terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

LEAL, TRAPACEIRO...

I
A história conta-se em poucas palavras, ainda que tenha muitas implicações. Havia um boy que precisava de emprego; então resolveram abrir concurso para um lugar na muito badalada biblioteca. Concursantes foram mais que suficientes, só que o lugar tinha destino certo. Deu direito a formar juri e tudo. Eis que estala o verniz pois a maioria do juri votara noutro candidato que não o pretendido. O presidente do juri, alguem da confiança do ainda presidente, dá por encerrada a sessão, e eis que o concurso é anulado. Então forja-se outro concurso, não se sabe com que juri, que num fim de semana resolve o problema do emprego do boy. Digam lá agora que o empertigado nariz, não produz ao fim de semana. Trabalha muito sim senhor. Não foi por acaso que o elegeram profissional (ou trapaceiro) do ano.
II
Nos finais do verão, uma senhora teve um acidente, nas obras da rotunda da circular poente de Olhão. Como não sabia a quem pedir responsabilidades, questionou a autarquia a propósito de quem fizera a obra ao que a mesma terá respondido que fora executada por funcionarios da autarquia, o que não corresponde à verdade. Há testemunhos que afirmam ter sido a empresa Marques e Guedes, já que os funcionarios envergavam os coletes de empresa e eram dirigidos pelo eng. Medeiros, assumindo a autarquia a responsabilidade, e dando a conhecer a sua apólice de seguro. Felizmente pela senhora, mas não é assim que se tratam os dinheiros publicos. Vamos de trapaça em trapaça.

Ambas as situações não deixarão de merecer uma atenção mais cuidada de:
http://somosolhao.blogs.sapo.pt

24 comentários:

Anónimo disse...

E o famoso concurso publico para a ocupação do lugar de chefe dea manuntençao das piscinas municipais de olhao , que foi ocupado pelo filho desse grande ganster , o que esteve a frente ou ainda esta nao sei, da empresa fesnima , o sr calvinho, nao conhecem ???!!!

Marau

Anónimo disse...

a democracia que temos em olhão é esta?
a ser verdade os dois elementos do juri devem ter ficado com muito boa impressão do leal.
mas não podem dizer nada não é? caso contrário RUA!é com essa politica do quer posso e mando,que ele montou uma rede de bufos nos trabalhadores da CMO,e quem tem coragem de ser contra ele só tem de arranjar advogado pois já sabe mais dia menos dia vai ter um processo disciplinar em cima.
mas se for como o mata cães até pode conduzir as viaturas da CMO completament alcolizado e ser apanhado pelas autoridades policiais ,que o leal logo se encarrega de o ilibar, é preciso é que ele o mantenha bem informado.
quantos trabalhadores não terão entrado com esse tipo de concurso para a CMO?

Anónimo disse...

O poder nas autarquias,
com muitos casos duvidosos,
absorve elevadas maquias
perpetuando políticos vergonhosos.

Defende-se a inocência
com uma formidável facilidade,
já não há paciência
para tamanha imoralidade!

Com tantas rotundas aquosas
ornamentando as vias públicas,
as políticas ascorosas
propagam-se como doenças endémicas!

Compadre Alentejano disse...

Concursos desse tipo, é o que mais há na Direcção Regional de Agricultura do Algarve, onde o sr.Leal trabalhou alguns anos. Portanto, não se admirem das maroscas que ele faz aí em Olhão! Teve bons mestres!
Compadre Alentejano

Anónimo disse...

concursos à lá chico zé.
o homem que começou a vender ovos (ái o dinheiro que ganhava hoje só a vender ovos pra tacada a milu),pasou depois para a DRA,onde fez grandes concursos ainad hoje recordaos por muitos no activo!
agora esse é no minimo ridiculo! também o homem só a pensar naquilo que lhe pode vir a acontecer nem sequer tem tempo para dormir,quanto mais para saber aquilo que faz!

Anónimo disse...

olhao ta podre

Anónimo disse...

olhão não os autarcas é que perderam a cabeça.
concerteza que o xico tinha algum favor a pgar ao funcionário que foi admitido.o que saberá ele ,ou alguém da familia dele para que o xico tenha sido forçado a essa situação tão escandalosa .isto é o fim politico dele,quem faz isso também negoceia por baixo da mesa.e faz jogo sujo
alterar o resultado de um concurso com juri?não sabia que se vinha a saber?

Anónimo disse...

uma nova maneira de construir rotundas em olhão .os negócios com essas construtouras são pouco transparentes,e depois uma rotunda dá sempres jeito a esses poderosos para acesso rápido,aos empreendimentos duvidosos e mégalomanos .
aconteceu com as construções lagarça e com a casais,no marine village e o ria shoping.
poderia qualquer particular fazer o que estes poderosos grupos imobiliários fazem em olhão?
a rotunda da 125 então é um atentado a tudo o que são direitos dos cidadãos:roubam-se mais de 30 lugares de estacionamento,mete-se uma estrada nacional a passar em cima do passeio,quando para fazer qualquer edificio novo tem de recuar para deixar o eixo da estrada a 10 metros.como vem no artº24 do pdm de olhão.
claro que as leis são só para o zé povinho!para os grandes não há leis e transformam uma situação ilegal para uma situação legal.por essas e por outras é que a justiça está como está.
dentro da classe dos advogados em olhão,ninguém se revolta,estarão todos vendidos ao regime cada vez mais autoritário do xico,ou terão rabos de palha,e convém não fazer muito fogo,e estarem caladinhos para não se auto-incendiárem.
é assim que o ditador leal vai ganhando força,será que o seu advogado não é capaz de lhe ensinar as regras da democracia.e que esta situção do concurso passou dos limites.ou o $ dá jeitinho e o melhor é estar caladinho,e om melhor é ir engolindo esses sapos todos.
porém sei que dentro da classe dos advogados á um ou outro que tenta dar a volta á situação,mas estão ainda isolados,e tem ainda algum receio do poder camarário.
pode ser que um dia quebrem as peias. e defendam a democracia que tanto pregoaram.

Anónimo disse...

trapaceiro vem de trapaça,não é?
mas o que se passou neste concurso publico passa o lado da trapaça e entra no ambito da ditadura,no sentido lato do "quero posso e mando" e o leal está-se cagando para o resto.
pois só quem está em desacordo é o somos olhão e os blogs précurões.
há mais alguém que não concorde com o,leal?a concelhia local está toda acobardada e vai engolindo os sapos todos vivos na ânsia de chegar ao poder.ou não será?á`vozes discordantes? onde estão? quando o leal for dentro quer ver quem o vai atacar se agora estão todos d acordo com ele.
Um socialista de olhão que não vota no leal nem no sócrates.

Anónimo disse...

que ramificações tem este empregado?deve ser filho de alguém, que tem o leal na mão para ele fazer isso!
dá tempo ao tempo que logo se sabe.
o que nós sabemos é que a biblioteca continua a abrir só de tarde e continua sem livros!
será que o auditório também será só para alguns?
o auditorio deve ser uma coisa linda pois só a pintura do palco custou mais de 5000 euros.

Anónimo disse...

Será que o Chico Leal ainda se lembra do que prometeu em 2005
Prmessas eleitorais

Anónimo disse...

parece que o leal aprendeu a cartilha com o socrates .democracia em olhão é coisa que não existe,nem na CMO nem no ps pois quem for contra o leal,não vai ter lugar na lista do ps com hipóte-se de chegar a veredor efectivo.
Não é assim pina jrº?
não é assim camacho?
ó bruxo não se fala pois está de volta para a junta e a mulher para a acaso.para gerir os milhões da fortuna herdada por aquela instituição.

Anónimo disse...

o marinho dos trapos vai voltar a ser o marinho dos mercados.depois de receber a choruda indemenização de reenserção na vida activa??????????
veremos!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

afinal o uso dos computadores da CMO ,para consultarem o olhao livre,só está interdito aos "reles" funcionários ,pois os vereadoes podem comentar à vontade nã é fininho?
até já tens pópó novo e tudo!

Anónimo disse...

Em relação à primeira parte do tema em questão seria de bom conhecer o nome do beneficiado! Nem todos temos acesso a informação detalhada só por frases enigmáticas! Já se sabe que em Olhão como noutras autarquias existe a politica do nacional porreirismo e da cunha, quem tem safa-se quem não tem chupa no dedo. Isto tem provocado efeitos catastróficos na evolução do nosso Portugal. Para quem anda sempre com o 25 do A em todos os discursos faz constantemente tábua rasa da tão propagada democracia! Está mais que visto que esta democracia de esquerda politicamente correcta já era, seja com as teorias do pcp ou do be estamos sempre condenados com a esquerda portuguesa. São muitos os exemplos do compadrio e dos interesses instalados em Olhão, a quantidade de habitações desnecessárias que teem sido construidas e que tem enriquecido muitos trapaceiros em deterimento do maior número de casas devolutas em Olhão, que em altura de eleições servem sempre como propaganda e que depois das eleições mete-se na gaveta onde se põe o socialismo! Em vez de se aproveitar o que se tem e reconstruir a nossa cidade, criando dessa maneira vida nova em muitas ruas que estão ao abandono, destroiem-se os campos férteis com blocos desordenados de apartamentos! Ganha com isto os bancos, politicos, construtores e perdem as futuras gerações de Olhão! Bem vindos ao nacional porreirismo da esquerda!

Anónimo disse...

ó sergio quem disse que o ps era de esquerda.até os militantes históricos deles se queixam com falta de democracia!
o ps em tempos foi de ~esquerda e teve em olhão alguns resitentes anti-salazaristas .mas hoje até antigos bufos bufos tens na sua concelhia,bufos esses que após o 25 de abril se mudaram para o pc mas que agora estão no ps.
o xico leal é do ps mas ele é de esquerda? nem do ps ele era foi metido nas listas do ps com uma inscrição falsa arranjada por um amigo.para se poder candidatar.
mas as origens dele são de ideias do antigo regime.tanto assim é que a melhor prova disso é esse concurso.onde há um juri e ele anula a decisão do juri! para meter o candidato encomendado
.democracia á la xico leal.
mas não é só aqui,em muito mais coisas ele faz isso.por exemplo à mases mandou o vereador J.Peres roubar um cartaz onde estava propaganda do SO.
claro que alguém lhe pôs uma queixa contra ele em tribunal,e vai ter de responder.

Anónimo disse...

Ainda não era suposto personagens como J Sócrates e Augusto Santos Silva virem a habitar este mundo, já Edmundo Pedro participava, adolescente, em actividades contra o regime de Salazar. Em meados dos anos 30, Edmundo Pedro conspirava nas juventudes comunistas, agitador nato e lutador pelos seus ideais de liberdade solidária. Tão perigoso para o regime que foi uma das figuras da oposição que «inaugurou», em 1936, o campo de concentração fascista do Tarrafal. Por lá ficou encarcerado, submetido à «frigideira», tentou fugas e foi libertado no final da II Guerra. Ao que consta, as suas tentativas de fuga não foram coordenadas com o Partido, o que levou Edmundo Pedro a ser repreendido, coisa que não gostou e o fez sair do PCP. Não sei detalhes desta desavença, mas a Edmundo Pedro todos respeitam como um dos nomes marcantes do antifascismo do Portugal do século XX e o último, julgo eu, tarrafalista vivo, e ainda por cima activo na política.
Aderiu ao Partido Socialista em 1974. Hoje tem 89 anos. Ontém o «Público» noticiava uma sua participação numa sessão de «debate» do PS sobre o próximo Congresso dessa associação que, como eu gosto de dizer (prazer meu, não interessa), usurpa desde sempre o nome «socialista». Edmundo Pedro queixou-se de uma ausência no PS de qualquer discussão teórica e de ideias, como se isso fosse possível no partido-estado, no partido que melhor serve e sempre serviu os interesses financeiros mais despudorados. Como se isso fosse possível no partido de Pina Moura, Armando Vara, J Coelho e A Vitorino!
Um partido onde ninguém hoje deve saber nada da história da palavra socialismo nem tão-pouco social-democracia. J Sócrates, ele próprio, não deve saber muito a direito, ou nada mesmo, sobre o Tarrafal, por exemplo (eu pelo menos não creio que saiba nada do assunto, e tenho todas as razões para pensar isso).
Admirado, disse Edmundo Pedro que deveria ser o único na sala a querer discutir as questões de «governança» interna e de outras «escalas». Mal sabia Edmundo Pedro quem tinha pela frente, na mesa do «debate»: Augusto Santos Silva, o teórico da sarjeta, ou do jornalismo-sarjeta se se preferir. Sem respeito nenhum por quem tinha à sua frente, nem pela pessoa nem pela idade, nem pela história, utilizou as palavras de Edmundo Pedro para dizer (vimos na TVI - Jornal das 20h) que não estava agendada aquela reunião para discutir questões de «governança» nem uma autoflagelação do partido. Depois passou para a sua frase já aqui glosada - que gostava era de malhar na «direita», ou seja, no PCP («pseudo-esquerda plebeia», para ASS) e no Bloco de Esquerda («pseudo-esquerda chique» para o mesmo indivíduo). O PS é isto. Acho mesmo que o PS nunca foi mais do que isto. Isto e cargos empresariais.

Anónimo disse...

mais do mesmo temos em olhao.
vejam-se os delfins pina e camacho a fazerem-se ao poder.saberão esses dois o que é o socialismo?
se fossem socialistas a sério levantavam-se contra as medidas totalitárias que chico leal tem vundo cada vez mais a implementar em olhão tanto na CMO como na concelhia ps em olhao.
não será.
sabemos de antemão que quem se por em bicos de pé não terá lugar nas listas autárquics que dão acesso aos lugares de eleição,para a futura vereação,não é assim?
o 1º lugar sabemos de antemão que há muito que está destinado por sócrates,para o actual edil,o 2º está em disputa acessa,pois é mais que certo que será esse o futuro presidente da CMO. o vereador J.Peres é empurado para a cabeça do touro para roubar cartazes que digam mal do leal e fazer declarações parvas aos jornaisalgarvios tipo " CMO ainda não sabe onde vai passar a variante norte à 125.e a outra que diz que a lixeira de quelfes é legal pois as os outras autarquias tem igual". esse vereador está de retorno à junta de frguesia de olhão ,para ver se arranja o tempo prá reforma,enquanto a sua esposa vai-se preparando para gerir a acaso e a respectiva fortuna,(que é tão grande ,que dá para pagar ás tarefeiras das escolas do concelho de olhão,)não é assim?
senhores socialistas ?qual será valordherança que a acaso recebeu,que dá para tudo,também foi dessa herança que compraramos pópós para os vereadores?
um dia saberemos!

Anónimo disse...

quando voltaremos a ter verdadeiros socialistas a governarem olhão ?

tóino disse...

o que é certo é que a campanha para pôr o Leal na rua já começou, confiram aqui

tóino

Anónimo disse...

É de louvar quem teve a iniciativa
coragem e amor à sua terra, ao mandar colocar num autocarro aquele
glorioso cartaz.
Se calhar, o dinheiro dispendido para aquela fixação, veio dos pro-
jectistas e construtores leais ao snr.

Anónimo disse...

vamos colocar cartazes destes em olhão?
já agora qual é o nome do funcionário admitido pelo chico cara dura?
deve ser alguém com uma inteligência ,muito acima da média, pois ganhar um concurso ao fim de semana ,já faz lembraro nosso zézito que fez 5 cadeiras da universidade ao domingo e por conrrespondência.