sábado, 30 de março de 2019
OLHÃO E AS NOVAS CONTRATAÇÕES DO UNIVERSO CMO!
quinta-feira, 28 de março de 2019
OLHÃO: TUBARÃO CALOTEIRO PARA O MATADOURO?
quarta-feira, 27 de março de 2019
OLHÃO: ISENÇÃO,IMPARCIALIDADE OU MANIPULAÇÃO DAS REGRAS DEMOCRÁTICAS?
terça-feira, 26 de março de 2019
OLHÃO: TRAFICO DE INFLUÊNCIAS E CUMPLICIDADE DO PODER POLITICO?
Cumpram com os regulamentos que produzem e deixem-se de tráficos de influência e de trafulhices. É mesmo um governo de merda!
domingo, 24 de março de 2019
RIA FORMOSA E A CONFRARIA DOS PIRATAS!
sábado, 23 de março de 2019
RIA FORMOSA E A MAFIA POLITICA
sexta-feira, 22 de março de 2019
OLHÃO: MERCADOS DE OLHÃO, E.M. PREPARA AUMENTOS?
quinta-feira, 21 de março de 2019
OLHÃO: DESALOJAMENTO CRIMINOSO!
terça-feira, 19 de março de 2019
OLHÃO: CÂMARA DÁ O DITO POR NÃO DITO!
segunda-feira, 18 de março de 2019
OLHÃO: ABAIXO A DITADURA MARITIMA! PELO DIREITO AO TRABALHO!
domingo, 17 de março de 2019
OLHÃO: MAIS UM AVENÇADO E OS OTÁRIOS A PAGAR!
sábado, 16 de março de 2019
RIA FORMOSA: CONTRA O DIVISIONISMO!
quinta-feira, 14 de março de 2019
Governo da Geringonça conivente com a destruição de terrenos da Rede Natura 2000 para construir uma ECOVIA em Olhão.
António Miguel Pina( filho doe António Pina ex governador civil de Faro que foi também presidente da Região de Turismo do Algarve), gastou em 2015 no tempo do governo de PSD/CDS, dinheiro dos munícipes de Olhão, para se armar em defensor do Camaleão na Ilha do Farol,ao interpor uma providência cautelar na Ilha do Farol( Ilha essa que pertence ao territórios de Faro), em defesa do camaleão, onde o pai António Pina tem uma casa tão ilegal com as que foram demolidas, e que ficou de pé por causa dessa providência cautelar.
Foto do jornal publico on line.
Vem hoje António Miguel Pina como presidente da C.M.Olhão, orgulhosamente gabar-se na página do Face book da CCDR_Algarve, que:"o pior já tinha sido conseguido" pois conseguiu que o governo da geringonça que lhe é afecto, aprove uma lei para destruir fauna e flora super protegida por legislação nacional e comunitária, situada na Rede Natura 2000, para construir uma eco-via entre Bias e o Parque de Campismo dos Pinheiros de Marim?
Vale a pena ler o despacho publicado hoje na página da CCDR_Algarve:
" Despacho n.º 2583/2019 - Diário da República n.º 51/2019, Série II de
2019-03-13 - Ambiente e Transição Energética - Gabinete da Secretária de
Estado do Ordenamento do Território e
da Conservação da Natureza: Reconhece o relevante interesse público da
ocupação de solos da Reserva Ecológica Nacional para a construção da
Ecovia do Litoral Algarvio, no setor entre Bias e a passagem de nível ao
Parque de Campismo, nas freguesias de Quelfes e união de freguesias de
Moncarapacho-Fuseta, no concelho de Olhão".
Nós no Olhão Livre,nada disso nos espanta pois já há anos que chamamos à atenção dos leitores que o actual presidente da C.M.Olhão é um autêntico criminoso ambiental, não só pelos crimes diários dos esgotos directos sem qualquer tratamento, que impunemente (com o fechar de olhos e a conivência de TODAS as autoridades como o IGAMAOT, a CCDR-Algarve a Agência Portuguesa do Ambiente O SEPNA o ICNF e o Parque Natural da Ria Formosa), a C.M.Olhão descarrega nas Aguas da Rede Natura 2000 que é também Zona de Produção de Bivalves, que já levou à desqualificação de 3 zonas de Produção de Bivalves no Concelho de Olhão. a Ria Formosa,tal o numero elevado de coliformes fecais detectado na carne dos bivalves pelos cientistas do IPMA e pelas análises à água realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente.Neste momento na Zona de Produção de Bivalves Olhão 1,foi a DGRM que decretou que é proibido apanhar nos viveiros e nas zonas selvagens, uma amêijoa um berbigão uma ostra ou um langueirão, por causa do perigo de saúde publica.Um dos locais de descarga diários desses esgotos sem tratamento conforme se pode ver na foto tirada na 2ª feira, fica no Cais T em Olhão junto às bilheteiras dos barcos da carreira para as Ilhas da Armona Culatra e Farol.
De salientar que nessas aguas contaminadas por coliformes fecais, existem salinas que produzem Sal Tradicional e Flor de Sal o que é ilegal perante a lei.
Também aqui no Olhão Livre os autores tem denunciado a aprovação por parte de António Miguel Pina , de mansões de luxo em terrenos do Domínio Publico Marítimo e que perecem à da Rede Natura 2000 do Concelho de Olhão, conforme se pode ver na foto o empreendimento de um ex. presidente da C.M.Faro na Zona das Arte Nova na Fuzeta. Situado ao lado dos cerca de 80 apartamentos de luxo vendidos entre os 600 000€ e os 900 000€ do condomínio fechado Del Mar Village situado também em DPM, e onde alteraram as quotas do terrenos para construir um jardim privado e uma piscina impedindo assim o livre acesso à ria por parte da população.
Nada é de espantar da parte de um criminoso ambiental, que usa o poder do partido que o colocou no poder, para influenciar os altos poderes do governo, para legalizar acotos ilegais da CMOLhão que violam o PDM, como foi a aprovação de vivendas construídas em terrenos por onde devia passar a Variante Norte à E.N. 125,
Para António Miguel Pina vale tudo para atingir os fins da destruição de variadíssimas parcelas da Rede Natura 2000, como é o caso deste despacho que diz ser "relevante interesse público a
ocupação de solos da Reserva Ecológica Nacional para a construção da
Ecovia do Litoral Algarvio"
Mas em algum país sério que defenda a preservação do ambiente, pode ser uma ECOVIA, servir o argumento,de interesse publico como objectivo de destruir terrenos da Reserva Ecológica Nacional, Zona de Protecção Especial do Parque Natural da Ria Formosa e que pertencem à Rede Natura2000 do Parque Natural da Ria Formosa e que ainda fazem parte da Zona Húmida e da Convencção Ramnsar? E ainda por cima se vir gabar, que o mais difícil já tinha conseguido e para o ano ia lançar o concurso para a ECOVIA?
Até onde irão os crimes ambientais de António Miguel Pina, e quando é que será que as entidades oficiais colocam fim à destruição da Rede Natura 2000 no Parque Natural da Ria Formosa, cada vez mais transformada em Parque de Diversões e em oportunidades de negócio, por parte dos tubarões da especulação imobiliária que com a conivência do Dono Disso Tudo em Olhão se vão instalando e enriquecendo à conta da especulação imobiliária e da destruição da Rede Natura 2000 em Olhão.
Vale mesmo tudo no Parque Natural da Ria Formosa?
Afinal de contas para que serve um Parque Natural na Ria Formosa se o deixam destruir?
A LEI DA "ROLHA" SOCIALISTA!
quarta-feira, 13 de março de 2019
OLHÃO: MODA PODA OLHÃO!
terça-feira, 12 de março de 2019
OLHÃO: A MELHOR ATRACÇÃO TURISTICA DA CIDADE!
segunda-feira, 11 de março de 2019
OLHÃO: CÂMARA NOTIFICADA!
domingo, 10 de março de 2019
OLHÃO: REUNIÃO DE VIVEIRISTAS PARIU UM RATO!
sábado, 9 de março de 2019
OLHÃO: PRESIDENTE TRAPALHÃO!
Mas há três dias atrás, veio dar o dito por não dito, para anunciar o inicio da segunda fase da intervenção na Avenida 5 de Outubro a qual deverá ficar concluída nos finais de Maio (se...) como nos dá conta a imprensa regional em https://www.sulinformacao.pt/2019/03/olhao-segunda-fase-das-obras-na-avenida-5-de-outubro-ja-arrancou/.
Curiosamente, no site da câmara havia uma publicação sobre o assunto, entretanto retirada. E foi retirada porque ela viola o principio da neutralidade e imparcialidade e a Comissão Nacional de Eleições notificou, no dia 7 passado, a habilidosa câmara e o trapalhão em presidente, para se pronunciar sobre a denuncia feita junto daquela Comissão.
Por outro lado, uns porcos voadores, defensores do Pina, logo saltaram a terreiro dizendo que as obras estariam concluídas dentro do prazo, esquecendo o que o dono havia dito. Contradições no seio da família dita socialista! Foi o Pina quem apontou Abril para depois vir dizer que em Maio é que é! (se...)
As obras da Avenida 5 de Outubro foram tema de campanha eleitoral autárquica em 2017, e o Pina vem agora utilizar todos os meios, até mesmo os mais atrasados, para promover junto de destinatários indeterminados a imagem da autarquia que todos sabem ser dita socialista, uma forma ardilosa de fazer campanha eleitoral, com dinheiros públicos a favor do partido pelo qual foi eleito.
Lembramos ainda que o Pina tem um processo pendente nos Serviços do Ministério Publico, com origem numa queixa apresentada pela Comissão Nacional de Eleições, a propósito daquela autárquicas, pelos crimes de desobediência e violação dos princípios de neutralidade e imparcialidade.
Este Pina é um autêntico trapalhão da politica!
sexta-feira, 8 de março de 2019
Viva o Dia Internacional de Mulher trabalhadora!
Hoje é o dia Internacional da Mulher Trabalhadora e nada como prestar uma justa homenagem a todas as operárias conserveiras de Olhão, e não só ,que durante décadas do Estado Novo, foram exploradas por industriais sem escrúpulos!
Hoje que tanto se fala em violência doméstica, não podemos deixar de dizer que é a mulher trabalhadora a maior vitima dessa violência, que as autoridades e alguns juízes compactuam com esse hediondo crime.
Em
Olhão nos últimos anos temos visto o actual presidente da C.M.Olhão,
esbanjar dinheiro publico em estátuas sobre lendas que foram criadas
pelos contrabandistas da altura, para afastar as pessoas de certos
lugares, para o contrabando se fazer mais à vontade, mas nem um só
cêntimo foi gasto em Olhão, de modo a perpetuar na memória das gerações
vindouras a vida de trabalho e exploração das laboriosas operárias
conserveiras de Olhão.
Para quem é novo e não sabe da história das laboriosas e valentes operárias conserveiras de Olhão, que antes do 25 de Abril foram das mãos delas que saiu a
riqueza de certos industriais, muitos deles sem escrúpulos, que no
tempo da fartura da sardinha enchiam as fábricas de sardinha cavala
biqueirão, e as obrigavam a trabalhar 12 horas diárias.
Os filhos
bébés dessas corajosas operárias conserveiras, eram deixados em creches,
que de creches só tinham o nome, pois não passavam de depósitos de
bébés que eram deitados e dormiam, em caixas de conserva para encaixotar
as latas de conserva, salvo raras excepções em que os industriais mais
humanos, criavam um mínimo de condições, fazendo creches condignas para
albergar os filhos das operárias conserveiras.
Refeitórios não
havia, uma hora de almoço e era um regalo, quando havia muitas
operárias a trabalhar afastadas das suas casas, quase 3 km da fábrica,
local que onde as rendas eram mais em conta,outras vinham de Quarteira e eram amontoadas,para não dizer armazenadas, em casas sem o mínimo de condições.
A maior parte das
fábricas tinha um numero de operárias efectivas que lhes garantia três dias de trabalho, ganhando
ordenados de miséria e muito menos que os operários conserveiros, que
eram em muito menor que as operárias de conserveiras.
Quando
havia fartura de peixe na costa fosse ele sardinha cavala biqueirão ou
xarro branco os patrões aproveitam a baixa de preços e toca de colocar
operárias emprestadas, ou seja metiam ao serviço qualquer operária só até
escoar a fartura do peixe comprado nos dias que o peixe ia barato.
O
sinal que os patrões precisavam de mão de obra barata e extra,
era dado ao içar duas Bandeiras,(pois uma Bandeira era içada, sempre que
a fábrica comprava peixe), e apitar os apitos que os fogueiros
apitavam com a pressão do vapor das caldeiras.
Os apitos das fábricas eram diferentes e cada uma tinha o seu apito característico, era o
sinal esperado, das operárias que não eram efectivas,então um exército
de mão de obra barata, corria para a fábrica, na
esperança de serem escolhidas para trabalhar; eram elas a principal
força de trabalho desta indústria, desenvolvendo frequentemente a sua
actividade em condições deploráveis.
Muitas dessas
operárias pagam ainda hoje o roubo feito pela falta de pagamentos de
certos industriais que até ficaram os descontos, que descontavam às
operárias para a Caixa de Previdência,estando hoje a maior parte dessas
operárias a receber reformas que são uma autêntica miséria.
Sentem
hoje na pele os roubos feitos pela benevolência do antigo regime, com
esses industrias que roubaram os descontos das operárias.
Para quando a verdadeira homenagem a essas operárias conserveiras de Olhão?
Nós no Olhão Livre, não deixaremos que Olhão viva de lendas... Tentando
apagar um passado recente, sem que se diga uma palavra sobre esse força
de trabalho, onde essas valentes mulheres foram o expoente máximo,
dessa exploração desenfreada.
Viva o Dia Internacional de Mulher trabalhadora!
Que as operárias conserveiras de Olhão não sejam esquecidas!
OLHÃO: A FALTA DE TRANSPARÊNCIA E AS NOTICIAS DITAS FALSAS!
quarta-feira, 6 de março de 2019
A vergonhosa cruzada judicialista de Neto do Juiz Neto de Moura.
segunda-feira, 4 de março de 2019
Onde iremos parar com a cruzada judicialista do juiz Neto de Moura?
- Vai ser um regabofe de processos e acções judiciais;
O Blog Olhão Livre deixa na integra o excelente texto de Luis Judice autor do Blog Que o Silêncio dos Justo não Mate os inocentes, sobre a vergonhosa cruzada judicialista do Juiz Neto de Moura.