terça-feira, 19 de maio de 2009

J.M.JÚDICE POLUIDOR!

O empreendimento turístico hoteleiro mais conhecido por Quinta do Adolfo, agora Hotel Vilamonte é propriedade de J.M.Júdice, figura publica deste País, o que não o impede de cometer crimes ambientais graves desde que lhe convenham, já que isso significa redução de custos nas despesas das suas empresas.
O Hotel Vilamonte situa-se no sitio dos Caliços-Moncarapacho, e na planta síntese do P.D. M. de Olhão localiza-se em Espaço Agrícola Condicionado I. Nesta planta e naquele lugar está também e mal, sinalizado um Elemento do Património Construído a que foi atribuído o nº21 a que equivale uma Etar que não existe. Já a planta de condicionamentos especiais localiza o lugar como em Zona de Protecção Remota de Captação Publica de Águas. Seja como fôr o que os habitantes do concelho de Olhão em geral e os de Moncarapacho em particular, não querem nem vão permitir é que continuem a contaminar os lençóis freáticos da região como têm feito até aqui. Em tempos jogavam os despejos para dentro de uma nora agora é para a Ribeira, que acaba por desaguar na Ria Formosa. São décadas de poluição que todas as autoridades sabem mas "ignoram" empurrando de um lado para o outro. É o costuma; a impunidade dos poderosos com a cumplicidade pela omissão dos agentes do Poder, neste caso local, já que Francisco Leal, infelizmente ainda presidente da C.M.OLHÃO, finge ignorar o assunto, sacudindo as mãos como Pilatos. Será por ali ter celebrado o casamento da sua menina?
Também a CCDR sacode a agua do capote endossando para a recem criada ARH; é o tradicional joga de empurra. Certo é que esta situação há anos que vem sendo denunciada pelos agricultores da região por terem os lençóis freáticos contaminados.
Pela gravidade aguarda-se o desenrolar do assunto em http://somosolhao.blogs.sapo.pt



.

166 comentários:

Olhão cidade 5 Estrelas disse...

já tinhamos um leal poluidor agora temos um advogado poluidor isto está lindo e leva jeito.
e o que diz a isto d. valentina calixto?
a ARH só serve para cobrar as multas a quem não registar o poço ou a nora,e o que faz a ARH a quem polui as ribeiras? as multas a quem não declara as noras poços minas de água e fossas são enormes,então e o que acontece a quem despeja os esgotos para as ribeiras do concelho de olhão e a ria formosa?
a lista de denuncias do blog que se tornou no inimigo publico Nº 1 da CMO já é enorme.e passado mais de 1 ano continua tudo na mesam á exepção do esgoto da bela olhão que F.Leal dizia que não era da bela olhão mas assim que esta fábrica deixou de funcionar(inflizmente para quem lá trabalhava) ,o esgoto deixou de descaregar sujo para a doca.o que prova a razão da origem daquele foco de poluição pena que ria formosa, tenha ficado com menos 1 foco de poluição há custa de 180 desempregados.
os poderosos que poluem não lhes acontece nada e a CMO é a principal culpada, pois nós pagamos todos os meses, para os esgotos serem tratados,junto com a factura da água(alguns até não pagam) e a CMO nada faz para tratar todos os esgotos.

Anónimo disse...

Sim senhor, grande carta. Estranho não falar do Sócrates, Cavaco e afins. É que em ano de eleições vale tudo! Parabéns a este funcionário da CMO, que embora sem saber escrever devia ser inspector da PJ, PSP, SIS, sei lá.

Pasmaceira de Pechão. disse...

casamentos na quinta do adolfo? à borla não?onde está a factura? sabem que de há anos para cá, tem de aprsentar as facturas dos casamentos ao fisco? a lei é do PS será que leal a cumpriu?
é pá o ambiente no hotel é bom pena que seja tão poluidor,mas sai ao leal tá certo.o homem quer lá saber da poluição ele quer é hoteis.

Muitos me vêem, poucos me conhecem! disse...

Hoje, o bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Marinho Pinto denunciou “práticas de ilegalidades gravíssimas” de uma “minoria” de advogados que andam por aí a propalar valores e a falar como se fossem a reserva moral da advocacia, quando afinal andam a contas com a justiça por suspeitas de práticas de ilegalidades gravíssimas.
Será que Marinho Pinto também se estaria a referir à Quinta do Adolfo, agora chamado de Hotel Vilamonte Resort Relais & Chateaux, devido à poluição ambiental que este empreendimento turístico representa e cujo proprietário parece ser um conhecido advogado?
Era João Bonança Presidente da Câmara Municipal de Olhão e Francisco leal o vereador das obras quando este complexo turístico nasceu. Como foi então passada a licença de funcionamento desta unidade hoteleira sabendo de antemão que os dejectos iriam todos parar ao subsolo e que contribuiriam para conspurcar não só o meio ambiente envolvente mas principalmente os lençóis freáticos subterrâneos, o que rapidamente se veio a verificar com a indignação de muitos agricultores da freguesia de Moncarapacho que viram as suas águas destinadas à rega agrícola completamente sujas e alteradas devido a esta leviandade? E os outros organismos que deram o seu parecer? Como é possível que se permita o funcionamento de uma unidade hoteleira desta dimensão e não se acautele o meio ambiente e de quem dele necessita para o seu sustento, neste caso os agricultores? Mas esta situação é tão grave que não são apenas os lençóis freáticos que são afectados, também as ribeiras e, em último caso a própria Ria Formosa que recebe, em último lugar, toda esta porcaria que vem escorrendo e que, finalmente, se deposita nos viveiros, no marisco, nos bivalves, afecta os peixes, as aves, isto é, em toda a cadeia alimentar que nos serve de base alimentar e manutenção de muitos postos de trabalho. Todo este prejuízo em nome de quê ou de quem?
E o que fez até hoje a Câmara Municipal de Olhão?
Será que Francisco Leal quando lá casou lá a sua querida filha, não sabia dos protestos dos agricultores sobre o escoamento dos resíduos sólidos para o meio ambiente?
Sabia concerteza. Mandou elaborar algum auto? Alguém foi multado? Quer pela CMO ou pelo Ministério do Ambiente? Alguém sabe? Ou as multas são só para os pequeninos que não declararem os poços, as noras, alguns com centenas de anos, bem como as fossas domésticas? Então os grandes não pagam multas? Para onde caminha esta sociedade dita democrática em que, cada vez mais, se diz que somos todos iguais, mas em que vê que uns são mais iguais do que outros?
A chamada Quinta do Adolfo, cujo nome provém do artista alemão Adolfo que em 1979 comprou 87.000 m2 no Monte dos Caliços, em Moncarapacho, agora denominada Hotel Vilamonte tem, no seu roteiro turístico publicidade ao seu miradouro como um lugar ideal para usufruir do sol algarvio, pena é que, desse miradouro não se veja nem se cheire o crime ambiental que está diariamente a ser cometido debaixo dos seus pés.
Prometo voltar brevemente com mais uma denúncia de um outro crime ambiental, também este na freguesia de Moncarapacho, mas derivado de uma exploração agrícola de gente graúda e com conhecimentos e ligações à Universidade do Algarve e à Direcção Regional de Agricultura.

SABE SABE disse...

cambada de malandros vão mas é trabalhar,o leal vai par o 4º mandato com uma perna às costas, e agora com o apoio dos socios do olhanense ainda melhor.o homem até se pode dar ao luxo de deixar o compadre pagar 1 euro de água,pois nada nem nimguém lhe faz frente, nem na CMO nem na concelhia do ps, pois ele tem na sua posse um filme de alguém com ambições ao poder,apanhado também a mijar fora do penico.

já cá se sabe disse...

é o pininha numa orgia ca té mete levar no cú

Anónimo disse...

algue sabe alguma coisa da belaolhao

conheço muitos mas poucos me vêem disse...

boa tirada meu "antónimo", mostras saber muito e também muito esquecer, o Marinhi Pinto estava a referir-se a uns advogados de Olhão que com muita prosápia passam por mais santos que o padre Delgado que a todos batizou, mas que tu sabes e bem que estão metidos até aos gorgomilhos em muito do que de criminoso se faz em Olhão.
Também vou voltar.

Gonçalo Amaral disse...

A carta anónima fala de coisas que se tem passado -e passam- em Olhão que comigo na Câmara não aconteceriam.
Corrupções, favores, etc. era garantido que acabavam, até o chupista do Alberto Almeida ia parar à ala 2 de Pinheiro da Cruz.
E isso das poucas vergonhas dentro Câmara com as secretáias tinha que mudar de local, lá para o lado da Quinta dos Poetas o na Quinta do Adolfo com as despezas à conta dos mamões dos pais delas.

sacana disse...

é rapaz então o marinho pinto já sabe o que se passa em olhão?pudera com esse advogado a cometer crimes ambientais dessa maneira. e com os grandes grupos de patos bravos a invadirem o concelho de olhão.já constroem quase dentro de água com os negócios a serem feitos na cas do cara dura.já constroem em cima das estrumeiras .
constroem na REN e a RAN sema desfectaçaõ das respectivas reservas .como é que o abuso de poder não vai parar aos envelopes,por baixo da mesa,ouviram charles smith dizer como se faz,é facil e não deixa pistas.
e envelopes na CMO tá em monte.
começando logo pelo pulga que paga 1 euro de agua.

Olhão cheira a Merda disse...

olhão cidade da corrupção onde os criminosos ambientais nada sofrem !não será isso uma maneira de corrupcção?uma unidade hoteleira que joga esgotos para a ribeira,e que nada lhe acotece?ao pé do macdonald um esgoto corre para a ribeira camuflado com solipas de caminho de ferro,ou sja sabiam que estavam a poluir e para numguém notar camuflaram quem passou a licença de exploração a esse establecimento de fast food não sabia que os esgotos iam parar á ribeira?
no T os esgotos correm a céu aberto sem tratamento f.leal sabe e já vai em 4 mandatos na CMO e nada fez para resolver. razão tem o gonçalo amaral a dizer que com ele iam todos presos. por isso a pintelha de ferro não autorizou a candidatura do gonçalo amaral.

Anónimo disse...

é hoje! acabou o prazo ,para o cara dura responder ao S.O.será que ele respondeu? ou cobardemente fechou-se em copas e nada? entretanto anda a discursar em tavira que é a "terrinha" dele será que a mulher,ainda consegue consegue comer dentro da gaveta? depois de ler a carta duvido.

Anónimo disse...

vigaristas e caloteiros tá a CMO cheio.não pagam ao brisas do sul,e pópós é á ganância a levarem para casa.

j.luis disse...

para quem não conhece aconselho que visitem o blog o esgano pois tem uma reportagem sobre a poluição na ria formosa,e varias entrevista sobre a ria formosa muito boas com essa juventude,a pensar desta maneira ,pode ser uma boa ajuda para denunciar os poluidores.mas nós devemos dar o exemplo e tentar não poluir.

Anónimo disse...

atao nao sabes ainda nada da belaolhao? atao nao sabes que o leal esta comprumitido com os tres duques para que sejam eles a ficar com a bala olhao para fazer apartamentos? mo parece que nao es de ca.

R.T. disse...

ó j.p. não acerta uma prá caixa desde que foste á casinha da luz vermelha,que tás passado.

Anónimo disse...

uma recompensa para saber quem escreveu a carta precurem entre os eng da camara e vao descobrir eu dou uma ajuda e o eng menos amigo do rui puga

Anónimo disse...

pagar ao brisas so se oleal fosase maluco atao ja nao lhe pagou nos anos que esteve ao servico do sistema queres receber duas vezes o fuzetero do caralho

Anónimo disse...

essa CARTA é uma vergonha!!!nem uma verdade que são capazes de dizer..axam que é com estas mentiras vergonhosas que vão chegar a presidentes??NUNCA..
Queriam voces ser uma pessoa sincera e honesta como a d.célia!
mas aguardem, os vossos dias estão contados..isto é apenas uma aviso, deus nao dorme!

um observador atento disse...

Eu estou sempre muito atento.Todos os comentários neste post são quase todos da mesma pessoa.Já ninguém comenta aqui devido ao excesso verbal do sr A.terra parece que é assim que ele assina.E como ninguém comenta mais de oitenta por cento dos comentários são dele.Usa diferentes nomes e inclusive utiliza nomes de outras pessoas conhecidas na cidade para criar confusão e reação.Mas as pessoas já se aperceberam e não entram no jogo dele.Concordando com as denúncias aqui colocadas muitas delas perdem a eficácia devido ao excesso da linguagem utilizada.Sr.A.Terra deixe-se de manobras de diversão que tem mais a lucrar com isso.Boa noite.

Miguel Judice disse...

O meu nome e Miguel Judice e sou presidente da empresa que gere o resort em questao. Infelizmente este caso, como tantos outros neste pais, reflecte a ignorancia de quem dispara primeiro e pergunta depois. A ETAR que fizemos em 2008 foi licenciada pela CCDR (licenca 22 de 2008) em Julho para descarregar as aguas TRATADAS na ribeira, reaproveitando parte delas para a rega e assim poupando recursos preciosos no Algarve (tambem vao criticar isso?). Foi um investimento de 100.000 euros de um privado que vem desta forma resolver um problema cronico de falta de saneamento naquela zona do concelho. Esta ETAR mostra uma preocupacao ambiental inquestionavel e e profundamente triste e injusto que esta atitude, em vez de ser louvada, seja motivo para enxovalhar em praca publica pessoas serias, que nunca cometeram crimes, que pagam os seus impostos e que garantem dezenas de postos de trabalho num concelho que tem as conhecidas dificuldades a esse nivel. O meu pai, J.M.Judice, nao merece este tipo de tratamento e eu como, empresario, mas acima de tudo como filho, irei defende-lo sempre de anormalidades como as que tenho lido nestes foruns. Desde a sua entrada legal em funcionamento temos feito as analises periodicas obrigatorias que atestam a qualidade das aguas que vao para a ribeira. A ultima analise e de finais de Abril e terei todo o gosto em envia-la para quem tiver a coragem de me pedir ou para qualquer mail anonimo que aqueles que nao tem coragem de o fazer queiram criar. A agua e cristalina e pode beber-se se quiserem. A agua vai para uma ribeira que apenas tem agua no inverno. Fora desse periodo tem pocas de agua estagnada quando chove um pouco ou com descargas nossas e de outras pessoas (QUE NAO TEM ETAR COMO NOS). A agua estagna ate ser absorvida (nao e preciso ser sequer medianamente inteligente para o entender. Entenderam?). Estagnada, vai ficando acastanhada pelo contacto com a terra. Dai a dizer que nos deitamos agua preta para a ribeira e uma viagem no yogurt. Critiquem quem quiserem, usem estes blogs para os fins politicos que acharem por bem, mas deixem sossegadas as pessoas serias, trabalhadoras, que nao se metem na vida dos outros, decentes, honestas e com um nome para defender. Eu so quero trabalhar sem estar a ter de perder tempo a ter de ler ofensas de anonimos que se escondem como ratos e que ainda por cima nao sabem da missa um terco. Get your facts right before you say stupid things. E terei muito gosto em que nos venham visitar para um jantar, uma massagem ou se quiserem uma escapadinha da rotina do dia a dia. Apesar de dizerem baboseiras o vosso dinheiro e da cor dos outros.

Miguel Judice disse...

O meu nome e Miguel Judice e sou presidente da empresa que gere o resort em questao. Infelizmente este caso, como tantos outros neste pais, reflecte a ignorancia de quem dispara primeiro e pergunta depois. A ETAR que fizemos em 2008 foi licenciada pela CCDR (licenca 22 de 2008) em Julho para descarregar as aguas TRATADAS na ribeira, reaproveitando parte delas para a rega e assim poupando recursos preciosos no Algarve (tambem vao criticar isso?). Foi um investimento de 100.000 euros de um privado que vem desta forma resolver um problema cronico de falta de saneamento naquela zona do concelho. Esta ETAR mostra uma preocupacao ambiental inquestionavel e e profundamente triste e injusto que esta atitude, em vez de ser louvada, seja motivo para enxovalhar em praca publica pessoas serias, que nunca cometeram crimes, que pagam os seus impostos e que garantem dezenas de postos de trabalho num concelho que tem as conhecidas dificuldades a esse nivel. O meu pai, J.M.Judice, nao merece este tipo de tratamento e eu como, empresario, mas acima de tudo como filho, irei defende-lo sempre de anormalidades como as que tenho lido nestes foruns. Desde a sua entrada legal em funcionamento temos feito as analises periodicas obrigatorias que atestam a qualidade das aguas que vao para a ribeira. A ultima analise e de finais de Abril e terei todo o gosto em envia-la para quem tiver a coragem de me pedir ou para qualquer mail anonimo que aqueles que nao tem coragem de o fazer queiram criar. A agua e cristalina e pode beber-se se quiserem. A agua vai para uma ribeira que apenas tem agua no inverno. Fora desse periodo tem pocas de agua estagnada quando chove um pouco ou com descargas nossas e de outras pessoas (QUE NAO TEM ETAR COMO NOS). A agua estagna ate ser absorvida (nao e preciso ser sequer medianamente inteligente para o entender. Entenderam?). Estagnada, vai ficando acastanhada pelo contacto com a terra. Dai a dizer que nos deitamos agua preta para a ribeira e uma viagem no yogurt. Critiquem quem quiserem, usem estes blogs para os fins politicos que acharem por bem, mas deixem sossegadas as pessoas serias, trabalhadoras, que nao se metem na vida dos outros, decentes, honestas e com um nome para defender. Eu so quero trabalhar sem estar a ter de perder tempo a ter de ler ofensas de anonimos que se escondem como ratos e que ainda por cima nao sabem da missa um terco. Get your facts right before you say stupid things. E terei muito gosto em que nos venham visitar para um jantar, uma massagem ou se quiserem uma escapadinha da rotina do dia a dia. Apesar de dizerem baboseiras o vosso dinheiro e da cor dos outros.

A.TERRA disse...

Respondendo:
Ao observador atento tenho para dizer que é raro comentar os meus próprios posts e aquilo que o sr. vem manifestar não é mais do que uma manobra de descredibilização. Concordo porém que há de facto alguns comentarios excessivos mas os autores são desconhecidos. Mas também é estranho que não critique os atropelos que a autarquia todos os dias comete.
Ao sr. Miguel Judice:
É o proprio quem diz que a sua Etar a ter sido construida só o foi em 2008, o que ssignifica que daí para traz foram anos e anos a poluir? Não reconhece que levaram anos a contaminar os lençois freaticos do sitio. Então porque não faz analises à agua do poço mais abaixo? Sabe que o poluidor neste caso estava obrigado a indemnizar os vizinhos para das coimas devidas? Se a agua ~que sai da Etar é tão boa porque não a reutiliza na rega dos campos de golfe? E se está tão boa quanto diz mande lá essas análises que se fôr possivel publicamo-las.
Não queira é fazer dos outros parvos.

Anónimo disse...

essa história das análises estarem boas já me faz lembrar as análises à agua que saem das etars.estão sempre boas.
o problema é saber que água analisam.pois se eu quiser uma análise em condições é facil.basta mandar para análise uma amostra que eu saiba que está boa.

Anónimo disse...

sr judice jrº por acaso foi o seu vizinho que denunciou esses facto p sepna foi lá e verificou que á poluição qual a razão da água ser tão boa e não a aproveitar para a rega?tem por acaso autorização da aARH para descaregar as escorências da sua presumivél etar para a ribeira?
ao que sei as a agua é cara e normalmente as unidades hoteleiras séria e amigas do ambiente tem sistema~s de aproveitamento das águas da etas para a rega depois de devidamente tratadastem duvidas leia o correio da manhã.

Anónimo disse...

Bons dias
Não é so o SR. A.Terra é a Floripes e são os donos do blog mais o J.P. são só estes que fazem os comentarios indecentes e com falta de verdade e inventam cartas, e censuram os comentarios que não lhes agrada não é verdade Raulito?
Sejam honestos e terão mais credibilidade, mas é dificil não Terramoto?
Cumpram as vossas obrigações como cidadãos mas é dificil não é J.P.?

Anónimo disse...

ao sr miguel judice tenho que lhe pedir desculoas em nome das pessoa honestas de olhao sim eu digo honestas porque o sr nao conhece essas pessoas que escrevem neste blog e que nao0 sao dignas de serem olhanenses isto porque ale de terem um passado triste juntaram se a outros que sao piores quec eles eles deviam era de enaltecer e agradecer ao seu pai de ter omprado esse hotel e dar emprego a tanta gente alem de engrandecer o nome de olhao como tem feito mas nao eles preferem denegrir a imagem do seu pai e de olhao um obrigado

Anónimo disse...

ao sr miguel judice tenho que lhe pedir desculoas em nome das pessoa honestas de olhao sim eu digo honestas porque o sr nao conhece essas pessoas que escrevem neste blog e que nao0 sao dignas de serem olhanenses isto porque ale de terem um passado triste juntaram se a outros que sao piores quec eles eles deviam era de enaltecer e agradecer ao seu pai de ter omprado esse hotel e dar emprego a tanta gente alem de engrandecer o nome de olhao como tem feito mas nao eles preferem denegrir a imagem do seu pai e de olhao um obrigado

Anónimo disse...

ao sr miguel judice tenho que lhe pedir desculoas em nome das pessoa honestas de olhao sim eu digo honestas porque o sr nao conhece essas pessoas que escrevem neste blog e que nao0 sao dignas de serem olhanenses isto porque ale de terem um passado triste juntaram se a outros que sao piores quec eles eles deviam era de enaltecer e agradecer ao seu pai de ter omprado esse hotel e dar emprego a tanta gente alem de engrandecer o nome de olhao como tem feito mas nao eles preferem denegrir a imagem do seu pai e de olhao um obrigado

Anónimo disse...

ao sr miguel judice tenho que lhe pedir desculoas em nome das pessoa honestas de olhao sim eu digo honestas porque o sr nao conhece essas pessoas que escrevem neste blog e que nao0 sao dignas de serem olhanenses isto porque ale de terem um passado triste juntaram se a outros que sao piores quec eles eles deviam era de enaltecer e agradecer ao seu pai de ter omprado esse hotel e dar emprego a tanta gente alem de engrandecer o nome de olhao como tem feito mas nao eles preferem denegrir a imagem do seu pai e de olhao um obrigado

Anónimo disse...

Ao Sr. Miguel Judice:
O Sr. sem dúvida têm razão ao dizer que fizeram o investimento numa ETAR. É sem dúvida uma mais valia para o Hotel e para a região. Obrigado por isso.
É apenas de criticar a sua arrogância quando pensa que um cidadão mais atento, tendo visto águas negras, mau cheiro e insectos, sendo conhecedor da ribeira não possa questionar as análises.
Se quiser pode fazer um teste simples. Envie àgua TRATADA para outra parte da ribeira! Verá que terá um cenário completamente diferente do que lá está. Não havendo cheiro, não havendo lama preta! Get it?
Se o Hotel resolver logo a situação terá o Dr. Júdice todo o mérito de estar atento à situação e com todos os benefícios publicitários. As pessoas sabem reconhecer os bons empresários.
Mas por favor não chame Parvos aos habitantes locais, pois aqui também temos formação e falamos como o Sr. várias línguas.
Eduque sim os seus funcionários a estarem atentos e serem perspicazes. Águas tratadas são àguas quase bebíveis, não transportam lamas, cheiro ou cor!
Ajude realmente o seu Pai, assuma os erros, corriga-os e terá certamente o nosso apoio.
Ou pensa o Sr. que andamos para aqui a brincar e apenas o Sr. é empresário ocupado?
E já agora por favor, trate da protecção do Drive Range, pois as bolas disparam para todo o lado! Ou é necessário outra reportagem?
É que já foi pedido ao Hotel diversas vezes! Terá que morrer alguém primeiro?
Obrigado pela sua atenção. Thank you.

Floripes. disse...

deixemos as pessoas trabalhar à vontade nem que para isso contaminem,as ribeiras,e os aquiferos. .deixem trabalhar a empresa, que está a jogar os esgotos para a ribeira que corre junto ao macdonald,com a conivência da CMO.deixem os esgotos ir parar à ribeira de pechão pois a CMO não tem dinheiro,por isso fez um emprétimo à CGD de 4,5 milhões de euros.
deixem-mos a CMO poluir aRIA FORMOSA com os esgotos sem tratamentocomo acontece no T na marinna na horta da CMO.e em tantos sitios,pois a CMO e o seu presidente tem sido incompetentes para resolver o grave problema de poluição,há mais de 20 anos acontece todos os dias.
deixemos a CMO continuar com a lixeira clandestina em quelfes junto com a europontal,a contaminar os aquiferos,e os terrenos adjacentes com os pláticos a voar dessa lixeira para as hortas vizinhas.
deixem todos trabalhar pois o desemprego é mais que muito.
mas se é a CMO e o seu presidente a dar exemplos destes como,como vão os outros empresários sem escruplos fazer o contrário?
É os governantes que temos.mas quem os elege somos nós por isso todos temos culpas no cartório.
só pergunto uma coisa: se a CMO e o seu presidente gastaram 200000 euros em recuperar oa chaminé de uma fábrica por causa de um ninho de cegonhas,não tem dinheiro para acabar com os esgotos do T da Marina e da Horta da CMO?se protegem tanto as cegonhas digam-me o que aconteceu à empresa que destruiu uma chaminé com um ninho de cegonhas,no local do ria shoping?

Homem que Guia disse...

os vereadores que tentam a todo o custo manter um lugar nas listas, p+ara voltarem a ser eleitos,vem comentar que as pessoas que comentam nesses blogs são uns zés ninguém .e eu digo-lhes posso ser um zé nimguém, mas não tenho lugar de borla no parque que a CMO fez para o pingo doce(com dinheiros publicos), nem nas duas 1ª fila do novo auditório auditório,também esse construidos com dinheiros publicos cobrados aos zés nimguém como eu.
posso ser esse zé nimguém como esse vereador diz,mas tenho um automóvel pago com o meu dinheiro,que anda porque eu meto o 3º combustivel mais caro da europa,com o meu dinheiro.não uso o automóvel da CMO,ou da Junta de freguesia, para passear,sabados e domingos e de noite e de dia, com o mesmo combustivél caro pago por esse zé nimguém e pelos outros zés nimguém.
este zé nimguém também PAGA todos os meses a água, o lixo que se dá ao trabalho de separar, e o tratamento de esgotos ,que a CMO cobra mas que não o trata.
e sei que há pessoas em olhão com responsabilidades que favorecem alguns amigos para não pagar a água (e não foi preciso a carta anónima para eu saber disso).
este zé nimguém paga porque a isso é obrigado,e é um dever de cidadão,mas os governantes foram eleitos para servirem as populações e não para se servirem das populaçõe.e é isso que acontece com a maior parte dos nossos autarcas,com tudo isso e muito mais coisa sempre á conta dos zés nimguém deste concelho.
Por favor tenham vergonha,vão para casa com o seu automóvel,deixem de passear aos sabados e domingos,e dis santos com os autmóveis pagos pelos zés nimguém, se gostam de fazer de conta que são pssoas cultas paguem para ver essa cultura,pois se não fossem esses zés nimguém a descontar,para vocês,também vocês não passariam de uns zés nimguém ,ou tem a memória curta?

Anónimo disse...

Fica aqui o link para verem fotos da ribeira. Estão ordenadas por data. Primeiro e com àguas castanhas, provenientes das chuvas. Depois as fotos tiradas a quando da primeira descarga.
Foi um acidente? Limpem!
Se calhar acham que alguém iria reclamar de ver água limpa a correr na Ribeira...
Dizem que gastaram 100.000 € para a ETAR...se calhar foram enganados...as novas ETARs não deitam cheiro...ou colocaram a ETAR apenas para dizer que têm uma?

http://picasaweb.google.pt/csoares.brejo/RibeiraDeMoncarapacho?feat=directlink

Anónimo disse...

adoravever as fotos da ribeira mas com o teeramoto a pescar coelhos e nabos assina sabino

Anónimo disse...

também as águas doalgarve e o F.Leal diziam que aETAR poente de olhão estava uma delicia,que as análises estavam boas.no entanto depois da queixa à união europeia já o F.Leal veio prometer ETARS de 3ª geração.
pergunto eu se a ETAR estão tão boas porque fez essa promessa na A.M.?
a quinta do adolfo andou anos a poluir a CMO sabia,mudou de nome e de dono,e continua a jogar descargas de aguas resiuais tratadas ou não para a ribeira?
mas cabe na cabeça de alguém que com uam etar em condições se desperdice a água em vez de aproveitar essa para a rega?

Anónimo disse...

o que se passa em olhão em termos ambientais é uma vergonha desde o lixo aos cantos das ruas pertos de pizarias restarantes prontos a comer e padarias é uma vergonha.
o lixo nos contentores da praça é outra vergonha chegam a estar a transbordar,e os ingleses tem de jogar o lixo para o chão.
a horta da CMO é outra vergonha .ao p+é do T onde corre um esgoto que há anos que é denuciado e que a CMO nada faz para que acbe aquele escandalo.
esse hotel é tão amigo de olhão e do leal,que no seu site de fotografias nem uma de olhão mostra pois eles
ten fotografias de tavira de faro d olhão népia,só tá em olhõ porque a compra foi boa e o antigo dono já tinha ummprocesso em cima do ministério do ambiente,agora quando for a tribunal a quinta do adolfo já não existe e não pode ser condenada por poluir a nora .

Anónimo disse...

é tmepo dos poderosos pagarem os seus crimes,e a CMO ser chamada á pedra pelo mesmo motivo.informem o marinho pinto que ele gostaria de saber estas coisas.

Anónimo disse...

paguem mas é ó brisa do sul seus caloteiros,e o pulga que pague a água.

Anónimo disse...

até à pouco tempo neste empreendimento despejava, os esgotos directamente na nora e assim não ficava nada à mostra.
investiguem pulhas mamões das fiscalizações, que só são bons é para dormir, comer e criar barriga

Anónimo disse...

façam análises á agua da nora .e já agora diga lá ó jrº o papa não rem lingua ou o gato cmeue-a

Anónimo disse...

O Hotel joga àgua boa fora...a NASA reclica o xixi :)

http://sic.aeiou.pt/online/noticias/vida/20090521+Astronautas+bebem+urina+transformada+em+agua.htm

Anónimo disse...

com aCMO a dar os exemplos que dá como é que querem qu os empresários não façam merda dessa?

Anónimo disse...

os vossos dias estão contados palhaços!!!

Anónimo disse...

um dia vao engolir todas as asneiras que dizem aqui, e eu vou estar na primeira fila a assistir!

Anónimo disse...

estas a ficar desesperado sabino tambem tens culpas no cartorio meu palhaco.nao fazes nenum e vives a custa do damasio que e quem te apaparica o agasalho tem vergonha na cara e pensa ser util a sociedade que criticas

Anónimo disse...

é o desepero de quem sabe que nao tem a razão em termos ambientais. aCMO é porca e polui se houvesse justiça há muito tinhamsido todos chamados á pedra mas assim passam pela malha.

Anónimo disse...

Antes de mais vou citar o que este Exm Sr postou aqui gostei de algumas frases que me que li :

"A agua e cristalina e pode beber-se se quiserem"
opinião- talvez para poupar gastos em aguas de cariz ,Nacional , ou Internacional, porque não ser servida no vosso Restaurante gourmet, Orangerie ?ficava sempre bem , pois era uma agua vinda das proximidades do Vila Monte.
o Leal está debaixo desses gajos todos simples ,cada um afunda por seu lado,até se dão ao luxo de dizer isto
"Apesar de dizerem baboseiras o vosso dinheiro e da cor dos outros"

sociedade baixa !!!


Miguel Judice disse...

O meu nome e Miguel Judice e sou presidente da empresa que gere o resort em questao. Infelizmente este caso, como tantos outros neste pais, reflecte a ignorancia de quem dispara primeiro e pergunta depois. A ETAR que fizemos em 2008 foi licenciada pela CCDR (licenca 22 de 2008) em Julho para descarregar as aguas TRATADAS na ribeira, reaproveitando parte delas para a rega e assim poupando recursos preciosos no Algarve (tambem vao criticar isso?). Foi um investimento de 100.000 euros de um privado que vem desta forma resolver um problema cronico de falta de saneamento naquela zona do concelho. Esta ETAR mostra uma preocupacao ambiental inquestionavel e e profundamente triste e injusto que esta atitude, em vez de ser louvada, seja motivo para enxovalhar em praca publica pessoas serias, que nunca cometeram crimes, que pagam os seus impostos e que garantem dezenas de postos de trabalho num concelho que tem as conhecidas dificuldades a esse nivel. O meu pai, J.M.Judice, nao merece este tipo de tratamento e eu como, empresario, mas acima de tudo como filho, irei defende-lo sempre de anormalidades como as que tenho lido nestes foruns. Desde a sua entrada legal em funcionamento temos feito as analises periodicas obrigatorias que atestam a qualidade das aguas que vao para a ribeira. A ultima analise e de finais de Abril e terei todo o gosto em envia-la para quem tiver a coragem de me pedir ou para qualquer mail anonimo que aqueles que nao tem coragem de o fazer queiram criar. A agua e cristalina e pode beber-se se quiserem. A agua vai para uma ribeira que apenas tem agua no inverno. Fora desse periodo tem pocas de agua estagnada quando chove um pouco ou com descargas nossas e de outras pessoas (QUE NAO TEM ETAR COMO NOS). A agua estagna ate ser absorvida (nao e preciso ser sequer medianamente inteligente para o entender. Entenderam?). Estagnada, vai ficando acastanhada pelo contacto com a terra. Dai a dizer que nos deitamos agua preta para a ribeira e uma viagem no yogurt. Critiquem quem quiserem, usem estes blogs para os fins politicos que acharem por bem, mas deixem sossegadas as pessoas serias, trabalhadoras, que nao se metem na vida dos outros, decentes, honestas e com um nome para defender. Eu so quero trabalhar sem estar a ter de perder tempo a ter de ler ofensas de anonimos que se escondem como ratos e que ainda por cima nao sabem da missa um terco. Get your facts right before you say stupid things. E terei muito gosto em que nos venham visitar para um jantar, uma massagem ou se quiserem uma escapadinha da rotina do dia a dia. Apesar de dizerem baboseiras o vosso dinheiro e da cor dos outros.

Anónimo disse...

voces nunca vao conseguir o que querem!

Anónimo disse...

pode ser que o cara dura leia esse blog e dê lá uma escapadinha,com a amanteuda.

Anónimo disse...

importa-se de falar portugues?

Anónimo disse...

amante

Anónimo disse...

Se calhar devia-se criar um blog próprio para as telenovelas...sem dúvida interessantes, mas apenas para separar os assuntos...

Anónimo disse...

amante?deves pensar que tás a falar com a tua mãe!

Homem que Guia disse...

é pá o pencas tá na net.lê bem o teu destino,pois terás de ir a tribunal.justificar os negócios ~que andas a fazer com os gajos lá de cima á conta do futebol,aquele monte de merda que deixaste construir na fuseta tá legal?

Anónimo disse...

quem quer falar contigo é ogajo do b.e.

Anónimo disse...

o pencas tá na net? nao te estas a ver ao espelho! e nao achas que o srº presidente tem mais que fazer do que vir ver esta palhaçada, de gente que nao tem nada para fazer e que nunca chegará longe?

Anónimo disse...

divertem-se a falar do que não sabem, mas a vosso diversão vai acabar porque eu sei quem voces são..um por um!

J.AMIGO disse...

sabes mesmo?e que fazes? os teus negócios já estão todos na judiciária,mais dia menos dia tem a judite a entrar na tua casa e a dar as voltas ás contas na espanha.
olha vai preparando o dossier dos apartamentos que autorizaste em cima de uma estrumeira da CMO.e vai preparando o dossier dos predios no lado norte do j.arcanjo onde morreu um construtor e que eram 4 blocos de 5 pisos todos já erguido e fechados a tijolo e de licenças nada. sabes o que isso é ? prisão!queres mais ? fizeste um est´dio e um pavilhão em terrenos que numca formaM DA CMO.SABES O QUE ISSO DÁ ? PRISÃO!
QUERES MAIS? ANDAS APOLUIR A RIA FORMOSA COM OS ESGOTOS SEM TRATAMENTO,SABES O QUE É ISSO?

Anónimo disse...

HÂ ESQUECI-ME MANDASTE O VALINHO MATAR OS CÃES.

Anónimo disse...

so isso???pensei que fosse mais!andas com falta de imaginação!vê lá se em vez do srº prseidente não vais tu para a prisão,ele é honesto, já tu!
E deves ter alguma paixão pelo valinho de certeza!

Anónimo disse...

queres mais ?diz ao valinho para deixar de espreitar as mulheres,na horta da cmo. pois algum dia ainda leva um apertão do marido de uma delas já faltou mais.
casinha da armona?
festival do marisco sem contas.
mercados de olhão sem HACCP .portas dos bares e cafés a abrir pra dentro.estabelecimentos nas praça há anos sem pagar rendas.
queres mais o autocarro da CMO a fazer excursões e alguém a cobrar por elas.
os fiscais da secção de obras com processos e o boss a mete-los na gaveta.
casa na zona do mercado que não podiam alterar a a fachada e são demolidas,tipo barra nova casa do mestre julio etc etc.querem mais motivo para prisa e perda de mandato?

Anónimo disse...

continuo a ahar muito pouco!
esforça-te, já que imaginação não te falta!
ainda bem que nunca chegaram a presidentes,senão iam ser os piores corruptos que existe!ficam-se pela inveja,o que não é nada mau!

Anónimo disse...

Sr. Júdice com que então está tudo bem?
Cambada de vígaros, chulos do ambiente.
Tambem contribuem para a campanha do Leal?
Leiam esta.
Foco de poluiçãojunto a hotel gera suspeitas
por JOSÉ MANUEL OLIVEIRAHoje no diário de notícias em http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1240645A Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Algarve quer perceber o que motivou um foco de poluição na ribeira do Tronco, detectado domingo por um popular, junto ao resort Vilamonte, situado no sítio dos Caliços (em Moncarapacho, Olhão) e que pertence ao grupo empresarial do advogado José Miguel Júdice. Para já, os responsáveis da unidade hoteleira, que possui campo de golfe, foram notificados para apresentarem os relatórios das análises de auto-controlo das descargas dos efluentes a que estão autorizados, sempre que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do próprio empreendimento não tem capacidade de armazenamento.
"Nunca nos mostraram análises sobre a qualidade das águas quando lançam efluentes para a ribeira, mas vão ter de o fazer agora, além de ser necessário justificarem a última descarga. Se nada for apresentado, incorrem num processo por incumprimento", disse ao DN fonte da ARH. Não serão efectuadas análises por este organismo, uma vez que "está tudo seco e já sem vestígios", acrescentou a mesma fonte. É a primeira vez que existem suspeitas de um problema de poluição naquela ribeira desde a entrada em funcionamento do hotel e campo de golfe, em Dezembro de 2008. A GNR esteve no local para proceder a investigações, após o proprietário de um terreno agrícola vizinho, João Soeiro, ter apresentado queixa à ARH e ao SEPNA - Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente. "Foi o mau cheiro que, no domingo, me despertou a atenção numa ribeira que costuma estar seca nesta altura do ano. Vi resíduos sólidos negros e insectos na zona. Houve uma descarga de águas negras ao ar livre e pela primeira vez deparei com um tubo com 2,5 metros pendurado para o leito da ribeira, o qual vem da ETAR existente junto ao hotel", disse ao DN João Soeiro.
Já os responsáveis do resort garantem que as análises estão em ordem e que " tudo está dentro das normas". A ETAR, um investimento privado de cem mil euros e está devidamente licenciada, substituiu em 2008 o transporte dos resíduos em tractor para Olhão.

Anónimo disse...

eles querem trabalhar e enganar, epoluir à vontade,mas isso vai mudar pois bruxelas foi infrmado do que se passa em olhão,e a d.valentina vê-se obrigada a cumprir a lei ou desta vez vai para o olho da rua.
tás mal agora ó cara dura.

Anónimo disse...

estas deseperado sabino ja nem consegues pensar entao nao ves que o leal nao escreve neste blog ou pensas que ele te da importancia? o teu lugar e junto ao teu amigo damasio e ao ppresidente de v.real que e para se agasalharem uns aos outros

Anónimo disse...

querem levar os comentários para o lado da ofensa pessoal,mas a realidade é que o hotel vilamote fez descargas que não podia fazer e isso face á lei é crime,deixem de tretas a água é um bem de todos e quem hoje não se apercebe dessas coisa,tem de pensar que os seus filhos e netos depedem no futuro,dessa mesma água, que hoje estão a contaminar.temos de tratar a água,e se esse hotel não tem a ETAR adequada entõ que invista numa etar apropriada de modo a que não utilize a ribeira como descarga.

Anónimo disse...

A quem lhe sirva o barrete:

À mulher de Cesar não basta ser séria.

Também tem que parecê-lo.

Pergunto:
Será que parece de gente séria lançar detritos a uma ribeira? Com autorização de quem? Baseada em que legislação?

Será que a "mulher de César" não viu as fotos? Não testemunhou o "evento"?

A cor do dinheiro, pois...

Cara "Esposa de César", não tenha a menor dúvida: Dinheiro de gente humilde e preocupada poderá ter a mesma cor, mas acredite, cheira bem melhor.

Basta de esconder imoralidades crassas sob o manto de uma legislação elaborada por medida e autorizações "à la carte".

Tem provas?

Mostre-as. Seja transparente.

E deixe-se de manifestar sentimentos de "dignidade ofendida" perante acusações fundamentadas.

Isto não é o parlamento, sabe...

É "vox populi", pura e dura. Nada de politiquices. Defenda-se com argumentos válidos.

E já agora, perdoe a ousadia: Se tanta certeza tem da sua "legalidade", e tanta vontade tem de contar com a presença dos seus acusadores, só lhe ficava bem convidá-los para um jantarinho, à sua pala, para exibição de provas e documentos, em ambiente de ameno convívio, esclarecedor, e transparente. Coisas de "bom vizinho". Se calhar até nos comprometiamos a deixar o dinheiro em casa, para não haver mistura de odores...

Haja homens!

Miguel Judice disse...

Um dos senhores disse mais uma calinada:

"É o proprio quem diz que a sua Etar a ter sido construida só o foi em 2008, o que ssignifica que daí para traz foram anos e anos a poluir? Não reconhece que levaram anos a contaminar os lençois freaticos do sitio."
Durante os anos anteriores (relembro que nós comprámos o resort em 2005) os detritos eram direccionados para uma fossa do hotel e eram posteriormente passados para um depósito que ia depois de tractor ser descarregado em Olhão nos serviços municipalizados de saneamento. Esse trabalho era feito pelo pessoal do hotel e pela empresa Dias Verdes (temos facturas semanais para prová-lo se não acreditarem e acharem que mais uma vez estamos a mentir porque somos uns gandas malandros). Nunca nada foi descarregado na ribeira porque não tínhamos autorização para tal e porque obviamente seria um crime fazê-lo. Os senhores (não todos os que lêem e comentam este blog evidentemente) devem pensar que estamos a brincar. A minha empresa é a única em Portugal que assinou um compromisso com a Biodiversidade com o ICNB, temos um track record impoluto em questões ambientais, preservamos jardins históricos como nenhuma outra empresa hoteleira em Portugal, recebemos em 2008 o prémio nacional de paisagismo pelos jardins do Hotel Quinta das Lágrimas, que a minha família trata com carinho há mais de 10 gerações. Não admito que me ofendam sem razão, não admito que me enxovalhem na praça pública sem provas, sem saber do que falam e apenas pelo gosto tão português de mal dizer. Sou um jovem, tenho 36 anos, e recuso-me a deitar a toalha ao chão e calar-me perante injustiças. Não tenho medo de nada nem de ninguém, assumo as culpas quando as tenho, pago religiosamente os meus impostos, asseguro com respeito e dignidade emprego a mais de 250 pessoas, crio riqueza para este país e tento, na minha humildade e simplicidade, honrá-lo. O relatório de análises nº 91062/2009 da empresa AQUATESTE, sobre as colheitas feitas a 15.4.2009 diz taxativamente: "Todos os parâmetros analisados estão em conformidade com o Decreto Lei nº 236/98". Chega para perceberem? Eu não sou contra blogs e contra a participação dos cidadãos na sociedade, aliás, faço-o diariamente. Só com cidadãos atentos e responsáveis poderemos ser melhores. O que eu critico é a injúria, é o chamar nomes a pessoas sérias sem provas, é o ir pela piada fácil em vez de tratar os temas com seriedade e de respeitar pessoas honestas, é só isso. É pedir muito? Este episódio, como outros com que infelizmente me deparo diariamente no meu querido país, faz-me lembrar a seguinte história, sobre uma cobra e um pirilampo.





Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um pirilampo. Ele fugia com medo da feroz predadora, mas a cobra não desistia. Um dia, já sem forças, o pirilampo parou e disse à cobra:

- Posso fazer três perguntas?
– Podes. Não costumo abrir esse precedente, mas já que te vou comer, podes perguntar.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.
- Fiz-te alguma coisa?
– Não.
- Então porque é que me queres comer?
- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!!

E é assim.... Diariamente, tropeçamos em cobras!

Miguel Judice disse...

Uma boa ideia de um anónimo:

"E já agora, perdoe a ousadia: Se tanta certeza tem da sua "legalidade", e tanta vontade tem de contar com a presença dos seus acusadores, só lhe ficava bem convidá-los para um jantarinho, à sua pala, para exibição de provas e documentos, em ambiente de ameno convívio, esclarecedor, e transparente. Coisas de "bom vizinho".

Pois como nunca me escondi de nada nem de ninguém nesta vida (recebi esse exemplo de cima e passo-o diariamente ao meu filho) estão todos convidados para estarem num cocktail/visita ao resort no dia 2 de Junho pelas 17 horas. Estarei lá para receber os meus caros anónimos. Vamos ver quantos aparecem... escrever é fácil, dar a cara como Homens é mais difícil. Gostava mesmo que muitos estivessem. O programa vai incluir a apresentação das licenças da CCDR, a apresentação das análises que desde sempre realizámos, uma visita à ETAR, uma visita à agora desactivada fossa séptica, uma inspecção do tractor que antes fazia as descargas... um programa de "merda"... :-) posso contar convosco?

tóino disse...

Sr. Miguel Judice das 19:48
sou a informar que aceito o seu convite para estar às 17h00 do próximo dia 2 na sua Vila Monte.
Fico a aguardar que me confirme o convite por este mail toinoclaro@gmai.com.
Agradeço que informe se tambem está previsto beberete com aconchego, creia-me interessado em comparecer.
o seu tóino

Anónimo disse...

móss M. Júdice conta lá aquela de despejarem os esgotos directamenta para a nora.
Já tá cheia e não leva mais e agora é para a ribeira, não é?

Anónimo disse...

JUDICE da caca de Moncarapacho vai prá 5ª das Lágrimas sujar mas deixa a nossa terra, sebento

Anónimo disse...

JUDICE PIRILAMPO BRILHANTE eu sou a cobre que vai comer-te e sabes o que sai?-vai ser a tua conversa de cagádo com o rumo que as merdices que tens andado a fazer estão a tomar evou fazê-la prá tua etar....

Anónimo disse...

és um basófias com 10 gerações para investigar na fuga ao fisco, no caganço ambiental, nos contentores em LX. e no Vale de Lágrimas.

Anónimo disse...

ó judice se alguma vez me acertares com alguna bola de golf na tola juro que te enfio um cascabulho pucú acima

Homem-Bomba disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Judice disse...

Não sejam malcriados por favor, dão mau nome às pessoas de Olhão e do Algarve. Enquanto algarvio tenho vergonha de tão baixo nível:

"JUDICE da caca de Moncarapacho vai prá 5ª das Lágrimas sujar mas deixa a nossa terra, sebento"

"JUDICE PIRILAMPO BRILHANTE eu sou a cobre que vai comer-te e sabes o que sai?-vai ser a tua conversa de cagádo com o rumo que as merdices que tens andado a fazer estão a tomar evou fazê-la prá tua etar...."

"és um basófias com 10 gerações para investigar na fuga ao fisco, no caganço ambiental, nos contentores em LX. e no Vale de Lágrimas."

"ó judice se alguma vez me acertares com alguna bola de golf na tola juro que te enfio um cascabulho pucú acima"

Chique sem dúvida os comentários. Mas estou disponível para conversar como adulto com pessoas de bem que, como eu, queiram o melhor para o concelho. Preferia que quem me quiser insultar não vá só porque não iremos a lado nenhum assim. Caro toinoclaro, obrigado pela sua resposta. Lá nos encontraremos. Parece-me que teremos uma conversa interessante.

Anónimo disse...

Reconhece-se o mérito de sr. Miguel Júdice em procurar resolver o problema dos efluentes do Hotel de que é proprietário, mas não podemos o que antes de si se passou. Por certo ignora que o anterior proprietario chegou a deitar os efluentes no furo, contaminando os lençois freaticosm mas não pode ou não deve ignorar que de acordo com a Lei de Bases do Ambiente a empresa deveria estar obrigada a descontaminar o que contaminara e a indemnizar os vizinhos. A autarquia questionada pelos seus vizinhos acabou por endossar a reclamação para o Ministerio do Ambiente e daí a pressão para a solução do problema. Não lhe tiro o mérito mas certamente concordará que aqueles que se sentem prejudicados não possam ter a mesma opinião que você. Ainda assim foi a propria ARH que veio para os orgãos de comunicação dizer que não tinha congecimento dos resultados das análises. Admitindo a sua boa fé perguntar-lhe-ia se não acha estranho que aquela ARH nunca tivesse feito uma fiscalização originada pela falta de analises?
Mais, hoje mesmo estive no local e constatei haver poças de agua até nas concavidades rochosas o que me deixou surpreendido já que a ARH veio dizer que não tinha agua para analises por o leito da ribeira estar seco. Até mesmo a desculpa de aguas sujas de lama é mal concebida, porque para analisar se as aguas estão ou não contaminadas não era preciso tanto rigor, ou pretendiam agua "cristalina"? Imagine o sr. Miguel que salvaguardando as proporções todos os vizinhos despejassem os efluentes na ribeira, até chegar à Fuseta como seria? Uma enorme casa de banho? Mas mais, tendo um campo de golfe e não chovendo à tanto tempo o volume de efluentes é assim tão grande que se os reutilizasse na rega ainda teria necessidade de armazenamento? Quero acreditar que vai meditar no assunto e quem sabe, procurar uma alternativa economicamente viavel e mais amiga do ambiente, o que pode servir de slogan no futuro desse resort.

Anónimo disse...

Muito interessantes sem dúvida os comentários de um Sr. Miguel. Infelizmente qualquer pessoa pode usar de forma abusiva o nome de outro.
Se realmente for o Sr. Judice, deverá estar preocupado é com os seus vizinhos e com os restantes cidadãoes.
Por favor vá à Ribeira e veja por si próprio. Coloque as análises numa mala fechada e faça assim: Olhe, cheire e pense!
Vai ver que muda de opinião.
Se a ETAR está lá, veja se não está a funcionar mal.
Se foi um primeiro despejo que trouxe residuos, mande limpar a parte da ribeira em questão e assuma.
Deixe de perder o seu precioso tempo com mariquices, que não lhe ficam bem como, por exemplo falar da cor do dinheiro.
Responda a esta e a outras questoes directas, não dramatize.
Acha que estariamos a perder o nosso tempo consigo, se na ribeira estivesse àgua limpa?
E já agora como não têm chovido, porque não utiliza a água para regar os belos jardins?
Porque a despeja nesta altura na ribeira...
Os campos de golfe precisam de água. Utilize a sua água para si.
E depois explique porque nunca entregaram as análises à ARH?
Se calhar esquecimento...mas assuma! Um bom empresário resolve os problemas! Ou ainda está a estagiar?
Obrigado pela sua leitura.

Anónimo disse...

Realmente, como diz o outro anónimo...deve haver ainda algum estágio a decorrer.
Muita falta de experiência realmente.
Em vez de aproveitar a situação para ficar bem visto, teima em expor uma situação, que a olhos de todos os que já foram à Ribeira ou viram as fotografias é completamente infundada!
As pessoas estão a dizer-lhe que existem lamas, insectos e cheiro e teima em dizer que as análises...
Como é possivel, se é preto dizerem que é branco.
Realmente uma das técnicas de manipulação de massas é tentar dizer uma mentira tantas vezes, na tentativa de ver se passa a verdade!
Por vezes funciona!
Infelizmente aqui as pessoas foram ao local e viram.
Mas não se preocupe, se a AHR não resolver, nós vamos pagar umas análises.

Homem-Bomba disse...

Eu ainda não comentei nada acerca dest post, mas se o Snr Miguel Judice me fizer chegar um convite pelo E-mail seadog_al@hotmail.com eu tambem terei todo o gosto em comparecer ao cocktail/visita ao resort no dia 2 de Junho pelas 17 horas.
Deve ser deveras interessante conversar com alguem que conhece a historia de 10 gerações (+ ou - 200 anos) da sua propria famila.

Miguel Judice disse...

Acabei de enviar para o mail toinoclaro@gmail.com a cópia das análises e da licença. Alguém referiu que o anterior proprietário deitava águas sujas para um poço e para a ribeira. Sobre isso nada sei até porque nunca o conheci, ele morreu antes de eu alguma vez ter entrado no resort, mas espero não estar a apanhar pelas acções de um alemão falecido. sobre a utilização da água para a rega, é sem dúvida pertinente. Estamos efectivamente a trabalhar nesse sentido, aliás foi também por isso que investimos na ETAR (sim, não somos tão maus quanto nos pintam), para aproveitar a água para a rega. Já o fizemos no início mas o teor de cloro, apesar de estar bem dentro do limite exigido, criou alguns problemas de crescimento na relva pelo que parámos de o fazer até termos mais meses de uso da ETAR e assim acertarmos as dosagens. Como vêm, não somos totalmente imbecis. Por essa razão também se pode entender que as águas que saem da ETAR são "limpas". Sobre as poças que lá viram, nós desde que foi levantada esta questão ainda não fizemos descargas porque não houve necessidade. Provavelmente alguém mais deita água para a ribeira. Recordo que aquela zona NÃO TEM SANEAMENTO e que ninguém além de nós tem ETAR. Convido os leitores deste blog a irem fazer plantão à boca da ETAR para ver que águas de lá saem. Não quero estar sempre a insistir mas: 1) temos licença para as descargas; 2) a ETAR foi testada e aprovada pelos serviços competentes antes de entrar em funcionamento. 3) fazemos análises mensais que sempre se revelaram dentro dos parâmetros estipulados. Mais não posso dizer meus senhores. Claro que posso ser um mentiroso, um malfeitor, um criminoso. Mas os factos parecem apontar noutro sentido: uma empresa investe muito dinheiro (para nós é muito) num equipamento que elimina um problema de saneamento, seguindo o que a CCDR e a ARH preconizam, respeitando todas as normas, devolvendo água BOA para o ambiente (filtrada e tratada pela ETAR), evitando a poluição de um tractor que queimava litros de combustível cada vez que tinha de ir fazer uma descarga a Olhão. Já pensaram que eu poderia estar confortavelmente calado e não me preocupar em comentar e em ser insultado num blog como este? Quantas pessoas dão a cara assim, quantas? Será que eu gosto de ser insultado, de me dizerem que me espetam "um cascabulho pucú acima" (não sei o que é mas deve doer), de chamarem nomes à minha família (presumo que todos vocês tenham família, portanto coloquem-se no meu lugar)? Porque será que faço isso? Por teimosia, por casmurrice, porque sou masoquista? Ou será porque não me calo quando me insultam, como tanta gente faz, porque não tenho medo de nada, como tanta gente tem, porque tenho vergonha na cara e honra, algo que tanta gente não tem, porque pode ser que até tenha razão? Não será antes por isso. Durmam sobre isso e peçam ao Sr. António Claro (presumo que seja esse o seu nome e se não for desculpe) que lhes comente as tais análises nas quais não acreditam.

Anónimo disse...

E o esgoto que sai junto ao T???
Esta água também é potável??

Acabem mas é com esta vergonha, autarcas inúteis!

Vamos s'embora Olhanense!

Floripes disse...

á mulher de césar não basta ser séria tem de parecer.
e fazer descargas de águas residuais para uma ribeira,não parece ser a melhor solução,para quem diz que está preocvupado com o ambiente.
fica no ar a duvida se houve análises às águas residuais despejados para a ribeira ,pois a ARH diz que não. se esse senhor está a convdar as pessoas que na net são anónimas,mas que estão preocupadas com o problema ambiental,e que o querem resolver ,pode ser um bom sinal da parte do srº judice,mas olhe que é capaz de ter uma surpressa e haver "anónimos" que vão aceitar o seu convite,pois embora comentado como anónimos já os vi darem a cara diversas vezes.ao contrário de outros responsáveis autáquicos,com muitas culpas no cartório em relação à poluição,que são responsaveis no concelho de olhão (tanto na ria como nas ribeiras),pois diversas vezes foram convidados a discutir o problema da poluição n ria formosa e numca apareceram. sendo que nad fizeram para acabar com os esgotos sem tratamento para a ria formosa.
se o srº judice estiver com vontade de mostrar que não teve culpas é bom sinal mas desde já lhe garanto têm de estar muito bem fundamentado,para esclarecer que lá ira aparecer.
Era bom que como boa vizinhaça convidasse os vizinhos,para explicar o que custa a acreditar
Seja bem vindo quem vier por bem.

Anónimo disse...

quando as pessoas nao tem mais nada para fazer entretem se a dizer disparates e o que se faz aqui neste blog tanta coisa seria para falar e so pensam e dizer mal das pessoas os donos deste blog deviam ser chamados a tribunal para ficarem a saber que a liberdade tem custos e nao podemos brincar com essa dita liberdade para abri mos precedentes como tem acontecido ate agora por isso apelo ao bom senso dos donos do blog para filtrarem tudo o que possa por em causa a intimidade de cado um

Anónimo disse...

Concordo.mal sabem os donos deste blog o que está para vir!meteram-se com quem nao deviam!

jp disse...

concordo pois o judice está a armar uma ratoeira aos donos do bloge aos anónimos que forem lá.
eu cá já estou avisado plo lousa e não vou lá.

Anónimo disse...

cuidade eles andem ai.e o cara dura tem um acordo com o jrº para pôr todos em tribuna,não vão em cantigas.

Anónimo disse...

muito cuidado precisam de ter os donos do blog.

Anónimo disse...

nunca mais chegam as eleições para mmais uma vez perderem e baixarem a bolinha!
as calúnias que voces inventam sobre o leal são tantas mas as provas não são nenhunhas.a justificação pra isso é muito fácil:falam do que nao sabem!mas vão-se dar mal com tudo isto,porque com a "CARTA" que inventarem,excederam todos os limites; difamam pessoas que não conhecem e a inveja é mais que muita,queriam voces ser como a d.celia; mas isto nao fica por aqui e o que é vosso está guardado!

Miguel Judice disse...

Meus caros, espero não ser preso por ter cão e por não ter. Se não abro os portões sou malandro, se os abro sou também malandro, isso não pelas alminhas. Acreditem que não pretendo armar cilada a ninguém, sinceramente estou a convidar todos para lá irem porque não tenho nada a esconder, antes pelo contrário. Não vão estar advogados (eu não sou advogado), nem imprensa, nem gorilas (não os tenho), nem ninguém a não ser eu e provavelmente o engenheiro técnico que instalou a ETAR e que tem realizado a sua monitorização e análises. Estarei disponível para mostrar todo o resort e responder a todas as vossas dúvidas, sem qualquer segunda intenção, espero que acreditem. Aqui declaro (acho que até poderia ser usado em tribunal) que nunca colocaremos (eu, a minha família, qualquer das minhas empresas) qualquer processo aos participantes ou donos deste blog. Não tenho nada contra a liberdade de expressão, aliás eu próprio faço uso dela portanto seria uma falta de honestidade intelectual fazê-lo. Podem ir descansados que vamos ter uma conversa civilizada e correcta. Vou estar a recebê-los em "minha casa" e sei ser hospitaleiro mesmo com quem não me quer bem, é essa a própria definição de hospitalidade. Espero poder recebê-los no dia 2. Até lá os meus melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

bons textos,boas mentiras!

Homem-Bomba disse...

Eu já recebi o convite por E-mail e faço questão de lá estar. Aproveite a ocasião para agradecer o Convite ao Snr Miguel Judice.

Anónimo disse...

eu tambem vou!

Anónimo disse...

Olá a todos,
Felizmente o Hotel parece estar atento aos nossos pedidos. Hoje de tarde, sábado, passei por lá e vi várias pessoas a trabalhar na instalações junto à suposta ETAR.
Muito obrigado por estar a resolver a situação.
Fui espreitar o tubo e estava a sair água transparente. Se a primeira descarga tinha lodos, agora parece estar a correr apenas água.
Estaremos atentos.
Pena que não limparam os lodos da primeira descarrega.

Anónimo disse...

Caros amigos,

apareceu um link interessante: http://www.rr.pt/Imprimir.aspx?contentid=218613
Parece que afinal também fazem denúncias. Muito bem!
Temos todos esse direito. Afinal como disse o Sr. Miguel, não somos apenas nós que "disparamos"...a denúncia é um direito que nos assiste.
Não queremos prejudicar ninguém queremos todos ter um ambiente cuidado!
Se o hotel provar que esta a ter cuidado, só podemos falar vem dele!E é o que queremos.

Miguel Judice disse...

Realmente este link é bem a propósito. Tratou-se de uma descoberta que fizemos ao analisar as águas das fontes da Quinta das Lágrimas, algo que fazemos com regularidade porque as pessoas têm por hábito beber essa água devido às lendas populares de que quem as bebe se apaixonar. Neste caso se mostra uma forma que eu apelido de responsável. Não sabíamos de onde estava a vir essa contaminação e alertámos a Câmara para o facto, sem estar imediatamente a insinuar ou a procurar culpados sem provas. Nada nos é mais caro que a preservação do ambiente, seria um tiro no pé não o fazer, aliás somos a única empresa hoteleira com um compromisso para a biodiversidade protocolado com o ICNB, no âmbito do qual levamos a cabo inúmeras medidas de preservação da biodiversidade e de cuidados ambientais (nomeadamente a implementação desta ETAR). A Fundação Inês de castro, que criámos o ano passado, dedica-se à preservação dos jardins e matas da Quinta das Lágrimas, um espaço que a minha família mantém aberto ao público por opção há mais de 100 anos (deve ser o jardim privado que tem mais anos de visitação em Portugal). Obrigado por colocar esse link que acredito que prove que não somos nenhuns bandidos ambientais. Fico contente por ver que vários de vós irão estar presentes dia 2.

Anónimo disse...

O Sr. Miguel parece atento, mas não comenta a questão que está em discussão.
Relembro-lhe que a unica questão aqui foram as descargas da semana passada.
Os factos foram filmados, fotografados e anotados.
Houve uma descarga anormal!!!
Se está a corrigir, muito bem. Mas assuma uma vez por todas que isso aconteceu e que está a corrigir para passarmos ao próximo tema.
Em Coimbra viram a poluição, em Moncarapacho não?
Já agora porque não convida os jornalistas que estiveram presentes para eles puderem fazer uma notícia do antes e depois...
Fica aqui uma previsão da notícia na SIC:
Empresários no Algarve juntos com a comunidade local resolvem problemas.
Finalmente no nosso país, existem preocupações ambientais. O Hotel VilaMonte após ter tido um pequeno incidente na sua nova ETAR, lançou indevidamente lodos para a Ribeira do Tronco. Alertados pela comunidade o Hotel corrigiu de imediato a situação, agradecendo todo o apoio popular.
O Hotel colocou um ponto final a diversas criticas que duravam á anos sobre a poluição local.
Precisamos sem dúvida de mais empresários atentos como o Sr. Miguel Judice.
Tudos sairam a ganhar, todos contribuiram para um país melhor!
Existe agora mais respeito entre todos.

Miguel Judice disse...

Agradeço a sua intenção de escrever a notícia mas não posso assinar por baixo. As descargas que fizemos até agora foram feitas na sequência de análises. Vou-lhe explicar o processo: 1) as águas usadas no hotel são encaminhadas para a ETAR e passam por 4 tanques sucessivos nos quais são feitas filtragens sucessivas, ficando os resíduos sólidos retidos num dos tanques (que é esvaziado por um camião cisterna de uma empresa credenciada para tal quando fica cheio) 2) quando o último tanque fica cheio é feita uma recolha/amostra das águas a descarregar por parte de uma empresa credenciada. 3) nós esperamos os resultados, que geralmente demoram menos de uma semana. 4) se os resultados estão dentro dos parâmetros legais, nós descarregamos as águas. Este é o procedimento legal que estamos a cumprir. Nos primeiros meses somos obrigados a análises mensais (que foram feitas) e a partir daí a trimestrais. Na sequência destas denúncias fomos visitados pelas autoridades de saúde e pela GNR, nenhuma das quais levantou qualquer auto porque ficaram satisfeitas com as explicações/provas. Peço desculpa por não assumir um erro que sinceramente acredito (por todas as provas e mais alguma) não ser da nossa responsabilidade. Obrigado

Anónimo disse...

Ok, obrigado, ficamos então por aqui nas explicações.
Acredito que estejam a tentar cumprir um procedimento correcto.
As suas explicações são lógicas.
Resta apenas compreender como foram então parar as lamas negras e o mau cheiro na ribeira. Isto por baixo do vosso tubo.
Foi um facto testemunhado pela diversas pessoas. Quanto à ARH e SEPNA estarem satisfeitas com as explicaçoes, vai desculpar-me mas não é assim.
Sem querer colocar as suas informações em causa, temos também as nossas informações, sendo contratidórias, quer pela entrevista da LUSA, quer pelas informações que nos foram dadas pela directamente pela própria ARH.
Também este assunto assim que ficar esclarecido, termina. Não há necessidade de criar mais telenovelas.
Queremos apenas um processo transparente, que seja claro como a água "tratada" e que a situação não se volte a repetir.

Anónimo disse...

é secalhar o Sr. MJ ainda não viu quer os jornais quer as fotos...

http://picasaweb.google.pt/csoares.brejo/RibeiraDeMoncarapacho?feat=directlink

Continua a olhar apenas para as análises...e para o que lhe contaram de como deve ser...mas não foi...

Miguel Judice disse...

Esperemos então até dia 2 para podermos encerrar este tema e apurar as devidas responsabilidades. Bom fim de semana.

Homem-Bomba disse...

Snr Miguel Judice, os seus argumentos na defesa da sua empresa são validos, e a sua vontade de esclarecer todos os interessados, na forma como funciona a ETAR do Vilamonte é de louvar.
Mas será que por uma qualquer razão que os responsaveis pelo funcionamento da ETAR ainda não conseguiram apurar as lamas que apareceram na ribeira do tronco não terão origem no Vilamonte?

Deixo aqui a resposta posta pelo menbro csoares no Forum Olhão ao topico "Filho de Júdice rebate críticas em blogue"

A àgua da chuva, dado que é drenada na propria Ribeira, nunca fica estagnada, pois não têm tempo para isso.
Se fizerem um passeio pela ribeira, compreende-se que ficam algumas lamas...lamas argilosas proprias das terras onde a ribeira corre. Não existem maus cheiros.
Lodos negros e mal cheirosos, apenas se encontraram em 17 de Maio de 2009, sob o tubo de descarga vindo do Hotel Vilamonte.

As fotos apresentadas aqui são esclarecedoras:

http://picasaweb.google.com.br/csoares.brejo/RibeiraDeMoncarapacho?feat=directlink

Eu disse...

Caros conterrâneos e Sr. Miguel Judice.
O meu nome é João Soeiro e fui eu que apresentei a participação, pela existência de lodos negros, técnicamente chamadas de águas negras, na Ribeira do Tronco em Moncarapacho. Como sou vizinho do Hotel Vilamonte e da Ribeira, conheço muito bem quer o Resort, quer a Ribeira.
Do Resort e da Ribeira só dizia bem. O Resort bem tratado, lindo mesmo, e a Ribeira mais simples e natural.
No dia 17 passado, estava no meu terreno como é habitual quando foi atraido por maus cheiros. Nesta altura, como não chove, vou apenas de vez em quando apreciar a ribeira. As grandes pedras são simplesmente lindas.
Mas, nesse dia, a torcer o nariz com o cheiro a fossa, fiquei intrigado! Ao aproximar-me da Ribeira vi, lodos próprios de uma fossa. Para confirmar fui directamente à Ribeira. Vi um tubo, que não existia e no seguimento dele, lodos e cheiro. Cheiro a fossa indescutívelmente!
Por acaso à muitos anos trabalhei em desenho de projectos de arquitectura para moradias na Quinta do Lago, e tendo feito projectos de especialidades, nomeadamente de águas e esgotos, vi depois executados, fossas sépticas.
Foi por isso um regresso ao passado. Mau cheiro e uma péssima impressão de poluição.
Como o tubo não existia logo pensei que teria sido uma descarga inicial, que por algum motivo, incorrectamente filtrada tinha trazido residuos sólidos.
Não gostando nada da situação de denuncias, porque infelizmente no nosso pais, estas têm um aspecto puramente negativo, e sobretudo porque não gosto de prejudicar ninguém, fiquei muito apreensivo com o que fazer.
Tirei então algumas fotografias, que um amigo publicou na web e procurei perguntar opiniões de outras pessoas.
Pergunta a um e a outro, envia fotos para diferentes pessoas e a situação foi-se definindo. Era importante mostrar a todos o que tinha acontecido.
Se tivesse ido simplesmente ao Hotel, tinha voltado a acontecer o que aconteceu quando lá fui e alertei para a situação das bolas de golfe que parecem nascer no meu terreno. Nada foi feito!
Por isso optei por falar com a comunicação social para tentar alertar desta forma os responsáveis!
Pelo que vi neste blog, a tendência foi inicialmente menos correcta, para passar a uma atitude mais responsável.
Não quero que ninguém fique prejudicado e também não quero certamente que ninguém prejudique a minha família.
Expôs claramente factos sem criar qualquer situação menos esclarecida, inventada ou que possa prejudicar alguém.
Trata-se de uma situação que presenciei e como tal, como pessoa de palavra que me considero, não posso deixar que as minhas palavras atingam algo além da verdade.
A verdade é que mesmo no dia de hoje, quem fizer um passeio pela Ribeira nota dois cenários diferentes. Um antes e depois do tubo de descarga e outro debaixo do tubo.
Como alguém já disse neste blog, se lançarmos àguas tratadas noutra parte da Ribeira não se obtém o mesmo cenário que existe por baixo do tubo.
Lamento apenas que a ARH disse-se à Lusa que não tinha lodos para analisar ou água. Passado uma semana estes ainda lá estão.
Durante este o fim de semana (23/24 Maio) também afirmo que vi água a sair do tubo. Esta pareceu-me límpida e sem resíduos!
Como conclusão penso e espero, que tenha sido mesmo uma descarga com algum descontrolo que aconteceu! Nas fotos dos vários jornais e nas minhas vês-se e quem lá esteve cheirou isso mesmo.
Pena que a reportagem da SIC, que obteve imagens muito interessantes nunca chegou a passar. Também, desde que se corriga a situação, não faz mal.
Não posso deixar de agradecer ao Sr. Miguel, as explicações e tentativas de nos esclarecer.
Quero também agradecer a todos os comentários directos a este tema e também aos jornalistas que publicaram as notícias com correcção, nunca exagerando ou criando casos inexistentes.
Uma ultima referência ao convite global do Sr. Miguel, que agradeço, mas que acho redundante pois já nos ofereceu as suas explicações que apenas me deixaram uma dúvida.
Porque lançar águas na ribeira numa altura que não chovia à muitos dias?

Eu disse...

continuação...

As águas tratadas custam dinheiro como referiu. Porque joga-las fora?
Com tantos lindos jardins...ou oferece-las aos vizinhos :)...para a Ribeira parece-me um desperdício...
Para terminar também pedia ao Sr. Judice e já que criamos um canal directo com ele ;) que visse a situação das bolas de golfe...é que parece que nascem no meu terreno.
Obrigado a todos, estamos certamente a contribuir para um mundo melhor.
João Soeiro

Ze de Pechão disse...

Espero que alguem dos que vão ao cocktail/visita ao resort leve a petição "para salvar a ria formosa" para a apresentar ao Snr Miguel Judice e que ele a assine.

Anónimo disse...

Pois...parece que o tema volta sempre ao mesmo. As análises das águas.
Mas então e os resíduos sólidos que lá estão?
Porque é que a AHR não analisou esses? Perdem qualidades com o tempo?
As águas até podem estar boas, mas se vier...M* atrás...??

Anónimo disse...

Espreitei para ver mais fotos e agora até está um video interessante!

http://picasaweb.google.pt/csoares.brejo/RibeiraDeMoncarapacho?feat=directlink

Eu disse...

Olá a todos,
Sem ter tido resposta aos menus comentários, deixo agora aqui exerto da notícia que se pode ler hoje no Barlavento:


http://www.barlavento.online.pt/

A descarga de uma Estação de Tratamento de Aguas Residuais (ETAR) de um empreendimento turístico na Ribeira do Tronco, em Moncarapacho, concelho de Olhão, não foi «regular» e terá resultado de «uma avaria», segundo a informação que os responsáveis pelo resort Vila Monte forneceram à Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, apurou o «barlavento» junto desta entidade.

Parece que havendo ou não análises, como sempre disse a Descarga não foi de águas tratadas!

Está então este assunto esclarecido, mas no entanto, quero pedir aos responsáveis do Resort, para retirarem o tubo da ribeira, optando por soluções mais correctas. Estas não são despendiosas e ajudaram na tarefa de não poluir, porque avarias destas podem sempre acontecer.

Aproveito mais uma vez para pedir que agora seja resolvida a situação das bolas de golfe do Drive Range, o campo de treino.
A resolução passa certamente pela colocação de redes protectoras laterais, junto da saida das bolas.

Agradeço novamente a todas as pessoas que opinaram neste blog, com a certeza que nos cingimos a factos.
Obrigado também ao Resort por terem analisado a situação!
João Soeiro

Anónimo disse...

Afinal as análises estão boas, as análises estão boas, análises estão boas, as análises estão boas, análises estão boas, as análises estão boas, análises estão boas, as análises estão boas, análises estão boas, as análises estão boas...e esquecem-se de ver se a válvula está boa?
E agora...se a válvula avaria outra vez?
Pobre ribeira, sujeita à válvula!

Anónimo disse...

Afinal foi mesmo poluição!
Então como é que está a situação da reunião dia 2 no Hotel?
Alguém sabe.
É que aparentemente as vozes calaram-se!

observador disse...

qual reunião aquilo foi só para acalmar as vozes discordantes.
claro que o jr teve azar e a verdade é como o azeite vem sempre ao de cima ,pois está comprovado pela ARH que houve uma descarga de aguas residuais não tratadas,conforme foi divulgada pelos orgãos de imprensa regional e nacional,à exepção da sic,
pois o balsemão deu ordens para nada passarem.
os poderosos deste portugal são assim.

Anónimo disse...

Pois da reunião assim parece. Que cara de pau...agora que a verdade veio ao cimo, já não diz nada. Vergonhoso!
Eles que não pensem que o assunto fica encerrado!
Que usem a água para regar os belos jardins e mandem os lodos para uma zona de tratamento, senão o melhor é notificar as entidades internacionais...as que dão as classificações.

Miguel Judice disse...

Meus caros,

Não tenho ido consultar o blog porque estou no estrangeiro, regressando a Portugal amanhã. Sobre os resíduos sólidos, quem for à reunião de dia 2 verá que é impossível que tenhamos sido nós a enviá-los porque a ETAR tem 4 (quatro) filtros que retêm os sólidos e os armazenam num depósito sem ligação ao exterior. Esses sólidos são depois recolhidos por uma empresa especializada. Preferia sinceramente que fossem testemunhar com os próprios em vez de estarmos para aqui a trocar galhardetes. Quem o quiser fazer acho que ficará esclarecido e deixará de levantar falsos testemunhos. As pessoas são inocentes até prova em contrário ou são à partida culpadas e têm depois de provar a sua inocência? Seja como for, estarei preparado para vos mostrar o que quiserem para que não tenham de acreditar nas minhas palavras.

Homem que Guia. disse...

a que horas é a reunião?quem pode ir?
qual o objectivo?agora que os jornais publicaram noticias , e que noticiam, que houve mesmo um foco de poluição?
há conferência de imprensa?

ilha do kenitra disse...

também eu vinhe do estranjeiro pois cheguei agora da ilha do knitra.
mom ó jr pra quê tanta cangaça?
dexa mã é de mandar o esgote prá rebera, mom.
olha lá e já descubirste o signifecado de cascabulhe?
enformota mom, e verás o bem que te desejarem.
até vais ganir.

Silverboy disse...

Nos países civilizados é assim:
A United Utilities foi multada em 2966 libras por despejo de esgotos não tratados na ribeira de Hey.

Silverboy disse...

Desculpem-me mas faltou este link no comentario acima.
United Utilities fined 10,000 GBP for pollution

afinal de quem é a merda? disse...

cá no burgo nada acontece a quem polui vejam o caso da CMO que tem esgotos a despejar para a ria formosa,e nada faz para mudar o que está mal.
na ribeira que passa ao pé do macdonald está um esgoto a despejar para a ribeira a CMO sabe nada faz.
no entanto uma trineira apanhou petinga com menos de 11 ctm e foi multada.mas os espanhois poem petinga e carapaus em portugal com tamanhos inferiores aos da lei e nada lhes acontece.vamos lá saber em que europa estamos.
a arh disse que houve uma descarga de aguas residuais,não tratadas para essa ribeira,a montante a ribeira está seca o judice jr diz que não foi o vila monte,será que algum vizinho do judice mijou e cagou, assim tanto para a ribeira no local que está o cano de descarga vinda do vilamonte?
se foi um vizinho foi mesmo uma grande cagada.e deve ser do sporting pois o mijo está verde conforme as fotos vindas nos jornais.

Miguel Judice disse...

A presença é livre para todas as pessoas bem educadas e que não queiram insultar gratuitamente. Só um comentário do Sr. Ilha do Kenitra que se ofendeu com a minha "cagança" capitalista de estar no estrangeiro, que por acaso é em Espanha onde ele seguramente nunca deve ter ido porque não é cagão. O senhor devia limpar a boca antes de falar (e já agora volte à escola para aprender a escrever), pensava que a altura dos posts ordinários neste blog já tinha sido ultrapassada mas aparentemente ainda há alguns malcriados que dão mau nome aos outros participantes. É pena. Também lhe digo que se aparecer lá a dizer palavrões pode ser que se arrependa porque apesar de ser jovem e de me considerar bem educado não levo insultos para casa.
Todos os outros são bem-vindos. Mais uma vez digo que estarei educadamente e responsavelmente à espera de os receber e até com uma boa notícia sobre as bolas de golfe.

Homem que Guia disse...

se faz a sua obrigação se colocar lá a vedação,de modo às pessoas não se sujeitarem a apanharem com as bolas de golfe vindas desse campo de golfe.
assim com é sua obrigação impedir que as aguas residuais,da etar vão parar à ribeira.
se cumprir isso é bom sinal,é sinal de mudança.uma coisa posso garantir as pessoas que eu conheço,que se interessam por esses assuntos,de defesa do ambiente, sabem-se portar e vão para discutir e ver as soluções apontadas e não enxovalhar e insultar ninguém.
pelo que sei este blog tem os comentários livres e há comentadores mais interessados na confusão,do que em discutir os problemas e tentar arranjar solução.

Anónimo disse...

É mesmo estranho, que o Sr. Judice continue a dizer que a descarga não é dele, quando nos jornais se lê que a causa foi uma avaria numa válvula.
Ou está desactualizado ou temos algum desconhecimento de causa.
Serão os Srs. Jornalistas mentirosos?
Teremos que os colocar ao corrente deste blog para ver o que eles dizem.
Nas fotos que estão na net vê-se sem qualquer dúvida, que a descarga é originária do tubo. ainda se vê mais...é que foi uma descarga com força, pois o lodo "saltou" para bem longe do tubo. Tendo o tubo um diâmetro grande permite uma descarga grande, seja àgua ou lodo.
Será que o tubo é de outro proprietário?
Seja de quem for já devia é ter limpo o que lá está!

Anónimo disse...

Bom...temos que dizer que se não se diz responsável pela descarga, pelo menos já assume responsável pelas bolas de golfe.

Veja a notícia no observatório do Algarve:

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=29686

"A ARH Algarve refere que o empreendimento deu conhecimento, informalmente, que a origem da descarga esteve na avaria de uma válvula, situação classificada como acidente e não sujeita a sanção"

Parece que alguém do Resort anda a informar mal o Sr. Miguel.
Afinal a avaria é numa válvula e foi um acidente.
Está certo que não paguem a multa, mas limpar a Ribeira, deviam faze-lo!

Anónimo disse...

Lendo o artigo do observatório também diz que...em relação ao responsável do ARH:

"O responsável admite que o empreendimento se encontra em incumprimento pois, desde que a ETAR foi licenciada, em Julho de 2008, nunca foram entregues os resultados de análises regulares obrigatórias."

O Sr.M J não deve ter entregue os relatórios nem lido os relatórios e análises.
Por isso é que não sabe do que se passou...tá explicado!

Mas ainda temos esperança pois também se lê:

“O facto de não haver sanção não quer dizer que o processo não vá ser apurado”, afirma o porta-voz da ARH Algarve,

Pelo menos vamos conhecer a verdade, pois os lodos são para secar na Ribeira.

Anónimo disse...

se calhar ainda usam os lodos para o SPA...

Anónimo disse...

veremos o que vai dizer logo à tarde o miguel judice.

Anónimo disse...

Logo à tarde?
A reunião que foi proposta foi muito genérica!
Nada de horas... terá o Sr. Miguel o dia todo disponivel?
Acho mal.
Devia ter hora marcada.

Anónimo disse...

não falem mal, o horário é às 17h. não sei é se vai haver reunião.pois a ARH já disse que o vila monte nunca enviou análises nenhumas ,e que a descarga foi devido á avaria de uma válvula,mas que nada lhe vai acontecer.e os orgão da comunicação socila já divulgaram esse facto.
mas se ele prometeu,está prometido.
veremos

Miguel Judice disse...

Com muita pena minha ninguém se deu ao trabalho de vir ao Vila Monte ter comigo hoje à tarde para poderem ouvir a nossa versão mas imagino que já não seja tema. Quero acreditar que tenham havido outras polémicas mais interessantes que tenham impedido os meus caros bloggers de nos visitar nesta solarenga tarde algarvia. A visita serviria para verem os documentos que licenciam a ETAR, as análises, a própria ETAR e os seus avançados sistemas de filtros, para perceber como funciona o nosso processo de controlo e monitorização dos efluentes, a forma como canalizamos as águas para o nosso lago e depois para a rega dos jardins, etc. Se viessem poderiam ter constatado tudo isto mas admito que tenham feito fé nas minhas palavras e nas do nosso vizinho, Sr. Soeiro, que afirmou ter visto águas limpas a sair da ETAR, como sempre dissemos que aconteceu. Na verdade ninguém nunca viu nada em contrário. Tenho pena de não terem estado também porque decidimos alterar o driving range, transformando-o em buracos de golfe, para assim minimizar qualquer problema com bolas a voar.

Penso que assim encerramos este assunto. Foi um prazer poder esclarecê-los por esta via. Cumprimentos.

Eu disse...

Caro Sr. Miguel,

Devido a questões profissionais, e dado que a reunião era às 17h, segundo se lia aqui no blog, não me foi possivel comparecer.
Tenho pena de não ter trocado impressões consigo, sobre a primeira descarga, que, se bem que ainda não tive qualquer informação oficial, lê-se nos meios de comunicação que foi devido a uma avaria.
Confirmo que já vi água transparente a sair pelo vosso tubo, mas ainda não consegui compreender a descarga dos lodos.
Acho também que deviam ter sido limpos e gostaria de saber se a situação da válvula está corrigida, evitando novos problemas.
Ficarei à espera de uma resposta da entidades competentes para melhor compreender a situação.
Não posso deixar de retribuir o convite. Deixo então convite para me visitar, se bem que para já é apenas espaço com algumas arvores de fruta, poderá apreciar algumas tratadas naturalmente.
Fica também aqui o meu contacto para que possa, caso tenha alguma necessidade de qualquer coisa, me contactar. Nunca se sabe. Disponha.
Registo também com agrado a situação da reconversão do DR para campo de golfe. Reduzirá sem dúvida o número de bolas, e estando os buracos bem posicionados poderá evitar o envio das mesmas para o lado que não está protegido.
Despeço-me então deixando o meu email.
Atentamente,
João Soeiro

joaovssoeiro@gmail.com

Floripes. disse...

Também não fui por o horário ser incompativél, mas o que saiu na cominicação social foi esclarecedor.houve descarga de aguas residuais,por avaria de uma válvula, do vila monte,a ARH afirma que nunca chegaram lá análises,provenientes do Vila monte.
o vizinho j. soeiro afirma que viu agua negra a sair desse tubo,mas que agora já sai limpa.
as fotos hoje no forum olhão são esclarecedoras,que houve poluição,pois a agua que secou deixou o local da ribeira negro .coisa que não acontece á agua da ribeira ,pois essa fica castanha.
o j. soeiro deverá ser informado pela ARH do que se passou.
esperemos para bem de todos que a agua não volte a sair contaminada.

Anónimo disse...

Tanta conversa e ninguém compareceu... :(

Mas também o importante era esclarecer o que ainda não está esclarecido...quem poluiu.
O Sr. Miguel só refere o que lhe interessa...as análises. A AHR diz que estão em incumprimento na entrega das mesma.
O facto é que houve mesmo descarga e parece que ninguém dá importância a isso!

Atento disse...

claro que as pessoas dão importância a isso, e só por darem importância,e denunciarem o que se passou na ribeira do tronco com origem no vila monte é miguel judice reparou, e alterou algumas coisa que foi obrigado para receber os pretensos convidados,que por este ou aquele motivo não se deslocaram lá.
há inclusive propostas de cidadãos,para um correcto aproveitamento das aguas das etars com pouco gasto.
mas as autoridades das aguas do algarve não gostam dessa alternativa pois,não haveria opurtunidades de tantas luvas.
se miguel judice é realmente amigo do ambiente só fez bem em pôr a etar em condições,assim como o das bolas de golfe,só é bom para ele e para o empreendimento hoteleiro que dirige.

Anónimo disse...

acho que fez a queixa deve exigir uma resposta formal!
É uma tristeza, pouco profissionalismo, péssima gestão, não se dar conhecimento às pessoas que fazem as queixas respostas adequadas!
A própria CMO a quem eu já enviei emails não me responde aos mesmos!
Então para que criam emails?
Eu peço que se souberem o que dizem as autoridades sobre o que realmente aconteceu na Ribeira coloquem aqui.

Anónimo disse...

pelos vistos ninguém foi à reunião e apenas quem apresentou a queixa deu o nome! Tá certo! :(

Anónimo disse...

os problemas devem ser denunciados pelos vizinhos que se sentem prejudicados,pois estão a exercer um direito de cidadania.
se todas as pessoas assimo fizerem os poluidores tem mais medo de poluir.

Anónimo disse...

e o vizinho do vizinho, o vizinho deve apoiar!

Anónimo disse...

claro que sim.mas os vizinhos do J.Soeiro ainda são do tempo do medo,e tem medo de sairem prejudicados,talvez ele se deva apoiar nos vizinhos estranjeiros que tem ao pé, pois estes estão mais mais motivados para as questões ambientais .
o verão vai ser longo o tubo ainda lá está,pode ser que as obras tenham resolvido o problema,o tempo o dirá.
oxalá que sim.pelo menos as bolas de golfe já não voam,não é?

Anónimo disse...

As bolas irão continuar a voar, dado pelo que se lê, o campo de treino que se chama Drive Range vai ser reconvertido a campo normal. Assim reduz o número de bolas atiradas. Mas as bolas continuam a existir. Havendo a possibilidade de apenas uma atingir alguém, o Resort devia ter o máximo cuidado e proteger todos os ângulos.
A ver o que acontece...
Para já apenas existem promessas bloguistas...

Anónimo disse...

quer dizer que era só fumaça.
vamos a ver o que faz às aguas da etar que tinha a válvula avariada.

Anónimo disse...

o somos olhão também interrogou a ARH,sobre o que aconteceu na ribeira do tronco e qual a origem da descarga,para que no futuro não venham dizer que é a 1ª vez e que o poluidor está desculpado.
se houve poluidor deve ser identificado e ficar registado.
esperemos que aARH divulgue os factos.

Anónimo disse...

pena é que nos blogues os assuntos vão ficando para baixo...
Mas deviamos mante-los activos até ter uma resposta que agrade a todos!
Tenho que dizer que é agradável discutir com todos este e outros assuntos.
É sem dúvida uma forma de cultura para todos nós, darmos através das nossas palavras um contributo para o que é nosso, a nossa cidade, a nossa região.

Anónimo disse...

pena que de vez em quanto apareçam uns parvalhões a querem desviar os assuntos que são do interesse dos cidadões,o dono do blog devia cortar a palavra a essa gente.mas parece que nos artigos mais antigos esse tipo de comentadores não ataca tanto,pelo menos é o que parece.

Anónimo disse...

claro...como não contribuem para nada, só falam nos mais activos para serem mais vistos....

Anónimo disse...

claro...como não contribuem para nada, só falam nos mais activos para serem mais vistos....

Anónimo disse...

se calhar a táctica é identificar os ips dessa gente ,que só quer confusão e falar da vida de cada um.e cortar o acesso,aos comentários mais jocosos.

Anónimo disse...

a minha opinião é que todos devem ter acesso.
E preciso é passar a mensagem que se deve falar de algo em concreto, criticando mas apresentando soluções. Nem tudo está mal, nem tudo está bem. A conversar é que todos nos entendemos.
O associativismos que se vê noutros paises gera muitos frutos!
Aqui para além de sermos poucos e desconfiados...muitas vezes usamos a nossa energia apenas para falar mal.
Apenas algums acham que isso os leva a algum lado...
A solução passa por não se lerem os comentários sem significado real.

fur-ao disse...

agora ate pagam bem ao comando do BMolh-ao para calar as bocas dos 40 profissionais decontentos com a governaç-ao do desleal

Anónimo disse...

é verdade que o novo quartel dos bombeiros está a ser construido na zona industrial?

Anónimo disse...

olá, gostaria de saber se já há informações da AHR em relação à descarga.
Obg

Anónimo disse...

a ARH ten 10 dias para responder.
vamos lá saber se ao contrário do f.leal também não vai responder.
é que valentina cailxto presidente da ARH e o dito cujo são muito amigos.

Anónimo disse...

A D. Valentina que deve ser boa profissional até terá prazer em fazer uma vistoria ao local! O que ela defende deve ser um ambiente sem poluição para todos. O facto de ser amiga ou não do Sr. Presidente, não invalida nada. Pelo contrário, se é amiga, devia agir correctamente, não querendo o concelho poluido...quem diz concelho diz região, mundo...só temos este!!!!

Anónimo disse...

Passaram mais de 10 dias...já houve alguma resposta da AHR?
Afinal os institutos funcionam ou...

Raul Coelho disse...

são 10 dias úteis, terminará dia 19.

Anónimo disse...

Já estamos no dia 24...a AHR já disse alguma coisa?

rc disse...

ARH, não respondeu, mas o SO! já reagiu a essa ausência de resposta.
Deverá constar na actualização de 24/06 do seu blog

Anónimo disse...

Será possível um link para o artigo, se faz favor, da Deutshe Welle...

espada disse...

opurtunamente,f.leal vai publicitar essa entrevista

Anónimo disse...

O Presidente da Camara e um homem muito forte,e esta a borrifar se para voces mediocres,as pessoas ainda perdem tempo a falar nesse tal J Valerio, como alguem alvitrou o J Valerio em vereador, isso era um circo, era o fim da politica um desredito para o povo, e alguns partidos ainda o apoiam tenham tino, e o sr,Raul que foi um lutador pela democracia esta ao lado de um homem que lesa os comtrbuintes, e um circo

Anónimo disse...

Pior fazem do bloc esq que esta cheio com o dinheiro de todos os contrbuintes

paula noronha disse...

boa tarde,
sou uma pessoa atenta aos problemas ambientais e por isso, este blog suscitou-me algum interesse.
confesso que fiquei perplexa com a troca de mensagens de baixo nível que aqui vi. Não vi serem feitas críticas construtivas, discussões civilizadas (salvo algumas, poucas excepções)ou alguma vontade sequer de resolver aquilo que se apontava como um drama! ao contrário, teriam com certeza aceite o convite do Sr. Miguel Judice, que sempre se mostrou disponível para expor a sua inocência mediante provas reais e irrefutáveis, a fim de esclarecerem todas as v/dúvidas e em conjunto arranjarem soluções.
não sei sinceramente de que lado está a culpa, mas para quem está de fora, fica apenas a ideia de que o intuito deste forum serve apenas para criticar, dizer mal, enxovalhar...é de lastimar...
bem, o que interessa é que, ao que parece, tudo se resolveu, no entanto, sugiro que doravante, quando tiverem alguma questão para colocarem "na mesa" que a façam com educação, moderação, sensatez. dessa forma, nunca perderão a razão.
nunca se esqueçam: o intuito destes foruns deve ser o de solucionar os problemas em questão.

Anónimo disse...

diz a Sra. provas reais e irrefutaveis? Quais ? segundo dizem a merda acabou por la ficar e nem sequer limparam!Nao tenho nada contra o proprietario do empreendimento mas segundo parece nas justificaçoes dadas espalhou-se um pouco e numca li da parte desse Sr.que teria sido um acidente a causa deste alarido todo."educaçao,moderaçao,sensatez ate estou de acordo com a Sra.
Depois de ler o ultimo post aqui publicado pergunto a Sra. como e que quer que os autores do blog tratem o ainda presidente da CMO ?
Toda a gente em Olhao sabe que e mentira o que esse sr. escreveu no Correio da manha!Nao faço parte desta seita ,mas tambem sou um leitor assiduo

Anónimo disse...

bom dia caro Anónimo,
eu não sei sinceramente quais são as provas reais e irrefutaveis (nunca disse que sabia). O que sei, é que depois de "atirarem tantas pedras" ao Sr. Miguel Judice acusando-o de poluidor, ele mostrou-se disponível para um encontro que, segundo ele, iria provar a sua inocência. Pelos vistos NINGUÉM quis confrontar a verdade. Então para quê tanto alarido? Para quê tantas acusações? e tanto drama? se quando é para enfrentar de frente, ninguém aparece? vai-me desculpar mas fiquei com a sensação que assisti a um circo à volta deste caso e não de uma discussão séria, credível, cujo o intuito era o de resolver o problema. Foi essa a sensação com que fiquei.
quanto ao Presidente da CMO, para quem não está satisfeito com a sua governação, em ano de eleições, parece-me que será a grande oportunidade para a mudança

paula noronha disse...

peço desculpa, mas esqueci-me de colocar o meu nome acima, agora sim!
bom dia caro Anónimo,
eu não sei sinceramente quais são as provas reais e irrefutaveis (nunca disse que sabia). O que sei, é que depois de "atirarem tantas pedras" ao Sr. Miguel Judice acusando-o de poluidor, ele mostrou-se disponível para um encontro que, segundo ele, iria provar a sua inocência. Pelos vistos NINGUÉM quis confrontar a verdade. Então para quê tanto alarido? Para quê tantas acusações? e tanto drama? se quando é para enfrentar de frente, ninguém aparece? vai-me desculpar mas fiquei com a sensação que assisti a um circo à volta deste caso e não de uma discussão séria, credível, cujo o intuito era o de resolver o problema. Foi essa a sensação com que fiquei.
quanto ao Presidente da CMO, para quem não está satisfeito com a sua governação, em ano de eleições, parece-me que será a grande oportunidade para a mudança

Anónimo disse...

criticar, dizer mal, enxovalhar.......e de lastimar ........tambem acho que sim, mas mandar as pessoas votarem em A B C so porque estamos em ano de eleiçoes e assim seria a soluçao para os descontentes com o ainda presidente da CMO, esquecendo-nos que ainda estamos num pais com leis e que as mesmas devem ser cumpridas e por "todos"o que nao aconteceu com o presidente ,e ainda se fala nos fascistas de antes de Abril de 74, parecendo-me que estes ainda sao bem piores , embora com outro tipo de paleio