segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Mentira do "Plantar Portugal" em Olhão

"É já na próxima terça-feira, 23 de Novembro, que começamos a Plantar Portugal em Olhão. Em 12 escolas básicas do concelho serão cultivadas árvores variadas e os alunos incentivados a cuidar das mesmas e, assim, a proteger o Ambiente. Será uma oportunidade para sensibilizar para a importância da conservação da Natureza.

A Câmara Municipal de Olhão associou-se ao Movimento Plantar Portugal, que decorre entre 23 e 28 de Novembro e durante esta semana, nos dias 23, 25 e 28, as escolas do concelho serão o alvo privilegiado para a reflorestação, com cerca de três dezenas de árvores a serem distribuídas pelas instituições de ensino.

O Movimento Plantar Portugal (MPP), sem fins lucrativos, tem como objectivo contribuir para a conservação da natureza. A Câmara Municipal de Olhão associou-se ao mesmo desde a primeira hora, incentivando os mais jovens ao lançamento das sementes para um futuro mais sustentável para todos. Esta iniciativa conta com o apoio da Autoridade Florestal Nacional, que fornece as árvores para plantar, Viveiros Monterosa, que fornecem fertilizante para a manutenção das espécies e da empresa F. Sousa Neto, que oferece casca de pinheiro.

Na Semana da Reflorestação, haverá plantação de árvores – alfarrobeiras, ciprestes, pinheiros e chorões – nas escolas do concelho, em que estarão sempre presentes os elementos da equipa de coordenação concelhia, os alunos e todos os voluntários que se queiram juntar à causa, assim como responsáveis políticos da Câmara de Olhão, entre eles o presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal e o vereador do Ambiente, António Camacho.

Os olhanenses podem aderir ao grupo de Olhão no site www.plantarportugal.org. "

Esta notícia foi retirada do site da CMOlhão, pago por todos os cidadãos, site esse que é propagandista do regime mentiroso que governa Olhão.

Digo que o regime que governa Olhão é mentiroso porque:

- a própria CMO promove a destruição do nosso parco património florestal, (como aconteceu na zona do parque urbano em Olhão, onde dezenas de pinheiros mansos foram abatidos)

-o seu presidente com a última alteração à variante de Olhão, (variante Norte à EN125) pretende abater mais umas centenas de laranjeiras, situadas numa propriedade em plena actividade e a produzir citrinos de excelente qualidade são vendidos no mercado de Olhão ao sábado de manhã e também enviados para o mercado abastecedor de Lisboa.

- também a CMOlhão na alteração ao PDM em Marim, pretende abater centenas de pinheiros mansos para em substituição se implantarem centenas de vivendas e um hotel com 900 camas. A C.M.Olhão pretende ainda acabar com o circuito de manutenção de Marim em terrenos que são da CMOlhão, abater os pinheiros implantados há décadas nesse perímetro, para construir vivendas.

Amanhã os VIPs da CMO, vão sair em fanfarra toda engalanada, para se plantarem 30 árvores em 12 Escolas Básicas do Concelho. Querem esses mentirosos tapar os olhos aos professores, às criancinhas, aos pais e a quem os veja cheios de “verdes intenções”, quando, por cada árvore plantada, muitas outras foram e irão ser abatidas.

E por falar em árvores… será que as árvores da Escola Secundária F.F.Lopes vão ficar de pé depois das obras? Não me admira nada, que as árvores dessa escola sejam abatidas ou fiquem com alguma doença por causa das obras! Estamos cá para ver!

28 comentários:

Anónimo disse...

Na Culatra lá vão ligar mais 30 contadores. Não era melhor deixarem-se de hipocrisia e reconhecer o nucleo?

CMLoulé planta 5500 disse...

em Loulé a CMLoulé vai plantar 5 500 arevores isto sim é plantar o concelho!

Anónimo disse...

Da governação do burgo,não se dá conta de qualquer iniciativa desta natureza,aproveitam é as ideias de outros organismos para a colagem politica,e recordo-me do Limpar-Portugal.Provalmente estarão mais preocupados com as arvores e terrenos do mato-Jonal,assim como as ruinas ali existentes,em boa da verdade tambêm é patrimonio e do bom.

DX

Luis do A disse...

mais uma vez este blog denuncia a propaganda mentirosa e enganosa dessa vereação, que tanto prometeu e nada faz.
pena que o meu PSD seja conivente com essa politica em vez de ser oposição,como devia ser o seu papel, e embarque no jogo das mentiras actual vereação da CMOlhão.

L.Rocha disse...

ó dx a CMO só enganou no limpar portugal em olhão quem se quis,deixar enganar.
depois do limpar portugal. já a CMO foi multada por causa da lixeira ilegal de quelfes.
depois do limpar portugal o que mais se vê por aí é lixo aos cantos das ruas na cidade velha e nos contentores que estão semanas sem serem recolhidos nos arrabaldes do concelho.
a vereação da CMO é porca! pois sente-se bem no meio da merda caso contrário já há décadas que tinham acabado como os esgotos tóxicos que mandam para a ria, e já tinham acabado com a nojice que são estes contentores do lixo e moloks do 3º mundo. porcos sujos e mal cheirosos.e diz o presidente que quer atrair tuirstas só se forem tuistas porcos pois os que gostam de asseio e de ar limpo e ruas limpas, nem tão cedo retornam a olhão.

Anónimo disse...

Cambada de más linguas só sabem dizer mal das iniciativas da CMO.
A.P.

Anónimo disse...

Ó Luis Rocha,como poder ser assim,se temos um hotel que é uma constelação,temos uma das 7 maravilhas de Portugal,temos casas de banho publicas por todo o lado,claro que não podemos ligar á parte de trás do hotel,tembêm aos esgotos da maravilha,e nas casas de banho publicas a malta vai-se desenrascando pelos cantos da cidade,já agora cuidado em plena rua do comercio por vezes á pasteis de nata dos cães que se colam aos sapatos,portanto temos de facto uma cidade limpa.

DX

Curioso disse...

olhem que é que eu descobri no plantar portugal! O drº Antonio Pina,da APOS. será que vai com o leal eo camacho, ajudar a plantar as numerosas 30 arvores nas escolas dólhão???
parece que vão mais pessoas visitar as escolas que as arvores que vão plantar .
será que é este ano que vão fornecer a fruta aos alunos do basico,em olhão, como manda a lei,ou estão esquecidos das promessas que fizeram?

Sabine disse...

a cmo e o seu presidente gostam tamto de arvores que acabaram com os viveiros municipais e agora vão fazer as compras aos viveiros monterosa.
é isso uma acção de boa gestão dos dinheiros publicos???
quantas arvores abateu a cmo nos ultimos anos?
vai agora plantar 30 arvores com tanta festa e festarola,só falta mesmo a fanfara dos bombeiros para celebrar o acto ridiculo,de plantar 30 arvores quando o presidente da cmo alterou o traçado da e125 onde quer que sejaam abatidas centenas de laranjeiras,para beneficiar uma pressumivel urbanização, com ligações ao ex vereador melinho.
a cmo devia pensar antes de fazer essas acções onde só se enterra.
mas só faz isso porque não há oposição para denuciar essas patranhas.

Anónimo disse...

azar do leal e do camachito o dia está chuvoso, vão ter de molhar a carola e os fatos armani. vão ter de será que vão sujar de lama, os ricos sapatos de couro italiano??? e as madamas que foram ao cabeleireiro para acolher a fanfara,e prestar vassalagem ao cara dura e aos seu acolitos,vão ter aZAR POIS o penteado vai ficar um bocado desleixado,OU ENTÃO VÃO TER DE POR MAIS LACA.

rc disse...

Mais uma de demagogia do sr. Francisco Leal para não perder a visibilidade ao lado de causas que pela natureza são populares mas que nas que sempre que a Câmara de Olhão se encosta ficam enxofradas.
Depois de mandatos consecutivos a desflorestar o concelho, a troco de cimento, cola-se à iniciativa, com um contributo de 30 árvores, um terço das que recentemente autorizou serem desbastadas em espécimes de pinheiros mansos no que deveria ser o pulmão de excelência da cidade.
Mas como a verdade é como o azeite, que vem sempre ao de cima, também nesta iniciativa vem ao de cima a natureza do Leal, vai apoiar a plantação de chorões, planta invasiva, que o mal que faz dá e sobra para o trabalhão que dá para a erradicar onde cria raízes.
Mas também há que esteja sempre disposto a alinhar em todas estas cegadas.

Anónimo disse...

Ó Costa,mentes com quantos dentes tens na boca.A câmara, já gastou este ano, mais de 50000 mil euros em repôr arvores que foram deslocadas.Tambem, devemos falar a verdade, não é só criticar por criticar.Tonho pencudo

Anónimo disse...

Esta manhã li num jornal algarvio que não querem o Pina pai na ERTA, nem de borla. É assim tão mau?

Anónimo disse...

Uma mosca disse-me ao ouvido que a gestão do Pininha no Hospital de Faro foi desastrosa. Quer fazer o mesmo na camara? Isto de ser gentil não significa competencia que é o que parece que lhe está faltando.

Anónimo disse...

Ao comentador das 09.54: dou-lhe a indicação dos ajustes directos na materia de que você duvida, no periodo dos ultimos três anos e que não excedem os 27.000 euros. Se o meu amigo não é trapalhão apresente numeros.
f. sousa neto 8.694 euros na horta do espanha; jardimoura 11.304.60; jean claude defrance 6.599.80;

Anónimo disse...

foi por iso que a CMO acabou com os viveiros municipais inde se fazia o cultivo de arvores e plantas,para o concelho de olhão? assim quem factur é o neto o jardim moura e claude.
é fartar vilanagemmroubem enquanto há pra roubar.

Anónimo disse...

Na zona ribeirinha da Fuzeta onde era a cerca do Resinde,ao pé da antiga etar da fuzeta, a CMO autorizou o abate de mais de 200 oliveiras centenárias.
em seu lugar os patos bravos tiveram a aprovaçaõ da CMO para edificiso de 4 pisos a menso de 30 metros do preia mar tapando a vista aos moradores do bairro dos pescadores da fuzeta.

um observador na escola Nº4 disse...

A fanfara da C.Mo., como vocês bem dizem, apareceu hoje a chover na escola Nº 4 e mesmo à chuva queriam plantar 2 árvores, e arranjar madrinhas,ou padrinhos entre os miúdos para serem responsáveis pelas 2 árvores.
Os pprofessores felizmente recusaram-se a participar nessa palhaçada, e a comitiva lá se foi embora muito contrariada.
Eram eles o presidente da CMO, Francisco Leal, o vereador Camacho , a Carla Caramujo, o Martins presidente da
junta de Quelfes, a engenheira Clarisse, mais outro engenheiro que não sei o nome, e outros assessores ao todo eram quase 10
lá se foram emboira pregar para outra freguesia contrariados por não terem feito a festa programada.
A fruta que deviam dar às crianças do ensino Básico nesta escola ainda hoje estamos à espera dela., mas não tem vergonha nenhuma na cara esses políticos da treta.

Lima disse...

Ora até que enfim, alguem descobriu
a solução para a crise! Plantar arvorezinhas,e este tema até mereceu a atenção do muito conceituado Olhão Livre, assim é que é! com politicos e criticos destes, não Há crise que arreganhe o beiço! e já agora, Sr. Engº F.Leal proponho que se faça uma reflorestação de medronheiros no nosso barrocal, porque a aguardente de medronho está ficar muito cara e difícil de encontrar, há dias, andavam dois turistas Irlandeses loucos à procura de aguardente de medronho, sem exito.
O medronheiro, é uma arvore nativa da região Algarvia, e por motivos que desconheço (talvêz falta de subsídios) tem vindo a desaparecer do mapa.

Anónimo disse...

Moro ao pé de uma escola em Olhão. E mesmo á porta do prédio tenho quatro árvores, aliás tinha pois nunca foram regadas e neste momento só têm troncos e galhos secos o que é lamentável... Tenho conhecimento que moradores da zona já falaram com a equipa de jardinagem para cortar os troncos mas nada fizeram e já lá vai um ano. Sei também que o condomínio do prédio está a pensar em colaborar com a C.M.O. e vão eles cortar aquilo que um dia já foram árvores.

drº da mula ruça disse...

quanto custa ao erário publico essa gente toda ocupada em plantar 30 arvores?
só propaganda politica mais nada que nos custa uma fortuna por essas e por outras iguais e piores Portugal está falido.
ó Lima então o Lima não sabe que o medronho puro não se pode comercializar?
o medronho para ser comercializado tem de ser baptizado,senão a ASAE prega uma multa que até doí.

Faça Greve Geral Amanhã disse...

a crise é tão grande que até as pequenas e médias empresas pagam aos seus trabalhadores para fazerem greve amanhã.

Anónimo disse...

Esta é para o Curioso do dia 22NOV.
ás 23.32
Então não é que qualquer subsidio dá volta á cabeça das pessoas,para quem já apelidou de facista o rei do burgo,aparecer agora ao lado a plantar arvinhas,é de facto uma grande mudança ou talvez um grande subsidio,a esperança é a unica a morrer.

DX

Anónimo disse...

De facto, quem ouve na rádio ou lê um qualquer jornal da região, pensa que de repente a CMO ficou muito ambientalista... mas se parar um bocadinho e olhar em redor, chega há conclusão de que afinal é a cidade mais porca do Algarve... Não tem um unico jardim digno desse nome... Os pinheiros de marim que podiam ser o PARQUE DA CIDADE é para deixar de existir, porque há que apostar no turismo e no golfe... tenham vergonha srs vereadores da CMO (TODOS), não aproveitem acções de cidadania para se colarem politicamente!!!

Anónimo disse...

Olhão paga uma das mais alta taxas de IMI
(imposto municipal sobre imoveis)
O mesma dose é com o IRS,a autarquia não prescinde dos 2% que sería a favor da população,e mantêm a taxação de ocupação do espaço publico mais alta que qualquer municipio do Algarve.
V.R.S.ANTONIO na procura de melhorar e apoiar os idosos paga operações aos olhos dos necessitados e foram muitos os que beneficiaram com esta medida,assim como em epoca de defeso atribuir um subsidio aos pescadores com licença de pesca activa,mais pagou os livros escolares aos alunos da cidade mais carenciados,e mais medidas de apoio á população Vilarealense,sendo o presidente PSD.
Faro prepara-se para atenuar em 15% os consumidores Farenses na factura da agua,fornecer agua de borla ás IPSS e outras instituições de cariz humanitário,haverá quem pague menos 60% na factura da água no caso de desemprego ou RSI,e até á casos de não pagarem nada.
Mais a C.M.FARO no dia 17 aprovou o apoio a 450 alunos do ensino basico cujo situação economica familiar é má a compra de todo o equipamento escolar,e até bens alimenticios para os familiares desses alunos.Sendo o Presidente PSD.
Tavira aboliu o estacionamento pago,acentuou o já concedido apoio escolar a todo o nivel,aumentou numero de refeições ás pessoas carenciadas com protocolo já existente com as instituições da igreja,distribui roupas e bens alimentares,toda a frota de viaturas dos bombeiros foi renovada etc etc.E em Olhão ???

DX

Lima disse...

Ao Sr. Dr. da Mula Russa:

Foi com imensa surpresa, que li a sua informação,pois é inconcebível, que esses arruaceiros da ASEA, andem a prejudicar o melhor produto Algavio, a aguardente de Medronho, isso seria como a scotland yard, proibir o fabrico de whiskey, o medronho Algarvio, é uma bebida de excelencia, e o Governo, em vez de promolegar leis que atentam contra esse produto, deveria sim ajudar os fabricantes, a se modernisar, e divulgar a aguardente de medronho através dos canais de comercialisação.
para finalisar, devo dizer que quase sempre compro uma garrafinha desse nectar por 20 €, mas ultimamente, talvêz para evitar esses problemas com a ASAE, o meu fornecedor, anda-me a misturar o produto com bagaço, e isso tira-me do sério.
Cumprimentos

drº da mula ruça disse...

em monchique 5 litirnhos custam 25 euritos mas é do puro daquele que asae se descobre leva para casa e bebem eles,como fazem commas choriças caseiras.
a asae foi criada para acabar com a economia do nosso povo e obrigar as pessoas a comprarem nas grandes superficies.
foi tudo estudado.o pobre morrer à FOME E O RICO CADA VEZ MAIS RICO.
O POBRE PAGA IMPOSTOS OS RICOS FICAM-SE A RIR.

Jose e Pilar disse...

Caros amigos e amigas,

Como sabem, o filme José e Pilar estreou na passada quinta feira. A afluência em sala tem sido reduzida, fenómeno já habitual no cinema que não seja “made in hollywood”, pelo que, se gostaram do filme, pedimo-vos que passem palavra e que o divulguem; pois a primeira semana é crucial para que os exibidores o mantenham em sala.
O filme está em exibição em Lisboa, Porto, Cascais, Almada, Aveiro, Braga e Coimbra (nestas 3 últimas cidades é onde tem tido piores resultados, apesar de todas a críticas favoráveis).
O filme vai estrear amanha dia 24 em Olhão.
No Brasil já foi visto por várias dezenas de milhar de pessoas e no próximo Sábado, dia 27 de Novembro, “José e Pilar” será filme de abertura do festival de Ronda (Espanha), onde será apresentado pelo Juiz Baltazar Garzón.

Um grande abraço a todos e obrigado por tudo,
Miguel

trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=LMFbp_t7h_A

site do filme: http://www.joseepilar.com

sinopse:

A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para José e Pilar, filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Río.

Mostra do dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo — ou, pelo menos, em torná-lo melhor.

José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, “tudo pode ser contado de outra maneira”.