sábado, 24 de novembro de 2012

PETIÇÃO SOBRE TRANSITO, EM OLHÃO

Um leitor nosso, enviou-nos com o epdido de publicação, a petição das gravuras abaixo. Para ver com mais detalhe é clicar em cima das mesmas.
Aproveitamos a ocasião para, mais uma vez, a ineficácia dos serviçoes camarários e da incompreensão de dois agentes da PSP sobejamente conhecidos pelo apetite voraz na caça à multa.
Quer a Rua 1º de Maio, quer a Rua Cândido do O' Ventura, são ruas que não foram concebidas para os tempos actuais. A Rua 1º de Maio é uma rua que o estacionamento nos dois lados torna-se complicado porque há o risco de os carros ficarem com espelhos partidos. Bastava que de um lado da rua, neste caso o lado nascente, fosse autorizado o estacionamento de parte do carro em cima do passeio, desde que o mesmo não impedisse a passagewm de peões.
No caso da Rua Cândido do O' Ventura a situação é diferente. O passeio poente tem largura suficiente para os carros estacionarem em "espinha" havendo o inconveniente da padaria ter autorização de esplanada. A insensatez dos condutores leva a que muitas vezes estacionem, erradamente, no espaço reservado a esplanada. Bastava a câmara sinalizar convenientemente esse espaço ou proporcionar o estacionamento em "espinha" para o problema ser ultrapassado.
Nada que, em ambos os casos, que a câmara não possa resolver.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito de ler o seu blog. Levanta temas interessantes e pertinentes sobre a realidade de Olhão.
Em relação a esta petição, no entanto, não concordo com as soluções apontadas para resolver o problema: os passeios e as ruas são para os peões, sobretudo numa cidade com a população envelhecida como é o caso de Olhão.
Acho inadmissivel, em qualquer lado, ver carros em cima do passeio. É uma falta de respeito enorme, défice de cidadania. E este abaixo assinado é de um egoísmo tremendo: o sr. que o assina é claramente um condutor, que já terá sido multado. Mas.... E as outras pessoas? E as pessoas com mobilidade reduzida? E as crianças? E os carros de bébé? E as cadeiras de rodas? E os idosos que moram na rua e tem medo de sair por causa dos veículos mal estacionados?
A solução passa por colocar parquimetros, com estacionamento gratuito (ou a uma taxa reduzida) para residentes. E acabar com os lugares carga/descargas todo o dia para o Algartalhos.
O problema resolve-se rapidamente.

ol disse...

Soluções, procuram-se. O que não é admissível é que os residentes não se possam sentir seguros quanto aos seus carros e muito menos pela falta de estratégia da câmara. A zona de estacionamento do Algartalhos é um problema mas isso não significa que não se procure uma solução para a rua 1º de Maio e para a rua Candido do O' Ventura, esta, então, com um passeio larguíssimo onde bem podis ser criado espaço para estacionamento em "espinha"

Anónimo disse...

O problema não é específico da rua 1º de Maio nem da Rua Candido do Ó Ventura.
Foi agravado há alguns anos, aquando da introdução de parquimetros na avenida da República. Os condutores passaram a estacionar, entre outros, na Gen. Humberto Delgado, 1º de Maio e Candido do Ó Ventura.
Devemos procurar proteger 1) os direitos dos peões e das pessoas com mobilidade reduzida 2) lugares de estacionamento para os residentes.
Como o fazer? Para mim, claramente, parquimetros com estacionamento para residentes, e tolerância zero para com quem estaciona em cima do passeio.
Ai, e em toda a cidade.
Basta ir a espanha, ninguem estaciona em cima de passeios, não há carros por todo o lado. Dá gosto caminhar e usufruir das ruas e da cidade.