quarta-feira, 8 de abril de 2020

OLHÃO: O COVID 19 E A DESINFECÇÃO DOS ESPAÇOS PUBLICOS

A Câmara Municipal de Olhão deu a conhecer a recomendação da Direcção Geral de Saúde sobre a desinfecção dos espaços públicos e que nos merece alguns comentários.
1 - De acordo com a comunicação da gracinha da DGS, o Regulamento comunitário nº 528/2012 só entrou em vigor a 1 de Setembro de 2013, mas só foi transposto para o direito interno português a 10 de Novembro de 2017, cinco anos depois.
Esta tem sido a prática dos nossos governos ao longo dos anos, protelando a transposição da legislação europeia, de acordo com os seus interesses ocasionais e muitas vezes contrários aos das populações, particularmente no que respeita a matéria ambiental.
2 - Na China, país onde oficialmente começou a pandemia, foram utilizados todas as formas de desinfecção para evitar o contagio pelo vírus, entre elas, a desinfecção dos espaços públicos.
Na China utilizaram até difusores de grandes dimensões para esse trabalho especifico. Claro que tem os seus custos.
3 - Diz a gracinha que "no que concerne a medidas de limpeza e desinfecção de espaços públicos, nomeadamente de ruas, importa referir que, ao momento não existe evidência cientifica quanto à recomendação da utilização de produtos biocidas desinfectantes de superfícies (TP2) para esse efeito".
Podendo não haver evidência cientifica para recomendar a desinfecção das ruas também não há nada a dizer que não se deva fazer.
Mas se há biocidas nocivos, outros há que não, aliás. tal como diz a gracinha, deve a utilizar-se uma utilização criteriosa. Recomenda no entanto a higienização/limpeza dos espaços públicos.
Como resultado disto pode concluir-se que pode ser utilizado um produto, devidamente selecionado, mas que transmita às pessoas um sentimento de protecção.
4 - Perante as criticas, a Câmara de Olhão e o seu presidente logo se apressaram que não era necessário proceder à desinfecção das ruas de Olhão. e outra coisa não era de esperar.
Um concelho que não lava ruas, onde não há higienização das ruas há mais de trinta anos, obviamente que não poderá concordar com a desinfecção.
Parece que estou a ver as brigadas de lavagem das ruas, altas horas da madrugada a fazerem o seu trabalho. Claro que o presidente era um moço pequeno (agora só tem idade e tamanho mas com a mesma mentalidade) e por isso não assistiu a essa operações. Pergunte ao papá!
5 - Para os leitores mais distraídos, não confundam a lavagem/desinfecção dos contentores do lixo com a lavagem/desinfecção das ruas.
Não venham dizer que Olhão está bem porque pode estar muito melhor, uma cidade mais limpa e com baixos custos. De nada serve usar o slogan de lixo zero, quando não se lavam as ruas.
6 - A desinfecção das ruas está a ser feita em muitas das cidades deste País, começando desde logo pela vizinha Faro, para não falar de outras mais distantes.
7 - Uma palavra ainda sobre a gracinha. É que a senhora até pode ser uma excelente técnica, mas está condicionada pelo Poder politico, ao qual deve obediência, mas quando está em causa a saúde dos portugueses não pode cair em tantas contradições com as que tem cometido. A desinfecção das ruas vai ser mais uma e ainda a vamos ouvir dizer que afinal é recomendável!

1 comentário:

Anónimo disse...

A desinfeção deveria ter sido feito já, tal como já aconteceu noutros concelhos, mas enfim é o que temos!!!!!Outra vergonha é as ervas que crescem por todas as ruas e onde daqui a pouco não se vê calçada, mas relva, deve ser para irem ao caracol!!!!