domingo, 2 de janeiro de 2011

12 maneiras de ajudar a Natureza pela Drª Alexandra Cunha!

Alexandra Cunha Bióloga no Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e presidente da LPN

Doze maneiras de ajudar a biodiversidade

1. Familiarize-se com o tema biodiversidade e qual a sua dependência dela.

2. Conheça a biodiversidade do seu país e as principais ameaças à sua preservação.

3. Faça-se sócio de uma associação ambiental regional, nacional ou internacional e tenha um papel activo na associação. Todas as pessoas podem contribuir!

4. Envolva-se em campanhas de promoção e conservação da biodiversidade (e.g. hortas urbanas, agricultura biológica, Plantar Portugal, Biodiversity 4all, ADOPTE, FindKelp)

5. Assine as petições sobre protecção ambiental (exemplo: Empower) e exija mais trabalho e transparência aos institutos e ministérios com obrigações na matéria da protecção da biodiversidade.

6. Exija maior divulgação da parte dos institutos públicos e centros de investigação dos trabalhos científicos e técnicos sobre biodiversidade.

7. Promova as boas práticas florestais, agrícolas e pesqueiras e consumir “justo” (ex. www.quepeixecomer.lpn.pt)

8. Participe nas discussões públicas de projectos com impactos nos ecossistemas.

9. Escreva artigos para blogs (ou criar um), FB, twitter, jornais e revistas sobre a protecção do ambiente e divulgação de acções.

10. Opte por um estilo de vida equilibrado do ponto de vista do consumo dos recursos naturais – pensar para cada acção do dia-a-dia, o que fazer para tornar a sua pegada planetária menor.

11. Faça férias com pequeno impacto na natureza (ecoturismo) e informar-se e promover a biodiversidade local.

12. Não seja indiferente, nem pense que não pode fazer nada!

Retirado da ecosfera do Publico On Line.

Como sei que Francisco Leal presidente da C.M.OLhão é cliente assíduo do Olhão Livre, e que a C.M.Olhão está a pensar contratar contratar um informático, para andar pela net a tentar mudar a opinião dos blogs que falam as triste realidade dos crimes ambientais( e não só), cometidos pela autarquia, aqui fica a opinião da presidente da L.P.N. onde diz para os cidadãos criarem blogs para afim de denunciar, o que se faz mal e que prejudica a Natureza.
O que Drª Alexandra Cunha não sabe, é que pelo motivo de denunciar crimes ambientais como estes que passo a citar mais uma vez, o presidente da CMO diz que os autores do Olhão livre e de outros blogs, são terroristas e mentirosos.
1- Aterrar zonas húmidas e da ZPE da Ria Formosa.
2- Despejar esgotos Tóxicos para a Ria Formosa, sem qualquer tipo de tratamento.
3 -Ter aterros ilegais em terrenos da RAN.
4- Promover o aterro de Zonas Humidas, na Zona Ribeirinha da Fuzeta, e colocar colectores de esgotos no leito da Ria Formosa, que faz parte da ZPE da ria Formosa.
5- Permitir que a ETAR criminosa situada, a poente de Olhão, continue a envenenar a Ria Formosa, sem tratar os esgotos,como manda a lei Portuguesa e comunitária, quando os cidadãos de Olhão todos os meses pagam esse tratamento na factura da Agua.

Poderá a Drª Alexandra Cunha convencer o presidente da C.M.Olhão que quem é o terrorista ambiental e o mentiroso é ele?
Ou a presidente da L.P.N também está forçada a esconder a triste realidade ambiental, que se passa na Ria Formosa e designadamente em Olhão?
Em Olhão, já se fez petições contra o mau funcionamento da ETARS e contra os esgotos Tóxicos que todos os dias são despejados na Ria , mas o presidente da CMO faz orelhas de mercador e continua a poluir a Ria Formosa, com a conivência de todas autoridades incluindo a Universidade do Algarve.
Se Alexandra Cunha quiser saber se é verdade ou não basta ir aos locais que nós no Olhão Livre sempre denunciamos para constatar esta triste realidade.
Se não der com eles os autores do Olhão livre prontificam-se a ir ao local, pois não era a 1ª vez nem será a ultima que denunciamos esses crimes contra a Natureza, como a Drª Alexandra Cunha convida a Fazer!

31 comentários:

Anónimo disse...

A srº dótourra fazia um favor se se preocupasse a sério em denuciar a morte da aves na Ria Formosa mas a LPN que se saiba nada disse sobre a morte as aves na lagoas da ria formosa nem nada disse sobre o desapreciamento quase total dos cavalos marinhso na ria formosa assim coimo nada diz da invasºao de ostras exóticas na ria formosa por parte de 2 vereadores da CMO António PIna e Carlos Martins e de muitos outros viveiristas, que recorrem a fundos da U.E. para fazer o que é proibido.
também a LPN nada diz sobre os aterros de zonas humidas que destroem a biodivesridade na ria formosa para aprecem hoteis e apartamentos para negocio do patos bravos.
essa drª não pode denunciar isso pois a LPN, depende do Governo e o governo não que que isso se fale.

Anónimo disse...

o presidente da cmo consegue que as entidades todas, escondam o perigo que a ria foromsa corre, por isso não é responsabilizado.

A.P. disse...

Tinham de começar o ano falar ,mal de Olhão cambada de más linguas, só querem é a desgraça de Olhão.
Em vez de falarem mal deviam era de elogiar o trabalho do nosso presidente em arranjar mais 1170 camas turísticas para Olhão isso é que é progresso!

Anónimo disse...

A Senhora Drª ou quem quer que seja da LPN que faça uma investigação séria, porque está mais que divulgado tanto na net atraves do Olhão-Livre,como no Movimento de Cidadania Somos-Olhão,os atentados ambientais que Olhão tem sido alvo,e a luta que estes têm desenvolvido através de denuncia e queixas.Saberá a LPN que a C.M.O. foi multada por ter uma lixeira a ceu aberto em Quelfes?Se duvidar ligue á GNR- SEPNA (808200520),ou então que entre em contacto com Olhão-LIVRE ou Somos-Olhão,é que isto de passar receitas e dar palpites nos jornais para a cura de uma ria doente ambientalmente, já temos a mais que nada resolvem,porque quem polui até dá entrevistas a dizer que tem uma grande preocupação nessa matéria.Não é descabido perguntar,aonde tem estado a LPN ?,que passados alguns anos de poluição da ria,vem agora passar receitas virtuais,com o doente já moribundo.

DX

Fare é Fare disse...

mais uma a dar conselhos.
porque não desmascaram a a poluição na ria com os esgotos os aterroas a zonas da ZPE a construçao a menos de 20 metros da preia mar,a abertura de barras sem estudos de impacte ambiental a destruição da península de Cacela com a abertura de uma nova barra emfrente ao forte de Cacela por parte da Valentina Calixto,e a pedido de quem tem viveiros de ostras exóticas.
Porque não denuncia a LPN a diminuição assombrosa da biodiversidade na ria formosa????
por causa das etars dos esgotos e dos iates a fundearem em cima da colonias de cavalos marinhos?

C.M. disse...

mom ió DX então queres colocar a honestidade da Drª Alexandra em causa,ela é uma verdadeira defensora da natureza,ao contrário do DX que só sabe falar mal.

Anónimo disse...

Moss hó CM (não sei se é CORREIO DA MANHÃ)Não é pôr a honestidade da pessoa em causa!,não é disso que se trata,o que está em causa é LPN (assim como outras)nunca ter tido uma atitude sancionatória/critica junto de quem polui,sempre ajudava aqueles que lutam por ter uma ria menos poluida,penso eu.

dx

Anónimo disse...

Não foi essa doutora que esteve na aprsentação da candidatura da Ria Formosa a 7ª Maravilha? De acordo com o que ela disse na altura na Ria Formosa estava tudo bem. E só assim se compreende que o anterior responsavel da LPN no Algarve, esteja agora a trabalhar na Polis da Ria Formosa.
A senhora devia tambem fazer o que recomenda aos outros, mas é assim: faz o que eu digo, não faças o que eu faço ( receber uns trocaditos).

Anónimo disse...

A Ria Formosa é a 7ª Maravilha da Natureza,foi eleita pelos Portugueses,que gastaram o seu dinheiro em chamadas.
E assim a democracia.
Ou será que foi o polis e o leal a pagar a alguém para fazer as chamadas????

Anónimo disse...

o mal é que nem a LPN nem a Quercus nem a Almargem se levantam contra a poluição que há na Ria Formosa e assim as aves vão morrendo,nas lagoas assasinas das Aguas do Algarve,que envenenam a ria. Depois dizem que as mandam as aves que morreram (supoem-se que com Botulismo),para autopsiar mas os resultados das autópsias numca aparecem, faz lembrar quando se recolhe as aguas dos canos de esgotos,e se recolhe as amêijoas que morrem nos viveiros ,onde os resultados nunca aparecem .
Por isso,na Ria Formosa,cada vez morrem aves que deviam ser protegidas e o estado não as protege, morrem os cavalos marinhos, morrem as irozes, morre quase tudo mas a Ria é considerada a 7 Maravilha para gaudio dos patos bravos que constroem Hoteis e Apartamentos onde dantes era Ria.
AS associações que recebem dinheiro do estado para defender o Ambiente deixam-se comprar com ou sem dinheiro mas sempre na esperança de um dia arrajarem um tacho num organismo qualquer,do estado, ou aindsa na ambição de Francisco Leal lhes reservar um Pavilhão na EXPOMAR em Olhão para falarem bem da Ria Formosa.
São assim quase todos os dirigentes ambientalistas das associações que conhecemos.
Basta olhar á nossa volta para percebermos a promiscuidade que existe entre esses dirigentes e os orgãos do Poder no Algarve.

Anónimo disse...

Sei que o post nada tem a ver com o ensino,mas ao ler esse extrato de noticia no publico on line.
decidi perguntar se os autores do Olhão livre não sabem o que se passa no ensino,nas escolas de Olhão pois não anda muito,longe disso.

Mas, nalguns casos, a questão é mais complexa e interligada aos meios desfavorecidos em que as escolas e os alunos pertencem. Como aquela em que o quadro não está afixado na parede, mas tombado no chão da sala de aula. É preciso pedir giz para escrever e não há apagador. Os que houve, foram logo roubados pelos alunos, crianças dos 5 aos 9 anos oriundas de bairros considerados muito problemáticos. Não há lápis de cor, nem cadernos, nem material nenhum. Mas é uma escola de ensino básico, do primeiro ao quarto ano. Não, não é em Moçambique. Fica no centro de Lisboa.

Os alunos são ainda muito pequenos mas nada parece intimidá-los. Respondem com o riso às ordens dos professores, saltam e correm na sala de aula. É impossível cativar a sua atenção para ensinar. Quando uma professora tentou impor-se, os pais protestaram, acusando-a de ser demasiado rígida e o caso foi analisado pelo director. A professora passa a dar aula de porta aberta, decidiu. “Assim, nestas condições e com estes miudos é impossível ensinar”, diz a docente, exausta.

Depois de ler isso, não posso deixar de me sentir revoltado,pela alegria do nosso 1ª ministro ao auto elogiar-se pela qualidade do ensino que existe em Portugal.
Estamos a criar uma geração de burros, para os governos governarem à sua maneira.
até quando????

Anónimo disse...

então é preciso denunciar as noticias dos patos que morrem nas etars vem nos jornais e na teleivisão, assim com as noticias da morte dos cavalos marinhos,que o estudo pela sua morte até ganhou um prémio,
é preciso denunciar? ou é preciso actuar e prender quem polui?

Anónimo disse...

a ARH o IPIMAR o ICNB o PNRF a GNR e a Marimha Portuguesa, são todos culpados,pela poluição, pois só sabem multar os descamisados e que governam a vida na ria ,pois quem polui e destroi a vida na ria nunca é multado.
´todos sabem disso, mas nenhum organismo desses faz alguma coisa coisa,para acabr com os esgotos na ria e com a etar que matam tudo.

Anónimo disse...

Más linguas Blasfémicos que só sabem falar mal de Olhão e da Ria Formosa.
elogiem ,mas é o que o leal faz de bem como é a construção de um Hotel de 5 estrelas,que até aparece na televisão,isso sim é que é progresso.

Anónimo disse...

ainda vão é todos dentro,por andarem a difamar as pessoas de bem.

Anónimo disse...

Mosses ainda bem que não falam mal da policia maritima,porque ela sim trabalha bem,ainda hoje eu vi na praça do peixe os filhos da ilha a venderem araia sem pagarem nada de impostos, vai-te embora ó mau.

Anónimo disse...

mal da praça de olhão se não fosse os pescadores da culatra.
os nossos inteligentes autarcas é que não lhes escorreu pela cabeça fazer um,a lota na praça do peixe p.pois ganhava toda a gente,inclusive o estado.
mas as nossas mentes pensantes como os leais e os pina trabalham ainda a carvão de pedra.por isso numca se lembrariam de uma coisa dessas.
olha j.valerio se calhar fugiste tu mais ao fisco na obra clandestina do vereador alberto almeida que um pescador da culatra a vida inteira.

Anónimo disse...

entrevista do leal ao blog o Toino:

"Há muitas aves na Ria.
Devemos proteger as aves por causa da avifauna que é muito importante.
Já falei com os sr.s taxistas de Olhão para passarem a dar a comida aos pombos ao pé da Ria para não fazerem có có na Avenida.
Pedi ao sr. presidente da junta de Moncarapacho, o meu amigo Marcelino para enxotar para a Ria os pardais que lhe andam a picar a fruta.
Eu e a minha amiga Valentina gostamos muito das aves e vamos para o meu hotel na marina ver as aves.
As pessoas deviam olhar para o céu para ver as aves a voar.
Enquanto olham para o céu a ver as aves não olham para baixo, para a água.
E não veem os coliformes fecais em pinhoca navegarem á tona de água.
Eu e a Valentina conversamos muito das aves.
Em Março voltamos novamente ao Hotel para conversarmos das aves, e desta vez vamos trazer a Pássara."

nessa conferência não esteve lá a srª dótoura???

Anónimo disse...

moça ó drª alexandra nã sabes que o leal gosta muite de passarinhas novas? gosta tante delas que até as promove.

Anónimo disse...

E a notícia da Circular a passar pelo Cemitério e a virar para a Urbanização do Brejo! SÓ PODE SER BRINCARDEIRA NÃO??? Querem fazer uma "circular" a uns metros a norte da 125???? Para quê???? Para circular o que???? Este é mesmo o pais que se pensa para amanhã!!! Gastar uma fortuna para fazer uma paralela à 125???? :/

Anónimo disse...

a variante de Olçhão ainda vai dar merda.
A alteração à futura Variante a Olhão da EN 125 foi uma das poucas vitórias conseguidas pela comissão de moradores «Pró Variante de Olhão», que representa a larga maioria dos que serão afetados pela nova estrada e não uma decisão súbita dos responsáveis pela sua construção, garantiram representantes desta associação ao «barlavento».

Polvo do Algarve disse...

Contra resposta ao Francisco Leal em:
http://polvodoalgarve.blogspot.com

Anónimo disse...

ninguem se perguntou ainda acerca dos 60 fogos que o sr luis filipe vieira tem aprovados no parque da cidade , junto a bifurcação de brancanes/quelfes? empresário esse que por coincidência tem por administrador numa das suas sociedade o compadre do presidente dr jorge dias, acusado no processo dos paquetes na expo??

comentário retirado do blog somos olhão do srº antonio santos.

e esta heim um compadre do nosse presidente há frente da empresa do filipe vieira????é fartar vilanagem roubem enquanto puderem quando a mama da vaca secar mama no tomates do boi.

Anónimo disse...

Ya meu. Soube agora que o catavento do Brisas despediu o seu director-adjunto. Mal agradecido vem agora pôr culpas a quem prestigiou um pasquim. Não diz que compromissos assumiu com a Camara. Mas também não diz que a Acaso fez queixa das insinuações muito mal explicadas.
É um autentico catavento com pretensões a jornalista encartado pelo PREC.
Que ricas trapadas que se perdem.

Anónimo disse...

o director adjunto do brisas era quem dava alguma credibilidade aquele pasquim.
agora quem manda lá é o j.valério

Anónimo disse...

ACASO faz queixa do brisas e do j. valério.
por sua vez o brisas já nem o site tem on line, e o seu adjunto do director, foi despedido pelo dono do jornal.isso é que vai uma crise hem em tudo o que o j.valério se mete dá barraca.
agora anda a incentivar uma barra de pedras prá fuzeta,não tarda está a ser corrido da fezeta.

Anónimo disse...

Tudo mentira,quem manda no pasquim é PINA & LEAL & PS ASSOC.

LUIS B.E.

Anónimo disse...

O Drº Lourenço Mendonça é uma pessoa que nos mereçe respeito,será que depois do recebimento dos 30 dinheiros igual valor judas vendeu Deus,há uma de saneamentos no pasquim ?Como o jornal virou PS,até pareçe uma caça ás bruxas qual copcom.

Anónimo disse...

Mos esta especie de director de jornalinho é do tipo leilão,quem dá mais.

Anónimo disse...

Esses jornalistas querem todos falar em corrupção,mas quando lhes acenam com algum, viram logo a cueca.Luis Gerades um grande defensor da verdade,mas a verdade é que e´le é igual aos outros ,querem é o deles.

Anónimo disse...

Não há muito tempo atraz o Luis Gerardes manifestara a intenção de despedir o Dr. Lourenço Mendonça. Aproveitou o brinde do Pina junior que, dizem as más linguas, lhe terá garantido 500 euritos mensais, se não publicasse mais nada do J. Valerio. E a verdade é que depois do desastre das cronicas de vereador jornalista o pasquim deixou de publicar qualquer outra aberração. E de uma assentada pensou resolver duas quetões. Só que os 500 euritos não passaram de uma miragem e então volta para os braços do J. Valerio, acusando o Dr. Mendonça de não querer publicar as asneiradas do vereador jornalista.
Sem caracter e pouco profissional, o catavento que se mexe de acordo com as brisas nunca percebeu onde começava e acabava a isenção. Vende-se por pouco este troca tintas.