domingo, 24 de março de 2019

RIA FORMOSA E A CONFRARIA DOS PIRATAS!

No passado dia 15, na sede da confraria dos piratas de Olhão, vulgo PS, no Largo Patrão Joaquim Lopes, realizou-se a reunião dos aventais algarvios. Todos juntos tomaram por compromisso a destruição do que resta da Ria Formosa, embora as suas propostas estejam enroladas num bom celofane.
Mas vejamos os seis pontos da proposta dita socialista:
1- A elaboração de um Plano de protecção do cavalo marinho e... o reforço da fiscalização como elemento dissuasor, face à sua preocupante captura ilegal.
Qualquer plano passa pela recuperação do habitat do cavalo marinho, a seba, que tem sido arrancada e transferida para outras paragens, para alem dos estragos causados por algumas dragagens que dizimaram boa parte das colónias, mas das quais ninguém quer falar.
É óbvio que a captura ilegal deve ser combatida mas não será assim tão grande quanto o que se diz. Por detrás do aumento da fiscalização, está o crescente aumento da repressão que se abate sobre quem vive da Ria, e esse é o objectivo final desta canalha. Criar as condições para dar suporte à actuação do aparelho repressivo! É disso que se trata.
2 - Execução do plano de ordenamento da orla costeira, envolvendo os municipios e as comissões de moradores.
Bom, esta gente quer enganar quem? Desde quando os planos de ordenamento da orla costeira não têm a participação dos municípios? Não foi através do POOC, por proposta da CMO, que se retirou uma parte da área de intervenção do Parque Natural da Ria Formosa para o dar ao Plano Director Municipal? 
E desde quando os planos de ordenamento devem ser decididos dentro de gabinetes à porta fechada, sem serem discutidos com todas as populações das áreas abrangidas? Ou será que o POOC que querem propor só abrange as ilhas? Mentecaptos da política! Procedam a audições onde as populações, sejam as das ilhas como todas as abrangidas, possam dizer sobre o seu futuro. Mas que bando de atrasados mentais!
3- Elaboração de um programa de dragagens plurianual que garanta a navegabilidade dos canais, a renovação e oxigenação das aguas interiores e o reforço do cordão dunar.
Claro que estamos em campanha eleitoral e apenas por isso se fazem tais propostas, amplamente difundidas pela comunicação social regional. Parece ser do conhecimento publico que o Cristiano Ronaldo das finanças, tem vindo a proceder a cativações dos dinheiros, razão pela qual falta o pilim para resolver os graves problemas da saúde e educação. Quem de bom senso pode acreditar que o Ronaldo ia gastar o dinheiro com algo de proveitoso. Primeiro tem de injectar na banca!
Mas mesmo que se dispusesse a tal, que canais, os secundários? É que nesse só podem navegar barcos a motor até nove metros. Ou será que estão a criar as condições para que os grandes iates possam ir estacionar para a Fortaleza?
Porque não falam do assoreamento das barras naturais? E já agora, quando mandam tirar a draga que afundou há mais de um ano?
4- No ponto cinco, propõe-se apoios financeiros para os municípios (leia-se o de Olhão) para a manutenção e renovação dos sistemas de saneamento em baixa por forma a garantir o total encaminhamento dos esgotos domésticos para a nova ETAR Faro/Olhão.
Será com estes dinheiros que o Pina se propõe fazer os esgotos da Armona?
Pelo menos desta vez reconhecem que só têm feito merda ao longo dos anos. Os esgotos directos continuam e continuarão enquanto a câmara permitir as ligações de esgotos à rede de aguas pluviais, como têm feito até agora.
5- No ponto sexto,  procura promover-se o apoio aos viveiristas e mariscadores, que não disponham outra espécie de rendimentos.
Bom, o Apolinário já veio dar o mote para acabar com os viveiros e não mostrou qualquer disponibilidade para dar um cêntimo que seja. Aliás, se a DGRM proceder à cassação das licenças, será com muita naturalidade que, pelos conhecimentos privilegiados que tem, que o Pina faça uma proposta para arrebanhar áreas enormes de terrenos naquela zona e por duas boas razões. É que quanto maior for a área, menos paga e por outro lado, embora para a ameijoa seja de classe C, sempre poderá argumentar que as ostras estão em cima das bancadas e por isso passarem a classe A, como em Marim.
Mas é assim, a confraria dos piratas, está em campanha eleitoral; o resto é fumaça!

3 comentários:

Anónimo disse...

O "Ninho da Águia"!

Anónimo disse...

A proposta do Governo que pode prejudicar o negócio das ostras

vamos rezar para que acabem com as ostras na ria pois acredito que sao a causa da desgraca que nos viveiristas de ameijoa estamos a sofrer, vamos apoiar esta proposta, pois no PNRF as ostras exoticas nao sao bemvindas https://sicnoticias.pt/pais/2019-03-24-A-proposta-do-Governo-que-pode-prejudicar-o-negocio-das-ostras

Anónimo disse...

A MAFIA nunca dá ponto sem nó. Questão de tempo quando desaparecer o verniz cativante.