quarta-feira, 1 de outubro de 2008

VOLTÁMOS À PIDE...

Como nos velhos tempos, temos a ditadura a cair-nos por cima. O presidente da câmara ameaça pôr-nos a mordaça, através dos tribunais. É a forma encontrada para nos silenciar, à falta de argumentos. Provavelmente, estaria à espera, tal como nos tempos da outra "senhora" que alguém gritasse "Viva o pai dos meus filhos".
O "Somos Olhão" fez-lhe uma série de perguntas ao qual se escusou responder e, que, pelo Código de Procedimento Administrativo, está obrigado a responder. Não respondeu e as dúvidas aumentam em todos aqueles que tem conhecimento das questões que lhe foram postas. Verdade? Mentira?
No caso do "Marina Village" dizer que as contra-partidas, são as contra-partidas de lei, não explica nada, rigorosamente nada. Todos nós, munícipes, desejávamos saber como foi feito o negócio, quais os valores envolvidos, quais as contra-partidas. É que é sempre o contribuinte a pagar os desvarios dos governantes e quando estes não são capazes de explicar as coisas resta-nos ficar com as dúvidas, quiçá, certezas de que algo não vai bem no reino...
"Calúnias insidiosas"? Então porque não responde, porque não explica onde está a mentira e onde está a verdade? Porque não permite que os munícipes que o elegeram estejam ao corrente da situação? Não é normal que os munícipes questionem acerca de como é gerida a coisa pública? Não é aos blogs que compete explicar aos munícipes o que está bem ou mal. Um blog, enquanto espaço aberto à discussão, pode e deve denunciar aquilo que julga estar mal. É natural que, aqui e acolá, surjam comentários menos próprios, que abusem de um verbalismo pouco correcto.
O snr presidente estava habituado a navegar em águas mornas, onde uma ou outra questiúncula levantada pela oposição, não lhe fazia abalo. Surgiram os blogs, a oposição apercebeu-se que havia matéria para questionar e foi o que tentou fazer na Assembleia. A emenda foi pior que o soneto. A oposição em peso viu-se confrontada com o défice democrático quer da câmara, quer da assembleia. "Quem não é por nós, é contra nós!" Parece ser esse o lema...
O snr presidente da câmara pode ir para os jornais e acusar o cidadão de fazer parte deste ou daquele partido, como no caso do snr Paula Brito e levando ao extremo de, em termos pouco lisonjeosos para o visado de o apelidar de comunista. E se assim fosse, qual era o problema? Em todos os partidos há gente boa, verdadeiros democratas, que querem o melhor para o seu País, para a sua terra. Poderão querê-lo de uma forma diferente, mas no fundo é isso que querem e não podemos nem devemos desprezá-los, antes pelo contrário, devemos procurar a colaboração deles sempre que seja útil.
Até ver, ninguém o acusou de corrupção. São-lhe apontadas outras coisas, que podem estar bem face ao instituído por lei, mas que, moral e éticamente deixam muito a desejar. E temos muitas mais situações a denunciar, que podendo estar legais, são altamente reprováveis.
Já agora, snr presidente, o snr que até mora na Fuseta, não se apercebeu da obra ali em construção, a menos de dez metros da linha do preia-mar? Acha adequada a volumetria ali naquele sitio, ainda que possa estar legal? E como justifica às pessoas que vão perder as casas nas ilhas perante aquele atentado ainda maior?
O snr presidente conseguiu um feito único: unir toda a oposição contra si. Veja lá snr presidente se esses democratas todos, de ideologias diferentes, com idéias diferentes, com pensamentos diferentes, se unem formam um movimento tendente a destroná-lo.
Pela parte que nos toca, pode, até silenciar-nos mas os outros bloggers saberão tirar ilacções e não deixarão de o combater. De qualquer forma ter-nos-á sempre à perna...
Abaixo a ditadura de Francisco Leal. Viva a Democracia!

55 comentários:

Anónimo disse...

adorei este comentário, parabens para quem o escreveu, quem fala assim não teme o srº leal.. coragem e vão em frente.

Anónimo disse...

Porque não se forma um grupo de indepentes para deitar abaixo o Srº leal?

Anónimo disse...

peço desculpa pelo erro (independentes)

Anónimo disse...

oh meus queridos,mas voces axam ke o Srº presidente la perde tempo a responder a perguntas d egente ignorante que nao tem mais nada para fazer do que xatear e depois fazer estes blogs?nao têm familia nem filhos ou netos para cuidar?certamente nao devem ter!!

Acho que o Srº presidente faz muito bem em porvos em tribunal, pq isto é uma vergonha..se fosse cmg, apanhavam uma tuna de porrada tao grande que nem tao cedo se mexiam, e iam lembrar-se para sempre!!

Anónimo disse...

este é candidato a leal caceteiro.
porra era o faltava agora.

Anónimo disse...

este é candidato a leal caceteiro.
porra era o faltava agora.

Anónimo disse...

um dia serei, por agora ainda nao tenho vontade!!
nao é para todos, nem para gente de baixo nivel como voce!

sente-se intimidado é?

Anónimo disse...

sim coitadinos.. n tem mais nd pra fazer.. coitados falam falam mas o snhor presidente ganha sempre as eleicoes e voces ficam sempre enterrados meus queridos.. encondam-se .. n tem mais nada pra fazer ridiculos

Anónimo disse...

as pessoas que vem ameaçar,com porrada alguns elementos desse blog, devem ser pessoas que possivelmente fazem parte,daquele grupo que se sentem ameaçados,em perder certos e favores e mordomias a que ,já se haviam habituado neste antro de podridão.
as verdadeiras questões elas não as querem discutir,então há que ameaçar com porrada podem os coitadinhos,terem medo e calarem-se. ao que parece bateram á porta errada,pois as denuncias de que algo vai mal no nosso concelho cada vez é maior e parece que até a oposição que até aqui esteve inbernada saiu do seu estado letárgico e parece que na ultima assembleia municipal acordou. tudo isto devido a algumas questões que alguns blogs do concelho têm questionado.
este espaço deve ser usado para debater questões politicas e não para ser usado para questões pessoais. por falar em questões politicas ,e de verdades deixo no ar duas perguntas, será que o presidente quando vai de barco para a ilha da fuzeta, praia onde vai a banhos, e onde o seu sogro consegue estar a reconstruir uma casa que construiu mesmo em cima da duna primária ,e que este ano a natureza,se encarregou de repor a verdade,pois aquele terreno apenas ao mar pertence.1º pergunta o mar derrubou uma serie de casas nessa ilha,porque será que a unica que esteve a ser restaurada foi a do sogro dele?bem á vista das autoridades maritimas, e dos banhistas ,quando as outra que foram destruidas assim continuam.
2ª pergunta : será por acaso que uma das obras prioritárias do polis é o reforço do cordão dunar,na ilha da fuzeta?
3º pergunta quando vai para a ilha da fuzeta de barco numca olha para o lado da terra,não têm curiosidade de ver como era linda a fuzeta e agora está ser disvirtuada com constuçoes mesmo em cima do preia-mar,e que a desculpa para serem aprovadas são razões de ordem estética,como aconteceu com a constução que está a pouco mais de 10 metros da linha de água quando a lei obriga a um afastamento de 50 metros?talvez se possa desculpar que não sabia,mas então para que lhe serve todos os seus amigos informadores,o dr mendes segundo também não saberia dessa construção e o presidente da junta de freguesia da fuzeta também não?no minimo é estranho,mas se estão com tanta falta de vista o melhor é consultarem um oftalmologista, enão se desculparem com falsos argumentos.
Foripes.

Anónimo disse...

tribunal! será verdade? se assim for,será mais uma vitória para o vosso blog que veio agitar as águas calmas em que se encontava esta autarquia.se isso for verdade então muita coisa, terá de vir ao de cima,pois a verdade é como a azeite,e quem deve não teme.
a nivél nacional os blogs agitam águas,pois é uma forma de comunicação, que os poderosos, ainda não conseguem controlar,e como tal não existe censura claro, que não devem servir,para entrar na vida pessoal das pessoas,e até aqui vocês não entraram por esse campo embora haja comentários de anónimos que não são os mais correctos mas ai vocês com os comentários abertos e sem censura,pouco podem fazer.
o que é certo é que a oposição que até aqui estava calada na ultima A.Municipal já levantou questões a que o presidenteleal não respondeu e até cortou a palavra a um deputado dessa mesma assembleia,como se fosse ele o presidente da mesma ele só é presidente da CMO e não da assembleia munnicipal por isso ao pode mandar calar nenhum deputado,a isso comptete se tal achar nessesário ao presidente da A.M.
estou convencido se alguém do vosso blog for a tribunal,não faltarão é adovogados do nossoconcelho, que se irão oferecer para a defesa da vossa causa.ou estarei enganado?o tempo o dirá.
Atento.

Anónimo disse...

Gostava de ver uma auditoria de contas feita a camara municipal de olhão

Anónimo disse...

adi..quê???tá tudo ligal cara,e quando não tiver vai di cassetáda prá frenti.

Anónimo disse...

porrada sim ,era o que voces mereciam so por inventarem!
nao, nao vieram "agitar aguas calmas", pq continua tudo calmo e sereno, e vai continuar assim..
voces sao UMAS LIGEIRAS PEDRAS NO SAPATO!
e ja dizia uma antigo escritor "vou guarda.las para construir um castelo"
isso sim,vai ser o que so Srº presidente ira fazer!
nao se julguem importantes, porque em termos de importancia estão abaixo de 0!
e deixem-se de perguntas parvas pk nao têm nada a ver com isso!!

VIVA A FRANCISCO LEAL,SEMPRE COM OLHÃO NO CORAÇAO!!!

Anónimo disse...

Olhão no coraçao?e deixou a feira de Olhão chegar ao ponto que chegou?a feira de olhão este ano mais parecia uma feira de um pais dito do terceiro mundo.Olhão no coração e deixa que o lixo em tudo o que é canto nas ruas como um dos autores deste blog já denunciou e já vem também na impressa regional?
Olhão no coração e não é capaz de conceder os alvarás aos bares e talhos nos mercados de Olhão?Olhão no coração e deixa que os esgotos continuem a correr para a ria ,sem tratamento,e que aETAR de nascente conspurque o ar que respiramos e as águas da ria levando á morte de milhares de quilos de ameiôas e peixes.Olhão no coração e aprova uma zona industrial em terreno , com uma vista mágnifica como se os nossos industriais(poucos)precisasem da vista para fazer a industria prosperar,vendendo-lhes terrenos carrissimos e que ainda por cima tiveram que gastar fortunas, em por o mesmo terreno á cota zero.
Olhão no coração e quer transformar a zona de marim em campos de golfe,fazendo com que desapareça o unico circuito de manutenção que a polulação do concelho tem para a prática saudável desse desporto (ou quer que as pessos vão correr para a berma das estradas).
Olhão no coração, e deixa degradar o pavilhão munnicipal,que está num estado lastimávele onde já não serve para a prática do desporto(talvez tenha em mente a sua demolição,e a entrga daquele espaço,a alguma empressa de construção).
O coração desse homem não deve ter sensibilidade para os verdaeiros problemas de Olhão.
Mas os verdadeiros olhanenses precisam de saber em que lado está
o coração deste homem.
Floripes

Anónimo disse...

Sim, sim...

De futuro, sera este o meu cunho de identificaçao.
Darei a cara quando for necessaria.
Nao sou cobarde.
A quem escreveu o artigo darei todo o meu apoio se assim o desejar e for necessario.
Aos senhores que manifestaram a agressividade nos comentarios que antecedem, o nivel de cultura e baixo e, ao fazer qualquer comentario, e dar-lhes muita importancia.
E pena que JUSTIÇA em Portugal esteja no estado que todos sabem.
Voltarei para vos ajudar um pouco mais, isto é, com novidades!
Força para aqueles que combatem os parasitas da sociedade.
Agua mole em pedra dura, tanto bate ate que fura.
P'RA FRENTE PESSOAL.

Compadre Alentejano disse...

Acabei de transcrever no meu blogue PAPA AÇORDAS este post, com uma nota final.
É um escândalo o que se passa em Olhão.
Estou convencido que um candidato independente, apresentado por uma lista de cidadãos, tinha hipóteses de ganhar a Câmara.Para a frente com esta ideia!!!
Um abraço
Compadre Alentejano

Anónimo disse...

pois fique o srºa saber que a feira de olhão este ano estava muito melhor que a doa ano passado!se nao gosotu pra quê que foi? de ceretza que não fazia la falta!e nao faria melhor feira, a não ser que fosse pra la vender..
o coraçao do srº presidente esta do lado da razao, da verdade e da bondade!nunca que olhão vai ter um presidente como este!!!queriam todos estes velhos de 80 anos pra cima que aqui escrevem (ou por idade ou mentalidade) chegar aos calcanhares do presidente!!!

tristes é o que voces sao!

Anónimo disse...

"Aos senhores que manifestaram a agressividade nos comentarios que antecedem, o nivel de cultura e baixo e, ao fazer qualquer comentario, e dar-lhes muita importancia.
E pena que JUSTIÇA em Portugal esteja no estado que todos sabem."

se a JUSTIÇA fosse feita, de certeza que ja nao escrevia estas ridicularidades!
nivel de cultura baixo?o´meu amigo, eu arraso-te de longe,querias tu ter o meu nivel!
dar.me importancia?eu sei que a tenho!!

Anónimo disse...

Venho aqui manifestar a repulsa pela ameaças de Tribunal e pelos comentarios de seguidismo do Presidente, lembra-se aos lambe botas de Francisco Leal que tambem Valentim Loureiro e Isaltino de Morais foram eleios pelo povo mas com isso não deixam de ser corruptos.PENSEM NO QUE DIZEM

PRA FRENTE COM O BLOGUE

Anónimo disse...

quanto mais ameaçam o blog mais força ele vai tendo.as ameaças não são prova da razão,a prova da razão é que o homem que manda nos destinos da autarquia não responde ,ás questões que lhe são colocadas tanto por este blog,como ás questões que são colocadas pelo movimento de cidadania Somos Olhão.disso é que ele não se livra,não sabe viver em democracia?ou estava habituado a fazer tudo semresponder a ninguém ,nem sequer a quem lhe elegeu.

Anónimo disse...

Chamo a atenção que a ameaça de tribunal por parte do Presidente Leal é apenas isso: uma ameaça vã!
Eu já ouvi essa ameaça noutra altura numa Assembleia anterior para tentar amedrontar a sra. Natália Viegas relativamente ao problema ocorrido com o canil em 2007. Obviamente foi também uma ameaça vã! Claro que se o sr. Presidente pusesse a sra. Natália Viegas ou os elementos do "Somos Olhão" em tribunal era ele que se daria mal e ele sabe disso! Seria aliás algo patético ele queixar-se ao sr. Juiz pelo facto de lhe fazerem perguntas...!
Chamo também atenção que a oposição, nomeadamente a oposição do PCP que, quer queiram quer não, é a verdadeira oposição na Assembleia Municipal não acordou agora. O Sr. Castanheira do PCP já há muito que faz oposição totalmente isolado e é bom que as pessoas vão à Assembleia Municipal para o testemunharem!
Eu não acredito nas solução comunistas para o Mundo ou para o País mas acredito que em Olhão o melhor voto partidário será no PCP, quanto mais não seja para quebrar a anemia do P"S", sem apoiar uma oposição também anémica como o PSD de olhão.
A história da candidatura independente é interessante e seria até o ideal mas eu não acredito que os olhanenses estejam preparados para isso por enquanto. Chega a hora da verdade e ninguém tem coragem ou simplesmente tempo para trabalhar nesta candidatura independente...
Nas mais pequenas coisas tenho visto que são poucos os que se mexem para algo, para além de mandarem umas "bocas"...
António Paula Brito

Anónimo disse...

vão em frente com uma lista de independentes,é capaz de ser uma boa escolha. eu estou cá para ajudar .comecem já pensar nisso.

Anónimo disse...

se aparecesse,uma lista de independentes ,essa lista teria de fazer muito trabalho em conseguir que as pessoas voltassem a votar ,pois o nivel de abstensão no concelho de Olhão rondou os 60%.
depois era o de conseguirem fazer um programa onde em primeiro lugar ,estariam os interreses de Olhão e dos olhanenses,em especial o dos mais desfavorecidos,e isso não é falar em dar mais rendimentos minimos,nem em conceder mais subsidios ,a torto e a direito,nem prometer casas de renda social, a quem tem carros topo de gama á porta.
o que teria de ser feito é repensar as politicas para Olhão ,que teria de passar sempre pelas pescas, pela actividade marisqueira da ria formosa,e pela sua limpeza,e despoluição integral ,para se conseguir que a ria seja considerada zonaA onde não seja necessário qie o marisco apanhado na ria tnha de passar pelas depuradoras,que alteram completamente o sabor do marisco.
fazer um plano escolar ,para arranjo de todas as escolas do ensino,para que os nossos filhos tenham orgulho das escolas publicas que frequentam.fazer um plano a 15 anos,para as actividades desportivas e recintos desportivos no concelho,(para se evitar que se tenha instalações desportivas que estejam fechadas devido ao seu estado de degradação como o actual pavilhão municipal)
fazer um plano cultural que abranja todas as colectividades culturais do concelho,e apoiar todas iniciativas que tenham por objectivo o o reavivar das tradições dos nossos antepassados ,tanto no mar como no campo, assim como em todas as freguesias do concelho .havendo o cuidado de não se subdiar só quem concorda e diz amem a tudo o que o presidente diz.pois como em tudo também na cultura não pode haver censura, e discriminação.
se essa lista de independentes aparecer estas ideias e muitas mais irão surgir e concerteza,que depois se terá de limar certas arestas mas issso é necessário ,pois cada cabeça sua sentença.desde que haja democracia as questões podem e devem ser discutidas ,pelos autarcas e pelos municipes.
a nivel de informação um membro do partido socialista na ultima A.Municipal,deu por certo a recandidatura do actual presidente,deitando por terra as espectativas de quem esperava mudanças no ps local,.ou seja o tal vaga de fundo da nova geração ps foi derrotada,as novas ideias destes jovens não tiveram consistência.o que será uma derrota para a democracia,se o actual presidente voltar a ser eleito depois de tantas falsas promessas não cumpridas.

Anónimo disse...

Seria bom se se pensasse numa lista totalmente independente que so visasse os interesses do concelho . Estamos em democracia e ne base da discussao ,ate talvez se chegasse a um acordo de consenso, Sera um sonho ? Talvez mas era para beneficio do concelho.
Porque nao tentar?

Anónimo disse...

Vamos nos unir e formar essa lista de independentes
Atento: fico á espera.

Anónimo disse...

A abstensão no concelho de Olhão rondou os 60%, porque muitas pessoas vieram viver para cá porque os preços dos apartamentos eram mais baratos e só cá passam a noite para dormir.
E claro muitos não têm interesse nenhum em votar pois a sua ideia é ir a toda a hora para a sua cidade.

Anónimo disse...

Num concelho onde concorre uma lista de independentes à Câmara Municipal, a abstenção baixa muito.
Onde não há, as pessoas não têm alternativa credível e a abstenção sobe. Certinho...direitinho...
Pica Pau

Anónimo disse...

Bem eu não ficava cá para ver, lendo os posts deste blogue, para contrariarem a actual administração e cumprirem uma agenda totalmente avessa à actual que criticam, primeiro demoliam o marina village, o empreendimento da Fuseta, o centro comercial, entre outros semelhante, e de uma assentada só retiravam do concelho aproximadamente 400 famílias com dinheiro, sim porque aos preços proibitivos a que foram vendidas só mesmo pessoas com dinheiro é que adquiriram as propriedades e que viriam no futuro gastar mais dinheiro em Olhão. Já para não falar na catadupa de espanhóis e afins que aos fins-de-semana entopem o centro comercial em Faro e que com toda a certeza, pela proximidade, se ficariam por Olhão a gastar. Não contentes e porque as pessoas tiveram de ser deslocadas para uns apartamentos a estrear (na minha opinião merecidos depois de passarem anos em condições precárias) a bem do exclusivo interesse da autarquia, voltavam a por as casas pré-fabricadas onde estavam, ratas incluídas, e mudavam as pessoas de volta para lá, elas iam dar pulos de contentes aposto. Continuando a andar para trás, eliminavam a ETAR a que chamam "nascente" (alguém devia comprar uma bússola) para construir uma que não deitasse cheiro. Abençoado cheiro a mer**, quer dizer que aquela é uma ETAR constituída por lagoas, logo sem químicos, e que a água que vai para a ria não tem químicos e não mata o marisco. Era se calhar muito melhor ter uma que não cheirasse mas para não cheirar tem de levar químicos e os químicos não são eliminados na depuração, logo vão para a água e matam o marisco. Já pensaram que antigamente não existiam ETAR's, a mer** ia toda directamente para dentro de água e havia marisco mais que suficiente. Adiante... reconstruíam o pavilhão municipal, que está degradado...e logo a seguir voltavam a gastar dinheiro para fazer outro porque aquele não tem as medidas regulamentares para a prática de desportos "indoor" e quando muito poderia ser transformado em museu, para que todos os Olhanenses pudessem ver como NÃO deve ser um pavilhão polidesportivo coberto. Não deixavam avançar o campo de golfe porque pode ver-se os horrores económicos que eles causam em todas as zonas onde são implantados, Olhem para a zonas que tem campos de golfe, Vilamoura, Quinta do Lago, Vale do Lobo, Albufeira, Portimão…tudo sítios atrasados onde o progresso não passou, não são?! Que horror quem é que quer pessoas ricas a gastar na nossa terra, Olhão não precisa do dinheiro deles, faziam uma "cruz à porta" aos estrangeiros que são a principal fonte de rendimento em todo o Algarve e construíam em Olhão só para os Olhanenses, que depois tinham de se mudar porque como já não havia turistas também não havia emprego, e apesar de ter um lindo circuito de manutenção muito utilizado pela população, às vezes chegam a ver-se quase 10 pessoas a utilizá-lo ao mesmo tempo, para fazer a sua corridinha matinal de fim-de-semana ás portas da E.N. 125, nem só de ar vive o homem. Nem do mar porque os pescadores não teriam direito a ter novas instalações já que defendem que eles não devem ir para porto do IPIMAR, que após a requalificação ficará com condições, têm de ficar num porto destinado claramente a embarcações de recreio sem sitio guardar materiais, tratar das embarcações, preparar as pescas, esta é a actividade principal do concelho e vocês acham que eles não merecem instalações em condições so para fazer pirraça. Matavam o marisco com a nova ETAR e de caminho dificultavam a vida aos pescadores que com sorte ainda vos viam fazer um acordo com o Parque natural da Ria Formosa de que tanto gostam para os proibir de navegar na Ria, não fossem as hélices fazer a barba à seba. Logicamente não faziam obras nenhumas nas escolas nem tinham de preocupar-se com as faltas de material, porque por essa altura já não haveria nenhum jovem com filhos em idade escolar a residir cá, e caso houvesse ia por certo por os filhos a estudar perto do local de trabalho, ou seja fora de Olhão. Não se iam esquecer de intimar os feirantes a vir fazer a feira de Olhão sim porque se as feiras são pequenas é porque cada vez menos feirantes aderem, porque ninguém la vai e os feirantes não estão para gastar o pouco que ganham so para as pessoas lá irem bisbilhotar sem comprar nada, que é o costume. Nem a industria cá ficava porque o parque industrial ia ser deslocado para o c* de judas a bem das vistas, decidam-se, o marina village e o hotel estão mal porque não se vão deslocar as barraquinhas por causa das vistas mas a zona industrial está mal situada porque o terreno tem vistas e devia ser para construção…em que ficamos? A propósito, a cota zero é a situada ao nível do mar, e tanto quanto se pode observar nenhum dos pavilhões da nova zona industrial está enterrado, quando muito fizeram escavações para encontrar o ponto “fixe” do terreno onde construíram as fundações para evitar abatimentos e depois procederam ao nivelamento do terreno. Adiante mais uma vez, agora que já fugiram todos os que poderiam investir no concelho, primeiro os turistas e agora os industriais, que atirados para trás dos montes não tem clientes, já que ninguém os vê e estes se vêem forçados a fechar portas, já falta pouco. Agora restavam os funcionários da autarquia que eram os únicos que ainda tinham emprego e por isso tinham ficado, oops! esqueci-me, tinham sido todos substituídos por pessoal vosso amigo, todos não, só os cargos de chefia que os trabalhos de mer** ninguém os quis e o pessoal cansado de andar a limpar e arranjar a mer** que os que cá ficaram iam deixando e fazendo e ainda por cima a serem enxovalhados constantemente foram-se embora também, já só resta pessoal para mandar mas como não há ninguém para fazer…Parabéns , em menos de um mandato tinham conseguido arrasar a cidade. Candidatem-se sim, quem precisa de progresso, o Algarve precisa é de parques temáticos, podiam formar uma empresa e abrir a nova “Olhão cidade fantasma” com direito a jogos de “paintball” pela baixa da cidade, e a almas penadas a vaguear pelas ruas, pelo menos alguém tinha emprego, ficava a Floripes e o Menino dos Olhos Grandes, e ainda se arranjava qualquer coisa para o Arraúl , so tinham era que se resignar e deixar entrar os turistas , ou nem assim se safavam. O tempo que estão na net à procura de cabelos em ovos podiam fazer voluntariado e ajudar quem precisa, os Olhanenses não precisam de ninguém que fale por eles, nunca precisaram, quando querem alguma coisa vão buscar, não esperam que lha tragam, quando não gostam cospem, não engolem, quando se sentem ofendidos têm-nos no sitio e enfrentam quem os ofende não mandam ninguém por eles. O que fazem é por vocês não é pelos Olhanenses nem por Olhão querem satisfazer a vossa curiosidade e usam Olhão como estandarte. Olhão não é perfeito e ainda tem muito que melhorar, mas não falem mal da terra, se acham que está mal metam mãos à obra, os problemas de Olhão não se resolvem com a língua mas com trabalho e se cada um fizer um bocadinho, não pelos outros mas por si mesmo as coisas só podem melhorar…um reputado filosofo grego disse um dia que “Os homens podem dividir-se em dois grupos: os que seguem em frente e fazem alguma coisa e os que vão atrás a criticar”

Anónimo disse...

A situação política em Olhão é muito preocupante. Contudo este problema não é de agora. Estamos a chegar a uma situação de saturação e mesmo de revolta em surdina. Mas as pessoas têm medo. Quem diria que após mais de 30 anos depois do 25 de Abril, o medo de falar condicionaria a intervenção das populações? Desde muito novo sempre participei em associações por achar que qualquer cidadão deve participar na vida da sua comunidade. Essa participação faz-se através das associações.Todavia em Olhão é impossível participar livremente na vida da comunidade olhanense. De facto, em Olhão, qualquer associação para poder existir tem estar em sintonia com a Autarquia. Caso contrário não tem hipótese de sobreviver. Aquelas associações que não cumpram este critério têm a vida dificultada. Hoje é difícil conseguir o envolvimento das pessoas na vida olhanense porque tem medo das represálias. Ora uma sociedade atinge elevados níveis de desenvolvimento se a sociedade civil participar activamente. Em Olhão isso não é possível por medo. Os responsáveis autarquicos olhanenses ainda não perceberam que os tempos são outros. Hoje os políticos não governam para o povo mas governam com o povo. Hoje a democracia, essencialmente ao nível local, é uma democracia participativa. Nada disto acontece em Olhão. Os políticos que não percebem esta nova forma de governar têm os dias contados.

Vítor Matias

Anónimo disse...

Apenas na tentativa de verdadeiramente esclarecer, o terreno do Marina Village foi comprado a privados e não vendido ou "oferecido" pela autarquia. Como de uma mentira se faz tanta conversa!

Anónimo disse...

O problema deste e de outros Blogs é o servirem para algumas pessoas( sem cara)conspurcarem o bom nome de outros com base em imaginações. Se servissem para a discussão de ideias e opiniões sem ofensa, seria um exercício de democracia interesante.

Anónimo disse...

Caro antonio m pina
Que eu saiba têm sido feitas perguntas à autarquia, nomeadamente essas sobre a Marina e esta não tem respondido, como aliás não responde a nada que não lhe interesse responder.
E quando a Câmara não responde toda a imaginação é legítima e a Câmara não tem que se queixar.
Os cidadãos é que têm de se queixar!
antónio Paula brito

Anónimo disse...

Nao servem precisamente para a discussao de ideias precisamente por que alguem ja sabe tudo e nao quer participar .Imaginaçoes ? Aonde ? Na Torre do Tombo ? No auditorio ? No plano de pormenor ? etc. porque sera que tem medo de discutir? Porque sera que nao se fazem amplos debates antes de se fazerem as "obras". Ou sera que nimguem tem nada a dizer? Sera que ja alguma vez se falou no Comercio tradicional e na rua das Lojas? Deixe-se abrir mais centros comerciais e depois esperemos que nao acontença como em Faro.Porque nao se fala sobre isto? Alguns dirao : e a concorrencia e depois ?Temos o exemplo de Faro e nao so.O problema do pavilhao ,etares, fontes luminosas,jardim pescador olhanense e outras e nao haver qualquer especie de programa ou seja ; faz-se um programa para quatro anos e nas vesperas das eleiçoes vai-se fazer obras e novas " inauguraçoes ".Porque sera que nao se faz numa so vez as coisas em codiçoes ? Sera para gastar mais dinheiro ? Os terrenos nao eram da CMO? Esta boa e os armazens e casas que a camara la construi tambem nao eram da Camara?
E o " restaurante " Ria Formosa de quem e? Ao fazeram este blog ja estao a fazer muito pela terra.Nao e so falar em democracia e preciso pratica-la

costa disse...

Ao comentador antonio m. pina coloco as seguintes perguntas: as casas pré-fabricadas não estavam construídas em terreno camarário, onde antigamente se fazia a Feira de Olhão? O terreno da antiga lixeira não era terreno camarário? A caldeira da Safol, que desaguava para o sapal, não era terreno do domínio público? Todos estes terrenos foram retirados ao mar e eram há alguns anos zona de sapal. Como é que estes terrenos que eram do mar mudaram para as mãos de privados?
Se realmente esses terrenos pertenciam a privados e a situação é assim tão clara, porque é que o presidente não respondeu frontalmente às questões que lhe foram colocadas pelo movimento de cidadania “Somos Olhão”? Será que custa muito responder? Não será seu dever esclarecer os munícipes?

Anónimo disse...

Caro Antº Brito Pina

Toda a gente tem o direito de fazer questões, certo. Mas aquilo que assisto são acusações?! A não resposta não dá direito a que a imaginação resvale para a acusação e insulto.
Compreendo que possa haver grupos de pessoas descontentes, e que o sistema politico português tem que criar formas de maior participação individual ou despartidarizada, mas há limites!

Anónimo disse...

Costa,

Como de momento não sei responder, vou informar-me, sabe amigo, faço um esforço para ser justo e correcto. É daquelas coisas que o meu paizinho e a minha maezinha me ensinaram em pequenino.
Abraço amigo

costa disse...

Amigo Pina ,é bom sinal você esta interresado, em esclarecer as pessoas,sobre questões que foram colocadas ao presidente,pelo movimento de cidadania Somos Olhão.
Mas penso eu que quem devia responder era o presidente,pois foram a ele que as questões foram levantadas, e os olhanenses deviam ter direito a essa informação.se não á ilegalidade nenhuma sobre os factos ,se os assunntos são transparentes ,bastava uma carta,a informar,sobre o assunto e estava tudo esclarecido.Por exemplo a C.M.Albufeira tem na internet todas as actas da suas sessões de camara,
é para mim um acto de transparência,que agrada aos eleitores.
Um abraço.

Anónimo disse...

quanto ao pavilhão,queria deixar no ar várias questões:quem projectou o pavilhão sem as medidas
necessárias para algumas competições,foi a autarquia,e segundo me parece,essa desde o 25 de abril para cá teve sempre a maioria PS.o pavilhão pode não ter as medidas necessárias, para algumas competições ,oficiais ,mas esse recinto tem um piso muito bom,e com a falta de recintos para a prática desportiva ,bem o podiam aproveitar,pois há muita gente em olhão que quer praticar desporto e ve-se aflita para arranjar um local para tal.portanto não venham atirar a culpa do pavilhão não ter medidas,e de estar degradado para cima do comentador que falou da degradação do pavilhão,pois só a autarquia é reponsável por isso.
um socialista

Anónimo disse...

ao comentador que disse abençoado cheiro a merd..voçê fala assim porque se calhar não vive ali perto com eu e muitos mais moradores.pois eu só lhe digo,há dias em que até nauseas dá.eu só lhe faço uma pergunta moro aqui há38 anos desde que nasci,não sou turista mas considero-me um cidadão com os mesmos direitos que o senhor,pago os meus impostos ,e mais, pago todos os meses o saneamento básico.como tal a ETAR que construiram em belamandil foi construida, quando todas as pessoas que moram naquela zona já lá moravam no minimo,que tivessem repeito pelas pessoas e construissem uma ETAR sem cheiro.não sou muito culto mas sei que já se fazem ETARS há muitos anos em que não há cheiros,pestilentos e que aproveitam a água para a rega.será que estou enganado?
Um morador de Belmonte,freguesia de Pechão.

Anónimo disse...

daaaaahhhhhhhhh!!!!!! não acha que as medidas são as mesmas desde o 25 de Abril não!!!???
Reconstruir...para gastar quase tanto como em fazer um novo...Piso muito bom!!! Palpita-me que o seu desporto é o zapping...já agora as bancadas são do mais confortável e os balneários do mais moderno não!!??Queremos é um novo com condições

Anónimo disse...

só para sua informação pratico basquetebol, e não esse desporto que deve de ser praticado por gente superior a mim e que não conheço.claro que as bancadas são um atentado a quem vai assistir aos espáclos desportivos com eu fui a muitos.mas eu faço a seguinte pergunta quem projectou tal pavilhão foram os partidos que estão na "oposição" em olhão?ou foi o executivo PS.a outra questão é a seguinte quem foi o presidente,que deixou aquele pavilhão chegar ao estado em que está?no tempo do anterior presidente disputei ali muitos jogos de basquetebol.que eu saiba todos os resultados foram válidos nem uma equipe se quixou que o recinto não tinha as medidas regulamentares.mas se tais medidas não são regulamentares,para a prática de algum desporto,não é caso para se deitar abaixo,está ali investido o dinheiro de todos nós contribuintes,e se ele chegou ao estado em que está há que chamar á reponsabilidade o responsável e o responsável máximmo é o presidente.mas essa moda do deixar degradar para deitar abaixo é comum em olhão veija-se os casoso da vivenda baetea do chalé vitória da chalé do boneco a urinar,etc.etc.
mas ainda lhe digo mais ,o processo de degradação do actual pavilhão camarário começou,quandi se começou a construir para aqueles lados ,parece que os terrenos onde o pavilhão esta implantado assim como o estadádio munnicipal estejam construidos em terrenos camarários,assim como mais terrenos envolventes,não se estará já a preparar uma nova catadupa de construções para aqueles terrenos?
fornecendo informação preveligiada a alguns especuladores imobiliários?
essa de querer um pavilhão novo e em condições,trás agua no bico,será que a autarquia,sabe que o pavilhão do ginásio está sem luz?
será que tem dinheiro para tanta coisa, e não é capaz de desbloquear a questão da energia elétrica,para o clube que tem mais praticantes de desporto no concelho.

Anónimo disse...

Será que o Pavilhão foi construído num terreno que não é da Autarquia e agora não sabem como descalçar a bota?! Perguntem ao Presidente se já resolveram este problema?
Tem avonde

Anónimo disse...

O QUUUUÊÊÊÊ?DAAAAHHHH!

Anónimo disse...

O QUUUUÊÊÊÊ?DAAAAHHHH!

Anónimo disse...

bom um dia veremos as actas das sessões de camara onde se deliberou sobre os terrenos que eram camarários,tais como o da Horta da CAMARA e muitos mais.
essa do terreno do pavilhão municipal ser jogado abaixo é demais se assim for é um verdadeiro atentado a quem pratica desporto e não tem sitio para o fazer,e a quem passa fome neste concelho.

Anónimo disse...

Nãããããooo, vão fazer ali um ovniporto, é um projecto pioneiro onde vão poder aterrar ovnis, isto é de fonte segura disse-me uma prima da tia da amiga de uma avó de uma conhecida de uma amiga de um funcionário da camara, podem começar já a perguntar na assembleia como e que vai ser e com que dinheiro o vão fazer e de quem e o terreno e se os marcianos vão ganhar algum com o negócio ou se gostam do sitio...não se pode acreditar em tudo o que se ouve, façam como o outro " ver para crer"

Anónimo disse...

o problema a que há muita gente ,que não quer que as outras vejam.çaladinhos ,é que estão bem .estás a ver como até aqui,em que nós autorizavamos a construir a15 metros da linha de agua como na fuzeta.bom mas isso deve ser mais uma mentira ,e até conseguem fazer montagens com fotografias.
assimcomo autorizavamos a construir em terenos RAN e REN.mas isso é tudo mentira. é mentira então vai para o saco.

Anónimo disse...

o comentdor no ovniporto que é o mesmo que veio em defesa da demolição do pavilhão municipal,deve de estar com alucinações primeiro inventou um desporto novo o zaping, depois de outro comentador lhe ter explicado que o piso do antigo pavilhão era bom e que o necessário não era demolir ,mas arranjar pois há falta de espaços para a prática de desporto em olhão.não conseguindo argumetar com tais factos veio agora com a do ovniporto,a haver falta de um ovniporto é ali para as bandas da arte nova na fuzeta,pois com aquele novo resort,não faltaram ets aver a ilegalidade que ali se passa.

Anónimo disse...

por falar em pavilhões,qual terá sido a zanga que houve,entre a autarquia e o ginásio clube olhanense,para que o pavilhão do ginásio neste momento não tenha luz eléctrica o que impossibilita de haver treino á noite e jogos oficiais?
qualquer que tenha sido a zanga os prejudicados são os atletas,do gin´asio que se vem impossibilitados de treinar e de jogar,nesse pavilhão. terá essa zanga alguma coisa a haver ,com a cedência de terrenos do ginásio para a construção de uma escola nova do ensino básico que o presidente aniciou ,que estaria pronta este ano,mas que ficou adiada para o próximo ano,poi s como sabém convem fazer as inaugurações, em ano de eleições e para o ano vão haver 3 actos eleitorais.
entretanto quem se lixa é o mexilhão neste caso os atletas.gostava de ver essa situação a acontecer noutra colectividade do concelho,que também pratica um desporto com as mãos se a maneira de agir da parte da autarquia seria a mesma.
Um atleta do ginásio.

Anónimo disse...

nã malebrem coisas tristes,querem lá ver que estam a falar dos meu olhanensenhihos,aquele que deixou a sede da avenida chegar a um estado de abondono,que tiveram de mudar de sede,vá lá que o xico foi amigo e até deu umterreno gente,para construir um pavilhão.ma na é a mema coisa ,na av,é ca gente tava bem,tinhames ali,uma salinha pra jogar poquer quera uma maravilha,e ódepois era má central e o fumo já tava enbutide nas paredes e tecto,memo agora com essa dagente na peder femar,por casa deses moses da asar ,ali na era precise o feminho já tava no embiente.

Anónimo disse...

nao andará nesse negócio da sede especulação imobiliária mais uma casa histórica que irá ser demolida.para muitos olhanenses,de gerações mais recentes e antigas isso é triste.não me posso esquecer que vi aí ainda no tempo da pide uma peça de teatro que a censura ,na altura não queria que se representá-se publicamente pois falava em coisas esquesitas,e se chamava Uma Viagem para Itaca .
Já foi a sede do glorioso ,olhanense ,(que caiu por mero acaso )quando estavam a demolir outra casa histórica que era a casa onde nasceu o poeta João Lucio.a táctica é sempre a mesma deixar degradar e depois camartelo.e uma a uma vamos deixando, de ter alguma coisa nesta cidade que nos diga respeito.
é triste mas isso de recuperar,é obra de alguns ingleses,embora,ás vezes recuperando mal ,mas disso não são eles os culpados mas sim certos gabinetes de arquitectura, que trabalham para eles, que não têm sensibilidade para lhes fazer ver a história da arquitectura olhanense.

Anónimo disse...

A proposito do pavilhao
Sera que querem mesmo demolir o Pavilhao? Se o fizerem e mais um sinal que estamos no IV mundo!!!
Nem nos paises mais ricos do mundo se destroi como na nossa terra !!
Veja-se as vezes que se tem feito obras na fonte em frente ao Hospital!!!!!!!No jardim do festival do marisco va la a ultima vez parece-me que foi ha dez anos pois puseram la a data possivelmente para podermos ver etc...e tantas outras com que finalidade????????
Quando jogava basquetebol e eramos apurados para jogar no campeonato Nacional tinhamos que ir jogar a Faro , porque em Olhao nao havia pavilhao. Tem graça , ainda ha dias passei ao pe desse pavilhao e esta como se fosse novo!!!!!! Tudo deve ter a sua manutençao, nao e so fazer e depois deixar destruir, bom mas possivelmente e essa a ideia , para depois se poderem fazer obras mais avultadas e depois sim e que rende!!!!!!!!

Anónimo disse...

tem sido a politica do desleixo que tem prevalecido nesta terra,mas é um desleixo com segundas intenções ,a de fazer obras grandes para as comissões serem maiores .e só para vossa informação o vereadouro das obras grandes é o chico leal,o das obras pequenas o marinho dos mercados.

Anónimo disse...

claro que eu gostava de ver para crer, por exemplo gostava de ver as actas das sessões de camara de olhao assesiveis na internet,com tem a cm de albufeira.
ao contrário o presidente nem se dá ao trabalho de responder ao somos olhão .já a procuradria da republica se deu ao trabalho de responder ao somos olhão, sobre o PPZH de olhão.

Anónimo disse...

Somos Olhão! intervêm com este comentário como contributo para ajudar a esclarecer alguma poeira lançada à questão do Marina Village a partir do momento em que na internet sob a forma de comentários, no blog “Olhão livre”, assinados por António M. Pina onde este, por supostamente se julgar bem informado , afirmava que os terrenos onde está a ser construído o empreendimento em questão eram privados.
Não sendo o aspecto mais importante deste caso, mas sim em nosso entender a ausência de resposta do presidente da Câmara ao pedido de informação que lhe entregámos formalmente, independentemente se os terrenos eram privados ou camarários, sendo que neste caso queremos saber dos termos em que foram vendidos, o que está suficientemente claro no nosso blog..
Contudo podemos informar que o Marina Village (1ª fase) está a ser construído de acordo com o Alvará emitido pela CMO no que eram os prédios e artigos que pode consultar nesta imagem . Pela identificação dos referidos prédios é fácil saber quem eram os anteriores proprietários.
Somos Olhão! aproveita para dizer que só ainda não fez, porque tem custos e nós não temos fundos para os suportar pelo que deixamos aqui o apelo para a sua contribuição, caro leitor. Pode fazê-lo aqui .
SO!
ps: igual texto vamos colocar onde este assunto esteja a ser debatido.