terça-feira, 1 de novembro de 2011

OLHÃO: A ESCUMALHA


A imagem esteve publicada na pagina da Internet da Câmara Municipal de Olhão e é referente à extinta Agenda 21 Local de Olhão. A Agenda 21 Local tinha como objectivos pôr a sociedade civil a participar na vida da autarquia, mas porque foi desfavorável à Câmara ou não correspondia às suas pretensões, o cacique Francisco Leal determinou o seu fim. Nada que espante perante a ausência de dialogo manifestada pelos autarcas do burgo.
Que a escumalha, autentico lixo politico, que nos tem governado ao longo dos últimos 36 anos, venha a desclassificar todos aqueles que deram nome à terra com o seu labor é merecedor de algo mais que a simples penalização eleitoral.
Quando se diz "A pesca é uma actividade muito rica. Pode-se ganhar em 3/4 horas em arraste de bivalves, numa maré, 60 contos. Mas este dinheiro é logo gasto, em bebida, droga, prostituição" não sabemos se o autor de semelhante prosa se está a referir a algum familiar, mas mostra desde logo o que os autarcas pensam da população olhanense, particularmente de pescadores e viveiristas, as principais actividades económicas de Olhão.
Levar os pescadores por bêbados e drogados é demasiado baixo para quem, hipocritamente, todos os anos os medalha.
Que pensarão António Pina e Carlos Martins, vice-presidente e vereador, respectivamente, também eles empresários de moluscicultura? É isso que pensam dos seus trabalhadores?
Quanto aos gastos com prostituição, não seria melhor que se olhassem ao espelho e ver quem, na autarquia, procura relações fora dos casamentos? Em tempos constou que...
Percebe-se as razões que levam o cacique mor da aldeia a denegrir a imagem de quem trabalha. Essa é uma das razões para promover o seu afastamento da Ria e deixá-la para estranhos, subjugados a interesses de estranhos.
Porque a população de Olhão está farta dos tiques de ditadura desta escumalha politica, porque são eles quem têm promovido a degradação social do concelho, todos devem manifestar a sua indignação e revolta, solidarizando-se com a Greve Geral Nacional de 24 de Novembro.

1 comentário:

mateus disse...

Qual o tipo de escumalha?

A da "alta";
A da "média";
A da "baixa" ou a
A "relaxada"

É que a "alta" saboreia bivaldes;
A "média", prova-os;
A "baixa" come-os e
A "relaxada" evita-os.

Um dos ensinamentos transcrito no manuscrito diz:

"De acordo com a nossa estratégia de desenvolvimento económico, continuamos a apoiar as pescas e a Aquacultura"

Como se pode constatar esta transcrição foi dirigida aos pescadores pelo presidente do Palácio Branco, que ao mesmo tempo e ao voltar de costas os manda à merda e lhes chama os nomes que quer e entende.

A este tipo de procedimento é chamado o valor da sujidade.

E quando vendia ovos não teria o mesmo procedimento?

A podridão da "alta", dignificada pelas hostes politicas e religiosas
fica escandalizada perante meia dúzia, quando tem o mesmo procedimento, só que locais mais recatados.

À classe que é dominante que se auto critica e fala mal do seio onde vive, pois é esta a forma de vida, não se quer rever na miséria em que vive.

JMateus