sexta-feira, 29 de maio de 2009

SÃO TODOS MENTIROSOS!

Em meados de 2001 a CCDR-A estabeleceu um protocolo com varias entidades para elaborar um estudo sobre o impacto das águas residuais urbanas das Etars na Ria Formosa. Dessas entidades destacamos a Universidade do Algarve pelo conclusões a que chegou, e que no fundo vem dar toda a razão a quem ao longo destes anos se queixou.
Muito sinteticamente os resultados:
Parâmetros Físico Químicos
Oxigénio- cerca de 50% dos valores normais da Ria
Salinidade- Só a partir dos 400 metros se começa a restabelecer os valores normais
Amónia- chega a ser 400 vezes superior aos valores normais
Fosfatos- 50 a 100 vezes os valores normais
Parâmetros Biológicos:
Clorofila a- 50 a 75 vezes os valores normais
Coliformes fecais- valores superiores ao permitido por lei para aguas balneares
Parâmetros Fitoplanctonicos:
Predominantes de agua doce- clorofitas, euglenas e cianobacterias
Predominantes do meio marinho- flagelados, diatomaceas e dinoflagelados
Durante anos mantiveram em segredo estes resultados para não assumirem as responsabilidades não só pela mortandade como até pelas interdições da apanha de bivalves. Qualquer pessoa sabe que sem oxigénio não há vida, e que quanto mais elevada for a temperatura maiores são as necessidades de oxigénio, pelo que se os valores apresentados descerem tanto serão uma das causas da mortandade dos bivalves e de peixes, sobrevivendo apenas as espécies mais resistentes. E tem sido assim desde que instalaram as celebres Etars.
Não bastava a eutrofização provocada pela presença de fosforo como ainda a descarga das micro algas das lagoas de maturação, cujo impacto ´se vai diluindo à medida que se afastam dos pontos de descarga. Das micro algas há a destacar as cianobacterias e os dianoflagelados, ambas potencialmente tóxicas, e cuja presença ajuda a explicar as interdições quase cíclicas como temos vindo a registar.
Em resumo, todas as autoridades sabiam e todas mentiam, fingindo desconhecer estes resultados, e todas tinham conhecimento do crime ambiental que vinham cometendo contra o ecosistem da Ria Formosa.
Neste fim de semana o cara de pau ainda em presidente da CM Olhão, promove um evento sobre a temática do mar, e vai continuar fingindo desconhecer o assunto, e com o descaramento nele habitual até apela às entidades responsáveis pelo desenvolvimento sustentável do sector, como se não fosse ele um dos responsáveis pela situação.
Após 8 anos do estudo e da crescente degradação da Ria seria interessante ver os candidatos a uma medalha dizerem-lhe na cara para deixar de mentir.

7 comentários:

Mal Vestido disse...

o homem quer lá saber da morte das amêijoas ele até não tem viveiros.
mas o vereador j. peres devia-lhe informar a mortandade das amêijoas nos viveiros do sogro.
a não ser que ponha desifectante nos viveiros para as amêijoas não morrerem.o pininha também devia dizer ao cara dura que porque morrem as amêijoas do viveiro do sócio das ostrinhas,e porque morrem também as ostrinhas.
tivesse a ria despoluida e a tratassem bem, e olhão tinha uma riqueza,onde não faltaria trablho para os
mas como os nossos politicos são politicos de merda,que só dão valor aos fatos armani e falam mal de que veste diferente,a nossa ria tem politicos muito bem vestidos,mas tem uma ria cheia de merda,onde morrem as amêijoas e onde a miséria grassa a cada dia que passa.

Anónimo disse...

bem observado é por gente dessa que olhão está com á tacha de desemprego em que está.
a riqueza´`a frente da cara e eles a fazeremde conta que queremo desenvolvimento e progresso de olhão.constrindo mamarachos e deixando que os esh~gotos continuem a ir para a ria sem tratamento e a ETAR de ppoente a chirar mal e a tratar mal os esgotos.

Luizinhe o bruxo mais celebre dólhão disse...

mom vai mas é prá escola tirar um curse de novas opurtunidades o sócrates até paga.
agora falar mal em olhão terra onde sempre se pautou pelo uso correcto do português(AH.AH.AH.AH). pois só assim os pescadores olhanenses podiam correr a europa toda e fazer o comércio falando uma lingua que ate o durão barroso renega.toma lá ó bruxo.

Silver Boy disse...

Extraído de http://europeias.sapo.pt/lusa/artigo/76d821bb9e806cdd8e060cacc70bf934.html
Ponte de Lima, 30 Mai (Lusa) - O cabeça-de-lista social-democrata às eleições europeias, Paulo Rangel, considerou hoje que o Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, fez "uma afirmação populista e pouco responsável" sobre a abstenção.

Questionado sobre a ideia defendida por Marinho Pinto de que o não voto "é uma arma contra mais do mesmo", Paulo Rangel respondeu: "Essa é uma afirmação populista e pouco responsável da parte de uma pessoa que está à frente de uma associação pública - não é uma associação privada, é uma associação pública".

Na sexta-feira à noite na Lousã, o bastonário da Ordem dos Advogados sublinhou que o voto é uma arma dos portugueses, considerando que "o não voto" pode ser utilizado também para expressar descontentamento em relação ao que se passa actualmente com a justiça.
O texto acima define bem quem é que ganha com a abstenção.
Todos nós não devemos desperdiçar o nosso direito ao voto, e todos devemos ir votar segundo a nossa consciença.
Se acham que está tudo bem então devem votar PS
Se acham que está tudo bem mas que poderia estar melhor então devem votar PSD.
Se acham que este sistéma já deu o que tinha a dar então devem votar nos partidos pequenos ou votar em branco ou ainda votar nulo.
Mas em qualquer caso não devem deixar de ir votar.
Abaixo deixo um extracto do ultimo post do blog do Zé Carlos http://vaiparaolhao.blogs.sapo.pt/7812.html
para que meditam um pouco antes de ir votar.
E duma forma impressionantemente sagaz, logo no dia seguinte, estava o presidente de Olhão (o sr. eng.), reunido com o presidente do clube, no meio do relvado (isto é importante…), para analisarem ali mesmo (o local foi fundamental…), tudo o que havia a fazer para que não faltasse nada ao clube, porque segundo diz o sr engenheiro, é isso que a população quer.
E não há qualquer problema em utilizar o dinheiro da Câmara. È isso que a população quer!
È necessária luz artificial? Não há problema, a Câmara paga. È isso que a população quer!
Amplia-se o estádio? Não há problema, a Câmara paga. É isso que a população quer!
È preciso um estádio novo? Não há problema, a Câmara paga. È isso que a população quer!
A Ria está poluída? Não há problema. A população quer é o clube a ganhar!
Não há médicos suficientes? Não há problema. A população quer é bola!
Não há emprego? Não há problema. A população quer é que se gaste dinheiro na bola.
Não há problema que agora o fundamental é satisfazer a população.
Um presidente que ausculta e interpreta duma forma tão precisa o sentir de toda uma população, merece todos os encómios (hem, e esta?).
Até acho que já merece a estátuazinha. Já tem a rua…, ficava bem…
E já agora, se calhar, Olhão merece isto tudo?
Mal recomposto de tanta emoção, termino.
Mas ouvi dizer que o Xico Leal na próxima época vai jogar ao lado do Jalmir, a ponta de lança. E o Ramirez vai para guarda-redes, por se põe bem, em bicos de pés…
E disseram-me que tinham uma secretária para massagista… mas eu não acredito…
Cá fica o abração do
Zé Carlos
Eu bem sei que as eleições do proximo dia 7 não são para a autarquia mas todos nós devemos aproveitar para enviar uma mensagem aos responsaveis pela autarquia.

Anónimo disse...

Realmente quem está demasiado tempo no poder...só polui!
Têm que se alternar...não podem estar sempre os mesmos, por muito bons que sejam...

Anónimo disse...

o cara dura não tem cheiro, para cheirar a merda dos esgotos e da ETAR,só sabe cheirar o bacalhau,da dita cuja.por isso aquele nariz,que cada vez está maior será pelas mentiras que diz ou o efeito do azulinho está a fazer efeito no nariz?

Anónimo disse...

O Louça, logo poe os patins ao J.P.
nao queria mais nada ir para vereador da Camara, isso era o fim da politica