quarta-feira, 14 de novembro de 2018

OLHÃO: NÃO À DESTRUIÇÃO DA BAIXA !

As obras na Avenida 5 de Outubro começam a desenrolar, mas também começam a surgir os primeiros  sinais de contestação.
A actividade tradicional dos Mercados de Olhão, torna-os a grande âncora do comercio da baixa pelo que se alguma coisa correr mal na intervenção pensada, idealizada contra o pensamento da maioria da população, pode muito bem acontecer que todo o comercio da baixa caia de redondo.
E começa logo pelo funcionamento dos Mercados, que sem estar provido de um parque de estacionamento para quem a eles aceder, certamente que verá a sua procura minorar, até ao aniquilamento.
Mas serão apenas os Mercados a sentir tal impacto? No extremo poente da Avenida, a concessionaria do Porto de Recreio tem previsto a construção de um espaço comercial com 2.500 m2, na maioria esplanadas e restaurantes. Tudo isso numa zona onde abunda o estacionamento. Se juntarmos o comodismo das pessoas à qualidade do que ali se fizer, e não será preciso grande coisa, a maioria dos estabelecimentos da 5 de Outubro, irão passar um mau bocado. Entretanto vão aplaudindo a intervenção, crentes de que o alargamento dos passeios lhes trará mais negócio. Talvez se enganem!
Com o inicio das obras, avisados à própria da hora, os operadores dos Mercados logo se pronunciaram contra; por isso foi marcada uma reunião para as 16:00 horas de ontem, em que praticamente, falou mas nada de novo acrescentou o grande administrador dos Mercados. E de tal forma se pronunciou que levou ao abandono dos operadores aos gritos de fascista, entre outros. É que os operadores continuam a defender o estacionamento e circulação automóvel no lado sul dos Mercados durante a manhã, com cancelas à entrada e saída onde seja cobrada a taxa de estacionamento para que o mesmo não se torne abusivo; em contrapartida, abdicam do seu parque durante a tarde, pondo-o ao dispor de quem queira frequentar as esplanadas.
Nada feito! Está decidido! Quem manda nesta merda sou eu! 
Não terão sido estas as palavras exactas mas não fugirão muito delas. É esta democracia da canalha que exerce o poder Local. Marcam reuniões, não para discutir o quer que seja, mas para comunicar o "decidido".
Mas há um facto que escapa à maioria dos comerciantes da zona. É que já está anunciada a criação da Policia Municipal, a qual terá por função fazer cumprir o Regulamento de Ocupação do Espaço Publico e aí sim, veremos se os espaços utilizados são pagos, e se os comerciantes têm condições para os pagar. Hoje batem palmas, amanhã virão com lágrimas de crocodilo, esquecendo que deixaram os operadores dos Mercados a falar sozinhos.
 E os comerciantes da Rua do Comercio? Será que não serão afectados se a actividade dos Mercados se detiorar?
Unam-se e combatam na defesa do comercio da baixa!

2 comentários:

Marceano Vasconcelos disse...

Bom Dia.! Costumo ler esta página, sempre. Agora depois de a ler.. reparei que estava bloqueada mas contudo ela tinha aberto... O polvo avança com sorrisos imbecis... e chama-nos... fascistas. Pois é, xuxialismos da treta. !! Abrz.

Anónimo disse...

A pagina O+ já está a fazer o inside job contra o Eduardo Cruz. O P s é um saco de gatos, pensava o Eduardo Cruz que se esqueciam da campanha e das coisas ditas nas autárquicas de 2013?O PS não brinca e já lhe estão a fazer a folha com o emigrao jorge a dar a cara. Merecem-se todos, tudo igual e quem se lixa somos nós. Iremos ficar com o trânsito caótico, os mercados sem frequência e no final de tudo um jardim de madeira e inox igual a tantos outros pelo país fora. Temos o país e a cidade que merecemos, foram eleitos mas não com o meu voto. A si, agradeço-lhe por resistir neste charco de lama, aos outros que esperneavam noutros tempos deram-lhes poleiro para os acalmar.