segunda-feira, 5 de novembro de 2018

OLHÃO: APENAS DESMAZELO?

Há cerca de uma semana que os semáforos do cruzamento da Avenida D. João VI, ex Nacional 125, com a Rua 18 de Junho estão avariados, em amarelo, com os do lado da Avenida fixos e os da Rua intermitentes.
Felizmente que as obras da Avenida 5 de Outubro, uma escapatória da Avenida D. João VI em horas de ponta, ainda não começaram, porque então seria o caos naquele cruzamento. 
No passado, quando ocorria uma avaria deste género, era mobilizado um policia para gerir o trânsito, o que não acontece agora, porque ninguém tomou tal iniciativa.
Bem podem dizer os anti-críticos que o presidente desconhece mas ainda na sexta-feira à tarde ele passou ali, como por ali passa todos os dias o seu vereador. O desmazelo, a falta de importância que dão a casos deste tipo é sintomático de que a única preocupação é com a Avenida 5 de Outubro, como se o resto da cidade não existisse.
E se houver um acidente, mesmo que seja apenas lata retorcida, será o bastante para entupir por completo uma via que já está mais que ultrapassada, por culpa única e exclusiva da autarquia.
Lembramos que o traçado da Variante Norte à Nacional 125 consta da Planta do Plano Director Municipal desde 1995, mas que a autarquia nunca pensou em construi-la, de tal forma que permitiu a edificabilidade onde não podia nem devia. Só nos finais da década anterior, com o anuncio da Requalificação da Nacional 125, uma obra orçamentada em 150 milhões de euros e ainda por concluir, é que voltou a falar-se na Variante, com um novo traçado que iria prejudicar pessoas que até tinham colaborado, cedendo terrenos gratuitamente, para o traçado inicial, mas foi chumbada em sede de Avaliação de Impacto Ambiental.
Como o escoamento do trânsito na ex Nacional 125 já é jogo de paciência, acrescido das obras de 5 de Outubro, à qual se pretende dar um único sentido, circular vai ser cada vez mais difícil e penoso.
Entretanto a máquina de propaganda socialista vem anunciando a nova Variante como estando em Avaliação de Impacto Ambiental mas não há meio de sair a discussão publica sobre a mesma. Será que se trata de mera propaganda para lavar a imagem do presidente da câmara?
Enquanto isso não deveria o mesmo pedir a intervenção da PSP para pelo menos nas horas de ponta gerir o trânsito? Assim haja vontade de o fazer, o que parece não estar na mente presidencial.

2 comentários:

Anónimo disse...

Então é o faz de conta...
Só para receberem impostos é que estão sempre prontos e a horas.
Agora o bem para o cidadão comum, esquece lá isso!

Anónimo disse...

Há dias tinha comentado sobre a manutenção da via pedonal junto à linha ferrea, enfim lá foi feita hoje, tarde mas alguém lá se apercebeu daquele desmazelo, obrigado? aproveito para falar das nossas vias, uma miséria, buracos por todo o lado, um exemplo a rua de Olivença, porque é que só repararam no bairro da Cavalinha e o resto da rua até aos semaforos não faz parte da mesma via ? isto não cabe na cabeça de ninguém, quem toma estas decisões? e só agora começou a chuva ?