quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PELA TRANSPARÊNCIA

Quando se licenciam obras a construtores sem alvará ou com alvarás falsos; quando se obriga alguns deles a construírem com cave e a outros se isenta; quando, em edifícios de 5 pisos, para uns é obrigatório a colocação do elevador e a outros se fecham os olhos; quando se exige alhinhamentos a alguns e outros estão dispensados de o fazer; quando se viola sistematicamente o PDM autorizando construções nas Reservas Agrícola e Ecológica sem obtenção de pareceres prévios e dispensando a sua desafectação; é caso para dizer que tudo quanto se passa no sector de Urbanismo da CMO vai mal,muito mal. A promiscuidade entre sectores da autarquia com os do imobiliário e gabinetes de engenharia ou arquitectura é de tal forma que se vê o crescimento desmesurado de uns contrastando com o fraco desenvolvimento de outros, já que a uns se dá o que a outros se tira.

A ausência de fiscalização faz parte do esquema a recompensar em dado momento; a licença de habitabilidade é outro dos estratagemas para extorquir dinheiro aos construtores pois se tiverem pressa para vender as habitações terão de fazer entrega do respectivo envelope de que se desconhece o tamanho e conteúdo.
Sanções penais e administrativas são encaradas, mas não surgem de imediato. Ainda que a muito curto prazo peçamos a perda de mandato para o Presidente Leal, a decisão é algo demorada, como o são todas as decisões judiciais.
Ainda assim ,é possível alterar algumas destas coisas se continuarmos com a denúncia das irregularidades e crimes cometidos pela autarquia e seus agentes,até à intervenção das autoridades. A internet é um meio limitado,que ainda não chega à maioria da população,pelo que se os nossos leitores quiserem inverter a situação poderão imprimir 5 exemplares de cada artigo e distribui-los pelos amigos. Assim multiplicarão o numero de pessoas descontentes em relação a quem elegeram e que exigem uma mudança

32 comentários:

Anónimo disse...

Condordo plenamente com o que foi escrito,força.

Anónimo disse...

O cidadão comum, ao longo da sua vida, pouco ou nada precisa da câmara para viver. Retirando os serviços básicos de abastecimento de água, esgotos e lixo. A quantos licenciamentos municipais um municipe requer ao longo da sua vida? Nenhum, um, talvez dois.

É muito triste quando para esse efeito é necessário ficar preso nas malhas da cunha, do gabinete que se mexe bem dentro do urbanismo da câmara, nos esquemas do conhecimento "esquemático", quando é preciso recorrer a envelopes para desencalhar o "papel". É muito triste.

Nesta cidade, neste concelho, vivemos todos, não felizes e contente, mas sem querer saber o que se passa com quem nos administra e governa. E porquê? Porque o cidadão comum só se lembra da câmara quando falta a água, o esgoto entope ou o quando o lixo se acumula na rua. Tirando estas situações as câmaras são Entidades que só mantêm relações preveligiadas com os construtores, os empreiteiros, as IPSS, com as associações e colectividades, muito por causa dos subsídios.

Quanto ao cidadão comum, se câmara municipal, não existisse, e não faltasse a água, o esgoto e a recolha do lixo, podia-se muito bem passar sem a câmara.

Não se pode esquecer algumas obras municipais, mas quanto a estas que nem sempre são as que mais mecessitamos, por muitas que se facam, são sempre poucas. Os anos passam e ficamos com a sensação que pouco ou nada é feito. Ponha-se os olhos na escola básica n.º 4 de Olhão (escola do futebol), a cair de podre, são as mesmas instalações à trinta anos, só com mais camadas de tinta.

Moinho do Levante

Anónimo disse...

por falar em escolas básicas ,vou contar um episódio que se passou na escloa N 5 antiga escola do bairro marchal carmonaactual bairro 28 de setembro e que faz parte do mesmo agrupamento da escola Nº4,ou seja o agrupamento vertical da escola paula nogueira que além dessas escolas abranje também a de pechão.
o persidente da CMOlhão deslocou-se a esta escola há 2 anos e perante o estado caótico em que se encontava a escola teve a seguinte frase. "Não imajinava que no meu concelho houvesse uma escola,no estado em que esta escola se encontra,pois isto, parece mais uma escola do terceiro mundo,que um escola da U.E.podem os professores e pais dos alunos que esta escola vai sofrer grandes alterações pois eu não admito que haja escolas como esta no meu concelho".
posso até admitir que o presidente não conhecia, o estado desta escola
mas depois de uma afirmação destas,
a escola continua conforme, há dos anos,a unica obra que lá fizeram foi pôr relva sintética num sitio onde as crianças jogavam basquetebol.não sei de quem foi a ideia,mas numca vi praticar tal desporto sobre a relva porque simplesmente a bola não salta.o que é certo é que os alunos numca mais lá praticaram basquetebol.
li há semanas ns impressa o presidente leal afirmar que tinha 6 milhões par fazer obras nas escolas do concelho,pergunto eu terá o dinheiro a juros?pois as obras não se vêm a não ser as escolas da freguesia de olhão e estas são só duas ,largo da feira e cavalhinha.porque serão as es- colas de quelfes,pechão moncarapacho e fuzeta descriminadas?
terá alguma coisa a ver com laços familiares entre veredores e juntas de freguesia?responda quem souber!

Anónimo disse...

deve ser por isso que uns podem
construir a 15 metros da agua como na fuzeta,contrariando a lei do dominio hidrico,onde diz que só se pode construir a mais de 50 metros da linha da maior preia-mar.
o gabinete que fez esse projecto não conhecia essa lei?
quem aprovou esse projecto.não foi a autarquia?
o presidente fez afirmações que desconhecia,esse problema,e eu pergunto não é ele o vereador do urbanismo?
posso estar enganado,mas ninguém esclarece .
sei que o movimento de cidadania somos olhão já fez essas e outras perguntas ao presidente.mas penso
que ele não está interresado em esclarecer as pessoas,algum motivo terá.
Floripes.

Anónimo disse...

deve ser por esse cheiro a podridão que existe na cmo ,que desde há dias que anda um abutre a sobrevoar a zona da marina de olhão,das praças, e das instalações da cmo.
por favor não matemo abutre,pois ele avisa onde está o mau cheiro,e se não sabem fiquem a saber é uma ave de rapina ,protejida pela rede natura 2000 e pela convencção ramsar.

Anónimo disse...

Não posso deixar de apoiar os indivíduos deste blogue e do grupo "Somos Olhão" que, sem nada terem a ganhar a não ser muitas "chatices" têm a coragem e a cidadania de denunciarem estas questões, às quais a maioria fecha os olhos!
Por vezes fazem-me lembrar aqueles 2 jornalistas que nos EUA derrubaram o Presidente Nixon...
Chamo a atenção que basta apoiar estes cidadãos no conforto da nossa casa através da internet. É importante que se contribua ajudando ou através de acções de publicitação deste esforço ou pelo menos, contribuindo financeiramente tal como está descrito no blogue "Somos Olhão".

Relativamente à escola básica nº 4 e 5 do agrupamento vertical Paula Nogueira queria lembrar que o assunto apareceu no Correio da Manhã há cerca de um mês e o sr. Presidente da Câmara Municipal referiu ao jornal que nada sabia do assunto! Trata-se de uma rotunda mentira porque o assunto foi denunciado ao Presidente da Câmara em Abril deste ano (e em anos anteriores) através de um relatório do Agrupamento Vertical e um outro Relatório da Inspecção do Ministério da Educação. Relativamente ao primeiro relatório do agrupamento vertical a CMO votou contra em Assembleia do agrupamento, por não concordar com afirmações de que não havia apoio da CMO. Ou seja, o sr. Presidente da CMO sabia e mentiu ao Correio da Manhã com quantos dentes tem...
O mais grave é que perante esta situação a CMO está mais preocupada com o problema político de ter sido denunciada num jornal do que com o problema de haver crianças no seu concelho com recursos educativos do 3º mundo...
Se resolverem o seu problema político - isto é, se as pessoas se esquecerem do assunto e não lhes apontarem o dedo - eles já não querem saber de resolver o problema das crianças...
António Paula Brito (membro da Assembleia Geral do Agrupamento Vertical)

Anónimo disse...

parabens ao olhão livre pelas denuncias que tem a coragem de fazer ,mais uma vez antonio paula brito, vem confirmar que as denuncias que os cidadões tem vindo afazer através deste blog não são mentiras, como alguns responsáveis pela nossa autarquia,e outros ilustres pretendem passar para a ópinião publica.se perguntarem ao presidente da CMO Francisco Leal para que ele mostre o resultado dessa inspecção do ministério da educação ,fez na escola Nº5 ,veremos se ele tem a coragem de dizer que essa inspecção,considerou essa mesma escola como a pior escola que visitaram no algarve.
não são mentiras srº presidente são tristes realidades do seu concelho que você e todos os seus seguidores querem ocultar,aos cidadões que depositaram em si a confiança do voto.
tenha a coragem de desmentir,ou então confirme,que não é capaz de apagar todos os fogos que tem para apagar num concelho onde cada vez há mais miséria, e que você Leal só pensa na cidade 5 estrelas,mais os seus hóteis de luxo.a cidade 5 estrelas começa-se a construir por baixo,dando condições de vida para as pessoas sentirem orgulho da sua cidade e concelho. as cidades são como os edificios ,começam-se a construir pelos alicerces e não pelo telhado.a sua visão é fazer hoteis,para os turistas e para outros interreses de fora. a visão daqueles que defendem olhão e os seus habitantes é dar condições de vida ás pessoas para viverem com dignidade e isso começa nas escolas do concelho.pela preservação da arquitectura olhanense,pela despoluição da ria,pela limpeza do lixo,pelo fim dos odores a merda.por uma população com direito ao desporto,e a pavilhões com luz eléctrica(neste momento o pavilhão do ginásio não tem luz electrica muito por culpa do presidente leal),e como o pavilhão da camara está degradado e ao abondono a maior parte dos atletas treina uma vez por semana para jogar ao fim de semana.contra tudo o que são normas de uma boa prática desportiva .levando a que apareçam lesões nos atletas.
bom podia estar aqui muito mais tempo,mas por hoje só quero dizer ao paula brito que se mais gente com coragem como ele aparecer pode ser que a ousadia desses olhanenses que tiveram a ousadia de fazer o esse blog aos que tiveram a ousadia de fazer o movimento de cidadania somos olhão e também a si quetem a coragem de dirigir uma associação que defende os interreses de olhão,e que não tem medo de enfrentar publicamente o seu presidente,aquilo que o paula brito e outros elememtos foram fazer ao brasil,é de louvar,pena que Francisco Leal tenha impedido o projecto da APOS de levar o caique ao brasil,fosse em frente,pois hoje Olhão andaria outra vez nas boucas do mundo.assim andam uns quantos a tentar mudar o que devia ser óbrigação, de muito mais gente que se diz olhanense, e reponsável por este longo silêncio de mais de 30 anos.como se custuma dizer quem cala consente.
Floripes.

Anónimo disse...

Drº paula brito,deixe que lhe diga uma coisa uma andorinha,não faz aprimavera,duas também não, mas muitas andorinhas podem fazer,uma brilhante primavera.
especialmente se essas andorinhas tiverem a coragem fazer aquilo que voçê,e cada vez mais pessoas vão fazendo, não com mentiras mas com verdades como essas sobre o estado das escolas no nosso concelho.com as verdades sobre o mau funcionamento das etars,sobre os esgotos clandestinos que vão para a ria sem tratamento,e que autarquia sabe ,e nada faz para acabar com eles.costuma-se dizer que tanto ladrão é aquele que vai ás uvas como o que fica a guardar.
isso aplica-se lindamente aos esgotos clandestinos ,é tão culpado quem polui ,como quem sabe que há poluição e nada faz para acabar com ela.
neste aspecto o olhãolivre está de parabéns pois não esmorece e constatemente está a lembrar, aquilo que os responsáveis autarcas tentam esconder, ou seja a poluição em olhão.
não se importem com os nomes que vos chamem ,eles querem é que vocês se calem,pois a óposição não existe.

Anónimo disse...

Quando se diz que não há oposição em Olhão, talvez não seja bem assim.
Mas concordo que é pouco conhecido o trabalho que alguma oposição, neste caso a CDU, desenvolve.
Se quizer consultar o blogue Cdu em Olhão, talvez obtenha alguma informação, o o Olhão é Noticia, pois neles está publicada entre outra informação, uma exposição que a CDU enviou à Inspecção Geral da Administração Local, não só dando conta do silenciamento, das irregularidades e talvez ilegalidades que a os Srs Presidentes da Camara e da Assembleia Municipais de Olhão, tem cometido em relação à CDU, mas também assumindo as posições que têm aparecido nos blogues, para lhes dar mais força institucional.
Não o fazemos com fins propagandisticos (O Olhão Livre, ou o Olhão é Noticia, ou o SOMOS OLHÂO!, não estão cá para subsituir a Oposição, penso eu. Essa tem que fazer o seu trabalho, se quiser.
Mas enviámos essa exposição ao Olhão Livre e nem uma palavra.
Não quizemos colocá-lo como post, ou comentário porque se trata dum documento extenso, então enviámo-lo por mail deixando à consideração dos autores o que fazer com ele.
Pelos vistos entenderam não o publicar nem lhe fazer referência.
Reconheço que estão no seu direito.
A CDU tentará apesar de tudo não se deixar silenciar, sobretudo ao nivel dos Órgãos Autárquicos.
Cumprimentos para todos os "blogers", incluindo os administradores e autores do Olhão Livre.
Continuem, pois à vossa amaneira estão a contribuir para que uma parte do Povo de Olhão, conheça melhor a gestão praticada por aqueles a quem deram a maioria.
José M Castanheira

Anónimo disse...

srºdeputado castanheira,sei que pertenceu ao um movimento avisar a toda a gente,sei também que esse movimento se caracterizava, com bandeira negras,como quase todas as iniciativas do pc ,normalmente esses movimentos arrancam com muita força ,e em épocas de luta,das pessoas descontentes com esta ou aquela politica dos governos anti-populares que temos tido ao longo dos anos.o curioso é que normalmente esses movimentos,ficam pelo caminho ou são traidos veja-se o caso da grande manifestação dos professores em lisboa a 8 de março,onde vieram 100000 professores para a rua,e onde foram gritadas palavras de ordem a pedir a queda do governo.logo no dia a seguir veio o seu camarada mario nogueira a dizer que a fenprof não tinha nada a ver com essa palvra de ordem,como que a pedir desculpas,por tal ofensa.passados poucos dias faz o acordo com a ministra da educação,traindo a luta dos professores,e a sua grandiosa manifestação.hoje mário noguiera está a fazer a mesma coisa depois de um movimento de defesa da escola publica ter anuciado uma manifestação para 15 de novembro em defesa da escola publica ,vem mário noguiera a convocar outra ,não será isto ordens da ministra,para a divisão dos professores.
voltando ao movimento avisar a toda a gente que mobilizou várias dezenas de pessoase em que a maior parte das reevindicações eram justas,qual o motivo que ele abortou?sei que foi eleito para uma comissão de estudo ,mas sei que se demitiu dela e essa comissão desapareceu,entretanto esse movimento que surgiu em vesperas de eleições desapareceu,qual o motivo,porque não foram até ao fim?será que a demissão é a atitude correcta quando algo não corre bem?se algo está mal tem de denunciar o que está mal ,e não pedir a demissão.

quanto ao olhão livre não publicar
publicidade da cdu completamente de acordo pois até aqui não publicou de nenhum partido.já li neste blog algumas ideias de pessoas que eu sei que pertencem a outros partidos mas não a defenderem este ou aquele partido são meras ópiniões pessoais.

Anónimo disse...

O papel que encaixa perfeitamente ao sr. a.terra é o de realizador da 7ma arte e o filme que prepara bem se podia chamar de “Dom Corleone em Olhão”, mas como por cá ainda não temos indústria cinematográfica deve ser um reformado do comércio que em vez de ir jogar à sueca dá-lhe para inventar senas.
Em Olhão há um normativo sobre a edificação e construção que é cumprido, a câmara tem um gabinete próprio, com profissionais competentes, para garantir que o que é autorizado para construção está em conformidade à Lei. No entanto é possível que com o desenvolvimento de Olhão nos últimos anos para todos os lados, mas ordenadamente, e com os mesmos quadros de inspecção algum construtor menos escrupuloso faça render a licença com mais um acrescento. Mas que não é política da Câmara, nem esta pactua com estas situações tomando as medidas mais convenientes e harmonizadoras sempre que toma delas conhecimento e isso não permite ao sr. imaginativo a.terra ver o que não existe.
O Vereador

Anónimo disse...

ó vereador diga-me lá neste momento, posso construir uma casa na ilha da harmona?não?então porque é que estão a construir lá uma onde dantes não havia casa?

Anónimo disse...

ó vereador diga-me lá neste momento, posso construir uma casa na ilha da harmona?não?então porque é que estão a construir lá uma onde dantes não havia casa?

Anónimo disse...

Meu caro anónimo das 10,28 h,
Acredite que embora não concordando com muito do que escreveu, respeito o que pensa.
Mas eu não me chamo Mário Nogueira! Nem percebo porque é que se estamos a falar de Olhão, o senhor anónimo, vai buscar nem sei bem o quê sobre os professores , manifestações, etc Mas fique com a sua ideia...
Quanto ao Movimento "Avisar toda a Gente", creio que há nuito desconhecimento da sua parte e muito haveria a fazer. Olhe que não começou em ano de eleições, começou bastante depois e não acabou, ao contrário do que parece pensar. Mas a vida das pessoas muda, assim como a sua disponibilidade e alguns até se cansam de lutar contra autênticas paredes.
Mas continuam a existir os motivos que levaram ao aparecimento do Movimento, o estado da Ria, os esgotos, as etar's, em suma a poluição, a morte das ameijoas, o emissário, etc, etc, etc.
Quanto à demissão, se se fazem reuniões e reuniões em que se apresentam propostas e objectivos de trabalho para o grupo e não se decide nada, aparentemente porque a maioria não sabe ou não quer decidir, ou quando estão todos os membros do grupo de trabalho à espera do presidente (da maioria...) e este telefona dizendo que se esqueceu de dizer que tinha outro compromisso, ou de outra vez, em que meia hora antes da reunião telefona a dizer que dá o Sporting na televisão e que a reunião fica adiada...
O que é que estou ali a fazer?
Aliás não fui só eu que me demiti, foram todos os elementos da oposição, que me manifestaram essa intenção. Isto pode ser comprovado por esses elementos pois sentiamo-nos frustrados com tanta inepcia e até falta de respeito para com os membros do GT e a própria Assembleia que nos elegeu.
Por mim, estou nas coisas para trabalhar e não para enfeitar.
Já agora no "Movimento Avisar Toda a Gente" há pessoas de todas as cores. Eu até estou em minoria. Mas lá não ligamos a isso. Gostariamos muito era de ajudar a que os problemas da Ria e dos Mariscadores se resolvessem.
Fico contente por o meu post anterior ter sido publicado.
Não quero publicidade!
Gosto é de contribuir para esclarecer alguns mal-entendidos.
Cumprimentos para si, para todos os "blogers" e felicitações para os administradores e autores do Olhão Livre. Demontraram que são isso mesmo, livres, apesar as opiniões diferentes.
É assim a Democracia.
J M C
Mas tinhamos aqui horas e horas de conversa.

Anónimo disse...

no tempo do medeiros era a fiscal lena que levava os env brancos e agora quem os leva quem os recebe

Anónimo disse...

Ao vereador
"Em Olhao ha um normativo sobre a edificaçao e construçao que e cumprido". Sera? Ja li por diversas vezes situaçoes aqui levantadas que ainda nao obtiveram qualquer tipo de resposta.Porque?
Tambem li os comentarios do Dr. Pires Mendonça? Sera que e so bazofia o que eles aqui escrevem?
E ja agora, parece-me que e proibido primeiros andares na ilha da Armona:Sabe-se por acaso Quantos existem?Deduzo pela conversa do vereador que a cmo deve ter tomado as medidas mais convenientes e armonizadoras!!!!
mas que existem e que se calhar teem tendencia para aumentar tambem e verdade`!!!!!!!!Entao que medidas foram essas?

Anónimo disse...

o filme do D.Corleone vai ser filmado naCMO.

Anónimo disse...

O Vereador parece mais o D. Corleone em pessoa. Não faz muito sentido a defesa acérrima dos seus gabinetes tecnicos se não estivesse comprometido com eles. Deve estar esquecido daquele predio de esguelha ali para as bandas da Friogilão na 125. O pior será quando a policia um dia entrar pela Camara adentro.Talvez tenha de provar a sua inocencia.Haver vamos no que acaba tudo isto

Anónimo disse...

prédio de esguelha ?aquilo é arte!

Anónimo disse...

não é arte foi os servços técnicos da CMO que assim o exigiram,informem-se com o construtor e verão com é verdade.

Anónimo disse...

então e o prédio quase em frente á antiga farmácia progresso,será que respeita a cércea?

Anónimo disse...

então e em olhão não há um normativo com devem abrir as portas dos estabelecimentos comerciais,é que por engraçado que pareça os estabelecimentos comerciais dos mercados as portas abrem todas contra a lei oe seja abrem para dentro,quando aos particulare obrigam a que bram para fora ,por causa das imergências.será que estou errado?
Um comerciante instalado nos mercados com as rendas e dia.

Anónimo disse...

A obra de arte na 125 foi imposta pela alta competencia do gabinete tecnico da camara. Vê-se bem no que dá a competencia deles. D.Corleone já deve estar arrependido de ter dito tanta asneira em tão pouco tempo. O homem passa mais tempo a ver fimes do que aquilo que se passa na cidade

Anónimo disse...

A respeite disto a fiscalização é chefiada pelo Pulga, o pai da Célinha a Chefe, o Reis o sócio do Carlos Ferreira que é o tecnico que passa as liçenças de habitabilidade para o maior o Linô que tem duas urbanizações com caves.
O predio de desalinhado da 125 é dos Vieguinhas,o invissivel, da OCM, a empresa que mais trabalhos por ajustos directos faz na camara.
O restaurante Estrela do Mar com a Estrela era pequeno o chico esperto que comprou acrescentou para o dobro com oucupaçao do passeio com estrutura aluminio isto de estruturas é para o vereador mais pensador o mais intelectual daquela camara, Marinho das lojas dos chineses.

Anónimo disse...

será que este vereador também recebe envelopes?ou sabe quem recebe e nada faz?

Anónimo disse...

mas afinal quais são os partidos desses construtores todos?parece-me que há aqui uma santa aliança-ps psd.por isso tá tudo calado.

Anónimo disse...

veremos nas próximas eleições,a lista de apoio ao xico leal, quantos patos bravos ligados á construção vão assinar,e quantos se vão passar do psd para o ps.
a capanha eleitoral já começou e xico leal já foi nomeado o profissional do ano.com um jantarinho a 35 euro ali para o lado dos vieguinhas.

Anónimo disse...

Esta de o Rotário Clube de Olhão ter feito um jantar para homenagear o sr. Presidente da Câmara como o profissional do ano é de ir às lágrimas!
Então o profissional é um político... que por acaso é o político que exerce o seu poder de forma fascistóide no concelho... onde este clube se encontra instalado... Nomeá-lo como o melhor profissional, leia-se melhor político do ano, a um ano de eleições, é um aproveitamento tão oportunista e subserviente do clube pelo Poder político (e do Poder político pelo clube) que dá uma náusea...
E peço desculpa a quem não teve a coragem de recusar o convite para esse jantar, mas não é preciso ser muito arguto para perceber que se tratou apenas de oportunismo de ambas as partes!
É esta subserviência que eu, enquanto for presidente da APOS sempre recusarei!
A mudança cívica em Olhão passa pela libertação da sociedade civil! Passa por incutir aos cidadãos e associações que no actual contexto devem pensar pela própria cabeça e não continuarem rastejando subserviência!
António Paula Brito

Anónimo disse...

A Apos
Dirijo-me a vos porque deve ter ficado no esquecimento dos intelectuais da CMO alguma coisa.....Primeiro quando ficaram, e bem, com os edificios, do ex- hospital e do compromisso maritimo esqueceram-se da historia dos mesmos ou seja porque foram feitos de que modo e que foram feitos e por quem e que foram feitos!
Acontece que apesar de nao ser religioso sei que a Santa Padroeira dos Pescadores Olhanenses tinha muito ouro doado pelos mesmos; Onde se encontram Hoje essas Reliquias? Na igreja nao estao! No museu tao pouco!Entao onde foram parar? Penso que essas reliquias deviam estar na nossa terra ! Ou no Museu Municipal ou no museu da igreja!Mas?????????
O que diz a isto o nosso vereador que se nao fosse o nome do papa hoje possivelmente ainda seria (se o fosse) professor isto sem desprestigio para os professores mas sabemos que infelizmente a maior parte dos Drs. ia la cair e ja agora mais uma achega ; Sera que o partido " Socialista" nao tinha ninguem ligado a hotelaria ou ao Turismo para meter na RTA ? Depois ainda veem falar em calunias! Deixem-se disso! Isto esta bom e para os " boys "

Anónimo disse...

assim o rotary tem assegurado uma serie de mordomias,para essa instituição,
querem saber quem passa fome façam um inquérito aos prfessores primários e verão que há alunos a irem para as escolas em jejum.
é fácil bajular quando se sabe que em seguida ,vem beneficios,para a instituição que dá a graxa,profissional do ano! ainda se fosse o surdo do ano.ou o presidente de olhão que chegou a olhão num carro acair de podre e agora anda montado em carros topo de gama.ele e outros que andavam de chassos velhosa cair de podres,e agora andam de peito inchado parecendo os perus quando andam a fazer a corte ás "piruas".

Anónimo disse...

asolecções de moedas de abilio gouveia ,onde param?anda muita coisa desparecida.quem ficou com elas?ou é como os elevadores que deram o sumiço?

Anónimo disse...

nesta terra desaparece tudo ,até os elevadores,deram o sumiço.