quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CDU ApOIA F. LEAL!




As imagens que encabeçam o texto dizem respeito às obras de reconstrução do edifício-sede do PCP. Nelas se pode constatar não existir qualquer placa identificadora da obra, violando o Regime Jurídico do Urbanismo e Edificação, pelo que se supõe tratar-se de obra clandestina, coisa a que nos já habituaram nesta cidade.
Há aqui um contra-senso ou talvez não; é que os representantes na Assembleia Municipal e agora candidatos daquele partido fazem juras de se bater pela transparencia no que a esta matéria diz respeito, mas ao mesmo tempo são eles a cometer as infracções que apontam a terceiros ainda que de forma incipiente.
Como já denunciamos por varias vezes, a promiscuidade entre o poder autárquico e as oposições é mais que muita, não se percebendo como a CDU diz ao mesmo tempo ser da oposição e depois se senta no colo de F. Leal.
Um dos responsáveis da CDU é membro do movimento de cidadania Somos Olhão que luta pela transparencia da gestão da coisa publica, tendo já usado de uma espécie de direito de veto para obstaculizar acções daquele movimento susceptíveis de melindrar um camarada seu; terá agora força para impedir o pedido de acesso ao processo destas obras. Se assim for é caso para se dizer que a transparencia vai nua!
Como querem tirar a cadeira do poder a Francisco Leal, se a pratica é de cobertura e promiscuidade? Estarão de facto interessados numa mudança ou apenas esmolam a partilha do bolo? Haja vergonha!

78 comentários:

Anónimo disse...

É muito estranho o que é aqui denunciado, se calhar o prédio, ou a obra no prédio em causa não é da CDU. É verdade que lemmbro-me perfeitamente que aqui já foi a sede do PCP-CDU e agora tem outra.
Obrigado, mas seria bom que fica-sse bem esclarecido este assunto.

Anónimo disse...

Este blog é do Bloco de Esquerda? É que com os ataques ao PCP parece...

Anónimo disse...

Não me parece4 que este blog seja do bloc de esquerda ,porque senão eu não escrevia aqui. Bem o que vi esta manhã foi o que não se pode chamar de democrático então a cdu vai pintar na avenida da republica em propriedade privada um mural em que apela ao voto dos jovens falando no sktanle? porque razão não escreveram isso num daqueles mupis tão famosos? vamos lá respeitar a propiedade alheia é o que se pede.

sabe sabe disse...

as verdades são para serem ditas, doam elas a quem doer.
também o prof.alberto foi benefeciado em muitas obras assim como o engenheirinho ruizinho e drº do ferro e sua esposa.
pra não falar dos sebastião lebre e dos prédios que fez sem elevador,quando a lei obrigava a tal.

Anónimo disse...

Ao comentador das 13.48:
Não vejo qualquer ataque ao PCP, mas sim a denuncia de uma situação de facto cometida pelo dito partido que só tem de a corrigir. Ou acha que o PCP está acima da lei?

Anónimo disse...

a transparência é a lei ser igual para todos se a cdu não está a cumprir a lei,então tem de ser denunciada.
se for o b.e. o mesmo tem de ser feito.
assim é que é olhão livre continuem pra ver se esses senhores do poder,perdem a mania que podem passar por cima das leis.

sei que nada sei. disse...

a cdu apoia e imita f.leal.pois há técinos da CMO que recebem envelopes para fechar os olhos,à fixação dos placards de obra exigidos por lei.
será que a cdu também dá envelopes?
a cdu também apoiou o polis ria formosa,que diz para jogar as casa dos ilhotes e das ilhas abaixo.por isso o leal está como peixe na água.

Anónimo disse...

Será verdade que a obra da rua do bar 31 é de alguém da realeza?

Anónimo disse...

da realeza é também a obra que foi feita em frente ao auditório em que as plantibandas das varandas ultrapasam os passeios,assim como é da realeza a obra ao lado do restaturante do Kincas,pois está a ser alterada a fachada de um prédio junto á praça, que é considerado edificio publico qualificado pelo ippar.
quando não podia ser.altrada essa fachada demoliu-se o edificio e agora nimguém sabe o mamaracho que aLI VAI NASCER.

DONAX TRUNCULUS disse...

Muito mas mesmo muito estranho,
O edificio é efectivamente do P.C.P., foi doado por um camarada devoto, Rodrigues Pereira.
Vamos ver se o rei não vai nu.
Cabe ao p.c.p. provar, que não tem os mesmos PRINCÍPIOS morais que F.LEAL, quer ver o altruísmo da verdade ser esclarecida,. se não o que pensar?

Anónimo disse...

O QUE O CASTANHEIRA NÂO ESTAVA À ESPERA ERA SER APANHADO COM AS CALÇAS EM BAIXO EM PLENO ACTO DE VIOLAÇÂO DA LEGISLAÇÂO DAS CONSTRUÇÔES E AINDA COMO È DITO AQUI SOB SUSPEITA DE FAVORECIMENTO PELO LEAL EM TROCO DE QUÊ? DE UMA OPOSIÇÂO EDUCADINHA? ISTO È TUDO UMA OPOSIÇÂO DE CACA.SE NÂO QUISEREM PUBLICAR O MEU COMENTÀRIO NÂO PUBLIQUEM, MAS TENHAM ACERTEZA QUE ELE TRADUZ UM SENTIMENTO DE CADA VEZ MAIS OLHANENSES QUE COMEÇAM A NÂO SABER EM QUEM VOTAR E SÒ O BE POR AINDA NÂO TER FEITO NADA, TAMBEM SÒ AGORA È QUE APARECEU, PODE MERECER ALGUMA ESPERNÇA.

Anónimo disse...

Dou os parabéns ao OLHÃO LIVRE, pela coragem que tem de mostar ao Olhanenses,que afinal entre F.Leal e os seus SUPOSTOS opositores, venha o diabo e escolha.
O que terá sido esta oposição, antes de haver blogs desta natureza?
viviamos no anonimato,que "caldeiradas" terão sido cozinhadas na C.M.O. com esta oposição.
Muito fogo de artifício, incêndios nenhuns, pois claro com histórias destas, faz-me lembrar o caso do queijo limiano!Mereciam que este caso fosse amplamente divulgado.

Anónimo disse...

O BLOCO ESQUERDA,faz falta na camara, como virgem por enquanto que é nestas andanças.
Com B.E. na camara, vai todos piar fininho, F.leal não nos vai apanhar em filmes coloridos destes.
Esta é a forma de F.leal tem, toda a gente a lhe dever favores, até os insuspeitos,não espererava ver a c.d.u. nesta situação.Terá este partido caído na viciação que todos nós criticamos?

Anónimo disse...

A imoralidade vinga e singra na câmara Municipal de Olhão.
É verdade que só quem tem dinheiro
pode fazer o que lhe apetece, pois,
esse miserável presidente que se chama Francisco Leal,afirmou ao declarante que teria o projecto aprovado para a construção de uma
moradia, dada a situação económica do declarante, pois o investimento que fez na agricultura foi grande,
necessitando ,assim,de proceder à
referida construção.
Esta moradia, não se encontrava em
Reserva Agricola, Perimetro de Rega
ou outros condicionamentos.
Porém, e em paralelo, pediu-se um destacamento, o que era viável, uma vez que a parcela a destacar estava dentro da Lei.
Tudo foi INDEFERIDO, construção da moradia e destacameto, pois esse senhor pedia contrapartidas, que não foram aceites pelo declarante.
Porém ,em Assembleia Municipal o declarante, mostrou a todos os membros que compunham o elenco da assembleia, como foi APROVADA uma moradia, armazém e piscina e feito um muro na propriedade alheia, sem licença para tal.
Nesta APROVAÇÃO de ,MORADIA, ARMAZÉM, PISCINA e MURO, foi tambem
consentido o destacamento que NUNCA
poderia ter sido feito, pois não havia area para que isso pudesse ser feito, MAS, as referidas construções NÃO PODERIAM SER APROVADAS, pois encontravam-se E encontram-se ABRANGIDAS PELA RESERVA AGRICOLA NACIONAL, PERIMETRO DE REGA, quem foi o projectista?
Então meus senhores, esta câmara só atende quem tem €uros, pois de contrário, as pessoas vêem-se forçadas a sair do país para pagar dívidas e alimentar os miseráveis pançudos politicos que abundam por aí.
Mais tarde vim a saber que se tivesse escolhido projectistas Ferreira ou Bernardes tinha tudo o que queria aprovado, mas tinha de pagar muito bem, pois de contrário, nada feito.
Descapitalizado, "fugi", para pagar as minhas obrigações.
Até breve!
J.Mateus

Ninguém respondeu nada, nem por parte do PS, nem PSD e PCP.

Anónimo disse...

O BLOCO ESQ. denunciou ao P.G.R.
A UTILIZAÇÃO DE MEIOS CAMARARIOS PARA PROVEITO DE UM VEREADOR(CASO DAS LARANJEIRAS)FIGURA CRIME DE PECULATO !VAMOS CONTINUAR COM ESTA POSTURA, NÃO DEVEMOS FAVORES F.LEAL
NÃO IREMOS EM CANTOS DE SEREIA, OU DO MENINO DOS OLHOS GRANDES, OU FLORIPES.

Anónimo disse...

Pareçe-me precipitada a forma como esplanam este assunto, afinal ainda não percebi o que está ilegal'a fachada do edificio não foi mexida, gostava de ser esclarecido.

Anónimo disse...

Para J.MATEUS, IMPORTA-SE DE TRAZER O ASSUNTO AO B.E.!NÃO QUER DIZER QUE RESOLVA, MAS PODERÁ HAVER MATÉRIA PARA OUTRS CIRCUNSTÂNCIAS.

J.C. disse...

mas não é o b.e. que está a favor da entrega de dinheiros aos xulos do futebol profissional do SCO.
os dinheiros públicos não devem ser gastos com o futebol profissional e o b.e. apoia o contribuito da CMO ás obras de iluminalção do estádio J.Arcanjo. e à destruição da pista de atletismo para aumentar a lotação do mesmo estádio.
então o b.e. tem algum crédito para falar mal do J.C.
o J.valério só está contra o leal porque a partir de determinado momento, deixou de pertencer ao sistema que construia sem licenças e alvarás.
ou não foi assim na quinta da nau e na mega vivenda do barra brita?

a.terra disse...

Vejo que há pessoas que não compreendem o que se passa. Não está em causa a fachada, porque a conservam mas a demolição do edificio carecia de parecer do Ministario da Cultura (ex-IPAR). Mas não foi esse o problema levantado; qualquer obra tem de ter uma placa identificadora onde conste entre outros o que se vai construir, a area total, a cercea, a volumetria, o nº de processo de construção, o alvará do construtor; enfim um conjunto de elementos de identificação que no caso não existem

Anónimo disse...

Isto vai aqui uma sabedoria popular que é obra.

Em primeiro lugar, não é por nada, mas eu não vejo naquelas fotos (nem no local) nenhuma obra em curso. Por isso não percebo como é que suas Ex.as querem ver a licença de uma obra que não é obra.

Quanto muito decorreu ali uma demolição, que foi levada a cabo pelo perigo de instabilidade do edifício, e que já se encontra concluída há muito. Só se lembraram agora? Se não têm mais nada para falar, pelo menos tenham mais cuidado nas asneiradas que continuam a dizer. Não estão a prestar serviço público nenhum ao desinformarem a população com a vossa ignorância. Aliás, cada vez tenho mais duvidas que vocês tenham sequer ideia do que é serviço público

E já agora, mostrem lá a licença que tiraram na câmara para continuarem a fazer publicidade ilegal da vossa organização nas paredes da cidade. A publicidade paga-se sabiam? Ou vocês são alguns privilegiados? E falam dos que não pagam água e dos que não tiram licenças de obras que nem estão a decorrer.

Têm uma moral do caraças.

Há e já agora, vocês também não têm sujado nada as paredes das propriedades privadas com os vossos pasquins...

Merecem um altar vocês...

Anónimo disse...

Continua por explicar a obra deste edificio sem placa identificadora da obra, por uma questão de bom senso, deveria a cdu esclarecer, se é que tem para esclarecer.
E porque não perguntar a cmo?como cidadaõs?
Não há duvida o SO faz falta!

DONAX TRUNCULUS disse...

Para comentário de J.C.....
ESTÁ POR ESCLARECER A VOTAÇÃO DA C.D.U. A FAVOR DO POLIS.
ESTÁ POR ESCLARECER OBRAS DA C.D.U. SEM PLACA IDENTIFICADORA DA OBRA? SERÁ QUE ESTAS DUAS COISAS SE COMPLEMENTAM, FAVORES?

Anónimo disse...

Obrigado A.T.pelo esclarecimento
quer dizer que estamos perante um caso de alguma gravidade e suspeição, tratando-se de um partido da oposição a F.LEAL, o que pensar? embora admito possa haver alguma razão para tal procedimento,que os implicados deverão esclarecer sob pena de caíram nas mais tenumbrosas conjecturas mentais. DONAX TRUNCULUS

Anónimo disse...

NÃO HÁ DUVIDA F.LEAL DÁ CARTAS A TODOS, O HOMEM É UM MESTRE NESTAS COISAS, VEJAM LÁ AONDE ISTO CHEGOU
NINGUEM LHE RESISTE, ATÉ OS INTOCÁVEIS !JÁ NÃO SEI EM QUEM VOTAR ACREDITEM.

a.terra disse...

O comentador das 00.27 está a precisar de ir a um oftalmologista com urgencia pois nem no local vê vestigios de obras. A grua no meio da obra deve ter caido de algum avião descuidado que a largou e provocou a queda do edificio. A estrutura montada é para evitar a queda dos edificios ladeantes tal o estado de degradação em que se encontram. Ou será antes pelos estragos causados pela obra das quais os vizinhos apresentaram queixa?
Quanto à nossa propaganda, muito menor se comparada com a deste, não vejo aonde incomode a não no que lhe resta de massa cinzenta e compará-la a pasquins certamente estaria a referir-se ao Avante

APB disse...

Sr a.terra e comentadores tenham um mínimo de bom senso, quem está a beneficiar e a tirar vantagens de toda esta discussão e ataques à CDU é o inimigo que julgo que ainda é comum, o Eng. Francisco Leal, devíamos nesta altura de eleições pôr de lado estas divergências ou mal entendidos para concentrarmo-nos numa mudança na autarquia em que a CDU faz falta. Sejamos sérios para que gente séria vá para a Câmara.

Anónimo disse...

Dou-te um conselho J. Mateus é melhor não entregares nada ao bloc de esquerda se não ainda corres o perigo de o J. Valério ficar com o que te resta porque é preciso conhecer essa personagem como eu conheço para saber do que ele é capaz.Pensa bem do que falas do Leal porque eu sei que ele foi teu amigo até começares a pedir coisas impossiveis
foste avisado por ele mas começaste a falar por detrás e vê no que deu foste á falência porque foste mal aconselhado. Mano Rui

Anónimo disse...

Vão perder credibilidade a continuar sistematicamente, na marcação politíca há C.D.U.
Mas qual obra? não há obra por enquanto, o edificio ruío interiormente,a isto chama-se delírios de verão.
Que não gostam dos comunistas já se sabia, não inventem, perguntem á C.M.O. se há obra.Não descridibilizem as pessoas com invenções.

a.terra disse...

Caro APB:
As divergencias existem e são profundas, de nada valendo fingir que está tudo bem quando a base está errada. Acreditava que fosse mandatario mas independente, só que a sua postura não tem sido nem de mandatario e muito menos de independente.
Francisco Leal combate-se frontalmente e não com rasteiras deste tipo; isto é promiscuidade entre poder e oposição; é favorecimento; é tirar força e credibilidade à oposição e não me vai acusar por denunciar o que está errado. Divergencias à parte diga lá se o post contem alguma mentira?
Ao contrario devo dizer ainda que o sr. mandatario e o sr. candidato têm três niveis de responsabilidae:
1- Ambos vêm dar a cara por um projecto que se afirma defensor da transparencia
2- Ambos são membros de um movimento de cidadanis que luta pela transparencia
3- Ambos fazem parte dos corpos sociais de um associação de valorização do patrimonio
Não me parece que os valores citados tivessem sido acautelados.
A essa historia de gente seria votar em gente seria não deve ser comigo; pela parte que me toca prefiro dizer que sou desonesto mas sou honesto ao reconhecê-lo; cadê os outros? serão tão desonestos que não são capazes de reconhecer os erros.
Que mais posso dizer? Que com candidatos anti-democraticos e sectarios jamais será possivel uma mudança em Olhão, quando muito teremos a continuidade do mesmo.

DONAX TRUNCULUS disse...

Se alguem está de ânimo tranquilo nisto, porque não esclarecem as pessoas ? Deixava de haver mal entendidos, por enquanto tenho tenubrosas duvidas na legalidade e até lá vou tirando as conclusões mais lógicas possíveis, do que aqui está prostado.

Anónimo disse...

De facto é caricato, mas dá ideia que a obra está parada, por Olhão
há tantos edificios em ruínas e não têm qualquer placa.O que se afigura como obra poderá não ser!
DOIS EXEMPLOS- Chalé Vitória(saias)
Antiga Fábrica do Galgalo na rua capitão nobre e deve haver mais
De qualquer forma estas duas estruturas ainda não foram mexidas o que dá a entender é a obra arrancou,e depois parou por motivos ainda por esclarecer,desabou?falta de dinheiro?falta de autorização da c.m.o.?Alteração ao projecto inicial?não pareçe embargo?Os responsáveis deviam esclarecer, assim arriscam-se a que se façam juizos de valor errados!

a.terra disse...

Ao comentador das 12.00h:
O delirio de verão deve estar a perturbá-lo a si; contava eleger um vereador à pala da luta sem quartel que os blogs deram ao Leal e que levaram a que a CDU mudasse de postura; sim, porque foram os blogs que lideraram a oposição enquanto os partidos se limitavam a fazer teatro na A.M.
Continua miope este comentador pois não consegue enxergar na fotografia ou no local a grua; deve ser do Avastin. Então aquela grua serve para quê? Para ninho de cegonhas?
Numa coisa sou obrigado a dar-lhe razão; é que quando me manda perguntar na CMO se há obras é por saber que não foi requerido qualquer licença até mesmo para demolir; e olhe que como sou bem mandado vou questionar a autarquia sobre este processo de obras.
Aproveito para lhe dizer porque não gosto de certo gente: é por vê-los como coveiros do movimento popular.

Francisco Leal disse...

Zona histórica
A zona histórica de Olhão vai ser alvo de profundas obras de remodelação, com vista à sua valorização.


Aprovada a candidatura da Câmara Municipal, com quase 2 milhões de euros, será possível intervir em vários espaços públicos emblemáticos, entre eles o Largo Patrão Joaquim Lopes, que liga a frente ribeirinha e o centro histórico. A arte urbana terá destaque nestes locais e os Mercados serão dinamizados. O Plano de Pormenor de toda a zona histórica será um instrumento fundamental para fazer a ligação entre o programa de acção e o planeamento integrado do Centro Histórico. Refira-se que também já está a funcionar a Sociedade de Reabilitação Urbana, que poderá intervir na recuperação do património edificado.

Com estes melhoramentos, que muito nos orgulham, será possível dar à zona histórica de Olhão a projecção que merece por direito próprio.

Francisco Leal, Presidente da Câmara de Olhão

Jessica disse...

O fim de Sócrates
Na campanha, José Sócrates não vai lutar por valores ou políticas, mas pela sua sobrevivência.


Poderá José Sócrates sobreviver a uma derrota eleitoral no dia 27 de Setembro? Pelo que vamos sabendo das sondagens, e lembrando os resultados das europeias, parece que toda a gente espera que o PS perca muitos votos e a maioria absoluta. Mas, qual será a dimensão da perda? Isso, é óbvio, ninguém sabe. No entanto, podemos colocar alguns cenários. No primeiro deles, admitamos que o PS fica à frente do PSD, e com uma percentagem superior a 35 por cento. Será que Sócrates pode ficar? Talvez. Apesar de tudo, não é uma derrota demasiado humilhante. Poderá tentar governar em minoria, fazendo acordos parlamentares aqui ou ali, à esquerda e à direita, conforme os assuntos e a gravidade deles. É evidente que a situação se complica. Contudo, acima dos 35 por cento, ainda há alguma margem para Sócrates.

O caso muda de figura caso o PS baixe mais do que isso. Mesmo se ficar à frente do PSD, mas apenas com 31 ou 32 por cento, a fragilidade da situação agudiza-se. A perda será muito pronunciada, e a ala esquerda do PS poderá dizer, com razão, que Sócrates governou demasiado ‘à direita’ e por isso perdeu um número colossal de votos. Assim sendo, nada impede Alegre ou Ferro de se constituírem como alternativa, propondo uma coligação governamental que inclua o Bloco de Esquerda, ou o PCP, ou os dois ao mesmo tempo. A ‘frente de esquerda’ terá certamente o apoio de Soares, e grande parte dos socialistas sentirão que é melhor ficar no poder aliado à esquerda do que voltar a virar-se para a direita, procurando acordos com o PSD ou, pior ainda, com o PP. Neste cenário, a dificuldade de Sócrates será imensa. É evidente que ele não é o homem indicado para chefiar um governo da ‘esquerda unida’, e o máximo que poderia tentar oferecer ao PS era um improvável Bloco Central com o PSD. Ora, entre escolher o caminho à direita, que levou à derrota, ou experimentar um novo caminho à esquerda, acredito que grande parte do PS prefira esta segunda opção. O que significa, é evidente, o fim de Sócrates e a sua saída de cena.

O mesmo se passará no caso de o PS ser ultrapassado pelo PSD em votos. Um líder que tinha maioria absoluta e a perdeu, e ao mesmo tempo deixa de ser o partido mais votado, é um líder acabado.

Daqui se conclui pois que a carreira política de Sócrates está em momento de alto risco. Para ele, tudo pode acabar no dia 27. Na campanha, não irá lutar por valores ou políticas, mas pela sua sobrevivência.

Domingos Amaral, Director da 'GQ'

Anónimo disse...

mas aqui não sabem escrever mais nada, cdu, cdu castanho,cdu,pcp
isto na presta para nada.
este esp+aço é de quem da cdu ó do castanho, depois é bloco esquerda e mais bloco esquerda, não venho mais aqui. Fo..-se

Pela verdade sempre disse...

As pessoas que falam do J.valério sabem tanto tanto tanto que nem sabem o nome do homem.O homem chama-se João Manuel Dias Pereira.Vejam lá o que sabem.E se sabem provem-no mandem para aqui documentos comprovativos das vigarices do homem carago.falar e não provar é uma carga dos trabalhos.Agora que o homem tem documentação muito comprometedora lá isso tem que eu vi.E qualquer dia arriscam-se a ver aqui publicada coisas que não gostariam de ver.Desde o sr Luciano do banco que deu a palmada ao homem e ninguém diz nada a mando do padrinho leal.O Relatório de despedimento dele eu li-o e se ele me desse uma cópia eu mandava aqui para o blogue.Tenham vergonha tenham o moço denunciou-os todos á procuradoria com documentação agora vcs só falam falam falam.provem como ele provou as irregularidades da camara.Ele foi alvarás falsos.ele foi casas que tinham sido aprovadas com uma área e foi feita dez vezes mais.Ele foi obras sem projectos,que o Madeira, o Lino e toda a corja de olhão fez.O homem ao menos denunciou com provas,ou não será por isso que foderam a vida ao moço perseguindo-o chegando ao ponto de roubarem o dinheiro que o moço tinha no banco?Agora estão trememdo porque ele percebe a potes da merda que andaram fazendo e estão a riscos de gramar com ele e mais alguns que porventura serão eleitos tanto pelo BE como pela CDU e poderão perder o controlo.Esse é o vosso problema.Como esta merda está de descontentamento ainda se veem é á rasca com o pctp mrpp eleger um vereador.Eu não sei não.Uma coisa eu sei.Esta merda com o que eu tenho escutado por ai não vai ser a mesma não.Isso é o que vcs não contavam.E o gajo do BE não vos deixA DORMIR NEM COM A MÚSICA NEM COM A INCERTEZA QUE ESTÁ INSTALADA EM VÓS.passem bem e façam o favor de não ser felizes todos aqueles que querem que esta miséria continue como está.Eu não voto PS.

ol disse...

Exmos Srs Administradores do Blog "Olhão Livre",

A Comissão Concelhia de Olhão do Partido Comunista Portugues, solicita e
agradece a publicação dos seguintes esclarecimentos:
1 - O Partido Comunista Português celebrou com a empresa Granvale, Lda, um
contrato de permuta, relativamente ao terreno e edificio de que o PCP é
proprietário em Olhão. A Concelhia de Olhão do PCP, enquanto tal, não tem,
relativamente a este processo, qualquer intervenção.
2 - Se o senhor a.terra quisesse de boa-fé, esclarecer o que quer que
fosse,um simples contacto com elementos do PCP, que o senhor a.terra bem
conhece (entre os quais, pelo menos, um dos signatários), talvez tivesse
alguma utilidade.
3 - A cruzada e a obsessão anti-comunista e anti-cdu do senhor a.terra,
baseada ou em falsidades, meias-verdades retiradas do contexto, ou mesmo
especulações absolutamente fantasiosas, nas quais candidatos da CDU "são
presos por ter cão e presos por não ter cão", gera equivocos (mas se
calhar é isso que se pretende) é manipuladora e deturpadora da realidade e
apenas favorece o candidato socialista Francisco Leal.
4 - A candidatura da CDU aos Òrgãos Autárquicos do Concelho de Olhão, está
profundamente empenhada em alterar a gestão da coisa publica na nossa
terra e rege-se por elevados principios de verdade e responsabilidade na
sua relação com as populações do Concelho.
Não há qualquer hipótese de promiscuidade ou de confusões a esse respeito,
entre a CDU e a gestão socialista que nos tem governado durante estes mais
de 30 anos.
A CDU é a unica força politica que tem sido oposição, assume-se como real
alternativa ao candidato Francisco Leal e não se desviará dos seus
objectivos de ruptura e mudança, consubstanciado no lema "POR OLHAO, PELOS
OLHANENES - A CDU FAZ FALTA NA CÃMARA DE OLHÃO"
5 - Felizmente, um numero crescente de conterrâneos nossos - como o mostra
o grau de renovação das listas e a percentagem de independentes que nelas
participam e ainda o numero recorde de participantes do nosso Concelho na
edição deste ano da Festa do Avante - vão-se apercebendo da credibilidade
das candidaturas CDU.

A Comissão Concelhia de Olhão do Partido Comunista Português

Graciete Bernardo
Josué Marques

ol disse...

Só coloco duas questões que entendo serem pertinentes:
1ª - O P"C"P não tem nada, rigorosamente nada, a ver com aquele espaço?
2ª - No vosso comunicado não está a vossa posição face ao que está em causa, ou seja, a obra não está devidamente identificada. No vosso entender não existe qualquer irregularidade?
Permuta é o contrato pela qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que não seja dinheiro. São suscetíveis de troca todas as coias que puderem ser vendidas, não sendo necessário que os bens sejam da mesma espécie ou tenham igual valor.
Posta a questão nestes termos, a permuta pode representar uma parte do prédio a troco da reconstrução do mesmo e isso também não ficou claro...

Marreco disse...

http://videos.sapo.pt/dlYmBlzj6NKpL0m2Y0O1

a.terra disse...

Respondendo ao PCP:
-As listas. ao contrario do que afirmam, não apresenta qualquer renovação, quanto mais não seja senão nos lugares elegiveis; a presença dos idependentes visa apenas dar alguma credibilidade a quem já a não tem.
-Não vejo qualquer empenho na mudança da gestão autarquica a avaliar pelas 20 medidas anunciadas e continuo a pensar que a oposição está e vai continuar para alem das eleições na blogoesfera olhanense
- Que fique esclarecido que não perfilho a ideologia do partido que tentou implantar um regime totalitario e anti-democratico como se estivessemos na defunta ex-URSS de BREJNIEV, mas tambem que não será por serem militantes desse partido que serão comunistas; quando muito aprendizes e maus.
-A questão de fundo que vos tras até nós é tentar explicar a falta de transparencia do processo de obras da vossa sede o qual não é minimamente explicado. Apenas fogem às responsabilidades que lhes cabem refugiando-se numa permuta, sem esclarecer os termos desse contrato e portanto os pressupostos que levaram à denuncia publica mantêm-se inalterados. Mas como as coisas devem ser esclarecidas não se preocupem que irei pedir o acesso ao processo de obras na CMO.
Já agora vejam la que o vizinho do lado a quem taparam a janela está muito chateado e parece que já foi à Camara.

Anónimo disse...

ao sr. a.terra de 3 de Setembro de 2009 pelas 7:36.

Bem o Sr. ou é um ignorante ou um grande mentiroso.

1º Só porque uma propriedade privada tem uma grua, para si estão a decorrer lá obras????? Vá lá que não estava lá um carro parado, senão o Sr ia dizer que aquilo era um Stand. A verdade é que não estão a decorrer quaisquer obras no local... e isso é visível para quem quer que vá lá. o Sr. é que precisa de óculos, ou melhor, começar a falar a verdade em vez de mentir descaradamente. Não está lá ninguém a trabalhar, logo não estão a decorrer obras. diga lá que trabalhos estão a ser feitos? Abertura de valas? Assentamento de tijolo? Betonagem? NADA.

2º Estrutura metálica? Bem o Sr. deve perceber tanto de construção civil como eu percebo de agricultura. Mais uma vez a sua ignorância não o legitima a dizer mentiras e a levantar suspeições em relação às outras pessoas. Porque se o sr. é um ignorante a culpa é só sua e não dos outros. Fique sabendo que a dita "estrutura metálica" é uma solução adoptada normalmente neste tipo de situação em que houve uma demolição entre prédios vizinhos (antigos). O Sr. sabe como é que os edifícios antigos resistem aos terramotos (movimentos horizontais)... pois é vão-se aguentando porque estão travados uns pelos outros. Se um edifício é demolido no meio, tem que se garantir esse travamento para evitar males maiores. E é uma medida de precaução, não tem nada a ver com danos que tenham sido provocados como o sr tão despudoradamente já fez o favor de insinuar.

Oh "amigo" o facto de estar lá a estrutura de travamento só quer dizer que não estão a decorrer obras. Porque se estivessem a decorrer obra não era viável ter la a estrutura no meio nem esta seria necessária já que o novo edifício iria garantir o travamento dos edifícios contíguos.

Se ainda assim o sr, no seu mundo autista, continua a achar que está lá a decorrer uma obra ilegal sem licença e bla bla bla ... é simples, denuncie à inspecção do trabalho que eles vão lá e aplicam uma coima ao construtor invisível.

Parabéns, conseguiu lançar mais uma discussão descabida e baseada apenas na sua ignorância. Continue a assim que vai bem....

Acho que não é preciso licença para uma Não-Obra. Em relação à publicidade abusiva... sim é preciso licença... e não adiantar vir dizer que a vossa é menor que a do vizinho, porque a vossa organização pauta-se pelo rigor e pela cidadania. São cidadãos modelo a apontar o dedo aos outros. O Sr. certamente não se acha na obrigação de apanhar o cócó do seu cão porque o cão do seu vizinho é maior e caga mais e ele também não apanha.

É só moral....

Anónimo disse...

Zangaram-se as comadres, é o que foi.

Anónimo disse...

Respondendo ao "conselho", do Mano Rui, tenho pena que, se é a pessoa que eu penso ser, nesta altura me venha dar tal opinião, e, não tenha tido o mesmo comportamento quando o João Mateus necessitava e com urgência, dos "amigos".
Mano Rui, nunca pedi nada impossivel ao snr. Francisco Leal, tudo o abordei com aquele senhor, foi com honestidade e transparência
não pondo o seu lugar em perigo.
Fui pedir um destacamento de uma area que não estava integrada na Reserva Agricola, bem como no Perímetro de Rega, e podia ser destacada sem favores, melindres ou €uros por envelope.
FIQUE BEM CLARO, EU JOÃO MANUEL SOARES MATEUS, NUNCA ABORDEI O PRESIDENTE DA CÃMARA PARA LHE PEDIR FAVORES IMPOSSIVEIS, SEMPRE USEI DE LEALDADE E HONESTIDADE COMO ESTE OU A PESSOAS QUE CONVIVI.
"Fui à falência porque fui mal aconselhado"
Relativamente a esta frase, o Mano Rui está equivocado, não foram os conselhos, mas sim a má-fé que levou à não aprovação do destacamento e respectivo projecto por parte do snr. Leal.
Será que o Mano Rui quer que lhe indique mais alguns casos que por serem completamente ilegais foram aprovados?
Porventura, estes tiveram um bom conselheiro.
Mano Rui o J.Mateus não se considera ou está no grupo dos vendilhões.
Presunção e água benta, cada um toma a que quer.
O perigo que corre o João Mateus, não foi causado pelo (J.Valério), pessoa que nunca ouvi falar ou conheci pessoalmente, porém, é um mau conselho por parte do Mano Rui,
neste momento, alertar para o facto
de (j.Valério), ficar com o que me resta.
Por acaso o Mano Rui sabe o que me resta na vida?
Obrigado.
J.Mateus

Anónimo disse...

para comentador das 19:58

falta dizer que o homem mesmo com as merdas que lhe fizeram,FEZ TUDO POR TUDO PARA PAGAR AOS EMPREGADOS, E ASSIM FOI, PAGOU AOS EMPREGADOS, está comprovado.

já a gora o Luciano do banco, é o segundo da lista PS para feguesia Olhão?

Pela verdade sempre disse...

Em relação á polémica da obra da CDU quero dizer o seguinte:
1-Quando começaram as obras a obra deveria estar logo licenciada com a publicação bem visivel do Construtor e seu respectivo alvará.
2-A volumetria da obra e o respectivo numero de liçença emitida pela camara
3-Identificado o respectivo técnico responsável pela obra.
4- o livro de obras tem que estar em obra devidamente assinado com todos os elementos preenchidos.

Conclusão:Mesmo que tenha a licença de obra e todos os elementos no livro a CDU está a cometer várias infrações que são punidas com coimas elevadas ao abrigo da lei.

DEPOIS EM VEZ DE VIR AQUI COM COMUNICADOS DEVERIA MANDAR TODA A DOCUMENTAÇÃO DA OBRA PARA PROVAR O QUE AQUI FOI DENUNCIADO.COMO É INTERESSANTE ESTA POLITICA OLHANENSE.

Anónimo disse...

Para dizer a verade não sabia que esse senhor se chamava João mas como o que interessa para o caso não é o nome da pessoa mas as suas acço~es o que ele tem feito é digno de um livro para que toda a gente fique a saber quem ele é.Acusar aqui o Luciano é no minimo digne de alguem que não olha a meios para atingir os fins,ele João que enganou o Luciano c om aquela medalha de bons serviços naquuele jantar de natal e depois o abandonou quando ele Luciano lhe pagou os cheques que não tinham carcanhol( provisão)e que acabou com o despedimento do Luciano o que lhe destruio o casamento, pois fiquem todos sabendo que esse senhor viga (João) não tem problema algum em enterrar seja quem for para se salvar.do amigo Mano Rui

ol disse...

Pede-se aos senhores comentadores que falem de situações concretas antes de avançarem nomes de pessoas. Denunciem as situações e todos ficaremos a ganhar. Não podemos é entrar no descalabro, que já aconteceu anteriormente, de estarem a lançar acusações sobre pessoas e não relatarem casos concretos. Os comentários que não abordarem situações em concreto e só lancem nomes para a "fogueira" não serão publicados. Hoje mesmo deixou de se publicar um comentário, ainda que em termos de conteúdo estivesse correto mas que continham palavreado obsceno. Não estamos dispostos a voltar atrás, em que se usavam todas as obscenidades e se falava das pessoas sem o mínimo de consistência.

Anónimo disse...

Ao comentador "Pela verdade" seria melhor intitular-se pela mentira.
Mas quem é o Srº para vir para aqui dar lições a quem não precisa.
A suposta obra,não arrancou ainda, e já quer livro obra, projecto, licença, alvará etc.etc. voçê deve ser dos tais que limpa o sim senhor antes de ir á casa á retrete.ó senhor tenha calma, vá á c.m.o. pergunte informe-se,não lançe calúnias,não se atire ao vulte.
Acha que há prosmicuidade,neste caso, chame a judiciaria,faça qualquer coisa visivel, não levante falsos testemunhos.
Por diversas vezes, os fiscais de obras da camara tiveram no local, por afectação das paredes contiguas
Se houvesse matéria para multas, acho que já tinham actuado, e´pa arranje outra que esta não pega.

a.terra disse...

Cada vez mais sinto que o comentador que tem vindo defender a não-obra do PCP está mesmo mal dos olhos. Mesmo que estivesse num matador não conseguia ver uma carcaça. Então a tal estrutura metalica é para sustentar o quê se não toca as paredes? Será pela capacidade das paredes bailarem? Devolvo-lhe os adjectivos todos com que me tratou e guarde o troco

Anónimo disse...

Oh, Sr. A.TERRA:

Eu já desisti de pensar que o Sr. é um ignorante, até porque não acredito ser possível tamanha ignorância. O que eu acho é que o Sr. é mesmo um mentiroso e mente com os dentes todos.

O Sr. merece é ser desmascarado em frente a todos os que leem este blog.

EU é que tenho falta de vista?

Então veja bem a 2ª foto que está na apresentação deste tópico de discussão.

Eu até legendei a foto para que não restem duvidas, podem vê-la neste link:

http://i25.tinypic.com/34xgjmr.jpg

A "estrutura" metálica não toca nas paredes?

Sou eu que vejo mal ou aquelas colunas A e as vigas B estão encostados ao prédio contiguo? Ao contrário do que diz este grande mentiroso. Sou eu que vejo mal ou as vigas C estão a travar o prédio contiguo com o outro prédio contiguo?

Oh "amigo" tenha mas é vergonha e não faça perder tempo às pessoas que vêm a este blog à procura de alguma informação séria.

Então o Sr. quer saber quem é o construtor de uma não-contrução? olhe: é o homenzinho verde que está a carregar baldes de massa e que aparece na foto do link... é que não se vê lá mais ninguém sabe? Nem estão a decorrer trabalhos...

As paredes bailam? ... o sr é que quer baile, mas não sabe com quem baila...

Tenha juízo ....

sabe sabe disse...

e a grua ? o que faz lá a grua se não há obra?
a grua está numa zona historica onde existe um edificio qualificado,e que nesse contexto a grua está a descaracterizar toda a zona envolvente.
pelo que sei sempre que há uma demoliçao tem de haver projecto de demoliçao e responsável pela mesma.
o que se passa na realidade?
mas obras sem o placard que a lei exige é o que não falta em olhão basta ser cons~trutor do regime ou haver alguma ilegalidade na obra.
at+é há obras em que as platibandas passam mais de 50% do passeio e os fiscais não actuam.
os envelopes logo chegam,por causa desses favores ou não tenham eles todos a mesma escola do zézito e do seu primo o Gordo.

Anónimo disse...

Já percebi... isto é um blog de criancinhas na idade dos "porquê?"

É que aqui há sempre mais um "porquê?" nem que lhes estejam a esfregar a verdade na cara.

Primeiro era: a licença? depois era: então e a construção? depois era: então e os danos nos vizinhos? depois era: então e a demolição? depois era: então e a grua?

Os meninos não querem respostas querem é perguntar "porquê?" ... e se fossem trabalhar como as pessoas, hein?

Então agora ter um pedaço de grua montado obriga a que esteja a decorrer uma obra? Se tivesse lá um carro dentro da propriedade queria dizer que aquilo era um stand?

Mas digam-me lá, seus iluminados, que elemento construído é que viram naquele espaço, que com a minha falta de vista eu não consigo ver.

Está lá alguma parede a ser construída?
Está lá alguma rede de esgotos a ser executada?
Alguma betonagem a decorrer?
Alguma cobertura onde estejam a colocar telhas?
Pinturas?
Rebocos?
Revestimentos de pavimentos?
Assentamento de azulejos?

É que para os meninos uma obra é:
- uma fachada que já existe há décadas
- um pedaço de grua inutilizado
- elementos metálicos a conter outros prédios
- um grande espaço aberto onde não está vivalma.

Não se cansam de gastar latim? Eu já cansei... digam o que quiserem... afundem-se bastante se é esse o vosso objectivo... quanto mais falam menos acertam.

Vá lá Sr.s da verdade. Estão há espera de quê para ir lá com a inspecção do trabalho fazer figura de parvos a denunciar uma não-obra ilegal? Também não é uma entidade suficientemente isenta para vocês?

São um modelo a seguir vocês.

ol disse...

Este último comentador mostra bem aquilo que é: um parasita. Manda os outros trabalhar como se ele fosse o único trabalhador do mundo. Já sabíamos que o P"C"P ou CDU ou como se chama essa coisa amorfa que também perdeu a sede em Grândola, a sua terra favorita nos anos 74 e 75. Já estamos mais que habituados à sua demagogia. Os senhores (camarada poderá ser perjurativo na boca desses camaleões) que até estão em maioria na APOS e que tanto criticaram a construção ao lado Kinkas e que pediram pareceres ao IGESPAR esquecem-se que estão a menos de 20 metros do edifício do Compromisso Marítimo e a menos de 100 metros de ambas as igrejas. Será que pediram parecer ao IGESPAR? Quando fizeram, segundo o comunicado do P"C"P, a permuta foi ficar sem sede. Vão catar macacos. Pensam que alguém acredita na vossa ingenuidade? Agora que estamos à beira das eleições, esta história caiu mal, não foi? Até parece que não são parte interessada naquilo mas depois vem aqui mostrar a sua indignação perante a denúncia. Não fosse Sócrates e Leal estarem em queda livre e o P"C"P ou CDU ainda mais apagada ficava, já que o estado de graça de Jerónimo também se vai esgotando.
Se querem alimentar a polémica, alimentem-na bem. Nós cá estaremos para mantê-la também. Não somos nós que vamos a eleições...

sabe sabe disse...

penso que há comentadores que só sabem ofender,ou não tem argumentos ou não estão habituados a ter discusãoes séria e enttão partem para o insulto.pensa esse comentador que respondeu à minha questão sobre a grua,que ele é o unico que trabalha?
continuo a colocar a questão da grua pelo seguinte: no concelho de olhão cairam várias gruas nos ultimos anos(umas por causa do vento, outras por incuria e presa de determinados patos bravos, que cada vez mais abundam no concelho).
ora esta grua está montada e é de alguma empresa de construção,pois ela não caiu do céu embora esteja ao pé de duas igrejas.
pergunto eu se a grua cair quem é o responsavel? pois a mesma está numa zona residencial e numa zona publica que passam pessoas (não está montada num sítio ermo nem no deserto).
Eu e muita gente de Olhão passa por lá,e a zona é uma zona turistica,logo de passagem de muitas pessoas.
pelo que sei as gruas não são objectos de arte, a não ser que esta faça parte do programa de arte do ALLGARVE.

sei que nada sei. disse...

ao ler o artigo e ver as fotos,e depois de sssitir a alguns comentários insultuosos para o autor eu pergunto,se houve demolição tem de haver um responsanvel por ela assim como o respectivo projecto de demolição,e onde foram despejar o entulho da respectiva obra.
pela fotos parece, que existe uma lage anti-sismica, ou estarei enganado?
ora a ser verdade que existe a lage anti-sismica tem de haver projecto,para ela ou estarei enganado?
a grua tem de estar devidamente licenciada e tem de haver um técnico responsavel pela sua montagem e pela segurança da mesma ou estarei enganado?
a todas essas coisas o leitor que tudo ofende, não faz mençao se calhar está muito cansado com o trbalh que tem tido em explicar o que não tem explicação.
por acaso também trabalho e na área da construçao civil e sei que para uma grua estar no ar tem de estar licenciada.
ou esse comentador pensa que só ele é que trabalha.
na rua 18 de junho há anos houve um caso de derrocada de um prédio por causasa de uma escavação mal feita por gente sem escruplos,que não cumpre as normas de segurança.
até hoje os familiares estão à espera de justiça,e nada.
no estádio J.Arcanjo(que foi doado para a prática desportiva,e a ganância dos dirigentes do SCO e a permissão da CMO,permitiram que se construisse lá),e em prédios permutados há anos morreu um construtor civil por causa da queda de um guincho.
tmbé nessa obra que era constituida por 4 blocos de 5 pisos,morreu o dono da obra e nem um dos blocos tinha licença.ficou tudo abafado por causa do sco, do dono da obra, e por incúria do presidente da CMO e da fiscalização corrupta.
por aqui se pode ver o que se passa em olhão acerca da corrupçao na construção civil.e na falta de segurança na área.
se a grua caia quem é responsavel ? o PCP? a CMO? o Técnico?A FIscalização? o Castanheira O Leal?
ou a culpa é da pestana que vai para os olhos de determinadas pessoas,que quando toca a eles,sacodem a agua do capote.

Anónimo disse...

pelo ultimo comentário corrupção é o que existe mais em olhão ,pois há facilitismo e o favorecimento a alguns (muitos) patos bavos do concelho e que vieram agora de fora.
já houve mortes e ninguém foi investigado? existe fiscalização séria na CMO,no sector da construçaõ civil?
pelos comentários aqui lidos parece que alguém muito poderoso imped que se fala uma investigação a sério ao que se passa nos licenceamentos e na fiscalização das obras de construção civil.

tóino disse...

o tóino que é ignorante em coisas de obras só pergunta o que é que faz ali a grua e o monte de areia, é para jogar areia para os olhos de quem?

a.terra disse...

Sr. Mentiroso:
Já caiu em contradição; então se não há obra porque lá foram os fiscais da CMO como reconhece?
posso aceitar que não queira reconhecer a obra, mas não seria mais simples se admitisse a falência do PCP e por isso estarem paradas?
Pelo sim pelo não, julgava eu que a escoriação de uma obra se fizesse à medida que se fizesse a demolição mas nesta foi ao contrario. Porquê?
Eu reconheço qua até sou capaz de mentir, mas por acaso não tenho cartão de deficiente mental como o seu.
Com menos conversa já teria convidado as pessoas para in locco verificarem da veracidade das afirmações feitas.
Quanto às imagems que o sr. tratou faz-me lembrar o que fizeram com a fotografia do FL no sentido de disfarçar a penca. Até estão feitos.
Aré à proxima

Anónimo disse...

Não percebe quem não quer perceber
Já foi aqui escrito que o P.C.P fez uma permuta com uma empresa de construção civil, era só o que faltava que lhes mostrassem o contrato com as condições, nem era a questão colocada, mas sim obra ou naõ obra.
Porque não fotografaram o cine-teatro de olhão, que tambêm tem vigas de madeira e ferro,e pelo que vejo não há obra há mais de 20 anos.Talvez porque tem as paredes altas? na DERROCADA em causa está há vista de todos.

Anónimo disse...

A expressão mais hilariante que salta deste antro é:

"lage anti-sismica"

é a nata
é a cereja
é o creme burle
é o top of the pop

ficaram todos ofendidinhos com o clichet do "vão masé trabalhar". que eu saiba o trabalho não ofende ninguém.

vá, chamem lá a inspecção do trabalho para ver se vos dão razão e deixem-se de conversa fiada que sabem bem que não têm razão.

Anónimo disse...

não se esqueçam nas próximas elições votem na foice e no martelo,pois a cdu não usa esse simbolo,para disfarçar,a aliança untitária partidária com os verdes .
já agora os verdes alguma vez denunciaram a poluição na ria formosa e nomeadamente em olhão?
esses verdes são verdes por fora e amarelos por dentro.
quem fez a lei da greve que ainda vigora e que permite a requisição civil? foi o governo do vasco gonçalves quando o pcp chamava reacionários às operárias conserveiras que faziam greves assim como os trabalhadores dos CTT e da TAP,isso é que são comunistas,é o castanheira comunista?
é o josué comunista? eles que foi um dos responsaveis pela destruição da frota das traineiras impedindo que os pescadores fossem para o mar antes das 22.00 h,quando o peixe andava a morrer ao cair da noite.

Anónimo disse...

hum que cheirinho a suor desse acérimo defensor da grua,que já está toda ferrujenta.
e só por isso já devia estar desmontada.
a não ser que estejam à espera que caia em cima de algum inocente .

Anónimo disse...

Só espero que o BE eleja um ou dois, para ver se há oposição naquela câmara.
Se assim acontecer, o que faço votos, terá tempo, se assim o entender, para poder consultar os processos em que foram licenciados
sem que reunissem as condições que
a Lei obriga. Porém pode-se ultrapassar as dificuldades, se se utilizarem as porrogativas,"legais"
que se usam nas sessões camarárias, mas só para amigos.
Só espero que não se acomode como a restante oposição.
Vai ser difícil, mas não impossivel.
Quanto ao meu assunto, agradeço, desde já,o interesse dispensado, porém, eu já tenho a sentença na minha mente, no caso de se verificar o pior.
Além do mais, como disse anteriormente e em resposta ao Mano Rui, tive de ausentar do país pois não tinha dinheiro para comer e estava com sérias e graves dificuldades económicas.
Volto a agradecer por este meio ao facto de, um miserável individuo, que está como presidente da Câmara, mas será por pouco tempo se Deus assim o permitir, ter contribuido para que todo o investimento que fiz na agricultura ter incucesso.
E andam os politicos ,agora, perto das eleições a negociar esmolas para os agricultores. Que hipocresia, depois de estarem nos cargos, esquecem-se.
Obrigado.
J.Mateus

Anónimo disse...

ó mateus e o que diz a isso teu amigo l.pedra,é que ele diz que é contra o sim sim, mas agora anda unha com carne com ele.

Anónimo disse...

Edificabilidade em Espaços Urbanos Historicos segundo o PDM
Artigo 53, nº2-Na ausencia de planos ou regulamentos previstos no nº anterior, deverão ser cumpridas as seguintes regras:
a) A demolição para substituição dos edificios existentes só será autorizada nos seguintes casos e depois de licenciada a nova construção para o local, excepto quando a situação dos edificios existentes ponha em risco a segurança de pessoas e bens:
Em caso de ruina eminente comprovada por vistoria municipal.
Quer isto dizer que se não foi passada a tal vistoria há uma violação do PDM. Mas vejamos o que diz o dec.-lei 555/99 sobre demolições;
Artigo 81, nº 5
É titulo bastante para a execução dos trabalhos de demolição, escavação ou contenção periferica a notificação do deferimento do respectivo pedido, que o requerente, a partir do inicio da execução dos trabalhos por ela abrangidos, deverá guardar no local da obra.
Afinal para demolir sempre tinham que pedir autorização.
Seus malandrecos, andavam a querer enganar a tropa, hein.

António Paula Brito disse...

Caríssimos.
Estive longe da net durante cerca de 8 dias e só agora li todos estes comentários.
Só vou fazer um reparo relativamente a um assunto que até me diverte.
No dia 3 de Setembro um tal APB fez-se passar por mim de uma forma muito verosímil! Parabéns, caro APB! Claro que o que ele pretendeu foi armar alguma confusão e, ou porque lhe dá gozo a brincadeira, ou porque está mandatado por uma força política para o fazer, o certo é que conseguiu que no próprio dia o a. Terra logo "me" respondesse com diversos mimos...
Segundo me contaram, existe quem esteja a ser pago para entrar nestes blogues com o interesse de os instrumentalizar, fomentando estas confusões! Não sei se isto é verdade mas sei que é verosímil.

mateus disse...

O Luis Pedras é da familia do Mendes da Fuzeta.
Sim,sim
J.Mateus

a.terra disse...

Meu caro APB:
Vejo agora que caí no "conto do vigario" e não me custa reconhecê-lo apesar das semelhanças de discurso. No entanto digo que manteria todas as afirmações feitas caso a sua postura fosse a do seu duplo. Repare que aqui ninguem quer admitir qualquer irregularidade embora ela salte a olhos vistos e como se infere do articulado do PDM e do RJUE. Pela parte que me toca é ponto assente que não me calarei perante situações deste tipo por mais amargos de boca que me dêem. O proprio PCP dá um tiro no pé não se pronunciando acerca das irregularidades, tentando contorná-las. Mas já agora que pensa a APOS fazer em relação a esta materia? Tambem vai ficar calada e não vai questionar o IGESPAR como o fez noutros casos?

Anónimo disse...

Premiscuidade são as acusações ligeiras e sem fundamento que os senhores do BE e seus simpatizantes fazem aos seus adversários políticos.
Premiscuidade é a forma como o BE e seus militantes têm o apoio de todos os media em Portugal, muitos dos quais são geridos pelos mesmos que criticam.
Não sou cumunista mas o BE em termos de coerência tem muito a aprender com a CDU, não têm ideias de fundo, só dizem mal de meia dúzia de empresários e dos seus adversários políticos.

António Paula Brito disse...

Meu caro a. terra

Como disse, só há poucos dias regressei a Olhão e só agora tive oportunidade de falar com o meu amigo José Castanheira que, como sabe, é o nosso candidato CDU à Câmara Municipal.
E o que lhe posso garantir é que, ao contrário de outras candidaturas que não respondem às perguntas ou que, dentro da sua demagogia eleitoralista, fingem ser perfeitos e imaculados, nós ouvimos o que nos é dito e, caso verifiquemos ter cometido alguma falha, nós faremos o possível por a corrigir (já agora, se quiser testar o que eu lhe estou a dizer, experimente fazer perguntas aos outros, para ver se eles respondem como nós respondemos…).
Neste caso particular que você refere no post, e do ponto de vista legal, a CDU não é responsável por qualquer falha porque tudo é da competência da autarquia que licencia e fiscaliza ou da empresa construtora.
Se alguma falha existe é o facto de, tal como infelizmente é habitual no nosso concelho, não ter sido colocada uma placa informativa no local.
Por outro lado, porque nem eu, nem o Castanheira, nem a CDU, controla o actual processo de construção e licenciamento, não sabemos se foi solicitada autorização ao IGESPAR, no sentido de esta entidade dar o seu parecer, atendendo que este edifício tem valor patrimonial por se encontrar na zona antiga, perto da Igreja.
O que tanto eu como o José Castanheira assumem, é que não têm nenhum interesse em rodear o que quer que seja da lei. Iremos por isso tentar indagar sobre se falta ou não tal procedimento e depois, não só não teremos qualquer problema em o corrigir (se algo houver para corrigir), como poderemos manter este blogue informado quando nós mesmos obtivermos esta informação, atendendo que, tal como referimos, o processo de licenciamento nem é controlado por nós nem é da nossa responsabilidade.
No entanto, repare-se que tudo isto, mesmo no que diz respeito à preservação do património, são apenas questões processuais e não de conteúdo. A fachada do prédio será preservada de acordo com o projecto e a vontade da CDU e, aliás, como você já aqui explicou.
E por isso chamo a atenção para esta coisa curiosa: mesmo que não haja qualquer pedido de licenciamento solicitado ao IGESPAR, o que obviamente me pareceria errado (embora repito que não é da responsabilidade da CDU), a verdade é que isso até favorece eticamente a CDU porque demonstra que as pessoas desta candidatura não precisam da lei ou do IGESPAR para as obrigarem a ter respeito pelo património olhanense. Outros precisarão…
E isto é importante realçar porque não é habitual em Olhão, fazer-se demolições pensando em manter o património! Eu nunca tinha pensado em fazer propaganda desta atitude da CDU/Olhão mas agora que o a.terra me deu esta oportunidade, só tenho que lhe agradecer.
Finalmente, que fique bem claro o seguinte: o "crime hediondo" de que este post nos acusa é tão só a ausência de... uma placa informativa! que infelizmente é habitual não ser colocada a tempo e horas em Olhão… e não é da nossa responsabilidade legal.
Daí que nos parece ser próprio da habitual histeria pré-eleitoral fazer tanto barulho por este assunto.
Mas mais grave é, perante a ausência desta placa, deduzir peremptoriamente que " A CDU apoia F. Leal!", tal como vem no título do seu post. Este raciocínio denota má fé!
Você não viu uma placa, ou seja, uma irregularidade menor que é, infelizmente, habitual em Olhão, e você conclui peremptoriamente que a " A CDU apoia F. Leal!"!
Você vê que a CDU pretende preservar o património, nomeadamente através da preservação da fachada do prédio, o que é extremamente raro em Olhão, e você não é capaz de concluir nada de positivo nem ter por isso uma qualquer palavra de apreço!

a.terra disse...

Caro APB:
Foi necessario você chegar para admitir que nem tudo está bem na obra em questão. O que de facto está em causa é a falta de transparencia em torno da obra, o que sendo normal em Olhão, e fazendo fé na informação do PCP, a empresa com quem terão feito o contrato de permuta é de Lisboa e nunca a vi presente em qualquer outra obra do concelho, pelo que é caso para dizer que aprenderam depressa as manhas cá do burgo. De qualqer maneira parece-me que a atitude correcta do PCP seria desde logo questionar a empresa em causa sobre a tramitação do processo, se estaria ou não em conformidade com a legislação. Isto seria benefico para quem pretende defender a transparencia; o silencio, o tentar contornar o assunto apenas adensa a duvida. E ao contrario do que possa pensar, para mim é indiferente quem possa suceder ao Leal que o mesmo não direi quanto à atitude do sucessor.
Na politica não se combatem pessoas mas sim ideias e devemos ter a capacidade de reconhecermos os erros quando somos confrontados com eles, o que não tem acontecido. Resta-me aplaudir a sua atitude pela humildade e simplicidade com que procurou ultrapassar o assunto, que não está de todo esclarecido.

Anónimo disse...

até que enfim um comuna recém convertdo, o António Paula Brito da APOS reconhece que a CDU estava em falta
Para alguma coisa serve este blog

Anónimo disse...

Para Srº Anónimo das 17.56
Os seus comentários revelam várias
interpretações pessoais nada abonatórias do ponto de vista pessoal,falta de educação e respeito pela opinião dos outros.
Tambêm estranho que o responsável pelo blog se digne a publicar este tipo de má educação,estando a moderação de comentários activada, se calhar até gosta!

ol disse...

O termo comuna de um modo geral é utilizado em termos depreciativos e é uma forma de referenciar os simpatizantes e militantes do P"C"P. No entanto, o mesmo termo é utilizado por gente da direita para designar as pessoas de esquerda que contestam algo. Não me sentirei ofendido se chamarem "comuna" se ele vier da direita, embora não seja militante de qualquer partido. Ficarei, isso sim, chocado por alguém estar a utilizar esse termo apenas porque a minha forma de pensar não se coaduna com a dessa pessoa. Mas considerar ofensa, não considero. Ser-se de esquerda é uma ofensiva?

António Paula Brito disse...

Caríssimos
Chamo a atenção que no próximo dia 22 de Setembro vai ter lugar a última Assembleia Municipal antes das eleições. Será às 21h na Câmara Municipal e o público pode entrar para assistir.
Entre vários assuntos, a CDU através do José Castanheira vai pôr em discussão o assunto deste post, ou seja, a alegada ilegalidade e dúvidas sobre o processo de licenciamento do projecto de obras da sede do PCP.
Atendendo que este processo de licenciamento é feito com a Câmara Municipal, e nesta Assembleia terem lugar também os vereadores e o Presidente da Câmara, pensou-se que este seria o melhor local para esclarecer de forma transparente quem tenha dúvidas sobre o assunto.
Pede-se a todos que ainda tenham estas dúvidas que compareçam.
Desnecessário será dizer que se depois da discussão ainda houver dúvidas, o público poderá sempre pôr as suas questões.
Esperamos que este assunto fique definitivamente sanado nesta assembleia.

Catatau disse...

este Antonio Brito parece que para madatário da cdu está mal da vista e informado, pois só ele é que ainda não está esclarecido, pois se está tudo às vistas: a Grua montada e a ausência de placa.
Já não é ser cego é ser cegueta.
E nem a visão política da cdu lhe dá vista intelectual

a.terra disse...

Ao Dr. Antonio Paula Brito:
A Assembleia Municipal é de facto o local de excelencia para a discussão politica do concelho.Não será o local mais indicado para um exercicio concreto de transparencia.Para isso bastaria a apresentação de documentos tais como o parecer previo do IGESPAR e a Licença de construção ou demolição da obra bem como o resultado da vistoria prevista no PDM.
Sabe o senhor, até por experiencia propria como funcionam as AM e a que horas seria discutido o assunto; sabe tambem que a essa hora estão fechados os serviços de obras para que fosse consultado o respectivo processo.A sua pretensão ou de quem a inspirou tem toques e tiques de quem pretende tapar o sol com a peneira.
Porque não apresentam documentos? Não os têm?Peçam-nos à empresa construtora.
De qualquer forma há uma questão que fica sempre no ar: a obra contem ou não irregularidades? É obvio que sim, e tudo seria mais simples se tivessem uma postura mais transparente e admitissem que havia algo que não estaria bem mas que indagariam o que se tinha passado.
Nestes termos passo bem sem a AM por nada esclarecer.

Anónimo disse...

Não vão para poderem alimentar esta lenga-lenga.