quinta-feira, 21 de março de 2019

OLHÃO: DESALOJAMENTO CRIMINOSO!

A imagem acima foi surripiada da página  do facebook do meu amigo Carlos Fernandes e mostra a forma pouco digna como é tratado um casal que sempre viveu de e na Ria Formosa.
Zé e Julieta tinham uma casa na Ilha do Coco, um dos ilhotes que estavam na jurisdição da Câmara Municipal de Olhão, e viviam do marisqueio. Na sequência do POOC e do Polis foram desalojados e enganados.
Na verdade, o casal apresenta alguma fragilidade intelectual da qual logo se  aproveitaram os senhores da Polis e da Câmara de Olhão, que num gesto de "boa vontade" se dispuseram a pagar quatro meses de renda numa casa que eles não conseguiriam manter devido aos fracos recursos económicos.
Rebobinando a cassete, lembramos que à época, a Câmara Municipal de Olhão, chegou a demolir umas casas que tinha perto do Pinheiros de Marim, para não realojar ninguém. António Pina dava o primeiro sinal de que não estava nos seus planos proceder ao realojamento de quem quer que fosse, a não ser que a tal fosse obrigado. como aconteceu com o Carlos Fernandes que sempre recusou abandonar a sua casa no ilhote sem que lhe fosse assegurada uma casa de habitação social, com uma renda ao seu alcance. O mesmo que deveriam ter feito ao Zé e à Julieta!
Diziam que, no âmbito do Polis, os pescadores, viveiristas e outros que vivessem da Ria seriam realojados, mas o que fizerem neste caso, foi uma intrujice miserável, aproveitando-se das deficiências das pessoas.
Como o Zé e a Julieta não tinham outro remédio procuraram uma casa de aluguer e o senhorio acabou por despeja-los, passando a viver na rua, facto do qual a autarquia lava as mãos e remete o assunto para a segurança social.
Segurança social que resolve o problema, realojando as pessoas em Vila Real de Sº António ou Portimão, desinseridos do seu modo de vida e das famílias.
Deve dizer-se que o Zé tem uma pensão de trezentos euros e a Julieta de duzentos e picos, e que as rendas em Olhão atingiram preços completamente incomportáveis para os rendimentos que têm. O Zé continua a viver do marisqueio e à hora a que escrevemos está na sua labuta para trazer mais uns trocados para a família.
Se alguém tem a responsabilidade de proceder ao realojamento deste casal, é Câmara Municipal de Olhão, entidade que aprovou o POOC e Polis demolidores, que garantiam o realojamento dos titulares de primeira e única habitação, caso em que estavam o Zé e Julieta.
Um bando de criminosos que se aproveita da fragilidade intelectual das pessoas para não lhes garantir o direito à habitação.
Tenham vergonha, escumalha!
Este exemplo deve servir para os moradores do Bairro 16 de Junho, a quem o Pina promete o realojamento mas não lhes diz quanto vão pagar de renda, caso aceitem abandonar as suas casas!

3 comentários:

Anónimo disse...

Vilanagem mafiosa!Fortes com os fracos, fracos com os fortes.

Unknown disse...

Cada vez entendo menos a Câmara de Olhão, isto é desumano. Todos têm direito a habitação. E o que se vê é cada vez mais pessoas sem acesso a esse direito. Farta deste mundo,juro que estou😢😢😢

mateus disse...

Votem nos xuxialistas