sexta-feira, 30 de novembro de 2018

OLHÃO: CÂMARA PREPOTENTE!

Muitas vezes somos acusados da ataques na pessoas do presidente da câmara mas a verdade é que a concentração de poderes naturais e delegados tanto pelo órgão a que preside como da própria assembleia municipal são de tal forma excessivos que numa outra escala, dariam azo a uma ditadura. E isso mesmo pode-se inferir do excelente texto constante do link https://www.tsf.pt/sociedade/interior/presidentes-das-camaras-municipais-tem-excesso-de-poder-10241176.html?fbclid=IwAR1vHIoCdwOSgD7lT_KncJcGRlrnIUiE6HIz41UFvOHwB_4YGqpL6h0FDJE
A assembleia municipal enquanto órgão fiscalizador das políticas do executivo não funciona. Tudo é cozinhado e decidido na casa do partido maioritário, não sendo admitida qualquer discussão democrática, a tal ponto que o presidente da câmara se arroga o direito de enxovalhar quem o questione, perante a passividade da mesa assembleia municipal. O cretino presidente pode dar-se ao luxo de se referir a munícipes que não estão presentes e sem possibilidade de defesa. Que rica democracia!
Não só há um défice democrático, como por  detrás dele está a prepotência, o favorecimento e a ilegalidade.
Na ultima assembleia municipal onde se apresentou um morador dos bairros sociais a denunciar o facto de a empresa municipal, agora na posse das casas, pretender refazer o contrato de arrendamento, pedir às pessoas a password delas nas finanças para ter livre acesso à informação fiscal das pessoas. Isto é completamente ilegal e revelador da prepotência que tomou conta da autarquia nas ultimas eleições autárquicas.
Da mesma forma que quem queira participar nas assembleias tem de se identificar, dar a conhecer a morada e se nos deixarmos formatar por este tipo de exigências, ainda vão querer saber se usa cuecas de gola alta, boxeurs ou fio dental e a respectiva cor. Estamos perante uma democracia cada vez mais espartilhada, onde até mesmo aqueles que têm ainda uma réstea de sentido democrático se deixam manipular, permitindo isto, que até pode ser legal mas pouco democrático.
É com naturalidade que as pessoas deixem de participar em sessões de câmara ou em assembleias municipais   onde são enxovalhados, e é esse mesmo o objectivo porque será uma forma desta canalha fazer aprovar aquilo que muito bem quer e entende.

Sem comentários: