domingo, 28 de novembro de 2010

UM MODO DIFERENTE DE ENCARAR A CRISE

Transcreve-se na íntegra um artigo do ionline, sem quaisquer comentários, deixando que os leitores do Olhão Livre se pronunciem livremente:

Depois de um vídeo onde o ex-futebolista Eric Cantona apela a uma revolução monetária e incita as pessoas a levantarem todo o seu dinheiro do banco, vários países aderiram a este movimento.
Portugal é um deles e até já existe uma página no Facebook onde se pede que no dia 7 de Dezembro, terça-feira, todos levantem o dinheiro dos bancos. Segundo o comunicado na página, o objectivo "não é fazer o sistema colapsar de imediato", mas sim "educar a população sob
re como o sistema financeiro REALMENTE opera". Na página do movimento, perto de 1400 pessoas dizem querer participar na iniciativa.
"Este é o primeiro grupo de acção espontânea, a fim de proteger-vos da comunicação social e corrupção política e nos libertar da escravidão que nos foi imposta pelos grandes banqueiros", lê-se na página.
O movimento começou em França e já se estendeu a vários países como Inglaterra, Grécia, Itália, Dinamarca, República Checa, Islândia e México.

6 comentários:

Anónimo disse...

Os portugueses não têm dinheiro no banco para levantar . têm é dividas aos bancosJoãoOlhao

Cá-Cá disse...

Amigo João de Olhão se todos os Portugueses deixassem de cumprir com as suas obrigações para com os bancos, não pagando as suas prestações o sistema também entraria em colapse.

Anónimo disse...

O João Olhão tem alguma razão. A maioria dos portugueses não tem dinheiro nos bancos, mas estes criaram as contas ordenados onde são depositados os vencimentos, a SS incentiva os beneficiarios a abrir contas para pagamento das prestações sociais como reformas, subsidios de desmprego e outros, e quando as contas não têm um saldo medio de x toca a cobrar pela manutenção da conta. Os funcionarios publicos e os aposentados têm contas na CGD e depois são roubados desta maneira. O Cantona diz bem que o sistema foi montado para beneficiar o sector financeiro e se este entrasse em colapso todo o sistema ruia que nem um castelo de cartas. Então porque não dar-lhe um empurrãozinho? Assim como assim, aquilo que o FMI, o BCE, o (des)governo, o PS e o PSD estão a armar em nome da competitividade, é a redução de salarios, esquecendo-se que as pessoas com creditos vão aumentar a taxa de incumprimento por não poderem comportar os compromissos assumidos. Quando o governo dá o aval à banca como garantia dos emprestimos, em que a banca vai buscar o dinheiro a 1% e cobra da divida publica 7%, pergunta-se porque o governo não deu um perdão de parte da divida às familias, a fim de evitar que estas perdem-se o resultado de uma vida de trabalho?
Obviamente que o João Olhão, faz parte do restrito lote daqueles que têm dinheiro no banco, que não tem dividas à banca, e como é habitual vem para aqui zurrar.

Anónimo disse...

Tu OL,deves ser daqueles que não precisa dos bancos para viver,á semelhança desse Eric Cantona,que enquanto jogador de futebol,nunca se negou a receber os ordenadoês que o manchester e não só,lhe pagaram e que eu saiba nunca se ouvio falar que ele tenha dado seja o que fôr para nenhuma instituição,ou será que setou enganado?contigo deve acontecer o mesmo,acoças-te para dentro ou não?Luciano

Peixe Frito disse...

Eu acho essa idéa genial, o sistema financeiro há muito que abriu guerra ao povo, agora é tempo de o povo responder, com tudo aquilo que tem.
Eu por mim já decidi vou levantar uns trocados que lá tenho, comprar un cofre de segurança, e guardar lá o pilin.

Anónimo disse...

Ai Lucianito cada vez pareces mais um discipulo de Socrates. Não admira este tipo de comentarios. Certamente estás esquecido que tu e mais alguns, enquanto mentores da Plataforma de Esquerda em Olhão, propuseste a candidatura do Leal à Presidencia. Sempre saíste um artista. Quando deixas de fazer jogo duplo? Porque não levantas esse tipo de questões no Bate-Estacas ou no Toino? Talvez te fizesse melhor proveito.