sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cheira Mal em Olhão!

Hoje acordei e senti um cheiro pestilento a esgoto, coisa que já é normal nesta cidade de 5 estrelas do presidente Leal.
Tal cheiro a mer.. é devido ao mal funcionamento da E.T..A.R. de poente, que funciona mal, mas contra todas as normas da U.E.. Ela lá continua a não tratar os esgotos e a mandá-los para ria para mal da população que vive da ria, a poluir o ar, que nós em Olhão só sentimos quando os ventos são de oeste, como hoje aconteceu de manhã, mas que os moradores de Belmonte sentem todos os dias.
Como se pode ver nas fotografias a água sai verde da canalização da ETAR e à volta dessa saída é só lodo, enquanto que mais à frente consegue nascer alguma vida. Há viveiros a menos de 50m desse esgoto e os mariscadores continuam aí a governar a sua vida.

Perante esta realidade eu pergunto ao presidente Leal, terá o presidente perdido o olfacto? É que se perdeu está desculpado, mas se tem intacto esse sentido, não vejo razão para esse cheiro, continuar a conspurcar o ar que respiramos! Isso só demonstra falta de respeito e falta de responsabilidade para com os eleitores que o elegeram!

56 comentários:

Anónimo disse...

Parece que continua a falta de respeito pelas pessoas.
E depois há quem diga: "Cheira a Olhão" e continuamos nós a ser assim conhecidos. Pelos vistos é o que ser quer.

Anónimo disse...

poia maria,este cheiro reflete, a maneira de pensar do presidente leal, em relação aoolhanenses..a falta de respeito pela qualidade de vida ,das pessoas que moraam nesta terra ,que gostam desta terra mas que ficam aborrecidas quando ouvem,em tom de gozo as pessoas de outas terras dizerem ,
olhão cheira mal.nessas alturas nós os que verdadeiramente gostamos desta terra e das suas gentes simples,do seu modo de falar,e sempre prontas a ajudar o
próximo.
maria o que eu penso é que aquela frase do zeca afonso no que se refere a olhão ,cada vez está mais actual ,"ó vila de olhão da restauração,madrinha do povo madrasta é que não".é precisamente isso que acontece neste momento leal é o padrasto do povo de olhão, e o padrinho dos forasteiros.
o que quero dizer com isso éque o leal ,trata bem e faz negócios da china com so forasteiros,e nessas quetões dos cheiros e dos esgotos que poliem a ria,fica inerte,enada faz para mudar o que afecta a polpulação.
mas se houver cada vez mais gente a pensar,para o mesmo lado ,pode ser que alguma coisa mude em olhão.
temos de ser nós olhanenses a mudar esta letargia que se instalou nas pessoas e que ao leal sabe tão bem.

Anónimo disse...

segundo alguns defensores do leal(mais conhecidos por bombeiros),esta ETAR é exemplar,pois tem de cheirar a merda para não matar as ameijôas.pena que essas pessoas ~que assim pensam ,não morem naquela zona,nem tehham viveiros, onde as ameijôas e agora as ostras ,morren cada vez mais.
e eles que sabem nada fazem assim como as autoridades maritimas e do próprio parque natural da ria formosa.com tantas queixas que já receberam e nada fazem para acabar com tal situação.

Anónimo disse...

eles querem cá saber dos olhanenses que vivem da ria ,eles querem é manterem o lugar, para favorecerem os amigos quando há alterações ao pdm ,pois esses sabem sempre com atecedência onde se vai poder construir,e dizem aos amigos olha compra, este e este terreno pois nós vamos alterar o pdm e depois ,os terrenos que agora não valem nada, passam a valer fortunas.
ódepois não te esqueças de mim,"logo me mandas um envelope ,não de boas festas mas daqueles especiais".ou então quando for a campanha eleitoral logo contribuis para um daqueles cartazes que custam ,mais de 1500euros.
é por isso que nós continuamos a ser a terra que mais mal cheira no algarve.sem nada fazer para alterar o que está mal e gastando rios de dinheiros para favorecer terceiros,que vem de fora.
tratem primeiro das nessecidades dos olhanenses,para evitar que ainda haja mais fome do que já há.
este ano se não fosse a abundância de charro negrão e ultimamente de chaputa ainda havia mais fome .o que só vem demostrar que o futuro desta terra tem de passar pela ria e pelas pescas.
Atento.

Anónimo disse...

boa isso com fotos ficas bem melhor.

Anónimo disse...

não foi nessa etar que em agosto morreram para cima de 100 patos reais?pelo que eu li no vosso blog de agosto penso que sim.
também li na impressa regional e nacional que as aves que as aves mortas, tinham sido mandadas analisar para ver a causa da morte. passados 3 meses ainda não se sabe qual o motivo da morte dos patos?
para que serve a ria ser parque natural,se os responsáveis por ela nada fazem pela mesma.sei que a ria faz parte da rede natura 2000, e da convencçao ramsar,que serve para aprotecção das aves e de toda a fauna e flora.e morrem mais de 100 aves e não se faz nada para averiguar qual o motivo que as aves morreram nas lagunas das etars?
não é de chamar essa gente á pedra ? e perguntar o que fazem á frente desses organismos?
chegou a hora de prestarem contas, pois nós temos o direito de defender o que é nosso, e maltratado,por quem ganha balurdios de dinheiro para tal,e nada faz!
Floripes.

Anónimo disse...

se carregarem emcima das fotografias ainda se vê melhor.já agora uma pergunta ao presidente leal se este ameijoeiro lhe fosse oferecer aquelas ameijôas você comia-as? gostava de saber a resposta embora eu saiba que ele não gosta nada que lhe façam perguntas.pelo que sei ,em portimão está interdita a apanha de ameijôas a boca da etar da ribeira da boina,por causa da poluição lá eles admitem que há poluição na boca da etar,e por isso fizeramessa interdição e sei que está no projectos das aguas do algarve alterar essa etar,para evitar cheiros e poluição das águas.aqui no nosso concelho ,fizeram a etar perto dos viveiros ,sabem que a etar funciona ,mal ,mas os viveiros comñtinuam lá.será que não há perigo para a saude publica?
porque não se fala em alterar o funcionamento das etars,de maneira á água ser tratada e aproveitada para a rega como está as águas do algrave a fazer na etar que estão a consturir em albufeira .
será que em cidades onde não há viveiros de ameijôas tratam dos problemas das etars e em olhão fechamos os olhos a um problema tão sério.
a nivel de curiosidade sei que a irmã do dr pina ,o vereador sem pelouro,trabalha nas águas do
algarve,não seria de meter uma CUNHA para que ela sensibilizá-se os responsáveis daquela empressa ,para olharem para este atentado á saude publica.
quem tem a responsabilidade pelas etars,
não sei mas alguém deve ser responsabilizado,pelo que achamos que está mal.

Raul Coelho disse...

Destas imagens não fala o A. M. Pina.

Raul Coelho disse...

Destas imagens não fala o A. M. Pina.

Anónimo disse...

pois é uma imagem vale mais que mil palavras,pena na imagem não se conseguir sentir o odor que todos os dias de ali emana.nós que moramos na zona agradecemos que alguém acabe com tais cheiros que por vezes até nos provoca náuseas.
pena que o nosso presidente ,não tenha tempo para as coisas isignificantes para elemmas da maior importância para quem mora perto daquela vergonha.
Um morador de belamandil.

Anónimo disse...

que tal o blog nomear o xico leal como o "Surdo do Ano" e fazer-lhe um almoço de homenajem,a ele e a todo o seu séquito de seguidores?
com ementa proponho Ameijôas ao Natural apanhadas junto ao esgoto da ETAR.pode trazer também o director do parque natural da ria formosa e novo capitão de porto de Olhão,para eles tomarem conhecimento deste recanto aprazivél, da muito bem limpinha e despoluida ria formosa.
o preço pode ser de borla para ver se eles apanham tamanha caganeira ,que numca mais dizem que não há poluição na ria.
um ex. elemento do avisar atoda a gente.

Anónimo disse...

Tenham vergonha, bando de inuteis que não conseguem dar a cara e falar democraticamente, ao invez escondem-se como ratazanas de esgotos, devem estar habituados a estes cheiros que vêm da vossa boca não entendo porque que se queixam

Anónimo disse...

Enquadramento Legal
Directiva Águas ResiduaisUrbanas-
transporta pelo D.L.152/97,de 19 de Junho.

Ria Formosa é Zona Sénsível
ETAR com mais de 10000 habitantes
equivalentes tem de ter traamento superior ao secundário.

Critério de classificação-águas conquícolas-qualidade das águas do litoral e salobras para fins aquícolas.directiva79/923/C.E.E.de
30 de Outubro transporta para o D.L.236/98 de 1 de Agosto.

há ainda as directivas europeias Nº91/492C.E.E.de 15 de Julho
97/61/C.E.E.de20 de Outubro
92/92/C.E.E. de 9 de Janeiro
que transportam para o dect.lei Nº
293/98 de 18 de Setembro
essas são as leis que eu conheço sobre a qualidade da água para fins
conquícolas (caso da ria) e da qualidade da água nas ETARS.

Não se deixem afectar com os insultos e ameaças para tribunal,pois é sinal de desepero.
Se fossem honestos discutiam e tentavam resolver os problemas não insultavam.
Força.

Anónimo disse...

conseguem ter a coragem de desmentir o que toda a gente vê e cheira.pelos visto além de surdo,também não lhe cheira a mer.. deve de ser por estar tão habituado a mexer em assuntos de tal proveniência,tais como colina verde na maragota,condominio fechado na fuzeta a menos de 10 metros da água etc.etc.
o futuro dirá quem tem razão.
fofo.

Anónimo disse...

o engraçado é que não estão obras previstas para esta ETAR,nos próximos anos!

Anónimo disse...

aqui a ASAE não mete o bedelho?
será que não é perigoso para a saude publica apanhar ameijôas numa zona ,que pelas fotografias se vê que está contaminada pelos esgotos mal tratados da ETAR.e de quem é a culpa que a água saia mal tratada para a ria com viveiros a 50 metros da boca de saida daETAR?
a culpa não é de certeza das pessoas que já ali tinham viveiros antes da construção daETAR ,pois se as aguas fossem bem tratadas s vigiadas com análises periódicas,era sinal que tudo estava bem e que a ETAR funcionava como devia funcionar.
mal é que ela não pode continuar.

Anónimo disse...

aqui a ASAE não mete o bedelho?
será que não é perigoso para a saude publica apanhar ameijôas numa zona ,que pelas fotografias se vê que está contaminada pelos esgotos mal tratados da ETAR.e de quem é a culpa que a água saia mal tratada para a ria com viveiros a 50 metros da boca de saida daETAR?
a culpa não é de certeza das pessoas que já ali tinham viveiros antes da construção daETAR ,pois se as aguas fossem bem tratadas s vigiadas com análises periódicas,era sinal que tudo estava bem e que a ETAR funcionava como devia funcionar.
mal é que ela não pode continuar.

Anónimo disse...

quem devia dar a cara pelo que é questionado, deviam ser os responsáveis da autarquia,e em especial o xico leal.pois chegou a olhão num carro a cair de podre e hoje anda num carro topo de gama á conta da autarquia.
e deixa que haja esgotos clandestinos a despejar para o esgoto das aguas residuais.e que a ETAR de poente deite um cheiro ñauseabundo.e consequência disto tudo a mortandade das ameijôas e agora também as ostrinhas.
isto tudo porque ele não têm viveiro de ostras ou de ameijôas.
os negócios dele são negócios de BIC.e de imobiliária e favorecimento a amigos,e óposição para se manterem calados.

Anónimo disse...

se os patos morreram ,de quem é a responsabilidade?
se os ameijoeiros continuam a apanhar ameijoas á boca do esgoto
de quem é a culpa?
se o cheiro continua de quem é a culpa?
será que a culpa vai morrer solteira!
não há partidos em olhão que vejam essas coisas?
ou estão todos feitos uns com os outros?
já estamos quase com uma década passada depois do século XX será que os olhanenses vão ter de esperar mais um séculos para terminar a poluição na ria?
um revoltado contra a poluição.

Compadre Alentejano disse...

Olhão está a ficar muito mal classificado. O Xico Leal acabou!!!Viva o novo Presidente de Câmara que vai ser eleito por uma Comissão Independente Eleitoral de Olhão! O Xico Leal é PASSADO! Vamos votar no futuro, e nós é que temos de o procurar!
Ppa Açordas
Compadre Alentejano

Anónimo disse...

comissão eleitoral para o papa açordas papar os restos que o leal deixar

Anónimo disse...

Ò Compadre Alentejano
atão lá no Alentéj é a comessão eleitóral endependente quelége o presedente?
Quiem Olhão ainda é os elétores PORRA!

Anónimo disse...

embora sejam só 40% dos que tem direito a voto,e descontando, as ramificações do polvo,ainda são uns 3000 e poucos.mas com umas latinhas de tinta,na vespera das eleições e uns jantares de homenagem ao profissional do ano,ali para os lados da quinta dos poetas,oferecido em troco de 35 euros isso vai lá,ou talvez não.
bom mas se o homem for eleito o rotary já sabe que pode contar com uns subsidiosinhos.
eu elegia o homem era para surdo e mudo do ano,e ainda por cima sem cheiro.

Anónimo disse...

essa do rotary é alguma piada?não me digam que vão fazer alguma homenagemao leal?

Anónimo disse...

uma sugestão ao olhãolivre .por um contador com sugestões sobre o que sa pessoas pensam sobre a ria,onde deviam investir ,se era em obras de fachada para turista ver,ou se se devia investir,num saneamento básico sério sem esgotos clandestinos ,a despejar para a rede de águas fluviais(como o dr. pina afirmou aqui neste blog,que conhecia casos destes),em ETARS que funcionem bem e que as aguas tratadas sejam aproveitadas para rega e limpeza de ruas.
o futuro de olhão tem de passar pela ria, e pelas pessoas que trabalham na ria e, mas para isso é preciso uma ria despoluida .será que haverá coragem para issso,ou vamos continuar como até aqui a esconder a verdade ás pessoas.
o futuro o dirá.
um viveirista .

Anónimo disse...

tenho ouvido falar muito do polis para a ria.com tantos milhões concerteza,que os responsáveis,vão mudar o funcionamento das etars que estão a funcionar mal.espero que acabem também com os esgotos que continuam a desguar sem tratamento para a ria,como o do T e da doca.mas há mais .seria uma vergonha com tanto dinheiro para gastar na requalificação da ria e no que respeita ás fontes de poluidouras ,ficásse tudo como agora.
o engenheiro leal vai ter agora uma opurtunidade de mostrar se realmente percebe alguma coisa da ria,e dos verdadeiros problemas com que ela se debate.
só afundar canais e barrs não é solução pois já fizeram essa operação há cerca de 7ou 8 anos
e na ria continuou a haver mortandade nos bivalves.
bom mas esperemos para ver onde vai a sociedade que vai gerir o pólis´, gastar o dinheiro,que não é pouco.
seria bom as pessoas interresadas debaterem essas situações ,pois quem passa pelos problemas devia ter direito a discutir os asuntos
que lhes afectam, e dar opinão sobre a sua resolução.
Menino dos Olhos Grandes.

Anónimo disse...

olhao cidade 5 estrelas e o esgotos?
com cherinho xico leal ainda vai é conseguir 6 esrelas.

Anónimo disse...

zona ribeirinha= mais negociatas para venda de terrenos.agora venham dizer que as construções lagarcinhas,também compraram este em1989.comdizem comos da antiga feirae estrumeireira,por detrás do matadouro.

Anónimo disse...

Vocês só se preoucupam com o que há de pior, só veem um lado, não veem o melhor que é o predominante em Olhão.
Vocês só vivem para deitar abaixo, são uns negativistas e quem sabe se pessoalmente não serão uns frustrados que por não terem capacidades, não terem formação, não terem conhecimentos nunca conseguiram o que se calhar um dia sonharam ser na política.
Já pensaram em apresentar propostas sérias, com cabeça, tronco e membros para Olhão?
Não. Só críticas destruidoras e ataques, calúnias e insinuações com o objectivo de tentar denegrir quem tem dedicado a sua vida ao bem estar dos olhanenses e ao desenvolvimento de Olhão.
Começa a ser de perguntar que interesses escuros estão por detrás destes blogs, não são claros porque se escudam no anonimato e não se identificam claramemte.
Nunca na administração de uma Câmara tudo pode ir bem, algumas podem correr pior e os meios nem sempre chegam e em Olhão o que não está bem também vai ser corrigido e precisa de ajuda e colaboração que vocês não querem dar antes preferem o bota abaixo.
Tenham moral, sejam honestos e também cresçam mais intelectualmente para poderem ser considerados em Olhão.
Assino por
o Vereador
(isto é anonimamente, não vou dar o meu nome para não acontecer o mesmo que ao António Pina que veio aqui acordar uma matilha de cães enraivecidos que não hesitam em usar golpes baixos e nojentos na argumentação)

Anónimo disse...

Se é vereador pode dar o nome,não precisa se esconder.

Anónimo disse...

os enraivecidos estão plenos de razão, voces é que parece que tem medo.

Anónimo disse...

Ao comentador vereador.
sou um leitor e comentador anónimo(anónimo porque tenho as minhas razões para isso,pois sou um pequeno construtor,e você sabe bem o que acontece ,a quem se atreve a ter ópinião contrária ao seu presidente),deste blog e não vejo,qualquer interresse ao autor do post sobre a ETAR de poente em
que denuncia o mal funcionamento desta ETAR, em simplesmente flar mal,esse artigo só constacta uma realidade.realidade essa que pode pôr em risco a saúde publica.não acho que isso seja falar mal.

Se realmente está interresado,em discutir os problemas de Olhão,diga-me só o seguinte:Não será o estado de funcionamento desta desta ETAR,um problema sério para discutir,assim como os esgotos clandestinos ,que despejam para a ria sem tratamento,como seu colega vereador drº pina veio confirmar num comentário neste blog.
Ou será que você pensa como o presidente Leal ,em que um dia em conversa,com um elemento do avisar
toda a gente,disse a seguinte frase
"então quando você recebe visitas,
o que é que mostra o bonito,ou o que é feio?".tal frase revela o pensar tacanho de um cérebro,que só vê aquilo que está a frente dos olhos.quer dizer mostra-se o bonito e esconde-se a podridão que existe a desaguar para a ria.ria essa que devia ser á principal aposta da C.M.Olhão, pois é dessa ria que todos os dias milhares de olhanenses matam a fome que existe cada vez mais em olhão.
será isto falar mal? ou as verdades doem!
vamos ao sector das pescas,como encara o sr vereador o estado das pescas em olhaõ?é da ópinião que está bem?
para mim está mal! não por falta de recursos,pois estes existem, vejam-se as estatisticas da lota e verão que somos o porto de pescas do algarve com mais toneladas de peixe capturadas.o que está mal é a comercialização onde não há preços limites ,e quando há muita quantidade , os poucos comerciantes que vem á lota de olhão,negoceiam o peixe ao valor que querem.porque não ser oa autarquia,e o estado, a criar uma rede de frio e congelamento ,para quando há peixe em abundância em vez de se vender a um preço relaxado,armazenar nessa rede de frio,para quando houver necessidade.
porque não se preocupa a autarquia a incentivar novos investimentos na área da tranformação dos productos da pesca,e a proteger os poucos industriais deste sector,evitando que vão á falência como irá acontecer agora com a bela olhão onde centenas de pessoas irão para o desemprego, e com isso a lista de desempregados no concelho irá,subir em flecha.
estes são problemas reais de olhão,e dos olhanenses que vivem da ria,pode não ser para quem está bem na vida,e a quem o ordenado chega todos os meses a tempo e horas,mas para quem tem de se levantar cedo, para ir todos os dias á maré,e vê a ria a morrer de dia para dia,esse é um problema bem real.
se isto é falar mal, diga-me,qual a sua solução para estes problema,pois é seu dever como vereador ,arranjar soluções para quem depositou em si a confiança do voto.
a minha modesta solução que não pretendo ser, candidato a coisa nenhuma,mas porque amo esta terra, é :acabar com os esgotos clandestinos,sem tratamento.Acabar com as ETAR no modo como funcionam. construir ETARS com a que estão a construir em albufeira onde as águas tratadas,são depois utilizadas na rega,as lamas na agricultua e os gases que provocam os odores mal cheirosos,são transformados em energias alernativas.se você pensa que isto é querer jogar alguém abaixo,é porque sente, que não fez o que devia para defender os verdadeiros interreses dos que votaram em si,e no PS.
um olhanense óbrigado a ser anónimo

Anónimo disse...

essa de se querer,mostrar o que é bonito e esconder o que está mal,em olhão é práticamente impossivel,pois os turistas que vêm para as ilhas quando a maré está vazia vêm o cano de esgoto do T a desguar na ria sem tratamento,assim como vêm e sentem pelo olfacto a podridão que existe nessa zona que devia estar limpa ,e que é impossivél esconder.
pois ela está ali e naõ se pode tapar com o tapete.

Anónimo disse...

ó srº vereador com que então falar mal.diga lá de sua justiça se concorda que a etar funcione como está a funcionar? se concorda com os esgotos clandestinos sem tratamento para a ria?
sabe você que um dos problemas,que a ria sofre é por causa do mal funcionamento das etars e há que anos que o inip,aconselha que os viveiros da ilha da lebre sejam dali retirados.não sabia?(sabe por acaso onde fica a ilha da lebre? eu explico, fica nas próximidades dessa etar)então dê uma vista de olhos a esses relatórios, pois eles estão na internet a que os quiser consulta.
era bom que a autarquia discutisse esses problemas com quem vive da ria.era bom que a autarquia acabasse de vez com essa empatia que tem com quem quer ver o que está mal ser dicutido,não só por falar mal,mas para resolver os problemas.
se você é vereador,e acredito que
seja,porque não propõe ao presidente leal que se faça um congresso em que se discuta os problemas reais da ria,e o futuro da mesma, e onde teriam direito a participar as pessoas do concelho.
como objectivo Nº1 devia ser a defesa da ria e um levantamento de todas as fontes poluidoras da ria,de loulé até v.real de stº antónio,e a maneira de acabar com elas.
pode querer que vale a pena, pois a ria formosa é reponsavél por 90% da producção de mariscos bivalves em portugal,e destes 90%, 70% cabem ao concelho de olhaõ.é obra não é!
mas se calhar não está interresado em debater este problema,mas sim em discutir a cidade 5 estrelas virada para o turismo do seu presidente.
olhe que uma coisa não está desligada da outra ou você pensa que os turistas se vierem para olhão ,é para ver os monos de betão armado que estão a fazer na zona ribeirinha?que nada tem a ver com as caracteristicas desta terra (o que não admira pois estes patos bravos são de fora do concelho).já quem aprovou um empreendimento daqueles demostra a falta de gosto,ou então numca viu olhão do lado do mar para ver o impacto que aqueles blocos têm na descaracterização da nossa cidade.
quem aprovou fachadas onde predomina a cor cinzenta,onde em olhão e na zona ribeirinha quando se autoriza o revestimento das fachadas em material cerâmico esse era obrigado a respeitar a cor branca.

bom alguém aprovou aquele projecto, e o responsável pelo urbanismo não é você, ou é?
pois se foi ,desculpe-me informar a minha ópinião é que tem muito mau gosto,será que a cmo não tem nos seus quadros um arquitecto de paisagem urbanistica?

Anónimo disse...

ao verador: se realmente é vereador,o que acredito que seja,fique a saber que em minha ópinião,a unica atitude de corajem , até hoje,foi a do antónio pina, que embora verador suplente ,deu a cara quando as criticas do olhão livre,não lhe eram dirijidas a ele assim como não foram a eles que o movimento de cidadania somos olhao fez,as perguntas que fez.
quem foi criticado e a quem lhe fora feitas perguntas,que até hoje,não deu resposta foi ao presidente da autarquia,francisco leal.
mas se você é vereador deixe que lhe diga,que a figura que antonio pina fez de querer apagar os fogos que não foram atiçados por ele,demostra corajem ao contrário da atitude de Francisco Leal,que pura e simplesmente não responde e manda os outros apagarem os fogos que ele presidente ateou.
se você é vereador,fica-lhe mal comentar neste blog anónimamente pois se acha que exerceu o seu mandato sériamente,se não colocou nenhum familiar ou amigo do amigo, nos quadros da cmo sem concurso publico,se não se serviu do seu cargo de vereador para favorecer algum amigo de partido ou não,a construir onde não podia,se não se serviu do cargo para continuar a admnistrar ,uma empressa municipal,sem que para isso seja remunerado mas que garanta o lugar nessa ,quando já nao for vereador,nem que para isso essa empressa tenha de ter estabelecimentos sem alvarás,e sem pagar rendas,há uma serie de meses.
se você é um verador que não se serve do veiculos que a autarquia lhe atribuiui ,para uasr fora das horas de serviço.
então se não tem nehum rabinho de palha deste ou de outra especie se tem a consiência limpa e se acha que defendeu os interrese em quem votou e depositou confiança em si,não vejo motivo para que comente anónimamente.
claro que você também poderá ser vereador não do ps mas do psd,bom mas da oposição psd tirando o drº lourenço mendonça que teve a corajem de dar a cara,e de vir publicamente e afirmar publicamente que alguma coisa esava malna cmo,o resto,está quase tudo de acordo ,com a actual veração,desde a troca de favores imobiliários,a informações sobre o pdm tudo vale para manter o silêncio.até a construir prédios de 5 e mais pisos sem elevador.
Atento.

Anónimo disse...

O Vereador ou A.M.P (pelo menos a conversa é a mesma e o A.M.P. tambem é vereador)vem com a treta do intelectualmente desonesto e esta música também já é repetida. Todo o cidadão, independentemente da cor partidária, sabe que os concursos são um bluff, onde se podem utilizar vários subterfúgios para se conseguir o que se pretende. Não significa, isto, que as pessoas não possam ter capacidade para ocupar certos lugares. Mas a realidade mostra que os critérios em boa parte tem em conta a cor do cartão do partido. Isto tanto é válido para um organismo rosa, laranja ou vermelha. Mas é comum ver-se os "boys", familiares de figuras do partido terem mais facilidade na colocação em certos lugares, como sejam uma AMAL, uma Águas do Algarve, um IFADAP ou outra coisa qualquer. E não venha o snr. A.M.P. com a treta de que o ministro o convidou porque a idéia de que passou foi a do cartão do partido e mais qualquer coisa...
O que é facto é que O Vereador não desmente as denúncias feitas. Limita-se a dizer que não contribuímos com sugestões, que só temos uma acção negativista. Bem. Que fizeram às propostas da APOS? Como paga puseram-lhe um rótulo "comuna"
Quanto a não ter moral O Vereador "esqueceu-se" de algumas pequenas coisas. Quantas pessoas que tinham terrenos quiseram construir e "não podiam" para mais tarde venderem os terrenos a outros que já puderam construir?
O Vereador esquece-se de que são os políticos que aprovam a legislação que temos e que lhes proporciona mordomias vergonhosas. Nós não temos moral, não temos formação, em suma, não temos nada. Pois é, para o bando de parasitas em que a classe política se constituiu poder sugar-nos o tutano. Apesar de sermos analfabetos ainda dá para interpretar o que OCDE ou a OIT diz sobre esta república das bananas e que vocês, políticos gananciosos, são os principais responsáveis. Qualquer parasita com o cartão rosa arrisca-se a ganhar 30 vezes o salário médio. Com essa ordem de vencimentos nem nos podemos juntar a vocês porque destilam a suor. Parabéns, Vereador. Vem sempre assim...

Anónimo disse...

ó srº vereador responda lá a esta questão,quando um cidadão olhanense,ex militante do ps que se dá pelo nome de paula brito,tentou levar o caique ao brasil, o presidente leal boicotou tal iniciativa,argumentando que a cmo tinha tido a iniciativa de fazer o caique precisamente para ir ao brasil,e que ele iria ficar na história por ser o presidente dacmo que iria levar essa embarcação ao brasil .acho que farncisco leal fica na história é por ter impedido a apos de levar o caique ao brasil.depois foi a recuperação da barrete também aqui paula brito e a apos tinham já um projecto de recuperação deste emblemático bairro histórico,unico no país.tabém aqui francisco leal disse a recuperação da barreta não é para curiosos eu é que vou tratar do assunto.mais uma iniciativa que morreu.como prémio paula brito foi alcunhado pelo presidente com comunista.só faltou dizer como salazar dizia "que os comunistas comiam criancinhas ao pequeno almoço".tal como nos gatos fedorentos eu faço a seguinte pergunta aos membros da concelhia do ps de olhão sao socialistas? sabem o significado dessa palavra?
então com tanto nivel intelectual que os vereadores têm ,qual de voçês já leu o CAPITAL?não sabem o que é ?então informem-se,e depois respondam.

Anónimo disse...

só uma pergunta ,ao comentador vereador.devido ao elevado nivel intelectual que existe nos vereadores da CMO gostava de saber se conhece esta frase:"não basta contemplar os males do mundo,é preciso agir para acabar com esses males",conhece sabe quem foi o autor,por acaso está a favor dessa frase?pois se está de acordo, e como é vereador,em vez de contemplar o que está mal tente mudar.aí estará a fazer algo de util para aqueles que depositaram em si a confiança do voto.
um socialista.

Anónimo disse...

posso dar uma ajuda aos intelectuais?nãããããã.
vou dar uma pista, esse filósofo numca falou em 5 estrelas.embora fale muito em capital.

Anónimo disse...

o comentador vereador é como o choco joga o forrado, e foge para a seba.como não conseguiu desmentir que a etar e os esgotos estao a poluir a ria,foi agora comentar o post seguinte .,falando de um tal D.Corleone mas quanto mais ele fala mais se enterra.

Anónimo disse...

que escre assim nao é gágo força prá frente é qué caminho

Anónimo disse...

A CMO ou quem é responsável pela ETAR é obrigado a fazer análises mesais nos meses normais e nos meses de junho julho e agostode 15 em 15 dias,há bouca da descarga dessa etar.isto é o que diz uma das normas comunitárias no que diz respeito ao tratamento de águas emzonas com fins conquicolas,que é o caso da zona da ilha da lebre onde estão situados esste viveiros que se vê nas fotos.
além disso há mais de 8 anos que o ipimar aconselha,os responsáveis a mudar aqueles viveiros daquela zona.porque não se fez nada até agora?
quando a producção de bivalves nessa zona pode afectar a saúde publica.os viveirista se estivessem organizados,podiam exigir aos responsáveis,indemenizações pela mortandade do marisco.
coisas com essa o sr verador não discute,porque sabe que é verdade.não será este caso de urgência?
responda o vereador que souber,mas não venham com a treta, que o olhão livre só fala mal,isso são argumentos que só lhes fica mal.
Um viveirista com viveiro na ilha da lebre.

Anónimo disse...

mon nã batem má no ceguinho,em faro já tão a fazer um etar nova ,por detrás daquela cosa onde os aviões aterram.aqi o xico leal já fez o anuce de mais um otel5 estrelas com a maciera.
nã se é pa ele.ou sé pós amiginhes dele.pós olhanenses cá da terra é que nã é de certeza.esses que chupem no ded do pé. e ccontinuem a tapar o nariz po causa do cherinhe a merda.antes era a safol agora é a etar.món vai dar banhe ó cão.

Anónimo disse...

ao d.corleone da cmo,pode ser que ainda a florippes te dê uma dentada no coração,com as obras que vais agora fazer ali prás bandas do levante.de hoteis sabes tu falar do esgoto da doca nao falas não.ainda quero ver os turistas a tirar fotografias aos cagalhões que saem desse esgoto.

Anónimo disse...

e os esgotos da fossa da sede do parque natural?nimguém sabe?parece que aquilo está tudo podre vá lá que agora com o dinheiro do pólis vão arranjar o edificio que nimca teve manutenção mas isto já não é de admirar no nosso concelho é deixar estragar para fazer obras de novo.é fartar vilanagem claro que adirectora do polis valentina calixto não está isenta de culpas pois foi durante anos a presidente do ICN e nada fez paraacabar com a poluição na ria.

Anónimo disse...

então e os esgotos da horta da CMO onde fazem a lavagem dos camiões do lixo e do canil,são tratados ou escorrem para aria sem tratamento?

Anónimo disse...

há uma lei do poluidor pagador ,será que se aplica á CMO?
ou como na construção podem fazer tudo a seu belo prazer?conforme são os prédios sem elevador são eles a poluir e nós a pagar cada vez o saneamento mais caro.

Anónimo disse...

com tantos casos de denuncias de esgotos sem tratamento,será que alguém faz alguma coisa.ou vai ficar tudo namesma?

Anónimo disse...

mais um possivél crime ambiental, denunciado no concelho,para onde vão os esgotos da quinta do adolfo?para a nora para aribeira ou para a fossa?
é de investigar pois se for para a nora está a contaminar a água á sua volta,se for para ribeira idem idem aspas aspas.
a ser verdade é caso para apurar a responsabilidade.

Anónimo disse...

li agora mesmo que ontem na prais do vau houve um problema de poluição por causa de uma descarga de águas de uma estação elevatória.tal caso passou logo para a imprensa nacional vindo como noticia no publico.
eu só gostava de saber se um dia os jornais se dedicarem a fzer investigação sobre crimes ambientais como se vai safar essa CMO,ela e o seu presidente que omitem o quanto está mal o concelho em termos de poluição ambiental.é que também é crime proteger os poluidores,e é isso que o F Leal faz polui e protege quem polui.a ria e não só.

Anónimo disse...

na quinta do adolfo por muitos anos os esgotos estavam ligados para a nora e muita boa jente de moncarapacho sabe alguns ate estam na cmo agora e possivel que esteja ainda

Anónimo disse...

pode ser que o xico leal contrate agora um engenheiro ambiental recém formado em coimbra,para esconder toda a porcaria que ele leva á que anos a esconder.

Anónimo disse...

moss e ó xico leal ainda dormes, com a caveirinha, que roubaste ao movimento avisar toda a gente?
vê lá tu é se a caveirinha ainda te vai fazer sofrer muito ,pois ela foi amaldiçoada.
queres saber eu levei a caveira, a uma bruxa da fuzeta e pedi para ela fazer uma maldição, a quem roubá-se a caveira.a maldição era que quem roubá-se a caveira cada vez que mentisse o nariz crescia-lhe um pouco.
pelos vistos a maldição está-se a concretizar.
a unica maneira de o nariz parar de crescer,é a seguinte:ou devolves a caveira ao dono ou deixas de mentir.agora escolhe,e depois não digas que eu não te avisei.

Anónimo disse...

constou-me aos ouvidos que só 3 funcionários receberam da parte do leal aclassificação de excelente.
foram eles a sua secretária,o conductor do camião de limpeza de fosss e o responsável pela ETAR de poente.
será verdade? e a ser verdade,
terá francisco leal base legal para atribuir essas classficações?

Anónimo disse...

É bom que se diga que a secretaria do Leal só o é temporariamente pois pertence ao serviço de aguas e deveria ser asua superior hierarquica imediata a Dr. Lurdes a classificá-la. O Leal subverte todas as regras e daí decidir ser ele a directamente classificar a sua dor de cabeça com anota excelente. A perfeição não existe e nem Jesus Cristo o era para levar tal classificação. Criterios de leal dade.

Anónimo disse...

bom e se calhar o do camião da caca e o da ETAR de poente,devem ter tido excelente, para não abrirem o bico ,da merda que andam a fazer ás escondidas para apararem os golpes do xico.