sexta-feira, 18 de setembro de 2009

OLHÃO - QUE RENDIMENTO MÍNIMO?

É natural, em conversa de café, falar-se do rendimento social de re-inserção (penso que é assim que se chama). Mais ou menos toda a gente concorda que há situações aberrantes e vai de desancar em todo o mundo que está recebendo o dito subsídio.

Há pessoas com "brutos" carros (Mercedes e BMW) que recebem, que tem benesses no que respeita a habitação. Não confundamos as coisas. Há gente que precisa de ser ajudada, há famílias, cujo rendimento do agregado familiar não consegue fazer face ao custo de vida, aos estudos, aos custos com a saúde. Essas pessoas, essas famílias certamente que precisam de ajuda. Mas também há aqueles que se passeiam de Mercedes, Audi ou BMW, que pagam menos pelo aluguer de casa do que aqueles que realmente precisam, que alinham em lautas petiscadas (mariscadas) e que não se vislumbra a razão de ser para estarem a receber qualquer subsídio.

Penso que quando Ferro Rodrigues, enquanto ministro, lançou o rendimento mínimo, tinha como objectivo ajudar as famílias mais carenciadas. Pelo menos, a filosofia parecia ser essa. Mas a necessidade arguça o engenho e aquilo que tanto fora criticado pelo PSD, passou também a ser uma arma do mesmo partido na caça ao voto.

Os partidos não se pronunciam contra nem a favor. Àqueles que são alternância de Poder interessa-lhes manter a situação e, como tal, não estão minimamente interessados em mudar o que quer que seja. E os outros partidos? Será que tem receio de tomar posição com receio de não conseguirem captar os votos?

Só Paulo Portas abordou o problema e vai ganhar votos com essa estratégia mas, também sabe que essa franja da população de um modo geral não vota nele e por não votarem nele está à vontade para a abordagem do problema.

Que tal colocarem a questão ao presidente de edilidade? Talvez ele consiga explicar como é que um individuo que se passeia de Mercedes, Audi ou BMW paga menos de renda de casa que um funcionário camarário que trabalha na limpeza das ruas ou até como é que essas pessoas que fazem uso da ostentação recebem o dito rendimento? Mas a pergunta também é dirigida a todos os partidos intervenientes nas eleições...

25 comentários:

Anónimo disse...

Daqui a bocado realiza-se um jantar semi-clandestino do PSD, no Salão de Festas Monte Caeiro para apresentação dos candidatos do concelho de Olhão com a presença de Pedro Passos Coelho, o que desde logo denota o receio que Alberto Almeida e companhia têm da campanha eleitoral, não vão as pessoas votar mesmo no Abundio o que poderia ditar o fim da liderança local daquele partido. Já em eleições locais anteriores, que o pequeno dono daquela coutada, tem boicotado o esforço e o trabalho dos seus companheiros, fazendo amiude o jogo de Francisco Leal, para obter contrapartidas vergonhosas. É isto politica de verdade?

Romualdo disse...

Eu não concorde que se pague o ordenado àqueles que nada fazem com o dinheiro dos que trabalham; a não ser em condiões especiais, em que haja uma manifesta impossibilidade de ganhar a vida devido a factores excepcionais.
Acho que estes casos deveriam ser denunciados mais concretamente.
Não basta dizer que há pessoas que recebem o subsidio, e andam de Mercedez. quem sabe de algum caso, deve denuncià-lo às autoridades competentes; porque esses crimes prujedicam todos os que pagam impostos.

Anónimo disse...

Não se vislumbra que o Drº Abundio
consiga o afastamento necessário ao Pfr.Alberto, dado que este foi o proclamador do Abundio.
A oposição ao F.leal, ficará condenada á partida dado o entendimento entre PS/PSD a nivel local,. Muitas coisas os unem.
Se F.Leal não ganhar as eleições com maioria, poderá contar sempre com os amigos de longa data.
Portanto não mudará nada institucionalmente em Olhão.
Restam o B.E. e C.D.U ,para pelo menos amenizar este estado de sítio.

Anónimo disse...

Mas eu como outras pessoas viram os numeros que diziam respeito ao sr. do BE.

Marreco disse...

Se o PSD e o CDS são os culpados da actual situação económica do país, como afirmam as pessoas de esquerda com pouco apreço pela verdade, isso significa que os socialistas que governaram nos últimos quatro anos e meio são tão incompetentes que não conseguiram reverter as supostas más políticas do PSD e do CDS durante três anos.



E a situação actual não está para darmos a nossa confiança a incompetentes.

Extraído Daqui

Anónimo disse...

Em primeiro lugar esclarecer que a 1ª opção do PSD em Olhão era a esposa de Alberto Almeida, lider da respectiva bancada na Assembleia Municipal e que só depois é que surgiu o nome de Gonçalo Amaral por indicação de Mendes Bota; no braço de ferro que este manteve com Ferreira Leite ganhou a facção de Macario Correia o que levou à indigitação de Abundio.
Que não haja uma correcta aplicação do chamado rendimento minimo e pior uma explicação convincente em torno dda questão denunciada estou inteiramente de acordo. No entanto essa situação decorre da integração e inclusão das minorias étnicas que estão por sua vez obrigadas a algumas cedencias, tambem elas mal explicadas e pior mal interpretadas a quem e por quem tem de as aplicar.
Não se trata de estar em acordo ou desacordo mas tão só de quem tem responsabilidades politicas explicar ao cidadão eleitor o porquê das decisões que toma. Se alguem dá com uma mão, quem recebe fá-lo com as duas.Mas seria curial saber se os beneficiarios daquele rendimento exercem ou não uma actividade comercial, se estão ou não colectados e nesse caso se pagam alguns impostos. Parece-me obvio que nestas condições não deveriam receber.

Anónimo disse...

A chamada esquerda nunca esteve no poder pela simples razão de que o PS não se comporta como um partido da dita esquerda. Parece-me que os dois blocos que têm alternado na governação são farinha do mesmo saco embora com divergencias quanto à forma como procuram alcançar os seus objectivos.
O governo PSD/CDS criou o codigo do trabalho e o governo PS ampliou-o. Todos eles defendem a auto-regulação dos mercados com as consequencias a que estamos a assistir. Aumentaram as fortunas à medida que aumentou a miseria de que trabalha. Discute-se se a Segurança Social e a Saude deve publica ou privada sem cuidar de perguntar às pessoas se querem optar por alguma delas, degradando o sector publico para obrigar aà escolha do privado.
Tudo o que está em causa é um modelo economico em que as pessoas não contam.
Nestas eleições apenas vamos escolher quem é o chefe dos exploradores que nos vai dirigir e como vai sendo habito, qual rebanho de carneiros, vamos votar. Que ao menos votem bem e tirar esta gente do poder.

chico do A disse...

alberto almeida é daqueles do psd que compra votos para ganhar as concelhias.

Anónimo disse...

alberto almeida é candidato do psd ou do PS.
é que foi tantas vezes favoredicdo pelo cara dura que torna-se dificil alberto almeida votar a favor de uma auditoria às contas da CMO.

Anónimo disse...

Falam dos números do candidato do BE. Até pode ser que seja verdade. Não se sabe. Mas será que os "socialistas" são capazes de dizerem porque é que o nº2 à Junta de Freguesia de Olhão foi corrido da Caixa Agrícola? Se calhar foi por dar milho aos pombos...

Anónimo disse...

Ao anonimo das 18,48, respondo e porque foi corrido da caixa, por dar cobertura ao 1ºdo BE, querem saber mais?

um observador atento disse...

Aos srs que vêm comentar aqui sobre a vida privada e comercial das pessoas deviam os comentários ser todos cortados quando não se tem conhecimento profundo das situações.
Devia-se aqui discutir politica o que está mal na nossa cidade e os erros e as coisas de bem que se fizeram.Para se ter uma ideia do que se fala o do que se diz não ficava nenhum cabeça de lista e se formos analisar bem as listas quase nenhum candidato.Ora vejamos:

Francisco Leal diz-se que roubou a cooperativa de s.Catarina e deu com aquilo tudo de pantanas e que fez trafulhice nos terrenos do sogro na Fuzeta para aprovar construçoes clandestinas que recebe luvas e que tem apartamentos em nome dele e dos filhos na expo em Lisboa etc etc.O Dr Abúndio dizem que fez ai umas trafulhices que teve fugir da cidade e andou vários anos desaparecido por causa disso e que o sogro ainda hoje anda pagando em prestações as vigarices do ex-genro etc.etc.O Castanheira dizem que andou roubando para as bandas do Barreiro que veio fugido para Olhão e que aqui roubou a Mútua dos pescadores e comprou um para si com o dinheiro dos pescadores etc.etc.O Valério é o que se sabe por aquilo que aqui se escreve.Agora vamos a outros protagonistas o Pina filho é que conseguiu fazer viveiros de ostras pela posição que detinha no organismo onde trabalhava que o seu pai e este é o único que todos sabemos que é verdade pois pediu desculpas mas ainda não devolveu o dinheiro dos contribuintes que recebeu indevidamente por acumular dois cargos públicos etc.etc.O professor Almeida é porque aprova casas onde os outros não conseguem é que fez trafulha no monte Caeiro etc etc.A Gracinda é porque não paga ao Brisas é porque é vigarista é porque tomou de assalto a Acaso é que rouba os velhos etc etc.O Mário Gonçalves é por que deu falência fraudelenta nos seus negócios dos trapos etc.etc.Querem mais?
Como vêm se formos esmiuçar isto não ficava nenhum.Para não falar dos pretéritos candidatos ás juntas do Botinas ai o que se fala por ai do Zeca de Pechão do Martins, do Marcelino do Zeca Segundo nos negócios mafiosos nas farmácias etc etc.
Meus senhores deste blogue tudo o que os senhores têm permitido que se publica aqui não abona nada em favor do vosso caracter que dizem que têm.Aconselhava que os comentadores se limitassem a factos politicos e que se deixassem destes comentários que só contribuiem para a abstenção pois como eu escrevi pelo que diz que diz-se todos são vigaristas inclusive os donos deste blog. Tenham dó discutam politica e a nossa cidade.Fiquem bem.

Anónimo disse...

Já agora !

Anónimo disse...

Para o comentador das 16.00 horas

Então o Srº sabe isto tudo que escreveu,
e depois pede aos outros que abstenham de fazer comentários?
Os maiores comentários,e em alguns casos inéditos acabou voçê de os fazer.
Falso puritanismo é o que revela.

ol disse...

Ao Observador Atento:
Nunca viu nos post's dos autores deste blog qualquer afirmação de roubo, corrupção ou de desvios. O que viu e vai continuar a ver, são denúncias de situações com as quais estamos em compelto desacordo. Procurámos desde o início manter o blog completamente aberto. Resultado: alguém, a soldo da câmara, vinha aqui fazer toda uma série de ataques pessoais. Utilizaram-se nomes que nada tinham a ver com os assuntos tratados. O Castanheira sabe bem que parte das provocações que aqui lhe fiseram, partiram de gente do P"S". O cabeça de lista do BE tem sido o mais atacado e da forma mais suja que pode haver.
Agora, parece que F. Leal pediu aos seus colaboradores para virem à praça pública dizerem que aquele não é pessoa recomendável.
Não serei quem tem a obrigação de fazer a defesa do JP. Ele é que deve desmascarar aqueles que vem a público com essas questões.
Um deles, já se sabe quem é: Pina Jr. No sábado, quando os candidatos do BE desciam a avenida em direcção às praças, o menino traquinas lançou a boca: VAI MAS É PAGAR AO ESTADO O QUE DEVES. Posta a questão nestes termos, a discussão política relegada para o caixote do lixo, JP está no direito de mostrar alguns dos documentos que possui e não só. O Pina pai já devolveu ao Estado o que não devia ter recebido? Não será, assim, tão caloteiro como o outro? Ou temos de encarar as coisas com dois pesos e duas medidas? O Mário Gonçalves, em tribunal, parece que assumiu pagar aos seus ex-funcionários quando vendesse as lojas, mas, pelos vistos ainda não pagou. Não terá o mesmo rótulo do outro? Atenção, Pina pai e Mário Gonçalves são pessoas a quem ainda dou o benefício da dúvida, que ainda as considero como pessoas decentes. Mas os critérios tem que ser iguais para todos.
O nº 2 da lista do P"S" à Junta de Freguesia de Olhão foi afastado da Caixa de Crédito Agrícola. Nada me move de pessoal contra a pessoa, mas sejamos realistas, certamente que deve ter cometido uma irregularidade bem grave. Que rótulo a aplicar?
Os "donos" do blog não tem quaisquer interesses na construção. Para os cretinos que nos chamam "donos" do blog devem saber que os blogs são gratuítos, que só é preciso alguma capacidade e imaginação para criar um blog. Aqui não há dinheiro. Aqui só há opinião. Os "socialistas" são exímios na provocação. Sentem o terreno a fugir-çhes debaixo dos pés e à falta de argumentação política provocam o blog como provocam o BE ou o Castanheira ou outro qualquer que os denúncie. Não provocam o PSD porque o PSD tem sido o melhor aliado. Mas até essa aliança tem tido um preço. O favorecimento de uns em detrimento dos mais desfavorecidos ou menos esclarecidos é a marca de actuação do P"S", em Olhão. No entanto, continuo a pensar que tanto no P"S" como no PSD ou em qualqyer outro partido há gente boa, gente que está na política porque gosta da política, não pelo carreirismo, pelo oportunismo, pelo emprego, pelo tacho...

Anónimo disse...

Caro OL, esse piniha jr, provocou o J.P. dessa forma e com testemunhas, pode-lhe acontecer o mesmo que ao cara dura, bater com os costados no banco dos reus se as instituições funcionarem.
Lembra-me Quelfes nas ultimas eleições.

Anónimo disse...

O pina jr não fez mais que toda a gente em olhão faz ,só que as pessoas falam ás escondidas enquanto ele diz na cara o que pensa e esse srºviga por excelência devia era ter vergonha na cara e retirar a candidatura . Loução o paladino da verdade sabe quem ele é mas como só lhe interessa concorrer e apanhar votos para tentar eleger um deputado pelo Algarve não se importa de apoiar esse homen que é de (honestidade ) sem par, assim vai a nossa política.

Anónimo disse...

Neste blog lê-se de tudo até que o pina junior é homen para dizer na cara o que os outros dizem por trás ele devia era ter vergonha de ser sócio do chalana e de irem os dois para a camãra só com ideias de enganar os outros ele e o chalana deviam dizer ao que vão para ficarmos todos ilucidades porque por bôa coisa não vão e depois digam o que vai acontecer daqui a 4 anos tenham vergonha e desistam das candidaturas

Anónimo disse...

Entao moços nao comentam nada do que se esta a passarcom o Presidente da Republica, entao que justiça tem voces, queriam mais uma vez dar cabo do governo, e quem tinha culpa Jose Socrates,ai moços o azeite vem sempre ao de cima, e voces o que tem para dizer, tanto quanto sei nada, estao em coma?

Anónimo disse...

Ai, meu Deus mas que terramote e este?com o PR, queriam mais uma vez bater no Socrates

Anónimo disse...

Eu estou tonto com esta escandaleira, do PR e voces nao dizem nada, mas o que se passa

Anónimo disse...

Desde o inicio do mandato que o Presidente da Republica devia ter corrido com o Socrates, alias já desde que os politicos não cumpram com o contrato eleitoral com que se apresentam deveriam ser demitidos. Esse é o maior erro do Presidente. Quanto à situação presente ninguem diz que o Presidente não foi espiado, e o seu assessor por precipitação foi despedido. Paira no ar a desconfiança e faça Socrates o que muito bem entender que não consegue apagar o medo que se instalou nas pessoas e um bom exemplo disso é o silenciamento do telejornal de 6ª.
Esperemos que a Presidencia tal como anunciou venha prestar os esclarecimentos devidos, tardiamente é certo, mas que os dê. Não cantem vitoria antes de tempo pois pode sair-lhes o tiro pela culatra.

Anónimo disse...

O Exmº Senhor Presidente da República, em exercicio é o POLITICO MAIS HONESTO QUE JÁ PASSOU
EM PORTUGAL.
Sem mais comentários de momento.

Anónimo disse...

Querias por as culpas no Socrates mas foram apanhados ah,ah,ah,

Anónimo disse...

Ninguem canta vitoria, mas o v amigo que chamava sr,Silva ao PR, tambem esta irritado com voces e o PR, agora tem que ser justos, so queriam bater no Socrates, e nao se pode estar so a bater nas pessoas, que maus.