terça-feira, 12 de outubro de 2021

OLHÃO: QUE SE ESCONDE POR DETRÁS DA MANTA DE ALCATRÃO?

 A câmara municipal de Olhão veio anunciar nas redes sociais que o trânsito será condicionado em diversas artérias, como sepodeler em https://www.facebook.com/cmolhao/posts/4553407794711375.

Compreende-se que aspessoas estejam desejosas de ver as suas ruas semos costumeiros buracos, que após algumas semanas vão começar a surgir sem fim à vista, porque aquilo que está na origem deles não é combatido.

Na maioria das ruas abrangidas por esta intervenção de alcatroamento, as redes de agua e saneamento estão envelhecidas pelo tempoque têm. A verdade é que elas foram concebidas para durar cinquenta anos e têm mais de setenta, para alem do crescimento da cidade que foi muito além do previsto e para o qual as infraestruturas não estavam nem estão dimensionadas.

Sendo assim, é com naturalidade que as constantes roturas e entupimentos continuem o que vai obrigar a abrir valas ou buracos para resolver o problema, a causa dos buracos que todos os dias vão surgindo porque nessas ruas, raro é o dia em que não surge um problema.

Mas não se pense que a intervenção é inocente ou feita com o objectivo de beneficiar os residentes. É que as ruas citadas correspondem à Area de Reabilitação Urbana do Centro e quando se fala de reabilitação, estão a dizer que se preparam para fazer o mesmo que na Zona Histórica, uma operação de cosmética, seguida de oura mas de publicidade para ajudar a vender os imoveis. O que ganha a autarquia com isso? Muito! O Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas (IMT) é a principal fonte de receita da câmara.

Ainda que não se diga, muito provavelmente também os passeios serão arranjados, o que sendo correcto, vai tornar-se em mais uma maneira de gastar dinheiro sem resolver o problema.

É que a cidade tem crescido sem espaços verdes urbanos e sem estacionamento dentro da malha urbana, o que leva a que o estacionamento se faça em cima dos passeios, degradando-os e abrindo buracos, voltando tudo à primeira forma num reduzido espaço de tempo.

Mas não interessa, o que é importante é agilizar o negocio de compra e venda de casas, como se a autarquia fosse uma agencia imobiliaria.

Por outro lado, nestas ruas o Regulamento Geral de Edificação Urbana tem sido sistematicamente violado, não cumprindo com as regras urbanisticas nele previstas, razão pela qual elas não comportam o trafego viario nem o estacionamento e com prejuizo para os peões que são obrigados a ir para a estrada porque o seu passeio está ocupado.

Que rico urbanismo! 

1 comentário:

Anónimo disse...

A bufaria anda ao ataque na página do grupo Olhão Livre.
Aqui vos deixo um texto publicado por Nuno Miguel que logo algum bufo ao serviço dos DDT em Olhão imediatamente apagou.

Nuno Miguel
9 min ·
Bom dia sr presidente António Miguel Pina , durante anos procurou se uma solução para os caixotes de lixo na rua Carlos da maia. E sim já tentaram tirar. Ora as pessoas que aqui vivem têm todas idade de serem tuas avós, pedirem a estas pessoas que se desloquem até ao parque do pingo doce é uma excelente ideia ! Mais uma! E dado que aqui estavam 6 caixotes que ficavam sempre cheios adoro a solução encontrada!! É só génios! Resolva o problema urgente porque estou a ficar sem coisas boas para dizer de ti, no que toca a cuidar dos olhanenses!! Abraço.