terça-feira, 21 de abril de 2015

RIA FORMOSA: A HIPOCRISIA DO "LIMPAR A RIA FORMOSA"!

A Câmara Municipal de Faro através da sue empresa Fagar deu inicio a mais uma acção de propaganda, como se estivesse interessada em limpar a Ria Formosa e disso faz eco mandando constantes notas para a imprensa com se pode ver em http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/detalhe/centenas_recolhem_lixo.html 
Aparentemente tudo estaria certo, não fosse dar-se o caso da acção de limpeza e propaganda se destinar apenas a zonas de praias que de facto integram a Ria Formosa, mas não propriamente em relação à Ria.
O maior problema que a Ria Formosa é sem sombra de duvidas a poluição, mas contra isso a Câmara de faro nada faz, mantendo esgotos directos e sem qualquer tratamento a despejar para a Ria da mesma forma que promove uma lixeira junto ao cais comercial.
E se duvidas houvesse quanto à entidade que promove a lixeira, basta ver-se que o acesso àquela zona está condicionado por um segurança que tem a obrigação de fazer o registo das viaturas que acedem ao lugar.
Escuda-se a Câmara Municipal de Faro de ali manter um estaleiro vedado com materiais de construção civil e não só, num sitio que não será o mais apropriado dado tratar-se de uma zona protegida e que aos particulares seria proibido, mas que às entidades publicas tudo é permitido.
É óbvio que para a Câmara Municipal de Faro manter o estaleiro e a lixeira precisa da cumplicidade da direcção do Parque Natural da Ria Formosa e também da Administração da Região Hidrográfica, uma vez que se encontra na área do Parque e em Domínio Publico Marítimo.
Claro que também sabemos que o director do Parque é um aprendiz de jardineiro que tomava conta da relva do Estádio do Algarve e o presidente da ARH é filho de um ex-secretario de estado do repolho de Boliqueime, todos com um cartão laranja-azedo.
Enquanto a Câmara se entretém com esta farsa hipócrita de pôr voluntários a fazer quer ela própria deveria fazer, as pessoas vão acreditando nas boas intenções e não exigem aquilo que deveria manter a Ria Formosa cada vez mais formosa, acabando com o lixo e a poluição.
Mas parece que para os lados do laranjal só o que incomoda são as casas, mesmo que os moradores fazem questão de manter as casas e a áreas circundantes limpas.
Deixem-se de palhaçadas!

2 comentários:

Anónimo disse...

masi um mes a passar e acerca do concurso dos viveiros nada se sabe, o desespero de viveiristas começa pois por exemplo no meu cas tenho o viveiro com umas toneladas de ameijoa mas so para o ano está em tamanho adequado para venda,
nao sei se a venda agora pequena e barata e recupere parte do investimento ou se arrisque em manter, pois imaginem se aquilo vai a leilao e alguem dá mais que eu possa perco tudo o que la tenho... um trabalho de uma vida...
nao sei o que fazer pois se for a leilao eu nao tenho como alinhar na parada pois o que ganho hoje em dia mal chega para as despesas,
faltam 2 meses para o final e nada dizem , pois se avisarem as regras antes eu poderia ponderar e do mal o menos sempre tentava evitar o prejuiso avultado vendendo umas centenas de quilos de ameijoa pequena...

Anónimo disse...

Nada dizem nada se sabe? Desesperam porquê?Dúvidas ainda?
A MAFIA já disse o que ia fazer, como tal, o pior cenário que possam imaginar será o que vai acontecer a menos que os bandidos alterem a táctica por qualquer motivo: eleições um exemplo.
Lembram-se do que uma senhora dizia há seis anos? "DEMOLIÇÕES NA RIA FORMOSA SERÃO CASOS PONTUAIS"
Agora não escapa uma, mesmo que seja como memorial.
O pior cego foi, é, será o que não quer ver.