terça-feira, 27 de junho de 2017

OLHÃO: NEGLIGÊNCIA CRIMINOSA?

No seguimento do postado nesta página no passado sábado, a empresa municipal Ambiolhão, mandou um comunicado para a comunicação social, tentando desmentir-nos. Já estamos habituados a este tipo de situação, pois não é a primeira vez que tal acontece. Foi assim quando denunciámos a presença de bromatos na agua, de imediato desmentido, para depois vazarem os depósitos e procederem à sua limpeza; foi assim com as descargas ilegais do esgotos, agora reconhecidas; foi assim com a destruição dos Jardins e por aí fora. Desmentidos e mais desmentidos, mas o tempo encarrega-se de nos dar razão.
Alguns socialistas mais vesgos que o Camões, vieram em socorro do chefe de fila de forma mais disparatada, tentando fazer crer que a agua da barragem entra imediatamente no sistema, importando por isso esclarecer que a agua da barragem é encaminhada para a ETA de Tavira onde é tratada e introduzida na rede em alta; a partir daqui, é encaminhada para a rede em baixa, indo direitinha para os depósitos, como o que está a ser posto em causa.
Há cerca de um ano que os moradores do Bairro 8 de Outubro alertaram para a situação e não, como diz a Ambiolhão, em http://www.postal.pt/2017/06/ambiolhao-esclarece-danos-no-reservatorio-agua-da-zona-baixa/. Não é uma semana, mas sim um ano de negligência criminosa.
Os moradores que nos fizeram chegar a denuncia, fizeram-no também para outros órgãos de comunicação social, na passada sexta-feira, dos quais pelo menos um, contactou a autarquia procurando obter uma resposta. E foi nesse mesmo dia, curiosamente, que foi feita a inspecção ao reservatório.
Por coincidência, o docente universitário que fez a dita peritagem tem o mesmo nome do vereador com o pelouro do ambiente  da Câmara Municipal de Olhão e que integra os órgãos sociais da empresa municipal, pelo que seria conveniente apurar se não se trata da mesma pessoa. E a que titulo o fez? Particularmente, a titulo individual, como empresário ou docente?
E estranhamento, uma peritagem efectuada na sexta-feira, tem logo no dia útil imediatamente a seguir feito e pronto o relatório de avaliação da situação, com as instruções para a intervenção a efectuar na cuba do depósito. Se é possível? É mas muito duvidoso!
E mais duvidoso se torna, quando no próprio dia, a fazer fé nas declarações prestadas, a Ambiolhão adjudicou os trabalhos de reparação e selagem das fissuras.
Reforçando as duvidas deixadas em aberto pela comunicação da Ambiolhão, constatamos contradições na mesma. É que tanto se diz que o relatório pericial aponta para que as fissuras tenham origem nas zonas de ligação entre betonagens (que resolveram aparecer ao fim de setenta anos de existência do depósito), não sendo por isso devido a esforços/tensões pelo que "não deverá existir risco de colapso do reservatório", como se diz a seguir não haver qualquer risco. Afinal no que é que ficamos? Não deve ou não há mesmo risco?
Claro que a três meses das eleições, o impacto que uma situação destas poderá nelas ter, obrigam a declarações deste tipo, quando o que verdadeiramente está em causa é a segurança de pessoas e bens e da privação de agua canalizada durante meses, se o desastre acontecer.
Logo, a Ambiolhão só tem que proceder à reparação, embora na nossa opinião, o mais sensato e talvez mais económico fosse a construção de um depósito novo. Isto porque uma coisa é tapar as fissuras, outra bem diferente é saber como restaurar os danos causados no ferro da betonagem que vai apodrecendo, aumentando de volume e provocar novas fissuras.
Tanta mentira junta, a roçar a negligência criminosa, que vai deixar os moradores do Bairro inquietos.
Estes trastes não podem continuar à frente da autarquia sob pena de fazerem o mesmo que t~em feito até aqui, desvalorizando os problemas reais que afectam o Povo de Olhão. Deixem-se de obras de encher o olho e façam as que são mais necessárias!
FORA COM O PINA!
REVOLTEM-SE, PORRA! 

5 comentários:

carlos alberto alves disse...

Grande António, mostra a esses chuchas com quantas vimes se faz um cesto. O Socialismo desses mentecaptos, é do tipo funil, tudo para o mesmo e único sítio, isto é, para eles. Eles sabem lá o que é o socialismo, se calhar nunca pegaram num livro de Marx, nem saberão o que isso é.

Anónimo disse...

desculpas esfarrapadas de quem sabe que não fizeram nada.
se fizeram as obras porque não pinta o depósito?

http://www.jornaldoalgarve.pt/olhao-quer-acabar-com-descargas-ilegais-em-quatro-anos/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook disse...

Pouca vergonha mentiras atrás de mentiras da roubiolhão.
Vão mas é tratar dos esgotos pois todos os meses saca mmilhares de € à população de Olhão pelo tratamento dos esgotos e esses não é feito.

Anónimo disse...

Eu punha era alguns parasitas de olhão á tapar as fissuras

Anónimo disse...

Os chefes usam pessoas sem qualificação para desempenharem determinados cargos, temporáriamente,e eles sabendo da sua falta de qualificação aceitam IFADAP, HOSPITAL DISTRITAL
DE FARO, CAMARA DE OLHAO e outros. Afinal que qualificação tem para que possa trabalhar e
produzir para o PAIS? Mas os chefes sabem o que estão a fazer. O povo de Olhão é vitima da
incompetencia mas nao têm culpa de terem sido enganados.