quarta-feira, 29 de outubro de 2008

É FARTAR VILANAGEM


As imagens que agora reproduzimos representam duas vivendas algures no Sitio da Atabueira, freguesia de Quelfes, concelho de Olhão e que a nossa distinta autarquia licenciou violando o PDM. Na verdade aquelas vivendas estão situadas na Reserva Agrícola Nacional e não foi pedido qualquer parecer prévio e muito menos desafectada. Nem poderia ser de outra maneira, pois nem lugar para invocar as benditas razões ponderosas já que não se destinando a habitação própria, mas sim à especulação imobiliária como se deduz dos letreiros de venda. Como qualquer ditador , Francisco Leal usa e abusa do poder para autorizar quem muito bem quer e entende a construir onde não deve nem pode.

As imagens acima mostram a célebre casa nº 176 na ilha da Armona, construída por uma tal construtora Keltan de Almancil. Numa primeira apreciação é incrível a cegueira dos Serviços do Parque Natural da Ria Formosa já que a construção é visível da sua própria sede. Consta também que os fiscais camarários lá estiveram mas para incutir rapidez pois na ilha as obras deveriam terminar um mês antes do seu efectivo termo. Só não quiseram ver que o alvará era falso, é assim que chama quando é identificado desta maneira, algo que já vai sendo habitual nesta terra. Que razões ou influências poderosíssimas poderão ter determinado tamanha e momentânea cegueira? Também esta construção, ainda que a Armona esteja sob supervisão da autarquia, não podia nem deveria violar, como o faz, o PDM, o POOC, e o Plano de Ordenamento do Parque da Ria Formosa, pelo que os responsáveis autárquico e do Parque devem responder por este atentado; enquanto tal não acontece e não incriminam o proprietário da obra por falsificação de documentos bem podem exigir a respectiva demolição. Ou será que o chefe máximo Correia lhes garantiu total impunidade?
Desenvolvimentos a seguir em:
http://somosolhao.blogs.sapo.pt/

43 comentários:

Anónimo disse...

então srº vereador anónimo não me diga que a casinha da harmona tá legal?
sei e afirmo que nesse sitio não havia casa nenhuma.
assim como sei porque tenho amigos meus que quiseram restaurar as suas casa na ilha da harmona ,e diseram-lhes que só em madeira ou contraplacado.
então e agora aparece aqui um paraquedista e faz uma casa de betão e 1º andar ?
tenham mas é vergonha, calem-se todos os vereadores ,e admitam que são uns bananas, que receberam ordens lá de cima,e que a empressa que construiu essas casa falsificou documentos,na vossa cara de parolos.
e o director do parque?não viu a casa ?até da sede do parque se vê!
são todos uns vendidos.quem têm dinheiro e conhecimentos tudo faz os olhanense esses ficam fodidos.
um olhanense revoltado,com a merda que o leal anda a fazer.

Anónimo disse...

se o presidente violou o pdm ,essas violações dá perda de mandato!porque não pedem os partidos e os deputados da óposição essa perda de mandato?
medo do homem é o que voçês todos têm!também pudera dizem que é um cobridor do caraças, mas acho que não é para os dois lados!

Anónimo disse...

eles podem tudo eles podem tudo e não sofrem nada.

Anónimo disse...

só peço a DEUS que me continue amarrar as mãos

Anónimo disse...

se acreditas em deus,devias por as maõs na consiência,para não dares tantas facadas,e não poluires tanto.pois o papa diz que os crimes ambientais são pecado mortal.

Anónimo disse...

Sera que e so o eng. Leal ? Entao e os outros ? Sera que estao em ditadura no PS de Olhao? Parece-me que ja e altura de responsabilizar mais pessoas e mesmo o proprio Partido Socialista em Olhao!!! O sr. eng. ate podera ser um ditador, atraves da teia de favores e nao so, que, conseguiu montar; mas e os outros ? ninguem (") do PS diz nada ? Pudera...com RTA ,Ifadaps, Amal , Cmo , lares da terceira idade ,veja-se o tal Dr. da Fuzeta que nao lhe chegava o lar da Fuzeta tambem se candidatou ao de Olhao!!!!!Com que finalidade??Deveria ser para ( se )ajudar, os mais necessitados, e outros como segundo parece alguns ligados ao imobiliario ,para nao falar nas nomeaçoes ministerais,que devem vir do desempenho partidario ou familiar; com esta teia de favores bem montada nao ha discuçao mas sim ,amen........
Sabemos que o que se passa em Olhao com o PS tambem se passa com outros partidos e noutras terras (Gondomar,Marco,Oeiras,Felgueiras) etc. mas aqui e agora acho que so nos interessa Olhao.Continuem assim e cada vez vai menos gente votar , pois so se le disto e segundo parece pela conversa do "vereador" nao se preve mudanças

Anónimo disse...

O Francisco Leal enquanto presidente é o responsavel mor por tudo o que se passa na autarquia. Rodeia se de mentecaptos para que ninguem lhe faça sombra. Tal como em todos os partidos também no PS à gente boa. A justiça no nosso país é lenta mas chegará o dia em que o Leal terá de pagar pelo que tem feito. A oposição se não arrepiar caminho também não vai lá. Qualquer solução passa pela ligação às pessoas e nesse aspecto pese embora melhor que os demais partidos até a CDU tem funcionado mal. Valha-nos os blogs. Pelo menos esses procuram chegar às pessoas. É pena que não compreendam a importancia da reimpressão e distribuição do conteudo dos posts.

Anónimo disse...

a casa da harmona não vai ser abrangida pelo pólis?
ou foiALGUÉM PODEROSO QUE COMPROU TODA A GENTE DESDE O FISCAL ATÉ QUEM PASSOU A LINCENÇA SE É QUE ESTA FOI OASSADA!

Anónimo disse...

nos lares há velhotes com muitas terras

Anónimo disse...

nem digas nada esse é outor grande negócio.mas negócio ainda maior foi a herança que a ACASO recebeu ,e que vai gerir.

Anónimo disse...

Somos um País de cobardes, pois falamos, escrevemos, protestamos e nada fazemos.

Anónimo disse...

O proprietário deste blog pelo qual passei uma vista de olhos deve ser certamente uma pessoa em constante sofrimento. Não se vê aqui uma réstea de esperança ou de alegria em coisa nenhuma. Tanto negativismo até nos tira alguma boa disposição que possamos ter. Olhao é uma cidade das mais bonitas do Algarve e certamente com tantos problema como as outras. Mas será que não existe nada nessa terra que lhe forneça um post harmonioso ? O Olhão de hoje e o restante Portugal
evoluiu tanto que não merece um «bota-abaixo» como o que aqui li.
É evidente que em todo o lado há muita coisa para mudar e pelas quais se deve lutar. Mas isso é outra coisa. Já me faz lembrar um vizinho meu aqui de Almancil e que é fanático pelo PC que logo que haja uma manifestação contra qualquer coisa nem que seja na Ribeira de Pena ele lá vai. Só que quando se fala nos tristes regimes
que ele defende e onde nunca poderia sequer levantar uma bandeirinha de protesto na janela da casa de banho, dá sempre uma desculpa à Santana Lopes. Peço desculpa por lhe ocupar este espaço do seu blog e espero que tenha a sorte noutras visitas saír daqui um pouco mais optimista. Para os muitos milhões que conheceram a miséria,ignorância, a guerra, a pide e outras coisas bem lindas do Dr. António não dá muito alegria ler negativismo. Saúde. Boa noite para essa sempre bela cidade de Olhão que espero sempre em Restauração. A. Santos

Anónimo disse...

pois senhor A. Santos eu tabém gostava de ver as coisas da sua maneira,se estes senhores não andassem a disvirtuar Olhâo,se gosta assim tanto de Olhão qual a sua ópinião sobre os mamarachos cinzentos que estão a construir mesmo junto á marina?gosta ? tá bem pois gostos não se discutem,embora eu possa pensar que a maioria dos plhanenses não se reveêm nesses gostos.se gosta assim tanto de Olhõ qual a sua ópinião sobre um esgoto que todos os dias está a despejar merda no T?sabe onde fica o T fica no cais onde se apanha os barcos da carreira para as ilhas.Gosta do mau aspecto ,e do cheiro que emana desse esgoto? Se gosta pois eu posso-lhe dizer que a maioria dos olhanenses, não gostam de ver a porcaria e o cheiro a merda mesmo á frente de quem nos visita.Já não falo da vergonha que é a ETAR de poente pois essa só os entendidos e os viveiristas é que sabem onde se situa.
claro que se você fosse um olhanenese a sério, não podia gostar de ouvir dizer que a sua terra cheirava mal.
Claro que no tempo do sr .antonio havia a pide ,pois agora no tempo do senhor leal também existe um serviço de bufos na CMO.

Anónimo disse...

Ao comentador A. Santos,em primeiro lugar o meu obrigado por comentar neste blog.Em segundo lugar é só para esclarecer que este blog não tem um propriétario,mas sim um administrador e varios autores,e cada um é livre de comentar os assuntos á sua maneira.
Eu da minha maneira de ver este blog não é um blog de promoção turistica de Olhão,mas sim um blog em que se discuta, o que está mal em olhão ,no sentido de melhorar,e não de piorar, esta cidade nos aspectos que os autores e os comentadores pensam que pode ser melhorado.
Se você gosta mesmo de olhão concerteza não gosta que a sua terra cheire a merda, e que os esgotos poluam a ria e isto é uma realidade que a CMO podia mudar aproveitando o dinheiro do Pólis ,e não o fez.preocupou-se em alindar a frente ribeirinha esquecendo-se, que para essa frente ribeirinha desaguam pelo menos 6 esgotos sem tratamento., eque por isso são uma fonte de poluição.

Anónimo disse...

Ao contrário do que o Sr. A. Santos pensa, quem escreve neste blogue é optimista, porque acredita que ainda é possível mudar muitas das coisas que correm mal em Olhão.
Se me disser que alguns olhanenses começam a ficar desiludidos com o que passa na sua terra, lá isso é verdade.
Mas, será negativo pedir à Autarquia para informar os munícipes?
Mas, será negativo insistir com a Câmara para cumprir a legislação em vigor sobre autarquias, ambiente, urbanização e construção?

Anónimo disse...

o sr. A. Santos deve ser coleccionador de postais ilustrados para o turista e devorador de telenovelas rodadas em Fortaleza e do tempo do "Dr. António" Oliveira Salazar tem uma ideia que não dá para perceber de que lado se coloca.
O que está bem em Olhão, já está, é um dado adquirido.
Ao que não está bem é justo que haja quem o queira mudar, obviamente para melhor.
É que em Olhão com o F. Leal está-se num ambiente salazarento.

António Paula Brito disse...

Ao sr. A Santos só posso acrescentar que assim como ele detecta uma contradição no vizinho comunista que se revolta contra as injustiças mas esquece-se do que se passou nos regimes de leste, eu detecto a mesma contradição nele, porque pelos vistos é sensível a tais injustiças no leste e não o é à mesma arrogância totalitária em Olhão... Ou então não conhece o comportamento da CMO.
A verdade é que até eu o desconhecia há cerca de 2 anos...

Anónimo disse...

Ó sr A.Santos quem lhe encomendou o servço não lhe disse o que passa na CMO ? o xico leal contratou um dectector de acessores, a este blog assim como ao Bate estacas e ao SomosOlhão, ou seja contratou um informático para fazer um relatório diário a quem acede a estes blogs na CMO.
e vem você falar do antónio, essa conversa de apelidar quem está contra o que acha que está mal de comunista, também é do tempo do antónio de stª comba dão,mas o xico leal fez o mesmo com o Paula Brito,quando este teve a coragem de publicamente contrariar o presidente logo este o apelidou de comunista,só faltou dizer que Paula brito comia criancinhas ao pequeno almoço, como dizia o seu antónio.
Floripes

Anónimo disse...

O xico leal não é parvo, ele até aproveita, para sua própria defesa, o que se tem escrito nos blogs, contratando até um informático, que por sinal, é pago pelos tótós,zé povinho.
Mas os senhores esqueceram-se que o xico foi educado e estudou no tempo do Antonico.Na mente humana além de outras ,existe a esperteza da qual é dotado o xico.E numa terra de cegos, quem tem um olho é rei, isto é, esse senhor sabe que no país onde vive nada funciona , motivo pelo qual faz o que entende, uma vez que mesmo sendo ilegal as consequências são sempre as mesmas, como todos sabem.
Tenho a convicção que nos encontramos na vivência do Antonico,com uma diferência na liberdade de expressão, pois naquele, como neste, só se autuava e perseguia quem queria e entendia,bem como só se aprovava a certas pessoas. E continuo a verificar o mesmo.
Para o senhor que mostrou ter algum apreço por Olhão, não reparou nas diferenças, as quais são visiveis e notórias, a cidade cubista, Olhão antigo, e a cidade dos pombais, a actual (generalizada).É uma prespectiva quadrada,isto é, a filosofia do cabresto.
Eu vivo numa anarquia controlada, que lhe querem denominar por DEMOCRACIA.

Anónimo disse...

Ora cá estou eu o A. Santos a quem não apedrejaram porque esta coisa é virtual. Até houve aí um iluminado que diz que o meu comentário foi encomendado. Não me resta a menor dúvida que alguns senhores por aí vivem obsecados pela perseguição. Formam certamente um grupo de pessoas sofredoras porque o grupo politico que defendem não há maneira de chegar ao poder aí na terra. Digo-vos que durante este ano de 2008 só passei por essa cidade uma vez e voltarei certamente na época de Natal como é meu hábito. Não vim aqui defender cores politicas nem conheço as pessoas a quem se referem no blog. Apenas achei que era tal o negativismo da vossa parte que acho que o vosso amor à terra é muito inferior ao amor ao clube politico.
É só. Não colocarei aqui mais comentários porque não vale a pena entrar em confronto de palavras e ainda por cima com algumas pessoas cuja formação deve ser na base da picareta (sem ofensa para os verdadeiros trabalhadores da picareta). Que Olhão (terra de que gosto) continue resolvendo os problemas que tem tal qual as outras cidades do Algarve. Passem muito bem e Viva a Liberdade. É conveniente não confundir Liberdade com insultos. De qualquer modo desejo-vos que continuem a defender a vossa terra já que os males das terras não se esgotam nunca e Senhoras de Fátima só há uma e milagres muito poucos (que a gente saiba). Não vale a pena responderem a este comentário pois não sou filho de Olhão, não voto em Olhão e apenas desejo que a terra progrida como a minha. A. Santos

Anónimo disse...

sr a.santos (e pecadores )pode muito bem vir a olhão no natal pois o o nosso eminete presidente, já está a preparar as luzes para o comérciantes chineses poderem admirar as suas luzes, sim porque até as luzes já vem da china.
custa-me observar, que se acabe com o s. joão em olhão, e que se faça tudo para acabar com a feira de s.miguel,que já se tenha acabado com a feira de maio ,tudo tradições olhanenses,e se gaste tanto noutros enventos,que embora sendo benéficos para a cidade não impedia que ao mesmo tempo aCMO tudo faça para acabar com as tradições antigas.
se calhar o nosso presidente só pensa nos senhores como o a.santos,que vem de fora esquecendo-se dos naturais.numca a estrofe do zeca esteve tão certa"ó vila de olhão da restauração madrinha do povo madrasta é que não"
pois o nosso presidente pensa precisamente em criar melhores condições de investimento
aos de fora que aos da terra.

Anónimo disse...

enquanto o pólis se prepara .para jogar as casas dos ilhotes abaixo,as autoridades deixam construir uma casa na ilha da harmona violando todas as regras em vigor desde o PDM ao POOC ao PÒLIS,passando pela violação de lei do dominio hidrico, onde não se pode construir a menos de 50 metros do preia-mar.
o que diz a CMO o director do parque da ria formosa o ICN a CCDR .nada pura e simplesmente nada .perante estes factos chegamos á triste realidade que há leis para uns ,que não são para outros.
faz-me pensar que também aqui a culpa vai morrer solteira ,aliás como e costume neste portugal ,desde o caso apito dourado passando pelos casos fatimas felgueiras isaltino morais valentins loureiros ,etc,etc, e o ainda fresco caoso BPN onde toda a gente sabia que havia inrregularidades menos vitor constâncio e joão salgueiro.também aqui como no bcp a culpa vai morrer solteira e os culpados ainda irão ter direito a chorudas reformas.
como se vem dizendo é fartar vilanagem.

Anónimo disse...

ao sr a.santos se vier cá pelo natal vai ficar encantado,olhão vai-lhe parcer uma terra abastada,e onde a crise não passa por ela,tal a quantidade de luzinhas que você vai poder admirar,pois o nosso presidente já começou a enfeitar as ruas para o natal.
quanto mais luzes mais miséria e que o digam as óperárias conserveirs da Bela Olhão que acaba de encerrar,que belo natal irão ter com tantas luzes para observar.pena não terem comida para darem aos seus filhos.que o digam os ameijoeiros que vêm de dia pra dia as ameijoas a morrerem nos viveiros.
dirá o sr santos ,que lá está a ser atacado outra vez .sr santos uma coisa é gostar de vir cá uma vez por ano,e dizer que se gosta muito de olhão darestauração,outra coisa e cá viver o dia a dia me verificar que os olhanenses cada vez têm menos saidas para emprego,pois não há uma politica correcta da aurarquia,em defesa das pessoas mais carenciadas.olhão é uma tera de pescas e a industria transformadora,é cada vez menos apoiada pelos governantes e autarcas ,que estão mais interresados em apoiar iniciativas turisticas,em vez de apostar em industrias ligadas o mar ,em apoiar as pescas,e o os viveiristas acabando com poluição e logo assim com a mortandadade das amêijoas e de outros mariscos.
sr santos se vier passar cá o natal, que tenha um natal feliz ,mas não fique só a admirar as luzinhas ,gaste um pouco do seu tempo e vá ao T com maré vazia e veja com os seus olhos a merda que sai desse esgoto directamento para a ria sem nenhum tratamento,e aCMO sabe deste esgoto e dos outros que estão poluir a ria neste conselho.
passe bem.

Anónimo disse...

O Francisco Leal quando havia eleiçôes sabia bem ir á Entente (Bela Olhão)pedir os votos, agora que os trabalhores estão a passar por o encerramento da fabrica não soube aparecer lá, a dar uma palavrinha de conforto aquelas pessoas que ficaram sem trabalhado.
e sabe Deus quando iram receber o que tem direito

Anónimo disse...

ó homem o exmº srºengenheiro FRANCISCO LEAL,tem lá tempo para se procupar com as óperárias conserveiras, da bela olhão.o exº srºengenheiroF.LEAL está muito ocupado em saber quem roubou os elevadores,a contratar bufos para estes o informarem de tudo o que se passa naCMO,até já pensou em contratar um técnico do desporto e cultura para saber se joga o pavilhão municipal abaixo ou não.
além disso até dá jeito a bela olhão sair dali por causa dos hoteis de 5 estrelas que ele quer
á força construir em olhão e agora também na zona na doca.
deixem o ~senhor em paz,pois ele é um ser muito superior para se meter em assuntos da ralé.

Anónimo disse...

se fosse um presidente sério e honesto interresava-se pelas óperárias,que vão para o desemprego.sem prespectivas de no futuro terem trabalho.

Anónimo disse...

é pá deixem o xico trabalhar pois ele está a fazer hoteis ,por isso até é bom pois há mais mão de obra para os hoteleiros.

Anónimo disse...

com mais 180 desmpregados olhao vai passar a ter inscritos no centro de emprego de olhao á volta de 1500 trabalhadores,não sei qual é a população activa de olhão mas que é muita gente desempregada lá isso é.
soluções ? os hoteis de 5 estrelas de f.leal promete, não me parece que absorvam assim tanta gente,ainda por cima sem qualificação. nããããããã

Anónimo disse...

1500 são os inscritos, fora os outros que nao estão inscritos.

Anónimo disse...

mas agora o chico vai arranjar uma solução, então o homem esta em negociações.

Anónimo disse...

está em negociações?para comprar a bela olhão e construir hoteis de 5 estrelas,ou negociações,para conseguir por a fábrica a laborar?
ou negociações para por o pessoal da bela olhao a recber o subsidio de desemprego.
agora imajinem os viveiristas a abadonarem os viveiros,por causa da poluição quantos desempregados isso não iria causar.pensem nisso e tratem de construir etars em condições e de acabarem com os esgotos clandestinos,a despejarempara aria sem tratamento.
caso contrário é esse o futuro dos viveiristas.

Anónimo disse...

aonde pára o processo do plano de pormenor do parque urbano de olhão,será a habitual lentidão ou algum coelho a sair da cartola?

Anónimo disse...

isso é só para os meninos do coro!
ou seja quer saber o pppuo,então vá beijar a mão ao dito cujo,ou assine a lista de honra de apoio á reeleição do dito cujo.
mas não se esqueça não vai ser só a fatima felgueiras a ser julgada.
haverá mais julgamentos de autarcas corruptos.

Anónimo disse...

como dizem a casa na armona caio de paraquedas, foi pena foi ter caido na vossa terra,seus parolos, não necessitam de pedir informação ao presidente pois qualquer parolo pode consultar o processo na camarâ. Se todas as vossas reportagens forem iguais a esta, nem deviam ocupar o espaço na net, seus mal formados.

Anónimo disse...

o placar de informação está cheio de incongruências.não foi essa obra ,que foi a pedido de um ministro?
onde é que puseram o entulho da obra?trouxeram para terra ou enterraram na ilha?

Anónimo disse...

o mais engraçado será um dia que se renaturalize a ilha aí sim vai haver um baile de parolos chico-espertos...

Anónimo disse...

Ó sr Santos olhe que é uma grande coincidência você ser da mesma terra que o construtor e proprietario da obra emcausa.o seu vizinho terá alguma coisa a ver com isto?é que sendo Almancil aqui tão perto e só vir passear pelo natal quando gosta tanto desta terra é no minimo suspeito.aqui o milagre que questinamos é da ARMONA

Anónimo disse...

A casa está bonita, não será que é do Abranovich (Russo) é que ele esteve na ilha da Culatra e Farol. Pois segundo sei ele adorou estes locais e não se importaria de fazer um grande resort nestas ilhas, será que começou?
Boa vamos evoluir, deixar de ver casas velhas, abandonadas e mal tratadas cheias de lixo á volta. Boa Leal, mostra a estes parolos como se faz crescer uma cidade de Futuro, os outros concelhos já começam a ficar incomodados com a evolução da nossa cidade e a oposição tambem. É o reflexo deste blog e de quem escreve nele. FORÇA LEAL, continua a não responder a esta gente, não merecem o teu rico tempo.

Anónimo disse...

o abranovich o russo também e grande apreciador de polvo,podia ir á CMO pois existe lá um polvo muito grande,e que tem mais tentáculos que o polvo comum, pena que seja uma espécie exótica, e que tenha mais nariz que cérebro.
por este motivo não pode ser cultivado na ria formosa.

Anónimo disse...

Houve por ai um bem intencionado que so lhe fica bem a carapuça de burro. Se por acaso esse chico esperto tivesse acompanhado a evoluçao dos blogs de Olhao de certeza de nao tinha feito um comentario do genero !? ou entao tambem faz parte da maioria que tem permitido que se façam todo o tipo de ilegalidades quer em Olhao quer na Armona.

Anónimo disse...

Fico muito satisfeito, que por eu mostrar as minhas convicções, se tenha demonstrado que quem comenta ou faz este "blog" demonstre que só o faz pela destrutiva e oposição a quem está a trabalhar pelo futuro desta cidade.

Não inventem mais ilegalidades, se realmente existem apresentem sim as queixas ao ministério publico e apresentem aqui as conclusões.

SEJAM SERIOS!!!!!...

Anónimo disse...

realmente dizer que não há ilegalidades quando estas estão há vista de todos nós ,é querer tapar o sol com a peneira.
diga-me lá não colocar elevadores onde é obrigado e a vistoria passar as respectivas liçenças de habitabilidade ,não será isso uma ilegalidade?construir em terrenos RENe RAN sem a necessária desafectação não será ilegal? andar a puluir a ria com as descargas poluidas das ETARS e permitir esgotos clndestinos para
os leitos das ribeira e esses esgotos virem parar á ria sem tratamento não serão ilegalidades?
afinal esse leitor comentador ,está de acordo com essas medidas ilegais?
bom se calhar é como a ministra da educação que não vê aquilo que não quer.

Anónimo disse...

como ser pode ser séro e não querer ver todas estas ilegalidades.