domingo, 28 de março de 2021

OLHÃO: O CANIL MUNICIPAL, UM CRIME

O canil municipal, se é que assim se pode chamar, não reúne o minimo de condições para funcionar como tal. Já o actual presidente, á epoca vereador sem pelouro, sabia do que se passava no canil, nomeadamente do abate a tiro de cães que estavam ao cuidado da autarquia.
Entretanto, muitas foram as pessoas que aderiram à causa animal, recolhendo alimentos, criando uma rede de cuidadores de animais errantes, procurando dar-lhes uma vida melhor. A câmara, presidida por António Pina, é que não vai muito à bola com a causa animal, sacudindo a agua do capote, prometendo mas não cumprindo, pouco contribuindo para o esforço dos cuidadores.  
Para alem de um contributo menor para a alimentação dos animais errantes, cães e gatos, abandonou o projecto de esterilização dos mesmos, razão pela qual são cada vez em maior numero. Vale o empenho dos cuidadores e do veterinario municipal que tem ajudado as associações no tratamento dos animais doentes.
O actual canil, situado no estaleiro municipal, não reune o minimo de condições, até porque que quando chove um pouco mais todo o estaleiro mete agua. Se vai mudar, lá isso vai, mas por outras razões!
Embora o projecto de arquitetura para o novo canil tenha sido encomendado há anos. o mesmo não sai da gaveta porque o presidente nunca teve a intenção de o fazer, e se agora é anunciado, prende-se com outras razões. Certo é que ainda não está calendarizada a sua construção, pelo menos não se vê nenhum contrato para a construção.
António Pina acabará por resolver o problema porque quer vender o terreno do estaleiro, uma pequena lixeira em pleno Parque Natural da Ria Formosa. Mas para o fazer, vai ter de retirar todos os serviços que ali vem fazendo e com eles o canil.
Ou será que vai fazer o mesmo que o seu antecessor em 2008/2009, assassinando cães e gatos?

Sem comentários: