quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

SOS Ria Formosa!

Pensava eu que o Francisco Leal era uma pessoa inovadora e que tinha descoberto a pólvora no que diz respeito aos campos de golfe em cima da Ria Formosa! Mas uma mão amiga fez-me chegar umas fotografias que mostram que o que Francisco Leal pretende para Marim, é nem mais nem menos uma imitação do que já se faz na zona do Ancão, onde os campos de golfes descaregam directamente para a Ria Formosa as escorrências da rega dos campos de golfe.







Essas escorrências encontram-se cheias de productos quimicos pois, como sabemos, para a relva dos golfes estar sempre verdinha e não ter ervas daninhas é necessário a respectiva dose química.





Na zona do Ancão viveiros são coisas que já pertencem ao passado e a vida marinha também não abunda, talvez consequência destes anos todos a receber os químicos dos campos de golfe que invadiram os terrenos da Ria Formosa.
No entanto, nesta ria abandonada por todas entidades responsáveis no que toca a defesa do ambiente, em Marim os viveiros são realidades de quem tenta sobreviver.Com a alteração ao PDM e ao prever para esta zona um Hotel com 900 camas e um campo de golfe, não estará a CMO, apesar dos pareceres negativos de várias entidades, a violar todas as leis europeias de perservação da biodiversidade (de acordo com a Rede Natura 2000 e da Convecção Ramsar) e a contribuir grandemente para que esta zona fique tão degradada em termoa ambientais, como a referida zona do Ancão?
Neste momento com as noticias do Freeport a sair todos os dias na comunicação social, por uma desafectação de terrenos de uma ZPE para a construção daquele empreedimento, o caso do PDM de Marim não será igual? Quem promoveu a alteração do PDM para a zona de Marim? A CMO!
Quem autorizou a desafectação daquela Zona de Protecção Especial? O que diz a CCDR do Algarve sobre o assunto? Qual foi o parecer do director do Parque Natural da Ria Formosa sobre este assunto? Qual foi o parecer do Instituto de Conservação da Natureza? Qual foi o parecer do ministro do Ambiente?
Será só, porque é o 1º ministro a estar supostamente envolvido num assunto menos claro, que a imprensa está preocupada ? Não será a alteração ao PDM de Marim, um caso de Crime Ambiental com o consentimento de todas as entidades responsáveis? Saberá a U.E. deste ataque a uma ZPE para a qual já mandou tanto dinheiro (só para o Pólis Ria Formosa foram 87.5 milhões de euros!)?

33 comentários:

Anónimo disse...

acusam o zézito de receber luvas da realeza britânica,não sei se será verdade ou não,mas que houve um ataque aquela zona é uma realidade pois nenhum caso de ambiente se resolve neste portugal em 20 dias.e em vésperas de eleições ainda é mais estranho, mas do zézito nós portugueses já esperamos tudo a mas recente é o abate de sobreiros em Setubalcom a autorização dele,como vimos hoje nas televisões.e como sempre duvidoso a utilidade publica do abate de sobreiros,para a Construção de um centro comercial para benefeciar o Vitória de Setubal. será como em olhão que se acabou com uma zona desportiva para dar lugar a um centro comercial?e onde mais uma vez o benefeciado foi futebol profissional do clube que é
orgulho da CMO.
já no caso da alteração ao pdm de marim Quem vai ficar benefeciado com este ataque à biodiversidade,existente naquela zona.
será que o nosso presidente também calça as mesmas luvas que o zézito?

Anónimo disse...

o problema nao são só os produtos quimicos provenientes dos campos de golf a a serem escuados para cimma da ria (apesar de ser um problema ja de si serio o suficiente) no caso da construçao de um empreendimento dessa dimensão em cima da ria para calar a boca ao povo e para sossegar as almas mais inquetas juntam ao projecto uma etar de ultima geração e aparecem com estimativas fantasticas para minimizar o impacto ambiental que tudo isto causa .
O problema mais grave é o facto de ainda nao terem entendido que esse modelo de desenvolvimento turistico baseado em grandes projectos imobiliarios e campos de golf estar completamente ultrapassado...
Daqui a vinte anos exestirão milhares de campos de golf e hoteis fantásticos e cada vez mais arrojados ao ponto de se tornar uma coisa comum , como ja acontece hoje em vários nichos turísticos ( veja-se o caso dos spa ).Daqui a vinte anos será um luxo poder visitar zonas que pela sua qualidade e diversidade ambiental serão únicas. o luxo esta na singularudade desta zona , prova disso são as centenas de barcos , turistas nauticos , que escolhem o sossego e as caracteriiticas unicas deste local para ancorar de verão e passear pela ria. para ja nao falar da biodiversidade . a diferença entre o tao falado turismo sustendado e a força do betão é simplesmente esta ; a velocidade com que aparecem os numeros,a forma imediata com se cortam as fitas e se colhem os louros . e nao me venham falar de ecoterrorismos e ecoextremismos que não éo caso .

Marau

Anónimo disse...

NAO E SO OZEZITO NAO E TAMBEM NAO E SO O CAMPODE GOLFE MARIM TEN MAIS CONSTRUCOES VEJAM A ALDEIA DE MARIM COMO ELA E AGORA E SE O XICO APROVAR O TAL PROJETO LOGO VERAO CAMO FICA UM TRABALHADOR DA CAMARA QUE ESTA FARTO DE VER ESTAS JOGADAS E O AMBIENTE QUE SE F...

Anónimo disse...

Isto chama-se serviço público o que vcs estão fazendo.Os olhanenses um dia lhes farão a devida justiça.

Anónimo disse...

só para informação umcampo de golfe de 18 buracos gasta tanta água como uma cidade de 35ooo habitantes !
pois é isso não dizem os nossos autarcas.
nem convém as pessoas saberem,pois se um dis houver crise de água onde vão os campos de golfe buscar a água para a rega?
os quimicos que é necessário para matar as ervas daninhas e deixar o campo sempre verdinho eles também não dizem.assim como não dizem para onde vão parar esses quimicos.
só dizem que é para o progresso da de olhão .
e eu digo moçe óchico leva lá este tipo de progresso para tavira que é donde tu vieste,e deixa os
filhos de olhão em paz.
mas sem golfes e hoteis em cima da ria querem fazer hóteis façam em zonas onde a reserva agricola autorize,não venham fazer para zonas de protecção especial como é marim.

Anónimo disse...

A questão que se coloca é a seguinte :se vieram verbas da união europeia,para defender a biodiversidade ,e em nome da defesa e perservação dessa biodiversidade ,a população de olhão teve de mudar muitos dos seus hábitos ancestriais, no que respeita á pesca que se fazia antes da ria ser 1ºreserva natural e mais tarde parque natural. tais como acabar com a pesca do tapa esteiro,a pescas da merjona dentro da ria a pesca dos alcatruzes limitaram as licenças de rede de tresmalho etc.etc.,tudo em nome da defesa do ambiente,e quando as pessoas transgrediam e hoje ainda,algumas transgridem ,logo chovem pesadas coimas que alguns vão pagando a prestações.
ora se a população piscatória de olhão ,foi obrigada a mudar a sua atitude , para perservar a biodiversidade que existe na ria tanto na água como em terra.vem agora a CMO com a alteração ao PDM de Marim autorizar a construçaõ de mais 900 camas e um campo de golfe para aquela zona?
devem estar a brincar com os olhanenses!
mas o mais grave desta situação toda é que são os blogues de olhão e em especial o vosso que faz as denuncias desta ilegalidade.e as forças politicas desta cidade estão de acordo com este ataque,que fazem aos olhanenses ao atacarem a biodiversidade que a U.E. obriga a defender e para isso manda verbas para portugal,como é agora o dinheiro do Pólis!
ou o programa Pólis Ria Formosa não diz que a verba é para renaturalizar a Ria,ora se é para a renaturalizar qual o motivo que a querem alterar?saberá aU.E.os intentos da CMO e do seu presidente?
o que dizem a isso o PS o PSD e a própria CDU?
pois ainda não vi a posição destes partidos.face a este verdadeiro atentado ao ambiente e a uma zona de protecção especial tal como era alcochete,e que nós bem sabemos o que se pasou por lá.

Anónimo disse...

mas então é uma autarquia que promove uma feira de parques e ambiente,que tem a ousadia de promover uma alteração ao PDM que permita a construção de 900 camas e um campo de golfe numa zona tão sensivél como esta?
que raio de ambiente é que a CMO e o seu presidente defendem?
o ambiente dos cifrões? quem vai lucrar com esse empreendimento? terão os nossos autarcas consciência do que estão a consentir que se destrua?
por acaso quem é que fez o estudo de impacto ambiental?
alguém sabe quem foi? ou não fizeram?

destruir?

Anónimo disse...

Mas afinal quantas casas vazias existem em Olhão?
Só se vê casas abandonadas.
e ainda vão fazer mais?

Anónimo disse...

há um site na net que tem quase 1500 casa à venda, em olhão!
agora meta mais as casas de banho do marina vilage e veja são masi 700.some isto tudo á quinta joão ourem e veja claro que muitas delas já tem dono é para aquele gajo do nariz grande que aprova tudo desde que se lembrem dele.
agora o ataque a marim é para a gente do grande capital tal como foi e é no ancão s.lourenço ludo quinta do lago etc.etc.etc.ai é que eles vão encher a mula! as máfias estão no ataque ao ambiente e o governo a CMO aprova tudo.claro que com o frio vem as luvas mas isto está tudo legal porque o freeport está legal .não é assim sr verador João Peres?
pois segundo afirmações vossas ao postal do algrve a lixeira de quelfes estava legal porque as outra autarquias tinham lixeirs nas mesmas condições.Marim é igual está tudo legal, porque o freeport tambem está?
pois se calhar é assim que pens a vereação da CMO! e não vai tudo tomar banho para as ETARS de agua pura como afirmou o vendido director das águas do algarve ao pasquim do jornal do olhanense.
não sabia que estava a ofender os olhaneses?a mentir com a boca toda ? se as águas da ETARpoente estão tão limpas ,desafio estes 2 crápulas da sociedade a irem tomar banho dentro delas para ver se lhes acontece o o mesmo que em agosto aconteceu aos100 patos reais que morreram com botulismo!
eram menos dois a receberem ordenados fabulosos para nos andarem a mentir!

Anónimo disse...

o que o olhão livre quer é destruir o nosso presidente engº Francisco Leal o presidente que tudo faz para preservar o ambiente!
para vossa informação as águas da ETAR de poente estão completamente limpas, como disse o amigo do presidente da CMO , e também ele presidente das águas do algarve ao jornal do olhanense.
Claro a ambição do olhão livre e correr com este presidente e mais nada!um homem que tudo tem feito para olhão ser um cidade 5 estrelas,veja-se só os turistas que já começaram a reservar estadia no marina vilage,já esta´esgotado mesmo antes de abrir,é como os apartamentos da mesma empresa que já estão todos vendidos antes de estarem construidos.o homem é só sucessos e vocês só sabem falar mal,deixem o homem governar-se porra também tem direito,antes de passar o cargo aos traidores do próprio PS.

Anónimo disse...

Luis G o senhor só pode ser atrasado mental...

Anónimo disse...

tas feito com o narigudo,nao?o luis narigudo?

Anónimo disse...

so pode estar....

Anónimo disse...

qual o motivo que eu estou feito com o srº presidente? o homem tem feito um bom tem sido bom para os funcionários da CMO e vai ganhar as eleições outra vez.voces tem é inveja.
digam lá só uma coisa que ele não tenha feito bem. os adovados não dizem nada pois não então ele tem razão.

Anónimo disse...

ó costa deixe lá esse luis g falar que deve ser mais um que está encostado ao leal.o post está bom ,e desmascara aqueles que querem jogar as casas das ilhas abaixo e depois querem fazer campos de golfe em cima da ria conforme está nas fotografias .afinal o que faz mal á ria as casa ou os quimicos dos golfes?
leal precisa é de levar com uns sapatos ou um tacada de ovo

Anónimo disse...

eu queria dizer advogados,sim advogados com tantos advogados em olhão se o leal fizesse alguma coisa ilegal não acham que eles já tinhamdito alguma coisa .mas olhe os melhoresadvogados de olhão gostam muito do leal e repare que nas próximas eleições autárrquicas na lista de honra dele quantos não vão por láo nome a defender o leal.
ou quando se apoioa não se apoia tudo o que ele faz.
se eu apoiasse uma pessoa e verificasse que ele não conrespondia ás minhas expectativas,ou que estava a fazer alguma coisa de ilegal demarcava-me desse sujeito e vincava a minha posição publicamente,caso contrário eu estava a apoiá-lo.
ora já viu alguém da lista de apoio ao leal vir manifestar-se contra o que o leal tem feito?não nada nem um ,ora ai está a prova que o homem tem feito tudo legal.
e nomes sonantes da nossa sociedade ,que o apoioam ,não me cabe a mim divulgar .verão quem são nos próximos meses.

Anónimo disse...

o leal tem todos na mão desde adovagos a juizes passando por todas as entidades oficiais.
sabe trabalhar bem o homem,querem ver um exemplo da maneira como ele sabe trabalhar :vão ao festival do marisco e vejam que se senta na mesa bem farta dele,e é só lavagantes camarão tigre do gigante satolas das ria não das que estão no fundo da arca congeladoura a aguardar o festival do marisco.
quem paga a factura a fesnima.a quem ficam a dever os favores ao leal.depois é só pagarem a factura com o silêncio. desde ministros secrtários de estado acababndo na ccdr. comemtodos á farta. e á nossa custa.

Anónimo disse...

Esses que apoiam o Leal também não devem ter as mãos quentes pois como o prórpio Luis G. diz: "o homem tem feito um bom tem sido bom para os funcionários da CMO e vai ganhar as eleições outra vez." Então pois tá claro que ele é bom para quem lhe interessa e os pescadores que vão perder com a poluição da ria? Será que ele também é bom?

Anónimo disse...

maria maria .o leal tens as eleições ganhas á partida.
faça as contas ao nº de funcionários da CMO,mais de 1/2 estão controlados comuma série de benesses,desde lvarem o carro da CMO para casa até levaremos filhos aos infantários e escola. tivessem os carros da CMO um sistema de GPS implantado e veria a CMO onde andam os seus funcionários,e o combustivél que poupava se os carros fossem só para o serviço.
depois na vesperas das eleições a acaso(por isso quem está á frente destes lares é tudo gente de confiança do leal) e os lares todos de 3ª idade começam a dizer que se não votarem no leal os lares fecham e os velhotes vão que nem cordeirinhos atrá das cantigas.
com a oferta de mais umas latas de tinta e caixas de azulejos que fazem sempre em vésperas de eleições a eleição do leal é garantida.
mais o apoio de meia duzia de construtores,advogados comerciantes e profºdo sistema mais uns dirigentes desportivos (tipo orgulhos da terra)daqueles que embarcam em negócios de centros comerciais em zonas desportivas e outros negócios menos claros.
isto tudo com o apoio do jornal do olhanense onde quem manda lá agora é o leal ~tipo ou escrevemo que eu quero e entrevistam quem eu mando ,ou fecho a torneira ao futebol profissional do olhanense.e não há mais autocarro para nimguém nem negócios de terrenos pois os terrenos do J.Arcanjo foram oferecidos ao SCO para aprática desportiva e não para a especulação imobiliária.
e o que nós sabemos é que cada vez há mais prédios naqueles terrenos.
claro que se o SCO subir á 1ª divisão então o leal tem ainda mais votos pois vai andar tudo maluco e os sócios querem é saber do futebol e estão-se borrifando que as ameijoas morram e que a ria esteja poluida.
politica e futebol sempre foram bons aliados e olhão não podia fugir á regra.

Anónimo disse...

Poucos podem acreditar
nesta democracia ficcional,
esta política é de lamentar,
desgraçando a sociedade nacional.

O meu primo mexilhão
tem perdido a sua pujança,
até o mais forte berbigão
enche menos a sua “pança”!

De rastos encontra-se a economia,
um dos frutos da temporada,
ordinária tem sido a mordomia
desta política tão rosada.

Esta política demagógica,
cada vez mais intolerável,
não tem substância ideológica,
além de ser deplorável!

A vida do meu primo mexilhão,
já muito dura por natureza,
não se compara com a do abelhão
devido à marítima aspereza!

Anónimo disse...

então e o aumento da área do campo de golfe do "Hotel da Maragota", já se esqueceram deste projecto ? Também de mais construções.
E não será mais grave o aumento do referido campo de golfe nesta zona,
porque para além do actual não ter qualquer tratamento no que se refere ao excedente das aguas de rega, que por sinal são encaminhadas para o outro lado da estrada e para a terra vizinha, polui os solos friáticos, os quais, nesta zona, são mais importantes, devido aos elevados níveis de nitratos.
Mas os senhores do Meio Ambiente só estão preocupados com os desgraçados dos agricultores, melhor dizendo, aos agricultores obrigam a fazerem charcas (depósitos para retenção das águas excedentárias vdas regas), e aos que fazem campos de golfe e outros projectos de construção, nada lhes é exigido.
Só chateiam quem produz, quem trabalha.
Miserável País, isto só tem uma solução: tiro para a frente, os cravos já murcharam há muito tempo.

Anónimo disse...

O presidente da Câmara de Olhão quer lá saber dos níveis de nitratos que vão para os solos friáticos. O homem só está interessado do cimento. Na ecola agricola só aprendeu como estruturar uma vacaria e betão. O homem quer lá saber de torrões. O homem, sim, sim, quer-se "safar" enquanto fôr tempo.
O snr Luis está correcto, os atrazados somos n´s, porque o dito cujo incompetente lá continua a cometer arbitrariedadaes e crimes contra o ambiente e o mal são "batatas".
O País está a saque e não há alternativa. A Justiça continua sem funcionar, os vários Ministérios são controlados politicamente, o que resta ? Tiro p'ra frente. Quanto mais tarde pior
vão pensando nisto, não vejo outra alternativa.

Anónimo disse...

como o srº luis g. pensam muitos da concelhia do ps em olhão e do psd. pois assim é que está tudo bem não foi por acaso que a pentelha de ferro do psd não aceitou o gonçalo amaral para olhão. e que os olhaneses do psd aceitaram ,e os xuxas de olhão bateram palmas de contentes.

Anónimo disse...

o leal quer é tacho,assim como os outros da concelhia.

Anónimo disse...

«Francisco Leal não é Salazar: tem atrás de si centenas de comensais e micro-carreiristas. Francisco Leal não é Salazar, pois esse tinha, para bem e para mal, uma visão do mundo, do ordenamento social e das constantes do complexo geopolítico português. Francisco Leal, positivamente, o gestor de um regime que nada pode mudar, pois que vive apenas virado para dentro e para a satisfação do apetite de uma parentela extensa de devoristas incapazes da menor assunção daquilo que é o interesse de Olhão.<< Conheço verdadeiras cavalgaduras alcandoradas por razões que a razão desconhece; conheço pessoas limitadíssimas, quando não mal formadas, quase patológicas, que foram singrando até lugares que exigem grande competência. Conheço, finalmente, pessoas honestíssimas que voltaram costas e se deixaram arrastar pelos acontecimentos, conhecedoras da inutilidade da crítica, do comentário ou do mais pequeno reparo. É decepcionante que uma cidade tão pobre como Olhão continue a promover a mediocridade e atire borda-fora a única riqueza que a poderia retirar do miserável estado de estagnação em termos ambientais e de ordenamento em que vegetamos. Não que os outros sejam excelentes; nós é que somos maus, nos tornamos azedos e cínicos quando nos damos conta do modus operandi do jogo social olhanense»

Anónimo disse...

A falta de dignidade,o descaramento
a prepotência, a vaidade dão aos politicos e a liberdade de alterarem o que lhes interessa, pois em nada são censuráveis. A isto chama-se a "democracia" em pleno.

Anónimo disse...

a politica em olhão só é assim porque quem é honesto se limita seguir os acontecimentos,esperando no sofá que o seu dia chegue.
desenganem-se quem assim pensa. quem não tiver a coragem de dar a cara quando a maioria tem medo,do dinosauro francisco leal.então quando ele chegar á barra dos tribunais será tarde . o momento é agora ou aparecem ou o vosso futuro politico está condenado.
olhão não é uma terra pobre as politicas dos governantes é que fazem que esta terra se torna-se pobre para a maioria dos olhaneses e riquissima para uma dezenas que vivem á conta da CMO e dos subsidios da U.E.
estas palavras servem para os elementos do ps do psd e de todos os que vão congeminado nos escritórios e bares da noite olhanense.
valor há que dar a uma vintena de visionários que viram que a hora de perder o medo chegou e por isso se manifestam publicamente organizanodo conferência blogs foruns e movimentos de cidadania activa e õnde se discute olhão e onde os boss da politica não têm a coragem de aparecer.
o tempo e a sociedade olhanense lhes prestará a devida homenagem.

Anónimo disse...

o gonçalo amaral ainda vai ser candidato em olhão!
prepara-te leal o teu futuro está a chegar ao fim.
há-de ser bonito o amaral concorrer independente e ganhar.
o que vão fazer o ps e o psd? e os boys dos respectivos partidos?
se não tiveram corgem de fazer frente aos corruptos ou demarcam-se ou o vosso futuro politico está no fim!
com esta entrevista na sic, gonçalo amaral ,cada vez tem mais espaço de manobra para derrotar o leal!

Anónimo disse...

Se o engenheiro Macário Correia, que se candidatou à Câmara de Faro
ganhar, o que penso qua vai acontecer, será uma boa ajuda a Gonçalo Amaral, para Olhão. Assim, creio que haja sucesso para uma melhoria dos dois concelhos em termos de desenvolvimento, que penso seja o normal, diferente do que se tem praticado até hoje.
Corrupção para o lado de Macário penso não existir, idéias concretas
e desenvolvimento cultural, são uteis por parte daquele.
Será que alguns aversários pensam que o "Zé Macário", não "os" tem no sítio quando assume uma responsabilidade?
Este, pelo menos, ajudou os agricultores da serra. Passem pela serra do concelho de Tavira, e verão. Este homem dinamizou lugares
criou nova vida às populações, deu outro sentido ao meio onde trabalhava.
É pena não se candidatar ao concelho de Olhão.

Anónimo disse...

Será que o Macário a concorrer à CMF terá a mesma ópinião sobre as casas ditas clandestinas das ilhas
barreira, Farol Hangares e Culatra?
É que essas ilhas estão todas no concelho de Faroe vão votar em Faro.Será que os votos dessas populações não irão alterara sua maneira de pensar?´Veremos!

Anónimo disse...

O Macário disse numa entrevista esta semana no correio da manhã se for eleito presidente da camara de Faro manda todas as casas ilegais abaixo que estiverem na ria.

Anónimo disse...

As 900 camas e o campo de golfe já
foram aprovadas pela Câmara Municipal de Olhão e,com os PARECERES favoráveis de todas as entidades,e ponto final na conversa
Com que então pensavam que o sim sim, era mentiroso e não conseguia,
vocês são uns malandrecos.
Pois é verdade meus amigos defensores da natureza, o papel é mais forte,quer queiram ou não.
O começar a vender ovos não acarreta a senilidade.
E a Lei protege este tipo de crimes
é pena, pois a prepotência do sistema leva-nos à miséria.
Alguns ainda emitem criticas ao Presidente da República por ser cara de pau, podera, ao ver o que se passa neste Pais, que vontade terá de sorrir.
Até dia 26, bom trabalho-

Anónimo disse...

PSD debate «Turismo em Portimão, que futuro?»
23 de Fevereiro de 2009 | 10:39

A Concelhia do PSD de Portimão vai promover um colóquio sobre Turismo no próximo dia 28 de Fevereiro, às 15 horas, no Hotel Alvor Pestana, subordinado ao tema «Turismo em Portimão: que futuro?»
Aqui ja ouvi falar que iam convidar o Pro. Pina para uma palestra mas era convidado por um grupo de olhanenses que da pelo nome de cafetantes Tem graça atao e os outros? Sera que teem medo de debater este assunto com os pes descalços?