terça-feira, 16 de abril de 2019

OLHÃO: UM PARAÍSO DE PODER!

Ontem foi noticia a perda de mandato de autarcas por terem feito aprovar que a Câmara Municipal para onde foram eleitos, assumisse as dividas de uma empresa municipal falida, dividas essa que eram da responsabilidade dos administradores.
Diga-se de passagem que os autarcas em causa eram de um partido agora na oposição ao governo central.
Entretanto a Câmara Municipal de Olhão faz toda a espécie de habilidades mas os partidos ditos da oposição nada fazem para acabar com a impunidade instalada, com alguns eleitos a fazerem de autenticas muletas, apesar do Poder autárquico delas não precisar.
O Município de Olhão tem três empresas municipais, a Ambiolhão, a Fesnima e a Mercados de Olhão.
Curiosamente a Mercados de Olhão, desde 2016 que não apresenta um único ajuste directo, o que significa que nada comprou durante estes três anos. Pelo menos nada consta no portal da contratação publica.
A Ambiolhão tem apresentado os seus contratos e a Fesnima também o faça, deixa perceber que nem tudo vai bem no reino presidido pelo Pina.
Em http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/627459, pode ver-se que o Município de Olhão assumiu a compra de material electrico para o Auditório Municipal, no montante de 10.443,79 euros mais IVA.
O Auditório está na alçada da Fesnima e caberia a esta empresa municipal arcar com a compra efectuada, mas é a empresa mãe, a fazê-lo, o que nos parece de muita duvidosa legalidade.
A prática mostra que estamos perante uma situação em que se procura retirar despesas à empresa municipal para que esta possa cumprir com determinados rácios, sob pena de poder vir a ficar em risco de falência. E não se pense que seria a primeira vez que isto acontecia com as empresas municipais cá do burgo. Aquando da candidatura para director financeiro da Ambiolhão, foi um dos candidatos quem o denunciou e talvez por isso tenha sido marginalizado, mas serviu para que corrigissem as contas por forma a dar a necessária sustentabilidade à empresa.
Nós, sempre nos pronunciámos pela extinção das empresas municipais e assim continuamos. As empresas municipais não representam nenhuma mais valia e no caso da Fesnima, o que os manda-chuva cá do sitio diziam era que assim conseguiam recuperar o IVA. Agora essa preocupação desapareceu! Porquê?
E se olharmos para os quadros do pessoal o que verificamos é que as empresas servem para a satisfação clientelar, distribuindo empregos por camaradas e amigos, porque o dinheiro, esse, é fruto do espólio extorquido aos munícipes através de taxas e impostos municipais.
Até que um dia, os pagantes do costume acordem e corram com esta cambada!
Quando é que estes gajos perdem o mandato?

5 comentários:

Anónimo disse...

Quando a maioria dos pagantes do costume deixe de ser gente imbecil.

mateus disse...

Estes galos não perdem o mandato porque o tipo de sociedade em que se vive elegeu a estúpidez

mateus disse...

Os cães ladram e a caravana passa. Olha: o Rei vai nú...

mateus disse...

Será que ainda não é visível a miséria?
Este povo não vai com palavras, quanto mais merda lhes atirarem, maior é o sorriso.
Tenho pena de não ser considerado um alto corrupto. Até nisso sou marginalizado. É pena!

Anónimo disse...

"...se olharmos para os quadros do pessoal o que verificamos é que as empresas servem para a satisfação clientelar, distribuindo empregos por camaradas e amigos..." Segundo o presidente e seus acólitos, isto é tudo má língua!