sábado, 20 de novembro de 2010

Ser idoso em Olhão.

Ao ler esta noticia do Região Sul on line., fico revoltado por aquilo que passam os idosos em Olhão.


"Vila Real de Santo António candidata-se a «Cidade Amiga dos Idosos»

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António é uma das sete cidades portuguesas integradas no projecto «Vencer o Tempo nas 7 Cidades», que visa a promoção, nas localidades, da adopção de medidas que atendam às necessidades dos idosos, com o intuito de contribuir para a melhoria das suas condições de vida.

Com a participação neste projecto, o concelho algarvio candidatar-se-á à certificação de «Cidade Amiga dos Idosos», atribuída pela Organização Mundial de Saúde.

Vila Real de Santo António junta-se, assim, às 35 cidades que, em 22 países, tentam cumprir “a missão de se tornarem cidades mais amigáveis para a idade sénior”, num projecto que teve origem em 2005, no 18.º Congresso Mundial de Gerontologia.

Com uma duração prevista de dois anos, este projecto passará por várias etapas, sendo identificadas as dificuldades que os idosos possam ter na concretização das suas rotinas diárias, eventuais alterações que possam melhorar o dia-a-dia dos idosos e formas de combater o isolamento dos idosos.

Por outro lado, serão elaborados planos de acções para minimizar as dificuldades, concretizar as alterações e promover a reintegração dos idosos na sociedade.

A participação nesta iniciativa, promovida em Portugal pela Associação Vencer o Tempo, “surge no seguimento do extenso trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia de Vila Real de Santo António na área da acção social, e em especial no que diz respeito aos idosos”.

Porque será que os idosos de Olhão não são tão bem tratados? Sendo que o município de Olhão pregoa que gasta fortunas em acção social.
A C.M.Olhão é uma Câmara de maioria dita Socialista, que diz defender o estado social, mas é a C.M.V.Real de Stº António que é do PSD, a ser eleita a uma das melhores 7 cidades portuguesas de apoio aos idosos.
Graças à autarquia de V.R. Stº Antonio, que mandava os seus cidadãos ser operados em Cuba, que hoje os idosos são operados aos olhos são operados no H.D.Faro aos fins de semana por médicos que vem de Coimbra operar aos fins de semana.
Afinal quem defende o estado social o PS ou PSD????
Em Olhão vai ser votado na próxima Assembleia Municipal, um corte substancial ao apoio social, e à família, será que o PSD local, vai votar a favor desse corte??
É bom o PSD em Olhão, desmarcar-se de uma vez por todas da politica do PS local, e passar a ser um oposição digna desse nome, caso contrário o PSD dilui-se no PS como até aqui. Prova disso é que vários militantes do PSD terem feito parte das listas de honra de Francisco Leal, desde que este se candidata à presidência da C.M.Olhão, e já lá vão 17 anos.
Será que a restante oposição vai votar a favor da rectificação do orçamento, quando este vai prejudicar tanto as pessoas???
A ver vamos já dizia o cego!

22 comentários:

L.Rocha disse...

O Leal está descansado, pois Alberto Almeida já votou a favor na reunião da vereação,que decidiu esses cortes,
Albero Almeida já deu ao seu ordens ao seu delfim Daniel Santana, presidente da Concelhia de Olhão do PSD, para votar a favor da revisão do orçamento do PS.

L.V. disse...

os idosos em olhão sofrem poara obterem consultas no centro de saude de olhão,
muitos deles tem de se levantar às 5 da manhã par apanharem vaga pois faltam mais de 4 médiocos de familia e cada um deles tem 1500 doentes à sua responsabilizados.
os doentes do saudoso drºAlvaro Pereira ainda hoje não tem médico de familia.há pouco mais de 1 mês reformou-se o drº Elias e ficaram mais 1500 cidadãos de Olhão sem médico de familia.
é assim o socialismo em Olhão.
mas o PSD,em olhão tá mais calado
que um rato,acontece tudo de mau aos cidadãos de olhão, mas a aliança psd ps cada vez é mais forte.
será que o novo lider da distrital do psd sabe dessas desgraças e acordos de traição.

Anónimo disse...

Atenção que foi graças ao presidente de vila real que todos os idosos são hoje operados rapidamente às cataratas e a outros problemas do globo ocular.
pessoas que já não viam começaram a ver,aumentando-lhes de novo a alegria de viver.
Homens como esses é que fazem falta na politica,e não pessoas como Francisco Leal que só pensa em favorecer os amigos do dele e do sistema do polvo socialista, e a tirar dividendos de tudo o que faz.

Anónimo disse...

Proporcionar boas condições de vida aos idosos em Olhão?!?! mas vivemos na mesma cidade?? O que o Leal quer é Turistas e Ria Formosa (cheia de esgoto) como maravilha ambiental!! de resto nada interessa! a não ser que aja alguma valentona recompensa....

Anónimo disse...

esses socialistas da treta falam falam mas v.r. é que é eleita para uma das 7 cidades onde os idosos são melhor tratados.
aqui querem é os votos do velhotes e no dia das eleições fazem excursões para as mesas de voto e dizem onde por a cruz.

mas o psd sabe disso e cala-se e como quem cala consente o ps vai ganhado eleições atrás de eleiçoes.

Anónimo disse...

Por casualidade encontrei hoje este blog quando pesquisava assuntos relacionados com a Biblioteca, e como de costume também aqui só vejo dizer mal. Não sou de Olhão mas vivo cá há cerca de 40 anos, (já tenho 76) não manifesto qualquer opção por partidos políticos, religião ou clube de futebol todavia respeito todos. Quanto aos idosos não ando a par do que se passa por cá. Contudo ao saber que a Junta de Freguesia tinha aberto inscrições para uma Universidade Sénior, imediatamente me inscrevi, e as aulas já estão a decorrer no Auditório pequeno em bom ritmo graças à boa vontade de alguns professores.
Também tenho assistido a alguns espectáculos no magnífico Auditório Municipal e sou frequentador da Biblioteca. Na minha opinião duas grandes obras.
Concordo com a falta de médicos no Centro de Saúde, mas porque não dizer bem da Unidade de Saúde Familiar Âncora? Sou lá assistido desde o início em 2006. Trata-se duma equipa de cinco médicos/as, cinco enfermeiros/as e cinco administrativos/as. Numa Clínica particular seria mais bem atendido?
Sei que existem outras obras de relevo executadas nos últimos anos mas ninguém lhes dá valor.
Apareça por aqui alguém mais bem informado que eu, e não utilize este espaço apenas para dizer mal.
Olhem que Olhão tem muitas coisas boas!

Anónimo disse...

Hoje, houve assembleia da ACASO. E se estão a pensar que se falou nos idosos, tirem o cavalo da chuva. A cacicagem socialista escorraçou o vereador sem pelouro, honra ou gloria e com um jornaleiro de trazer por casa.
Em disputa está a repartição de um bolo e cada um procura posicionar-se da melhor forma. Das quatro listas candidatas, duas fundiram-se em resultado de um autentico bloco central de interesses, integrando personagens do PS, PSD e CDS.
Sem uma auditoria às contas dos ultimos mandatos não será possivel em consciencia determinar da veracidade ou mentira de documentos postos a circular que em nada abonam a instituição. Se os actuais dirigentes não reconhecem a má gestão que têm levado a cabo, porque não pedem eles proprios aquela auditoria, para que o "bom" nome não caia na sarjeta?
Quem afinal tem medo da verdade? Acusados ou acusadores?
Peixeirada à vista na ACASO. É mesmo de socialistas, e mais uma vez o PSD a estender a passadeira.

Anónimo disse...

da acaso, só sei que os que se enxovalharam agora nadam de braço dado,no minimo é curioso.
ao comentador das 22.12 só lhe pergunto quanto custam os espetáculos que o srº vê e quanto fica a autarquia a perder para satisfazer o seu ego.
como em todo o lado quem usufrui devia de pagar mas no auditório usufrui um clientela muito reduzida, e pagam todos os cidadão de olhão.quer um exemplo a a.m- vai aprovar o aumento de imi para o valor mais alto de portugal ou seja quem tem casa em olhão,vai passar a pagar o mesmo que o dono de uma vivenda no vale de loboou quinta do lago.
porque não cria a cmo um grupo de teatro e uma orquestra musical do concelho de olhão para dar espectáculos que não sobrecarreguem as contas da autarquia?
porque não convida grupos de teatro regionais que já se ofereceram para actuar de borla,a a CMO nem sequer respondeu.
o auditório é bom mas que mais valia trás há cidade ,o local do auditório era a antiga fábrica de conservas Ramirez,e foi adquirida para para ser criado um museu da industria de conserva,que traria muito mais valias e e turistas à cidade,olhão não fez portimão aproveitou a deix e criou um dos museus mais visitados já tem mais de 500 000 visitantes em 3 anos é a tal mais valia que olhão jogou fora.
onde estão as maquinas e o resto que foi oferecido para fazer parte do espólio desse esquecido museu?
se calhar foram vendidas prá sucata não??
sobre o hospital o comentador tem sorte de ter médico de familia,pois os 6000 cidadãos que não o tem sofrem muito.os médicos e enfermeiras são excelentes profissionais mas falta muito pessoal , o material anda escasso o ano passado até pensos e agulhas para dar pontos faltavam.
olhe e olhão tem muitas coisas boas, mas tem muita coisa que podia estar muito melhor se a CMO não esbanjasse os dinheiros publicos.
olhe por exemplo o actual presidente da CMO é presidente da CMO há 17 anos,e com tanto dinheiro que tem gasto não foi capaz de acabar com a merda a sair para a Ria formosa, do T da Marina da docapesca e da horta da CMO.

Anónimo disse...

Sintra abdica da iluminação natalícia
Devido ao elevado número de pedidos de ajuda, várias juntas de freguesia de Sintra decidiram não colocar iluminação de Natal nas ruas e aproveitar o dinheiro destinado a isso para comprar bens alimentares para as famílias mais carênciadas.

Anónimo disse...

Olhão não tem nada de abdicar das luzes de natal pois o concelho de Olhão é um concelho de progresso.
Em Olhão não há fome e a riqueza na ria e nos viveiros abunda pois temos a melhor agua da europa na ria formosa.
as amêijoas são tantas,que face a isso, que os donos dos viveiros,como o presidente da formosa o pai do chalana e os donos dos armazens que compram amêijoas, pedem às aguas do algarve para não tratarem bem os esgotos,para as amêijoas irem morrendo senão estas desvalorizavam,também os mesmos pedem ao presidente da CMO para continuar a jogar os esgotos directos para a ria para dar o sabor característico às amêijoasde olhão, que é um segredo bem guardado pela cooperativa formosa e pelo presidente da CMO.
o presidente faz muito bem em manter as luzes de natal pois os comerciantes de olhão que são na sua maiorias chineses tem o direito a ser bem iluminados,pois foi para isso que o 1º ministro chinês veio fazer a reunião como nosso 1º ministro.
além disso dá gosto fazer comercio em Olhão e em especial na rua do comercio ,pois depois da cobertura desta artéria da cidade, que foi feita graças às contrapartidas da construção do ria shoping até dá gosto andar na ruas do comercio em Olhão a 1ª a ser fechada ao transito em Portugal.
Fazer as compras na rua do comércio sempre serve para aprendermos o mandarim e assim sermos mais cultos.
O presidente da cmo só faz coisas para os cidadãos de olhão serem mais cultos.
viva o leal e o ps.

Anónimo disse...

Tabela M1. Taxa de inflação oficial em Portugal, de 1983 a 2006.
(INE 2007)
AnoInflação (%)AnoInflação (%)198325,5%19954,1%198429,3%19963,1%198519,3%19972,3%198611,7%19982,8%19879,3%19992,3%19889,7%20002,9%198912,6%20014,4%199013,4%20023,6%199111,4%20033,3%19928,9%20042,3%19936,5%20052,3%19945,2%20063,1%

Anónimo disse...

Olhão não precisa desse tipo de prémios já basta o reconhecimento dos idosos moradores no concelho pelo apoio social que lhes é dado pelo município através dos protocolos celebrados com as IPSS e ainda directamente pelos serviços sociais da Câmara.

L.Rocha disse...

"Estamos pobres, mas não estamos falidos", diz o presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores. Assim, justifica os 30.000 euros que vão ser gastos com os motivos luminosos. A autarquia prevê gastar menos 22.000 euros do que em 2009. Moita Flores, independente eleito pelo PSD e que recentemente anunciou que este é o seu último mandato, mantém este investimento, ao contrário do seu homólogo de Évora, José Ernesto de Oliveira (PS), que conduziu o seu executivo à decisão de não gastar um cêntimo com as luzes de Natal nas ruas. Moita Flores argumenta que as iluminações são uma maneira de dar "sentido à quadra".
olhão também não está falido e vai gastar quase 50 000 euros. em luzes de natal.
mais 6 milhões em agua.
realmente a CMO farta-se de meter agua.

o disse...

luzes de natal não obrigado.

Anónimo disse...

por causa dos idosos da acaso o PS e o PSD e o CDS fizeram uma aliança para a direcção da acaso.
gostam muito dos velhotes esses FILANTROPOS DO NOSSO BURGO.
se eu mandasse dava-lhes uma medalha de OURO QUE CADA VEZ QUE A PUZESSEM AO PESCOÇO LHE DEIXASSEM UMA MARCA DE FOGO, PARA SE RECORDAREM DO BEM QUE DIZEM FAZER.

drº da mula ruça disse...

falam muito na solieriedade mas se a acaso não tivesse terrenos para fazer grandes negocios, eu gostava de ver esses dótores da mula ruça andarem a concorrer.
um terreno 1 milhão e há mais,para onde vai o larjãn que falta???

Tirar o dinheiro dos Bancoa disse...

Cantona era um grande jogador e ao fazer afirmações destas é um grande homem.
os grandes culpados desta crise são os bancos .
se todos nós tirasse-mos o dinheiro dos bancos, o que seria dos bancos???

Anónimo disse...

Vai falando vai,enquanto isso eles vâo-se enchendo.Maria de Olhão

Anónimo disse...

Ate ja querem o Eg.Bernardes na ACASO anda tudo na mamagem dos terrenos isto e Olhao no seu melhor, e so acordos, ai Carlinhos Carlinhos

Anónimo disse...

A ACASO é mesmo um caso,e não poderia estar mais de acordo com o comentário de um Anónimo (20 Nov.22.24)Quando diz e cito-o "Afinal quem tem razão acusados ou acusadores?,quando nenhuma das partes exorta uma auditoria ás contas da referida instituição "
Bem o gosto pela benemerência e bem fazer é tanta,que concorrem 4 listas,ainda dizem que falta benemeritos em Olhão.
Segundo um jornal local que publica documentos da referida Acaso o director tem o benemerito de vencer 2100 euros,e por ai fora.
Tambêm os sacos de comida fornecidos pelo Banco alimentar contra a fome,eram substituidos por sacos da CMO,mais benemerência.
Por incrivel que pareça toda a vereação,presidente da A.M.estavam presentes na reunião,antigos vereadores PS,antiga e actual direcção da instituição,bem nunca vi tantos benemeritos juntos,ao ver isto é Acaso para dizer que não devemos em Olhão recear ser idoso,isto é se o idoso fôr abastado para poder pagar a estadia no Caso da ACASO

DX

Anónimo disse...

Onde se metem estes socialistas de meia tigela só há barracadas. O Lar da Fuseta é outra cegada. Nenhuma entidade questiona sobre a aplicação dos dinheiros publicos concedidos. Porque será? Leais só de nome.

Anónimo disse...

O exemplo vem de cima; portanto, quando os exemplos são maus, tudo na sociedade começa a correr mal.

O primeiro-ministro, José Sócrates, pode ser o homem mais sério do mundo e o mais identificado com os interesses da nação.

Mas é inegável que se rodeou de pessoas que não são propriamente poços de virtudes e que constituem péssimos exemplos: desde Armando Vara a José Penedos ou Mário Lino, passando por todos os Ruis Pedros Soares deste mundo.

Em várias instâncias do poder instalou-se uma espécie de máfia - que nalguns casos já actua por conta própria, sem caução do primeiro-ministro ou de alguém do seu gabinete, mas com a sua complacência.

E esta gente está em toda a parte: pressiona os órgãos de comunicação social, actua dentro das empresas públicas ou participadas, tem laços estreitos com a banca, estabelece cumplicidades no aparelho judicial e em algumas Polícias.

Ora, com estes exemplos vindos de cima, como estranhar que se tenha instalado no país um clima de salve-se quem puder, de desrespeito por valores e princípios, de comportamentos fraudulentos, favorável à corrupção e ao tráfico de influências?