e depois verá a resposta. Essa é uma das situações mais gritantes de violação do PDM, cujo alvará foi assinado pelo engenheiro Melo Medeiros.

ol disse...

Ética? O que é isso? Será nós vermos e calarmos, como até aqui? Será ética não denunciarmos quem nos leva à falência? Quando as coisas se complicam vem com a treta da ética. José Sócrates é éticamente irrepreensível. Dias Loureiro, Oliveira e Costa, Manuel Godinho também o são. Eles tem bons carros à borla, combustíveis à borla, tem telemoveis à borla, cartão de crédito do Estado, eles andam de fato e gravata, bem compostos como convém. É caso para perguntar se o Povo é que é ladrão. Eles tem ética e o Povo tem? Não são conceitos diferentes de ética de acordo com o lado da barricada em que cada um se encontra? Que medo deste artista ir denunciar o Olhão Livre para outros blog's. Já estamos habituados a esse tipo de coisas mas eles voltam sempre...

xopinha disse...

mom ió zé da terra diz lá qual foi o comentário censurado???
eles dizem que não censuraram,
então volta a publicar o comentário.
ou tás armade em queixinhas,e a ameaçar com uma coisa que não existe.

Anónimo disse...

A quntos anos que nos estamos nesta camara que sabiamos que a cara de cera queria tirar o lugar o lugar a arquitecta Ditza, fazendo se passar por bufa, pois tinha interesses o marido tinha escritorio de projectos, mas issso era novidade, eu so nao sei e como o Presidente deixou o Carlos Mertins fazer isso e ainda por cima tem imobiliaria, e vem estes moços dizerem na campanha que iam ser mais honestos que o Leal, estes ainda fazem melhor, isto esta lindo e leva jeito.

Anónimo disse...

Mas voces estao todos atrasados o Eng. Reis foi outra vez afastado, ja puseram mais duas arquitectas novas, a Ana Frade nao sabe para ela quanto mais ensinar a elas, entao a Ana frade ja me constou que pede informaçoes a desenhadores,do exterior da Camara ai Sr.Presidente onde voce esta, sempre vimos a anos dentro dessa camara que ela era uma sonsa so queria era subir

Anónimo disse...

PARA O SR. AUTOR DO OLHÃO LIVRE

Olhe eu gostaria que percebe-se se faz favor, que eu não utiliza a vossa ou a sua linguagens, não ofende ninguém e muito menos quando não sei com quem estou a falar, então eu é que sou " chantagista ", quando nas últimas duas semanas enviei dois comentários, um sobre o tão fala mau funcionamento da CMO e seu responsáveis, incluindo os representantes dos partidos representados, levantando alguma suspeitas e promiscuidades, incluindo um construtor que se intitulou independente para concorrer a uma junta, quando várias pessoas sabem bem o que ele vale e como se aproveita de tudo e de todos, por isso teve a votação que se esperava o povo até sabe e não se enganou, parabéns e esse povo. O meu segundo artigo que não foi publicado, o qual já fiz referencia anteriormente, é sobre a Quinta do João do Ourém, que considero um crime ambiental e não só, que trouxe ao Concelho de Olhão muitos prejuízos económico - financeiros deste há quase cinquenta anos e como conhecedor fiz um historial sobre o assunto e até por sinal o Sr. também faz referencia á gritante violação do PDM, fiquei admirado pela não publicação, mas pelo que me informou eu posso e voltar a envia-lo, fica para breve eu só queria complementar um outro sobre o mesmo assunto, que está marvilhoso. No meio de tudo isto, eu até concordo com o SR., quanto á justiça e já tinha conhecimento das várias situações pelos blogs, por isso quero continuar a fazer os meus comentários, mas de todas as maneiras temos que as denunciar, e eu até sou contra a corrupção camuflada e os golfes baixos, e muito menos estou aqui para defender qualquer partido, porque como se vê o que eles têm feito principalmente neste dez a quinze anos ao nosso país, e tudo em nome do Socialismo, Democracia e Liberdade, enganando o triste povo pacato.
Penso que nós estamos entendidos e podemos tratar com dignidade, porque eu só um simples anónimo, que com Educação, Respeito e Elevação gosto de falar da minha terra e seus problemas e o SR. é o Autor do OLHÃO LIVRE e portanto gosto que publiquem os meus artigos.
Estou ao dispor do Sr. Autor do
OLHÃO LIVRE para qualquer outro esclarecimento, mas sempre com princípios.

Anónimo disse...

PARA O ANÓNIMO QUE RESPODEU Á ÉTICA
NO dia 9 pelas 12:16.

Onde nós chegamos será que é difícil compreender o conceito de ÉTICA?
Pois a vossa resposta não tem sentido algum, é totalmente oposta ao que eu defendo como Ética numa sociedade, vamos ser correctos, educação e de elevado grau de profissionalismo, para tal temos que ser muito fortes para exigir que TODOS os outros o sejam, desde o ensino que se encontra péssimo e a culpa é da irresponsabilidade dos vários governos nos últimos 25 anos, passando por muito outros como por sinal até já fez referencia a alguns e da justiça quando os tribunais não se entendem com o volume de DL e alterações que surgem quase todos os dias que até parece que são muitas vezes para resolver questões pontuais, e funcionam num sistema obsoleto com poucos juízos e técnicos, necessitamos provavelmente de um 25 de Abril a sério.
Penso que ficou esclarecido quanto ao meus conceito de ÉTICA?? OXALÁ QUE SIM!!

Anónimo disse...

Etica e o que eu tenho a muitos anos, mas a pacienencia tem limites, os srs. tem que compreender, vendo o que se ve, e eu estou quase a explodir e entao e que vai ser elas porque a tanta coisa mas tanta